Hidrocopper para aquecimento central

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Bons dias amigos.
Em setembro de 2012 adquiri uma Hidrocopper mini, 16 KW.
este sistema visou substituir outro sistema, eléctrico, de pedras radiantes, de 1000W e 800W, acabei por deixar ficar os dois não vá os diabo um dia tece-las e um recuperador a lenha que só aquecia uma sala de 45 metros quadrados.
De referir que a máquina está apenas a fazer aquecimento ambiente.
Por sugestão do vendedor estou a usar pellets Pinewells, premium, 6mm, com um poder calorifico de > 17,5 MJ/kg.
Está ligada a 82 elementos e 2 toalheiro.
Área aquecida, 150 metros quadrados e um volume, aproximadamente, de 480 metros cúbicos.
De inicio roguei pragas a isto porque foi uma desilusão porque tendo 9 níveis de aquecimento, para manter a casa a uma temperatura amena de 21 graus tem sido necessário colocar a máquina na posição 7... ou seja, a funcionar quase ao máximo...
de referir que tem níveis de 1, 3, 5, 7 e 9.
como a máquina aquece a água e os radiadores, na posição 5, mantém uma temperatura de 32 graus, decidi-me, com um multímetro digital, medir a temperatura das paredes...
surpresa das surpresas a parede junto aos radiadores está mais ou menos a 28 graus mas ao fim de 1 metro de diâmetro, a temperatura desce acentuadamente, até aos 10 graus junto às paredes exteriores... quando a temperatura no exterior estava a 6 graus...
pois é... com uma câmara térmica tirei todas as minhas dúvidas...
ao longo dos anos tenho andado a aquecer a rua... e, não há aquecimento que resista...
no verão... vou ter que investir nas paredes...
em conclusão, amigos, ainda não posso tirar conclusões...
gastava em média 200 euros por mês de electricidade, adquiri 2 toneladas de pelets, que ficaram em, aproximadamente, 400 euros...
já experimentei duas marcas de pelets e ficam mal na fotografia... mas estas da pinewells sujam muito... deixam muito carvão dentro da máquina...
gostava de mudar de marcas.
sugestões?
até qualquer dia. :?:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por visitante1 »

Surgui me uma duvida enquanto lia, diz que a agua ds radiadores esta a 32ºc!
com essa temperatura não consegue aquecimento quase nenhum, pela minha experiencia pelo menos 50ºc nos radiadores para poder começar a ter a casa ambientada.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Pois a questão é essa...


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por sugarstorm »

luminis,

O seu problema é mesmo esse. A água para aquecimento tem de estar a uma temperatura que mande calor para fora dos radiadores. E essa temperatura terá de ser sempre acima de 50º. Eu já experimentei várias temperaturas e agora aqueço com 50º. Gasta menos pellets. Prefiro aquecer mais horas por dia a menos temperatura. Dá-me mais conforto. Mas isso é só a minha opinião...
Mas o nível de potência da máquina terá de ser o 9! Talvez o 7. Mas nunca menos que isso.
Só desta forma a caldeira entra em modulação e vai ao mínimo. E gasta menos pellets.
Logo terá de colocar a temperatura da água alta. E a caldeira TEM DE CHEGAR A ESSA TEMPERATURA!
Se não chegar, algo está errado na instalação.
Quanto à qualidade de construção, isso é mal geral no nosso país! Talvez haja 0.001% de casas em Portugal com um isolamento de acordo com as necessidades reais do nosso inverno e verão. Logo não pode ir por aí. As nossas casas todas são mal isoladas. Ponto final!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

amigos, peço-vos, quem perceber desta máquina, se pode visionar estes vídeos e dizer-me o que "parece" estar mal nisto e o que se pode remediar, para conseguir ter água a +60º.

Filme 1 - http://www.youtube.com/watch?v=EWra8P2KEMU
Filme 4 - http://www.youtube.com/watch?v=WIvPjAgDxbA
Filme 3 - http://www.youtube.com/watch?v=Mr5vI20ZSqw
Filme 2 - http://www.youtube.com/watch?v=GkwcTzf-hwg

O filme 4 foi efectuado com a máquina desligada há mais de 8 horas...
vejam-me os valores que aparecem nos pontos:
2.0= 20ºC
2.1= 25ºC
2.3 = .14mB,
com a máquina "fria"?!...

A maquina está a queimar pinewells, A1.
Já experimentei, Raro, Nova Lenha, Vimasol...

No monitor, a temperatura da água, o máximo que vi foi de 58ºC., na posição 9, ao fim de 10 horas de funcionamento...

a continuação de Bom Natal e deixem-me aqui uma "prendinha" = ajuda nisto.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Celestino »

Parece-me que a máquina não tem problema nenhum.
Quase que aposto que essa caldeira é extremamente pequena para o número de elementos e área que menciona.
Não percebo nada disso, mas eu, para pouco mais área e poucos mais elementos, tenho uma caldeira com quase o dobro da potência e num ambiente relativamente bem isolado.
Como ou quem, é que calculou a potência necessária da caldeira?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por sugarstorm »

Boas Luminis,

Vamos por partes.

1- Pellets. Eu queimo Pinewells e Nova Lenha. São os 2 Premium (ENPlus A1), a melhor certificação possível. Curiosamente os Nova Lenha estão melhores este ano, pois os Pinewells deixam um pouco de sílica no fundo do copo de queima.

2- Potência. ESSE é que é o grande problema da tua instalação. Partilho da mesma opinião do Celestino. Eu tenho 24 kw numa casa nova perto de Lisboa. Tenho sensivelmente os mesmos elementos de radiação que tu. A minha caldeira consegue facilmente aquecer a água a 60º, 65º, até 70º.
Ora se tu tens 16 kw, pelo que percebo em Toitam? (o meu pai é de Pêra Velha :D, o mundo é mesmo grande), isso é sem dúvida muito pouco para o clima beirão, ainda por cima nas encostas da Serra da Nave!
Tens mesmo que investir em algo para isolar a casa. E talvez colocar uns reflectores de calor atrás dos radiadores (são cor de prata e vendem-se nas casas de bricolage).
Mas visto que consegues chegar aos 58º vou sugerir uma coisa. Eu estou a aquecer a minha casa desde o ano passado a 50º. A caldeira fica acesa sempre que estou em casa, excepto durante a noite. Gasto 2 sacos por dia, um gasto médio de 2.3 kg de pellets por hora. Tenta fazer o mesmo. Colocar a temperatura a 50º e manter a caldeira acesa mais tempo. E o nível de funcionamento tem de ser o 9. Máximo. Assim a caldeira entrará em modulação quando atingir os 51º e passa a gastar menos pellets.

Bom Natal!

P.S. Um dia que for aí a cima podemos combinar para eu ver isso ao vivo e trocar impressões.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Bom dia pessoal, muito obrigado pela vossa atenção neste época em que parece que o mundo congela, por causa do Natal :o
agradecimentos especial, ao quase conterrâneo sugarstorm.
sim, sou de toitam, mas resido em Lamego, local onde trabalho e onde está esta máquina, num apartamento.
este ano o apartamento até está bem isolado, investi em novas caixilharias, substitui o alumínio por PVC, com vidro duplo 6k-20-5 baixo remissivo, SHÜCO...

relativamente à potencia, marca modelo ecoforest hidrocopper mini 16 kw foi o instalador quem sugeriu e como cliente, confiei e paguei no final.

quanto a questões técnicas e aumentar as potencialidades desta máquina que parece estar preparada, segundo a ecoforest, para um mínimo de 82 elementos e 120 no máximo, entendo que algo está errado, não sei é o quê, visto até haver radiadores a "escaldar" e outros "mornos"...
- verifiquem, se puderem, dois novos vídeos Ecoforest Hidrocopper Mini 16KW - filme 5 e 6, no youtube.
- não estará a máquina programada nos limites mínimos?
- senão que explicação para a temperatura da água começar a aquecer até aos 46 e depois, começa a descer... porquê aos 46º e não aos 65 ou outra temperatura mais alta?!...
- sugarstorm como conseguir (programar) colocar a temperatura nos 50º, quando nos menus a que tenho acesso,neste caso, o ponto 1.8 e 1.9 a temperatura já está, acho que está, nos 65ºC e 78ºC (standby)...

Numa coisa todos estamos de acordo, a potencia é pequena.
Mas antes de entrar em "conflito com o instalador", reclamando, é,o ou não possível explorar e conseguir colocar esta máquina com mais potencia?
A própria ecoforest espanha diz-me que sim, que é possível, mas como a máquina está na garantia, disseram-me que não me enviam os novos parâmetros, nem me dão os códigos de acesso à máquina, mandam-me falar com o "instalador". Este há um ano que entende que a potencia da máquina está correcta e que o problema "estava" no mau isolamento da casa :shock: ou seja estava, mas mesmo assim entendeu que 16KW era suficiente :x
a todos um bom ano e quem puder dar opiniões, estou aberto a todas as sugestões.
como se vê no video 6, voltei a colocar os parâmetros do ponto 1.6a e 1.6b, conforme programação de fábrica, tudo a zeros e não se nota NADA.
atentamente,

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Celestino »

luminis Escreveu:...quanto a questões técnicas e aumentar as potencialidades desta máquina que parece estar preparada, segundo a ecoforest, para um mínimo de 82 elementos e 120 no máximo, entendo que algo está errado, não sei é o quê, visto até haver radiadores a "escaldar" e outros "mornos"...
- verifiquem, se puderem, dois novos vídeos Ecoforest Hidrocopper Mini 16KW - filme 5 e 6, no youtube.
- não estará a máquina programada nos limites mínimos?
- senão que explicação para a temperatura da água começar a aquecer até aos 46 e depois, começa a descer... porquê aos 46º e não aos 65 ou outra temperatura mais alta?!...
Continuo a achar que não há nada de errado com a máquina.
O facto de existirem uns radiadores a escaldar e outros mornos, ajuda a provar que o instalador, ou não percebe nada do assunto, ou quer apenas vender e está-se a marimbar para o cliente. Isto porque os radiadores costumam ter um estrangulador à saída que necessita de ser regulado em cada um, de forma a que o fluído circule por todos e não apenas por aqueles onde a gravidade e a inércia é mais favorável. Da forma que descreve, essa regulação ou foi mal feita ou, pura e simplesmente, não existiu.
Na caldeira, a água aquece até aos 40ºC e depois liga-se a bomba circuladora. Depois, ao passar nos radiadores ela arrefece e retorna à caldeira mais fria. É essa a razão da temperatura baixar. Tudo normal portanto. Para voltar a repor ou a aumentar a temperatura ideal de saída, necessita de potência para isso.
Os 65ºC que menciona, é a temperatura a partir da qual a máquina entra em modo de modulação ou de poupança para proteger o sistema e para poupar combustível.
Obviamente que sendo de pouca potência, nunca atinge essa temperatura.
Aposto que necessita de uma máquina mais potente e de afinar os estranguladores de saída em cada radiador.
Para provar isso, experimente desligar/fechar metade dos radiadores e trabalhar umas horas apenas com esses. Vai ver que a água ao fim de algum tempo vai aquecer e, passado duas ou três horas (ou nem tanto) quando a temperatura das divisões aquecidas subir, a caldeira entrará em modo de modulação aos 65ºC. Se mantiver fechadas as portas das divisões aquecidas vai ver este efeito mais rapidamente.
Se isto que descrevi acontecer, está provada a insuficiência de potência da máquina.
Na caldeira é possível parametrizar mais entrada de pellets e de ar de forma a aumentar a chama.
Acho no entanto que isso não é a solução ideal porque:
- isso requer conhecimentos na matéria;
- vai coloca-la a trabalhar fora dos seus parâmetros ideais com a consequente perda de eficácia e maior desgaste, os quais interferirão na sua vida útil bem como num consumo exagerado.

É apenas a minha opinião.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por sugarstorm »

luminis Escreveu:Bom dia pessoal, muito obrigado pela vossa atenção neste época em que parece que o mundo congela, por causa do Natal :o
agradecimentos especial, ao quase conterrâneo sugarstorm.
sim, sou de toitam, mas resido em Lamego, local onde trabalho e onde está esta máquina, num apartamento.
Ahhhhh, Lamego, essa bela localidade. Passei aí alguns dias fantásticos em Setembro. Sou um Parente. Tenho por aí muita família. Deves conhecer as ópticas e a Farmácia Parente. :D
Quanto a Toitam, a minha avó passou os últimos anos da sua vida no Lar da Sta. Casa de Moimenta, mesmo à entrada da aldeia quem vem da vila :)

Bem, voltemos ao cerne da questão. Aquecimento.
luminis Escreveu: Relativamente à potencia, marca modelo ecoforest hidrocopper mini 16 kw foi o instalador quem sugeriu e como cliente, confiei e paguei no final.
A mim também me queriam vender uma caldeira com 11 Kw de potência. Mas eu não fui na conversa. Procurei mais opiniões. Foi nessa altura que me registei no Nova Energia, e foi a melhor coisa que fiz. O que já aprendi sobre pellets, AQS solar, Veículos eléctricos, Ecoconstrução, etc. E pude também passar a minha experiência a outros.
Sobre a potência existe algo muito importante. É SEMPRE melhor ter a mais do que a menos. Isto lembra-me uma história fantástica passada no Top Gear com o maluco do Jeremy Clarkson. Pode um BMW M3 podia ser mais económico que um Toyota Prius?
Pode?
Não, isso é impossível, claro!!!
1500cc contra 4000cc.
76 HP contra +400 HP.

Pois vejamos os minutos finais deste link:

http://www.youtube.com/watch?v=JmxUsGiGp3w :lol: :lol: :lol:

A conclusão é esta. Uma máquina mais potente a trabalhar a baixa performance é muito mais económica que uma pouco potente a trabalhar sempre no limite.
Daí eu ter sugerido que baixes a temperatura de funcionamento da tua caldeira. Vais a 1.8, programação T. ºC água.
Página 57 do manual de instruções:

http://ecoforest.es/documentos/distribu ... suario.pdf

Muda a temperatura para 50º e liga a caldeira de manhã. Depois passa um dia com ela ligada e vê o comportamento da mesma. Se ela trabalhar a menos temperatura terá menos "pressão" no seu trabalho. Sempre no nível 9 de pellets, máximo portanto. Depois vê se ela entra em modulação, alternando entre "Mínimo" (quando a temperatura da água chega a 51º) e "Nível 9" (quando baixa dos 50º). Verás que o consumo de pellets será baixo.
Se a casa foi isolada como dizes e estás num apartamento deverás ter conforto com este setup.
luminis Escreveu: quanto a questões técnicas e aumentar as potencialidades desta máquina que parece estar preparada, segundo a ecoforest, para um mínimo de 82 elementos e 120 no máximo


Esses cálculos talvez sejam para casas isoladas. A nossa construção é uma miséria em termos de isolamento. :(
luminis Escreveu: não sei é o quê, visto até haver radiadores a "escaldar" e outros "mornos"...
Isso é muito estranho e não deve acontecer. Poderá haver uma ligeira (mas mesmo ligeira) diferença entre os radiadores que estão no início do circuito (junto à caldeira) e os que estão no fim (os mais longe), mas será sempre ligeira! Se existem radiadores frios o instalador e/ou o construtor têm de ver o que se passa. Tens purga automática? Tens a certeza que não existe ar nos radiadores mais frios?
luminis Escreveu:- senão que explicação para a temperatura da água começar a aquecer até aos 46 e depois, começa a descer... porquê aos 46º e não aos 65 ou outra temperatura mais alta?!...

Já foi explicado. Quando a bomba de circulação entra em funcionamento a temperatura desce pois a água dos radiadores que está fria entra no circuito. Mas depois volta a subir lentamente até estabilizar na temperatura escolhida em 1.8.
luminis Escreveu:- sugarstorm como conseguir (programar) colocar a temperatura nos 50º, quando nos menus a que tenho acesso,neste caso, o ponto 1.8 e 1.9 a temperatura já está, acho que está, nos 65ºC e 78ºC (standby)...
Numa coisa todos estamos de acordo, a potencia é pequena.
Já expliquei acima como mudar a temperatura.
Quanto à potência, para um apartamento deve ser mais do que suficiente. Ainda por cima ainda tens a própria caldeira a aquecer uma das divisões (calculo que tenhas o radiador dessa divisão fechado). Eu e o resto do pessoal costumamos ter a caldeira na garagem, sem aquecer a casa portanto.
luminis Escreveu:Mas antes de entrar em "conflito com o instalador", reclamando, é,o ou não possível explorar e conseguir colocar esta máquina com mais potencia?
A própria ecoforest espanha diz-me que sim, que é possível, mas como a máquina está na garantia, disseram-me que não me enviam os novos parâmetros, nem me dão os códigos de acesso à máquina, mandam-me falar com o "instalador". Este há um ano que entende que a potencia da máquina está correcta e que o problema "estava" no mau isolamento da casa :shock: ou seja estava, mas mesmo assim entendeu que 16KW era suficiente :x
a todos um bom ano e quem puder dar opiniões, estou aberto a todas as sugestões.
como se vê no video 6, voltei a colocar os parâmetros do ponto 1.6a e 1.6b, conforme programação de fábrica, tudo a zeros e não se nota NADA.
Não vale a pena entrar em conflito. Tens mesmo é de perceber porque razão tens alguns radiadores frios. Até pode ser um problema de construção? Tinhas já pré instalação do aquecimento central? Se sim, terás de reclamar com o construtor, para que ele envie aí a casa quem fez a pré instalação. Isso tem de ser a tua preocupação prioritária.

Muda a temperatura e depois relata se houve diferença.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Celestino »

sugarstorm Escreveu:
luminis Escreveu: não sei é o quê, visto até haver radiadores a "escaldar" e outros "mornos"...
Isso é muito estranho e não deve acontecer. Poderá haver uma ligeira (mas mesmo ligeira) diferença entre os radiadores que estão no início do circuito (junto à caldeira) e os que estão no fim (os mais longe), mas será sempre ligeira! Se existem radiadores frios o instalador e/ou o construtor têm de ver o que se passa. Tens purga automática? Tens a certeza que não existe ar nos radiadores mais frios?
Se isto acontecer a instalação está mal feita.
A questão da purga automática também é pertinente.
Mas se não tem, é mais um erro de instalação.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

obrigada pessoal pela disponibilidade demonstrada.
hoje, por exemplo, a máquina foi ligada às 09h00, são 22h45, já consumiu 1 saco e a temperatura que marcava quando cheguei, 44º: esteve o dia todo no nível 7.
acabei de fazer a experiência sugerida pelo sugarstorm e coloquei o 1.8, nos 50ºC.
de seguida, meti no nível 9 e ao fim de 10 minutos a água atingiu os 50º e a máquina entrou no "mínimo"... :) enfim, ao fim de 1 ano e alguns meses, vejo na minha máquina a fazer a "modulação". Só é pena faze-la aos 50ºC.

para complementar e esclarecer quem tiver duvidas como eu tenho:
- os radiadores tem todos purgadores automáticos (preferia os manuais);
- a tubagem, em cobre, é toda exterior, excepto quando atravessa de divisão para a outra.
- os reguladores ou como se chama aquilo, estão todos na posição 3.
- já fiz a experiência em fechar alguns radiadores, mas mesmo assim a máquina nunca me deu os 60º e a temperatura ambiente, nos quartos, a zona mais fria da casa, não passa dos 16º.
Na sala, onde está a máquina, por exemplo agora, o termómetro digital marca 24º...

Só por curiosidade fui contactado por um engenheiro do representante nacional da ecoforest que ao visionar os videos do youtube viu qualquer coisa... parece que vamos alterar uns parâmetros do 1.6a e 1.6b (vamos tentar enganar a máquina visto estar a desperdiçar calor e a chamine ter uma boa saída)...
combinei para janeiro e vamos tentar fazer isto por telefone...
depois dou noticias.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Celestino »

luminis Escreveu:...a tubagem, em cobre, é toda exterior, excepto quando atravessa de divisão para a outra.
O que é que quer dizer com isto que realcei, luminis?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por visitante1 »

Atenção que a purga automática é uma treta, a dos meus radiadores é automatica e tenho que andar lá de vez em quando a purgar.
Ao fim de algum tempo é necessário substituir os filtros que tem dentro porque ficam obstruidos.
Se ganhar ar não aquece.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

a língua portuguesa tem disto, quando disse "exterior" é os tubos por onde circula a água estarem fixados nas paredes (não estão no interior das paredes ou debaixo do pavimento), à vista, na parte superior junto ao tecto, mas estão todos montados cá dentro do apartamento... eu sei, grandes perdas... mas há quem diga que assim "já aquece a casa"... opiniões... eu penso o contrário... matéria de "física térmica"...
com a brincadeira de ontem de fixar a água nos 50º C já fiquei mais descansado... e já vi que "poupou" mais pellets, mas ainda não tenho qualidade de ambiente quente nas zonas mais frias da casa... a questão de radiadores quentes e outros mornos é outro quebra cabeças... mas isso será assunto para o instalador vir resolver logo que a "experiência" que irei fazer juntamente com o técnico da CIRELIUS, distribuidor em Portugal, indicado pela Ecoforest.
a titulo de curiosidade tenha navegado em fóruns espanhois e este meu problema não é único... encontraram-se muitas soluções com alterações de parâmetros do 1-6a e b, e nos submenus do menu 3, aos quais só através de um código se lá chega.
sobre os purgadores automáticos, são treta!... Já fiz uma experiência na casa da minha mãe... bastou, com uma chave inglesa desapertar um pouco e foi cá uma assopradela de água castanha... na minha não faço porque está tudo ainda na garantia... mas a questão de purgadores manuais está em expectativa...


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por sugarstorm »

Boas Luminis,

Ainda bem que já existem melhorias.
Agora tenta resolver o problema dos radiadores frios e o outro dos parâmetros.
Depois mantêm a casa quente mais horas por dia. Acredito pelo que relatas que na tua caldeira consigas gastar menos de 1.5 kg/h.
Assim um saco deverá durar cerca de 10 horas. Muito bom.
24º na sala é uma loucura! :D
Deves fechar os radiadores dessa zona para enviar o máximo de calor para os que estão mais distantes da máquina.
8º de diferença entre a sala e a zona mais fria é brutal!!!
Quanto à tubagem exposta podes comprar tubo isolador. Se o interior da casa for branco existe por aí tubo contra raios UV dessa cor. :D
Para já mantém a caldeira no nível 9 e os 50º de temperatura. Mesmo que os "técnicos" te digam o contrário.
Se tiveres melhorias com os dois problemas que ainda tens, e a caldeira conseguir atingir temperaturas superiores, depois logo vemos como proceder, ok?

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

obrigado por tudo pessoal. :D
decidi meter mãos à obra e ontem esfreguei, aspirei tudo o que podia e só não desmontei o exaustor por causa da garantia...
hoje, como estou de folga e posso brincar, liguei a máquina às 09h45, no nível 9 e às 10h45 já estava a entrar em modulação, por causa dos 50ºC.
Pelas 11h45, desci o nível de consumo de pellets, para o nível 5... e voilá, a máquina mantém-se em modulação e a temperatura da água a variar entre o "mínimo" e os 48º C... quanto ao consumo de pellets, vamos ver?

Só que há uma variável muito importante a ter em conta, para testar isto, coloquei os dois radiadores da sala (agora estão frios), na posição 1, total 20 elementos, estão simplesmente frios.
Os restantes estão 63, na posição 1 e 3 (variam todos entre * e 5), mas estão todos quentes. :o
Os dois toalheiros, um na posição 3, está quente, outro na posição 1, frio... :o

Experiências!

Perdi foi a "calor" da sala o termómetro só marca 20º C :(

Para já vou buscar o multímetro e vou medir a temperatura de todos os radiadores.

Depois... volto a seguir o conselho do sugarstorm e vou voltar colocar no nível 9, "ligar" todos os radiadores, na posição 3, depois novas medições.

Depois, vamos ver o comportamento da "coisa"...

Bom fim de semana.


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Depois da experiência, em conclusão, é preferível o nível 9 ao 5...
Há uma diferença de 4ºC a radiar e o consumo de pellets não se nota quase nada :o
temperatura ambiente em quase todos os compartimentos aquecidos 20º... :)

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Celestino »

Com o que descreve nestes 2 últimos posts, está demonstrada esta parte da minha aposta:
Celestino Escreveu:Continuo a achar que não há nada de errado com a máquina.
...
Aposto que necessita de uma máquina mais potente e de afinar os estranguladores de saída em cada radiador.
Para provar isso, experimente desligar/fechar metade dos radiadores e trabalhar umas horas apenas com esses. Vai ver que a água ao fim de algum tempo vai aquecer e, passado duas ou três horas (ou nem tanto) quando a temperatura das divisões aquecidas subir, a caldeira entrará em modo de modulação aos 65ºC. Se mantiver fechadas as portas das divisões aquecidas vai ver este efeito mais rapidamente.
Se isto que descrevi acontecer, está provada a insuficiência de potência da máquina.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por sugarstorm »

luminis Escreveu:Depois da experiência, em conclusão, é preferível o nível 9 ao 5...
Há uma diferença de 4ºC a radiar e o consumo de pellets não se nota quase nada :o
temperatura ambiente em quase todos os compartimentos aquecidos 20º... :)
Boas,

Isso são muito boas notícias.
Agora é manter a casa sempre aquecida. Se deixas descer muito depois gastas pellets para a voltar a ter na temperatura de conforto.
Como te disse, sempre nível 9. ;)
Se gastares um saco por dia não é muito caro para ter um apartamento sempre a 20º.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”