O meu Mega-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Cheguei ao primeiro trimestre de vivência diária com o Mega-ZEV. Obrigado a todos os que têm lido as minhas palavras e mantêm viva a minha comunicação com estes espaços lúdicos, que são os diários de bordo das máquinas que me acompanham na vida laboral e pessoal.
IMG_8458.JPG
IMG_8458.JPG (106.38 KiB) Visto 7483 vezes
Neste primeiro trimestre, praticamente apenas a vida laboral (do meu dia-a-dia pela capital do nosso país) foi contemplada com a presença do Mega-ZEV. Isto traz vantagens, pois a despesa diária é menor, visto que carrego em Lisboa (no emprego ou nos Mobi.E não pago a energia) e a garagem ainda não dá para tanto veículo (o Leaf tem 4 metros e meio de comprimento, o que não se coaduna com a Goldwing e a Vectrix na actual garagem de casa). Traz, no entanto, desvantagens, pois nem só de trabalho vive o homem e a este DB faz falta algumas fotos mais bonitas... ;-).
IMG_8457.JPG
IMG_8457.JPG (108.85 KiB) Visto 7483 vezes
Em termos de energia, gastei (em 90 dias) 1312.64 kWh no total dos meus +/- 7 mil KM (12 mil e meio do carro), dos quais 972.31 kWh vieram da garagem do emprego, 217.22 kWh de casa (cerca de 20€, tarifa bi-horária), 101.73 kWh dos Mobi.E, 41.24 kWh em outros locais (como casa dos sogros / Marina de Oeiras / etc.)
leafgraph1trim.png
leafgraph1trim.png (31.59 KiB) Visto 7483 vezes
Ando agora a aumentar a média mensal, pois já conheço melhor o carro e a sua autonomia (consoante a minha condução de modo D ou E ;-)) e o trânsito da cidade para quem anda enlatado/entalado com rodas a mais ( :lol: ).
PercursoDiario201311.png
PercursoDiario201311.png (237.63 KiB) Visto 7483 vezes
A média, para já, anda em quase 2400 KM mensais. De segunda a quinta faço uns 90 KM (podem ver o percurso nesse print do googlemaps). Às sextas faço um pouco mais com a ida ao café dos eléctricos na Marina de Oeiras. Ao fim-de-semana, não costumo fazer muitos, pois quem usa o carro é a pendura e normalmente é só para ir ao mercado ou coisa assim. Isto é algo que vai mudar nos próximos tempos, pois com os almoços e jantares de Natal, o Mega-ZEV vai fazer-nos alguma companhia na vida pessoal. :-). Vou tentar passar cá com maior frequência este mês.

;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por PepeLegal »

Muito Bom Volt :)

Nesse gráfico que colocaste quando é que prevês obteres o "retorno do investimento" (mantendo as tuas actuais condições) ?

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Celestino »

PepeLegal Escreveu:Muito Bom Volt :)

Nesse gráfico que colocaste quando é que prevês obteres o "retorno do investimento" (mantendo as tuas actuais condições) ?
Simples!
Como o preço deste carro anda por volta do preço de mercado dos do mesmo segmento a combustão, o Volt está a ganhar em cada Km que anda com ele.
Como ele ainda ficou mais barato que novo, ainda mais ganha.
;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

É mais ou menos isso, obrigado Celestino. :-D. A realidade é que acho que comprei o carro por um valor menor do que o que ele retornaria caso o vendesse. Daí que, economicamente, acho que o retorno é obtido mal o venda. Só "perderei" retorno, se com o passar dos anos a sua desvalorização for estranhamente abrupta. Acho que não será, mas nunca se sabe...
Comprei o carro por 22 mil e picos euros. Algum de vós dava 23 mil euros por um Leaf com um ano e quase 13 mil quilómetros? Se alguém desse, então eu teria "poupado" 7 mil quilómetros de gasolina e ganho quase mil euros em valorização. :-p.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Passaram dois meses sem eu trazer qualquer novidade. Desculpem-me. Prometo que daqui para a frente terei mais tempo para dedicar a este diário de bordo.
chart_1 (1).png
chart_1 (1).png (19.54 KiB) Visto 7304 vezes
O Mega-ZEV tem andado bem. No gráfico acima estão os quilómetros feitos até ao momento. O mínimo de quilómetros mensal foi 2157, sendo o máximo 2601. Rotina...

A maior viagem sem carregar, até ao momento, foi de 146 quilómetros. Fomos almoçar à Ericeira (almoço de Natal de um Motoclube) e voltámos. Gastámos a carga toda. O percurso foi Quinta do Conde - N10 - A2 - Lisboa - A5 - IC19 - Sintra - N247 - Ericeira. O regresso foi pelo mesmo trajecto.
IMG_9594.JPG
IMG_9594.JPG (112.4 KiB) Visto 7304 vezes
Tem sido um Inverno muito frio, o que me fez usar o "controlo do clima" frequentemente. Não uso o ar condicionado, mas uso o "controlo do clima", que gasta menos (especialmente se a ventoinha estiver apenas na primeira barra de velocidade e a temperatura nos 16.5º) mas aquece bem. :-).
IMG_9752.JPG
IMG_9752.JPG (97.29 KiB) Visto 7304 vezes
Já tenho o selo da EMEL, que me permite estacionar em todos os estacionamentos (excepto os que têm cancela) de Lisboa, por 12 euros anuais, embora o carro passe a maior parte do tempo na garagem do emprego...
IMG_0813.JPG
IMG_0813.JPG (75 KiB) Visto 7304 vezes
:-).

PS: Já vou a caminho dos 110 mil quilómetros sem derivados de petróleo...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Emanuel Couto »

Grandes maquinas que tens nesta garagem... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Foi atingida esta semana a marca dos 25 mil quilómetros, 20 mil dos quais foram feitos por mim. O carro faz cerca de 90 quilómetros por dia, tendo tido apenas uma pequena pausa entre o final de Fevereiro e início de Maio (licença de maternidade / autorização para andar de mota).
MZ@25k.km
[email protected]
chart_1 (3).png (18.01 KiB) Visto 7052 vezes
A única alteração que houve à rotina, foi a viagem até ao encontro de Ourém. Para lá, parámos uma hora em Santarém e outra em Torres Novas, onde abastecemos em PCL (ponto de carga lenta). No regresso, fomos directos a Aveiras (ao PCR) para uma carga rápida de 23 minutos. No total, foram 352 KM nesse fim de semana. A temperatura do sensor mais quente não chegou aos 38 graus, o que foi óptimo, atendendo ao facto de ter estado muito calor.
MZ@Ourem
MZ@Ourem
IMG_5753.JPG (118.6 KiB) Visto 7052 vezes
:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Nunio »

Boas.

Volt, explicas-me como é que funciona a garantia da bateria?
Tenho ouvido falar em qualquer coisa com as barras, mas ainda não percebi muito bem.
E o que é que a Nissan diz que faz? Troca a bateria por uma nova ou "remenda" a actual?

Nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Viva Nunio. A garantia está bem explicada no site da Nissan (e é mais fácil de encontrar, apesar de esta não ter sido a minha primeira fonte de informação, pois já o tinha lido no fórum nissanleafpt.com).
GARANTIA
O seu LEAF pode ser um tipo de veículo diferente, mas a sua Garantia é tão completa quanto aquela a que a Nissan o habituou. Por isso, o seu LEAF beneficia das mesmas garantias de protecção, como três anos de assistência em viagem, três anos de garantia da pintura e 12 anos de garantia anticorrosão. Para além da garantia standard de 3 anos ou 100.000 quilómetros da Nissan, o Nissan LEAF inclui igualmente uma garantia de 5 anos ou 100.000 quilómetros para os componentes eléctricos. A garantia dos componentes eléctricos cobrem elementos como a bateria de iões de lítio, o motor, o conversor, o módulo de controlo do veículo, a caixa redutora, o conversor CC/AC e o carregador de bordo, bem como o conector e o cabo de carregamento.

AMPLIAMOS A SUA TRANQUILIDADE
OS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS NISSAN LEAF VÃO USUFRUIR DE UMA EXTENSÃO DE GARANTIA DA BATERIA

Na Nissan depositamos a nossa total confiança na nova e revolucionária bateria de iões de lítio que desenvolvemos. Por isso, decidimos prolongar a sua garantia para todos os proprietários europeus, com retroactividade. Agora, os condutores do Nissan Leaf usufruirão da cobertura da garantia se, antes de decorridos 5 anos ou 100.000 km, a autonomia apresentada no painel de instrumentos não ultrapassar 9 das 12 barras. Isto significa uma alta performance garantida!
in http://www.nissan.pt/PT/pt/vehicle/elec ... ranty.html

Esta parte final refere o essencial. Se perderes 3 barras de capacidade nos primeiros 5 anos ou 100 mil quilómetros a garantia será accionada. Creio que tal coisa será muito difícil de acontecer nos nossos carros. Posso dizer que o meu carro, com 26 mil quilómetros e dois "Verões" ainda não perdeu qualquer barra. A maior parte dos Leafs só perde a primeira barra aos 50 mil quilómetros ou com mais de dois "Verões" feitos.

Quanto à bateria, ela não é trocada por uma nova. Que eu saiba, não há nenhuma marca a fazê-lo.

Já há preços de baterias novas para os Leafs (foi revelada a notícia que a troca de bateria por opção do dono pode ser feita em troca de 5 mil dólares nos EUA), mas creio que é cedo para pensarmos nisso. Quando surgirem as baterias com o dobro da capacidade e o carro já estiver com uma autonomia reduzida, logo se verá. :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Nunio »

Obrigado, Volt.

Então se perde 3 barras fica com 9.
Eu já tinha visto essa informação, mas ao mesmo tempo tenho lido já não sei bem onde, pessoal a comentar que tem que perder a 9ª barra para acionar a garantia. Mas se perder a 9ª já perde 4 barras.
Era essa a minha dúvida,
Obrigado.

Nunio

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Celestino »

Nunio Escreveu:Obrigado, Volt.

Então se perde 3 barras fica com 9.
Eu já tinha visto essa informação, mas ao mesmo tempo tenho lido já não sei bem onde, pessoal a comentar que tem que perder a 9ª barra para acionar a garantia. Mas se perder a 9ª já perde 4 barras.
Era essa a minha dúvida,
Obrigado.

Nunio
Na verdade, a Nissan garante nove das doze barras. Apenas se se perdesse a quarta, seria accionada a garantia.
É a Nissan que decide se troca integralmente o pack ou se troca módulos de forma a repor as 9 barras.
Ah.......Deg....Bar
65,58...100%....12
55,50....85%....11
51,50....79%....10
48,80....74%....09
46,00....70%....08
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... 20#p334808
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Nunio »

Celestino Escreveu:Na verdade, a Nissan garante nove das doze barras. Apenas se se perdesse a quarta, seria accionada a garantia.
Então quem colocou a informação no site da Nissan enganou-se, porque diz que a garantia é acionada se não ultrapassar 9 das 12 barras.

Se tiver 10 barras, ultrapassa as 9.
Se tiver 9 barras, não ultrapassa as 9.

Certo?

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Celestino »

Há um claro problema de tradução na versão portuguesa no site da Nissan. Se forem ao site da Nissan de qualquer outro país irão ver que isso é evidente.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Pois... Bem que suspeitei que a tradução que estava no site devia estar incorrecta, mas acreditei mais nela do que nas minhas recordações. :-). Sendo assim, são quatro barras que accionam a garantia. Pelo que tenho visto, a garantia raramente se accionará.

PS: E suspeitando que há mais erros de tradução, também o "antes de decorridos 5 anos ou 100.000 km" deverá ser "antes de decorridos 5 anos e 100.000 km"...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Celestino »

Volt Escreveu:...PS: E suspeitando que há mais erros de tradução, também o "antes de decorridos 5 anos ou 100.000 km" deverá ser "antes de decorridos 5 anos e 100.000 km"...
Acho que aí não.
É mesmo um "ou" outro. Neste caso o que ocorrer primeiro.
Está preto no branco na carta que nos enviaram a confirmar a extensão de garantia aos nossos carros.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Acho que estás a dizer o mesmo que eu... Se é o que ocorrer primeiro, então será antes dos cinco anos e antes dos cem mil quilómetros. Se fosse um ou o outro, então seria "o que acontecesse em último". :-).

O que inicia a frase é o "usufruirás da garantia se" e não o "a garantia é de". Não sei se me expliquei bem... :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Ora, vamos lá animar um pouco este DB.

Estamos na pior altura para as baterias dos nossos veículos. A temperatura está muito alta e, apesar de ainda não ter chegado aos 30 mil quilómetros com o carro, tenho perfeita noção que, se não perder a décima segunda barra (das doze que nos dão a noção de qual a capacidade/estado da bateria) neste Verão, perderei no próximo. O carro já vai aos 30 graus de temperatura nas baterias frequentemente (hoje está nos 31,5). As cargas ficam entre os 18 e os 19 kWh (no Inverno passavam dos 20!). Para os mais entendidos, já raramente chega aos 240 GIDs.
KM@MZ
KM@MZ
leaf-km-20140729.png (18.38 KiB) Visto 6738 vezes
(Foto dos quilómetros mensais)

Este fim-de-semana que passou, fiz uma pequena viagem com o Mega-ZEV. Como havia um encontro de Goldwing em Montargil / Mora / Alter do Chão, aproveitei o facto de não ser muito longe e fomos os três "de eléctrico" (pai, mãe e filho). Já há quatro meses atrás tínhamos feito o mesmo no encontro que houve no Tróia Design Hotel (onde também coloquei o Leaf à carga ;-)).

Tudo começou com o carregamento que fiz, enquanto aguardava pela restante família. Carreguei gratuitamente num local onde se paga, mas acho que ninguém leva a mal. :-D.
carga@gomesfreire
carga@gomesfreire
gomesfreire.JPG (61.29 KiB) Visto 6738 vezes
(Foto do carregamento na Gomes Freire)

Completamente atestado, fiz-me à estrada. Era sexta-feira e este tipo de fenómenos é frequente:
fila@VG
fila@VG
filaVG.JPG (74.53 KiB) Visto 6738 vezes
(Foto da fila na ponte Vasco da Gama)

Demorei quase três horas para fazer os quase 120 quilómetros que distam Lisboa de Montargil. Ao chegar, jantámos e logo depois fui cravar carga ao hotel (do Lago):
carga@hotel
carga@hotel
cargahotel.JPG (94.85 KiB) Visto 6738 vezes
(Foto da primeira carga no hotel)

No dia seguinte tínhamos o passeio até Alter do Chão (onde almoçámos, nós e o carro):
carga@pateoreal
carga@pateoreal
pateoreal.JPG (137.68 KiB) Visto 6738 vezes
(Foto da carga no restaurante Pateo Real)

Regressámos ao hotel onde tive de procurar outra tomada. :-).
carga2@hotel
carga2@hotel
cargahotel2.JPG (90.85 KiB) Visto 6738 vezes
(Foto da segunda carga no hotel)

No dia seguinte fomos visitar o Fluviário de Mora, onde gostei muito disto:
paineis@fluviario
paineis@fluviario
FVmora.JPG (169.51 KiB) Visto 6738 vezes
(Foto dos FV e do painel SMA)

E fui apanhado por um colega aqui do fórum que me enviou esta foto via viber:
MZeGW@fluviarioMora
MZeGW@fluviarioMora
MZeGW.JPG (115.54 KiB) Visto 6738 vezes
(Foto do Mega-ZEV e das Goldwing no Fluviário)

Depois fomos almoçar ao Solar da Vila do Cabeção onde voltei a carregar o carro (mas acho que me esqueci de tirar foto).

Fim de encontro e regresso a casa que ainda tínhamos mais 120 KM para fazer.

No total do fim-de-semana, fizemos 478 quilómetros de Leaf, o que fará este mês passar um pouco da média mensal de dois mil e picos KM/mês.

O Mega-ZEV não se cansa:
MZ@cansado
MZ@cansado
cansado.JPG (96.68 KiB) Visto 6738 vezes
(Foto da saída de Cansado)

:-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jorge1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo dez 25, 2011 7:32 pm

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por jorge1 »

Excelente relato :)


coelholima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta mai 27, 2009 1:14 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por coelholima »

Um tópico a seguir, até porque sou mais um a pensar em aderir ao 'verde' (embora seja azul por dentro :D )

Volt, se me permites, a versão do teu Leaf é a Visia ou Acenta?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

O meu carro é de Novembro de 2012, ou seja, é o modelo de 2011 (antes de haver o novo modelo com as três versões).
Creio que agora é possível comprar uma espécie de "modelo base" sem alguns dos extras que, no caso do meu, eram obrigatórios. Assim, o único "extra"/opcional que o meu carro tem, é o painel solar que alimenta a bateria de chumbo/"convencional".

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Automóveis”