Motores de 3 fases vs 6 fases

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Afirmativo visitante2! Mas o motor terá obrigatoriamente muito mais perdas que o controlador!


jmal,
Mas quem disse que andava devagar? Era limitado pela sinalização e pelo transito em hora de ponta, que obrigava a andar sempre a acelerar e a regenerar (sim, porque esta não faz aquecer as pastilhas dos travões, com a regenerativa progressiva que tem, logo maior aquecimento do motor) e na auto-estrada fiz uma boa média.
Jorge, o que para ti é depressa, para mim pode ser devagar, a vectrix tem 4 vezes mais potência que essa mota, e já acho pouco, não quer dizer que ande a 200 kmh, não, só dá 120, mas gosto de estar sempre na frente dos carros, gosto de ter arranque brusco, e ter disponibilidade de potência e velocidade para ultrapassar, isto porque outros veículos (entre outras razões), geralmente os carros (desculpem generalizar) não veem nada senão para a frente, lembras-te deste acessório nestes animais, tipo isto, ás vezes parece que o usam;

Imagem
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por MVS »

42.5Km a 70Km/h dá 36 minutos e 25 segundos

3.5KWh a 72V dá 48.6Ah

A descarga média é de 80A que equivale a 5,76KW para um motor de 5,5KW

Afinal também andas com a moto ao colo?

Ou as contas estão mal feitas?
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:42.5Km a 70Km/h dá 36 minutos e 25 segundos

3.5KWh a 72V dá 48.6Ah

A descarga média é de 80A que equivale a 5,76KW

Afinal também andas com a moto ao colo?

Ou as contas estão mal feitas?
???????

Não entendo o que quer dizer com esses valores, se for 1 minuto à gastar 100 kw, e 35 minutos à potência de 3 kw, o resultado é 5.7 kw.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por MVS »

Com 35 minutos a 3KW numa viagem de 36 minutos e meio não fazes 70Km/h de média.

Digo que andas a enfiar 5,5KW num motor de 5,5KW nominais.

Não nos faças perder tempo...
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:Com 35 minutos a 3KW numa viagem de 36 minutos e meio não fazes 70Km/h de média.

Digo que andas a enfiar 5,5KW num motor de 5,5KW nominais.

Não nos faças perder tempo...
E também não debita 100 kw.

Perder tempo ??? parece-me que continuam a tentar descredibilizar aquilo que não conhecem, e é do conhecimento de muitos aqui no fórum, que já andaram na pequena bereco.

Mas agora tive uma ideia, ela está parada na garagem, sem baterias, como vou equipar a vectrix com outras baterias, as nimh vão para bereco, fica mais pesada, mas consegue dar essa potência para a brincadeira. boa :D
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por RuFuS »

MVS Escreveu:Com 35 minutos a 3KW numa viagem de 36 minutos e meio não fazes 70Km/h de média.

Digo que andas a enfiar 5,5KW num motor de 5,5KW nominais.

Não nos faças perder tempo...
MVS...quer-me parecer que quem anda aqui a fazer-nos perder tempo com conversa de café é você...

Na minha ex-Bereco EVO cheguei a fazer à volta de 30km na serra algarvia com uma carga...3kWh iam lá para dentro de seguida...dá um consumo médio de cerca de 10kWh para fazer 100km...tinha picos de 13-15kW de potência portanto...não tente dizer que sabe mais do que quem já teve a mota e o motor de 6 fases em questão...e não queimou ao contrário dos "super power" de 5kW que por aí andam que não se pode meter muito potência se não vão à vida...por esse motivo há motas que têm que tar limitadas se não...adeus motor...

Ainda está de me responder onde perde 50% de eficácia num motor eléctrico...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por Jorge Rocha »

Sei que ninguém me vai responder, porque o objectivo não é o de clarificar as ideias, mas o de sei lá o quê..., fica outra pergunta:
Qual é o peso dessa Bereco Evo? Eu só sei o da Bereco Flash 2500... que é uma peninha!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Sei que ninguém me vai responder, porque o objectivo não é o de clarificar as ideias, mas o de sei lá o quê..., fica outra pergunta:
Qual é o peso dessa Bereco Evo? Eu só sei o da Bereco Flash 2500... que é uma peninha!
Tinha 2 pesos e 2 medidas :lol: :lol: , tinha um pack alojado de 24s 60 ah, e pesava 112 kg, depois para viagens maiores, levava outro pack de 24s 20 ah que pesava mais 10 kg.

A ideia é de dizer as verdades. Alias, podem comparar mais uma, a quantidade de cobre que um motor e o outro tem, só isso diz muita coisa.


Responder a ???
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por david_neves »

Ok, tem a potencia de origem, e é mais rapida que as outras pelo o espirito santo.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por O_volt »

david_neves Escreveu:Na subida do dolce vita tejo a diferença entre o meu antigo carro e a bereco era de apenas 10km/h. Eu sou mais pesado que o jmal e o rufus, a bereco faz realmente o tempo da vectrix 7segundos, Se o motor tivesse a dissipar tanta energia no minimo deveria queimar me quando toca-se no mesmo? O jmal sabe que ja fiz um teste 100% a fundo do inicio ao fim da bateria e nao foi em auto estrada muito pelo o contrario. Quando tiver euros para comprar um pistola termográfica e uma camera como a do T3lmo logo faço o teste porque é preciso ver para quer.
ps: A maior parte dos testes fiz com velocidade do gps tomtom one.
Errado, a Vectrix não faz 7 segundos.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por david_neves »

O_volt Escreveu:
david_neves Escreveu:Na subida do dolce vita tejo a diferença entre o meu antigo carro e a bereco era de apenas 10km/h. Eu sou mais pesado que o jmal e o rufus, a bereco faz realmente o tempo da vectrix 7segundos, Se o motor tivesse a dissipar tanta energia no minimo deveria queimar me quando toca-se no mesmo? O jmal sabe que ja fiz um teste 100% a fundo do inicio ao fim da bateria e nao foi em auto estrada muito pelo o contrario. Quando tiver euros para comprar um pistola termográfica e uma camera como a do T3lmo logo faço o teste porque é preciso ver para quer.
ps: A maior parte dos testes fiz com velocidade do gps tomtom one.
Errado, a Vectrix não faz 7 segundos.
Exacto é os 0.2 segundos que faz a diferença, indo por ai para compensar essa diferença tenho o velocimetro a marcar 5km a menos que a velocidade gps.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por O_volt »

Então a tua dá mais! Boa.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu: Tinha 2 pesos e 2 medidas :lol: :lol: , tinha um pack alojado de 24s 60 ah, e pesava 112 kg, depois para viagens maiores, levava outro pack de 24s 20 ah que pesava mais 10 kg.

A ideia é de dizer as verdades. Alias, podem comparar mais uma, a quantidade de cobre que um motor e o outro tem, só isso diz muita coisa.


Responder a ???
Jorge Rocha Escreveu:...Fica uma pergunta para os mais entendidos:
Quantos ímanes tem um motor desses "ditos" de 6 fases?...
Primeiramente os motores de 3 fases eram muito pesados, para ai uns 30Kg, depois de eu dizer o peso de dois dos que tenho trabalhado, que ao fim ao cabo ainda são mais leves que esses de 6 fases, agora o defeito é terem menos cobre! :?
Para quem não sabe, uma Predator equipada com 24 células ThunderSky de 40Ah, pesa 170Kg aproximadamente. Se tiver 60Ah já pesa 190Kg aproximadamente.
Começa a fazer todo o sentido os motores das berecos evo não aquecerem tanto:
* menos uns 50Kg (para mais), que significa uma muito maior relação potencia/peso.
* menor volume, logo menos atritos ao ar.
* inexistência de travagem regenerativa, transferindo a energia cinética para as pastilhas de travão e discos, ao invés de aquecer o motor carregando as baterias.


É desta forma que querem fazer comparações? Daqui a pouco até o motor da bicicleta do Fidel é melhor que o de uma Vectrix (pelo menos muito mais eficiente é de certeza, com apenas 20Ah faz para lá km a dar com um pau)

Um motor num veiculo eléctrico representa muito mais do que o simples gastar electrões à força toda!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu: Tinha 2 pesos e 2 medidas :lol: :lol: , tinha um pack alojado de 24s 60 ah, e pesava 112 kg, depois para viagens maiores, levava outro pack de 24s 20 ah que pesava mais 10 kg.

A ideia é de dizer as verdades. Alias, podem comparar mais uma, a quantidade de cobre que um motor e o outro tem, só isso diz muita coisa.


Responder a ???
Jorge Rocha Escreveu:...Fica uma pergunta para os mais entendidos:
Quantos ímanes tem um motor desses "ditos" de 6 fases?...
Não sei ao certo, já andei à procura de umas fotos que tinha do meu quando o abri, mas não encontrei, pela imagem do hmma conto com umas 26 - 28 bobines duplas, imans sei que tinha mais que isso, estes motores têm mais imans que bobines.

Jorge Rocha Escreveu:Primeiramente os motores de 3 fases eram muito pesados, para ai uns 30Kg, depois de eu dizer o peso de dois dos que tenho trabalhado, que ao fim ao cabo ainda são mais leves que esses de 6 fases, agora o defeito é terem menos cobre! :?
Eu disse que nunca tinha pesado nenhum, e que tinha ouvido falar de um peso de 30 kg para um motor de 3 fases, fiz confusão, afinal o de 30 kg é o da emax, o meu irmão tem um em bancada para fazer testes com controladores, e realmente o da emax é mais pesado com apenas 4000w, mas também é diferente, permite troca de pneu sem sacar a jante e o eixo é fixo apenas de um lado.

Agora entendo porque o MVS dizia se era realmente um motor de 5 kw, agora já dei pelas diferenças, esses motores que pesaste devem ser de 4.5 kw, repara os pesos que o site da Kelly controls anuncia, todos sem pneus;

Motor de 4.5 kw com disco, 20.9 kg : http://kellycontroller.com/hub-motor-72 ... p-144.html

Motor de 6 kw sem disco, 22.8 kg : http://kellycontroller.com/hub-motor-72 ... p-389.html

De 5000w encontrei este sem disco e sem pneu com 22kg; http://www.alibaba.com/product-gs/12780 ... 5000W.html

Adiante...

Sim Jorge, visualmente, porque nunca desmontei os 2 para pesar o cobre, tme mais cobre.
Jorge Rocha Escreveu:Para quem não sabe, uma Predator equipada com 24 células ThunderSky de 40Ah, pesa 170Kg aproximadamente. Se tiver 60Ah já pesa 190Kg aproximadamente.
Começa a fazer todo o sentido os motores das berecos evo não aquecerem tanto:
* menos uns 50Kg (para mais), que significa uma muito maior relação potencia/peso.
* menor volume, logo menos atritos ao ar.
* inexistência de travagem regenerativa, transferindo a energia cinética para as pastilhas de travão e discos, ao invés de aquecer o motor carregando as baterias.


É desta forma que querem fazer comparações? Daqui a pouco até o motor da bicicleta do Fidel é melhor que o de uma Vectrix (pelo menos muito mais eficiente é de certeza, com apenas 20Ah faz para lá km a dar com um pau)

Um motor num veiculo eléctrico representa muito mais do que o simples gastar electrões à força toda!
Este tópico surgiu de outro quando alguém disse que não havia motores de 6 fases, falou-se de vantagens e desvantagens, claro que comparações a este nível não têm credibilidade, claro que muito mais se pode dizer, mas comparações sério só feitas a sério, e de todas as variáveis serem postas à prova, como por exemplo, dizes que a bereco tem menor volume e com isso menos atrito ao ar, mas pode não ser verdade, a aerodinâmica da predator pode diminuir em termos de atrito o seu maior volume, enfim, muitas outras coisas.

De qualquer modo ambos (3 e 6 fases) são motores que não irão prosperar no mercado nem ganhar muitos adeptos, nunca irão passar de comercio em scooters de origem chinesa, nenhum fabricante como honda, yamaha e outras irá pegar neste tipo de motor e desenvolver uma scooter ou mota elétrica, estes motores só têm uma vantagem em relação aos motores normais, sem serem hub (tipo vectrix, brammo, zero,etc) é a ausência de transmissão, porque noutras só perdem;

-menor eficiência
-maior peso, volume
-menor torque
-menor potência/kg/litro
-ausência de um sistema de arrefecimento
-a baixa rotação que trabalham leva a que se usem imans mais fortes, que têm limitações de temperatura mais baixas, < 120ºC, acima desta temperatura os imans revertem, como já referi antes, o motor da vectrix, entre outros, têm sistema de arrefecimento e podem trabalhar até aos 150ºC sendo que os imans só se rebentam aos 2xx e muitos 300ºC, outra desvantagem da baixa rotação é a travagem regenerativa desconfortável e pouco eficiente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por Fidel »

Jorge Rocha Escreveu:
É desta forma que querem fazer comparações? Daqui a pouco até o motor da bicicleta do Fidel é melhor que o de uma Vectrix (pelo menos muito mais eficiente é de certeza, com apenas 20Ah faz para lá km a dar com um pau)

Um motor num veiculo eléctrico representa muito mais do que o simples gastar electrões à força toda!
Daqui a pouco? É que é já a seguir... o único problema é o barulho, segundo o edu :D fora isso da 20 a 0 e ainda lhe falta as ultimas alterações.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:Eu disse que nunca tinha pesado nenhum, e que tinha ouvido falar de um peso de 30 kg para um motor de 3 fases, fiz confusão, afinal o de 30 kg é o da emax, o meu irmão tem um em bancada para fazer testes com controladores, e realmente o da emax é mais pesado com apenas 4000w, mas também é diferente, permite troca de pneu sem sacar a jante e o eixo é fixo apenas de um lado.

Agora entendo porque o MVS dizia se era realmente um motor de 5 kw, agora já dei pelas diferenças, esses motores que pesaste devem ser de 4.5 kw, repara os pesos que o site da Kelly controls anuncia, todos sem pneus;

Motor de 4.5 kw com disco, 20.9 kg : http://kellycontroller.com/hub-motor-72 ... p-144.html

Motor de 6 kw sem disco, 22.8 kg : http://kellycontroller.com/hub-motor-72 ... p-389.html

De 5000w encontrei este sem disco e sem pneu com 22kg; http://www.alibaba.com/product-gs/12780 ... 5000W.html

Adiante...

Sim Jorge, visualmente, porque nunca desmontei os 2 para pesar o cobre, tme mais cobre.
Para o teu primeiro paragrafo, aqui vai uma foto:
2014-01-14 12.59.41.jpg
2014-01-14 12.59.41.jpg (142.9 KiB) Visto 4007 vezes
31,5Kg pesa o motor e o eixo traseiro oscilante com o descanso central. ;)

Para o segundo paragrafo, tenho feito muitos testes ao motor da Predator do ogadiv, e se mantiver os consumos sempre a 70A e 75V (5250W), o motor dito de 5000W não passa muito de morno.
Já agora aproveito para afirmar que os Kelly podem sim dar a maxima potencia desde o arranque, bastando para isso colocar a percentagem da potencia para o motor nos 100%. Se quisermos reduzir a potencia a alta velocidade, façamos no valor da percentagem da bateria.

No que diz respeito aos pesos atribuidos aos motores, isso nunca é 100% correto e geralmente aumentam os valores, pois isso também os protege nos embalamentos, para passar em alfandegas e afins.

No ultimo paragrafo... para mim parece que o que tem mais cobre é o de 3 fases, mas também nunca retirei o cobre a nenhum!



jmal Escreveu:...De qualquer modo ambos (3 e 6 fases) são motores que não irão prosperar no mercado nem ganhar muitos adeptos, nunca irão passar de comercio em scooters de origem chinesa, nenhum fabricante como honda, yamaha e outras irá pegar neste tipo de motor e desenvolver uma scooter ou mota elétrica, estes motores só têm uma vantagem em relação aos motores normais, sem serem hub (tipo vectrix, brammo, zero,etc) é a ausência de transmissão, porque noutras só perdem;

-menor eficiência
-maior peso, volume
-menor torque
-menor potência/kg/litro
-ausência de um sistema de arrefecimento
-a baixa rotação que trabalham leva a que se usem imans mais fortes, que têm limitações de temperatura mais baixas, < 120ºC...
...a baixa rotação é a travagem regenerativa desconfortável e pouco eficiente.
Poderá ser bem verdade, dificilmente as grandes marcas irão pegar nestes motores, principalmente para os modelos de maiores potencias.
Mas para velocipedes, ciclomotores, e motociclos de baixa potencia (< 11KW) penso que se podem sim aplicar, e que podem ter outras vantagens, tais como: (tudo depende do ponto de vista :mrgreen: )
- maior eficiência a média rotação, por não ter atritos em engrenagens (podes confirmar isso com a Vectrix vs Predator, de mesma capacidade, com pesos iguais, entre os 50 e 70Km/h, a Predator faz mais kms)
-menor volume ocupado na mota (já que está dentro da jante da roda)
- potencia mais do que suficiente para deixar muitos veiculos a combustão para trás
-sistema de arrefecimento já incorporado (pela própria rotação da roda) que estando bem dimensionado chega perfeitamente
-não necessita de assar o peru lá dentro do motor, a pouca temperatura chega para manter os imans seguros (os sensores hall são o fusivel do patamar de baixo, e nem esses deverão sofrer se estiver bem calculada a potencia)
-a baixa rotação nem é necessário regenerativa, pois quase não se gasta pastilha de travão e pouco regenera, seja em que motor for
-ausencia de desgaste de engrenagens (por não as ter), logo sem manutenção
-diminuição de ruido (mais conforto para quem conduz)

Um bom domingo para todos!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

Jorge, acredita que algumas das vantagens que tu enumeras, também eu já considerei vantagens, e devem haver posts a confirmar isso, no entanto hoje a minha opinião é diferente, talvez devido a ter testado outro tipo de tecnologia e verificar as vantagens e desvantagens.

Tenho uma vectrix á ano e meio, já testei a Zero, e uma grande surpresa foi a Oxygen/Lepton que é (ou era) uma empresa italiana que fabricava estas scooters:

Imagem

Digo surpresa devido ás suas características muito simples e até fracas em termos de potência, mas surpreendeu-me pela positiva, em termos de performance, conforto (principalmente) e robustez.

http://www.woodlandrd.com/oxygen/
http://www.evfinder.com/lepton.htm

A que tive em mãos, trazia um pack de baterias de zinco, já todas esgotadas por falta de carga à alguns anos, segundo soube, foram scooters que a edp comprou para serem usadas pelos "contadores da luz", entretanto algumas delas foram adquiridas por trabalhadores, e esta foi comprada a uma dessas pessoas. Como a pessoa queria verificar se estava tudo bem,coloquei as baterias de chumbo da bereco 2500, ela trabalha a 48v, e encontramos uma avaria no carregador, foi resolvida e pronto, está a andar. Levou uma manutenção na caixa da transmissão, apesar de ter uma correia dentada com desmultiplicação, depois ainda tem mais uma caixa redutora antes da roda. Trocar pneu é como nas a gasolina, saca porca e sai jante.

Tem um motor brushless de 1.8 kw, , em termos de performance, arranque e disponibilidade é superior ao que encontramos na maioria as scooters de origem chinesa com 3000w, tem 2 modos, económico e normal, e até no económico com baterias de chumbo, envergonhou a bereco 2500w com 56 volts de a123. Tem regenerativa e só perde em relação à vectrix por não ser proporcional, mas tem um modo de funcionamento muito especial.
O punho é um regulador de velocidade, ou seja, aceleramos e ela mete potência, desaceleramos um pouco e ela trava até à velocidade proporcional ao controlo do punho, desvantagem; largamos o punho e cuidado com a queda. Sim, digo queda, porque ela a travar é algo incrível, pelo menos se tiver no modo económico, penso que só nas descidas da Madeira é que seria necessário usar os travões de tambor, que apesar de bons travões de tambor, raramente são usados.
Surpreendeu-me pelo positiva em termos de conforto, silenciosa, rápida, a regenerar é muito suave, e muito precisa , coisa que só é possível com um motor rotativo. O motor é relativamente pequeno, em termos de rotação deverá andar pelos 2800 rpms, era o que tinha na etiqueta. Está colocado no quadro da mota, colocado de modo a que o braço oscilante seja o suporte da correia da transmissão. Como o peso não suspenso é baixo, jante+pneu+transmissão, a sua suspensão é muito confortável.

Fica aqui um pequeno review desta scooter que me surpreendeu pela positiva, mas que infelizmente parece ter desaparecido.


EDIT: Faltou dizer que em termos de eletrónica (aquele bloco à direita da scooter) contem tudo, controlador, carregador e dc/dc, é Sr da robustez, com mosfets em formato de bloco e tudo muito bem dimensionado, até demais, a avaria que tinha era apenas de ter levado com um pico de tensão, provavelmente de trovoada, e rebentou com as proteções de entrada do carregador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por O_volt »

E as peugeot dos anos 90....tb gostava dela!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por BondadeSua »

O_volt Escreveu:E as peugeot dos anos 90....tb gostava dela!
É impressão minha ou temos andado a regredir? Tantos produtos importantes que ficaram pelo caminho...
Que saudades dos dias de SOL... e das estações previsíveis! :cry:
sorry off-topic

BondadeSua

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por david_neves »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu: Tinha 2 pesos e 2 medidas :lol: :lol: , tinha um pack alojado de 24s 60 ah, e pesava 112 kg, depois para viagens maiores, levava outro pack de 24s 20 ah que pesava mais 10 kg.

A ideia é de dizer as verdades. Alias, podem comparar mais uma, a quantidade de cobre que um motor e o outro tem, só isso diz muita coisa.


Responder a ???
Jorge Rocha Escreveu:...Fica uma pergunta para os mais entendidos:
Quantos ímanes tem um motor desses "ditos" de 6 fases?...
Primeiramente os motores de 3 fases eram muito pesados, para ai uns 30Kg, depois de eu dizer o peso de dois dos que tenho trabalhado, que ao fim ao cabo ainda são mais leves que esses de 6 fases, agora o defeito é terem menos cobre! :?
Para quem não sabe, uma Predator equipada com 24 células ThunderSky de 40Ah, pesa 170Kg aproximadamente. Se tiver 60Ah já pesa 190Kg aproximadamente.
Começa a fazer todo o sentido os motores das berecos evo não aquecerem tanto:
* menos uns 50Kg (para mais), que significa uma muito maior relação potencia/peso.
* menor volume, logo menos atritos ao ar.
* inexistência de travagem regenerativa, transferindo a energia cinética para as pastilhas de travão e discos, ao invés de aquecer o motor carregando as baterias.


É desta forma que querem fazer comparações? Daqui a pouco até o motor da bicicleta do Fidel é melhor que o de uma Vectrix (pelo menos muito mais eficiente é de certeza, com apenas 20Ah faz para lá km a dar com um pau)

Um motor num veiculo eléctrico representa muito mais do que o simples gastar electrões à força toda!
diminui-lhe a potencia ficando com máxima corrente do motor em 29% e máxima corrente das baterias em 26%

Se afinal a bereco nao tem problemas de aquecimento, isso nao quer dizer que a energia esta a ir para a roda traseira?, em vez de gerar metade em calor pelos vossos calculos (5.5kw)
A bereco do jmal é mais leve porque tinha a123, a minha tem uns 120kg por causa das celulas extra , a diferença fica na casa dos 30kg, a vectrix tem 20.2kW com PESO: 234 kg (515 libras) dados oficiais http://www.vectrix.com/pdf/manuals/Portugese-manual.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
Se aceleraçao é igual ate aos 80, temos que ter o racio peso potencia semelhante, os tais 10kw na bereco e nao os 50% de aquecimento no motor ou controlador.
Agora o problema é nao ter travagem regenerativa? E quando o jmal teve e o motor nao queimou? e as outras motas que tem travagem regenerativa e o motor nao se deita qual é a desculpa? , tens ideia que eu aindei mais de 1 ano a carregar as 22 celulas a 25ah? e depois a 26ah? Nunca fiz consumos e duvido que exista uma Ve que tenha levado mais eskafia, seria me impossivel andar de Ve, se tivesse que esperar 3 ou 4h por um carregamento normal num posto mobi-e varias vezes por semana antes de voltar para casa !! (nunca consegui carregar no trabalho ou em casa).
Depois de 4 viagens seguidas de 10Km cada, realizados sempre a essas velocidades maximas em percurso de auto-estrada Aveiro/Barra, a temperatura do motor ultrapassou os limites que os sensores hall permitiam (os 125ºC), queimando-os.
Nao te passa pela cabeça as vezes que esta bereco levou eskafias de 30 e 40km seguidos e depois voltar a carregar e fazer igual e nao dou mais porque nao tenho um pack para isso.
Tambem tenho que puxar um pneu 130 e o jmal ja andou com 140 e digo te se pudesse ter o 130 70 13 ou mais alto, seria uma vantagem especialmente em velocidade maxima e eficiencia la em cima. E se a bereco tem vantagem na jante mais pequena pelo o peso tambem tem pior dissipação térmica! e o jmal com a123 mandava sempre maior debito para o controlador e motor , logo ja devia ter queimado.
A culpa seria do peso se eu no fim de semana tivesse problemas de aquecimento!!! com a pendura (60kg). Se fosse para igualar tudo tambem tinha que pedir o disparate tirares 2 celulas, mas tudo isso seria cair no ridiculo... A minha bereco esta como qualquer carro ou mota stock, podes usar a 100% a mota que nao vai parar a oficina, nao é preciso limitaçoes nem no setup nem no cuidado com acelerador.
http://www.regra-alternativa.pt/movimen ... dator.html" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
SW Predator GTi 40Ah 150Kg
SW Predator GTi 60Ah 160Kg

Que contas fizeste para a diferença em atrito (em algo que nao passa dos 100kmh) influenciar o calor no motor?, quanto mais estamos a falar de Ve com pouca autonomia e sei la, velocidades medias 70km/h e nao acredito que isso sera a media do forum.
Tens ideia qual é a faixa etaria que ridiculariza o proximo para se defender? Nao foi o que fiz, com as serias duvidas quanto a fazeres 160km a acompanhar motas a gasolina numa nacional sem baixar dos 80km gps com 8kwh de baterias mas se vir o video + telemetria gps serei o primeiro a colocar na assinatura. « Eu estava errado quanto ao valor da autonomia de uma Ve e acabei de induzir os utilizadores deste forum em erro. »
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”