Aquecimento Central vs Ar Condicionado

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
kulatrax
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jun 05, 2014 5:51 pm

Aquecimento Central vs Ar Condicionado

Mensagem por kulatrax »

Olá amigos, venho pedir encarecidamente a vossa ajuda, pois realmente não percebo nada deste assunto!

Tenho uma casa pequena, com sala e cozinha na mesma partição (ou seja, sem divisão física, sem parede a dividir os espaços) e 3 quartos e uma pequena casa de banho. Além de ter a pré-instalação para o Aquecimento Central toda concluía (no momento de construção da casa) nunca cheguei a concluir essa construção, faltando meter um recuperador e os radiadores. Tenho lareira aberta neste momento.

Nunca houve muita necessidade, a casa tem um bom isolamento, janelas de vidro duplo, etc. No entanto, nestes ultimos 2 anos o inverno sentiu-se de forma rigorosa dentro de casa, e queria resolver esse problema.

Mas estou num dilema: recuperador de calor ou AC inverter?

Quanto a lenha consigo grande parte dela de graça. Espaço para a guardar também não falta.

Em relação ao AC não sei como seria a instalação, se preciso de colocar um "extrator" ou lá como aquilo se chama (ehehe) em cada divisão da casa (ou seja, nos 3 quartos e na sala). E também tenho um filho asmático e com bastantes alergias, não sei se o AC iria prejudicar devido à qualidade do ar e assim..

O que me aconselham?

Obrigado desde já :)


Autor do tópico
kulatrax
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jun 05, 2014 5:51 pm

Re: Aquecimento Central vs Ar Condicionado

Mensagem por kulatrax »

Nem uma ajudinha.. ?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquecimento Central vs Ar Condicionado

Mensagem por serges »

Hum... creio que estao um pouco desatentos com este topico, investiga um pouco por cá.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Aquecimento Central vs Ar Condicionado

Mensagem por sugarstorm »

Se tem lenha de graça e espaço para a guardar, o melhor será um recuperador de calor que faça aquecimento central.
Existem modelos que enviam ar quente para as outras divisões.
Também existem modelos que enviam água quente para radiadores.
Em ambos os casos teria que fazer algumas obras para meter a canalização, quer para o ar, quer para os tubos de água.
Mas com lenha de borla é sem dúvida a melhor opção.
Será necessário algum investimento, mas é um conforto do outro mundo!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
kulatrax
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jun 05, 2014 5:51 pm

Re: Aquecimento Central vs Ar Condicionado

Mensagem por kulatrax »

sugarstorm Escreveu:Se tem lenha de graça e espaço para a guardar, o melhor será um recuperador de calor que faça aquecimento central.
Existem modelos que enviam ar quente para as outras divisões.
Também existem modelos que enviam água quente para radiadores.
Em ambos os casos teria que fazer algumas obras para meter a canalização, quer para o ar, quer para os tubos de água.
Mas com lenha de borla é sem dúvida a melhor opção.
Será necessário algum investimento, mas é um conforto do outro mundo!
Obrigado pela resposta amigo.

No entanto, eu já tenho a pré-instalação feita. É, ainda assim, necessario fazer obras para colocar tubos para a água? Isso não é feito já na pré-instalação?

Em relação a preços, sei que é um bocado relativo, mas 9 radiadores mais o recuperador a água, juntamente com todo o material necessário, deposito, motor, etc pode onde rondarão os preços? Todos com quem falo me apontam para os 4000€. Mas já visitei a casa de um amigo que pos recuperador a água e disse que ficou tudo por 1700€. Eu achei estranhíssimo pois nunca vi um orçamento tao baixo. Convidou-me para ir a casa dele e ver as instalações, o recuperador, etc. Vou tentar falar com o tecnico que lhe pos aquilo para fazer um orçamento. Mas não acham um valor baixo demais?


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Aquecimento Central vs Ar Condicionado

Mensagem por sugarstorm »

kulatrax Escreveu:No entanto, eu já tenho a pré-instalação feita. É, ainda assim, necessario fazer obras para colocar tubos para a água? Isso não é feito já na pré-instalação?

Em relação a preços, sei que é um bocado relativo, mas 9 radiadores mais o recuperador a água, juntamente com todo o material necessário, deposito, motor, etc pode onde rondarão os preços? Todos com quem falo me apontam para os 4000€. Mas já visitei a casa de um amigo que pos recuperador a água e disse que ficou tudo por 1700€. Eu achei estranhíssimo pois nunca vi um orçamento tao baixo. Convidou-me para ir a casa dele e ver as instalações, o recuperador, etc. Vou tentar falar com o tecnico que lhe pos aquilo para fazer um orçamento. Mas não acham um valor baixo demais?
Peço desculpa pois percebi que já tinha a pré-instalação do AC e não do aquecimento central.

Sim, de facto se já tem radiadores, os tubos também já lá estão. Resta saber onde estão os terminais desses tubos. É junto à lareira? É na garagem para caldeira?

Quanto a preços, eles variam muito. É preciso cuidado com a potência. E com a segurança.
O mais caro será o recuperador, por isso nada como explorar. Já enviei por MP um catálogo de uma empresa nacional.
Se tem a possibilidade de ver o sistema de um amigo a funcionar e trocar impressões com ele, nem hesite. Força.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
kulatrax
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jun 05, 2014 5:51 pm

Re: Aquecimento Central vs Ar Condicionado

Mensagem por kulatrax »

sugarstorm Escreveu:
kulatrax Escreveu:No entanto, eu já tenho a pré-instalação feita. É, ainda assim, necessario fazer obras para colocar tubos para a água? Isso não é feito já na pré-instalação?

Em relação a preços, sei que é um bocado relativo, mas 9 radiadores mais o recuperador a água, juntamente com todo o material necessário, deposito, motor, etc pode onde rondarão os preços? Todos com quem falo me apontam para os 4000€. Mas já visitei a casa de um amigo que pos recuperador a água e disse que ficou tudo por 1700€. Eu achei estranhíssimo pois nunca vi um orçamento tao baixo. Convidou-me para ir a casa dele e ver as instalações, o recuperador, etc. Vou tentar falar com o tecnico que lhe pos aquilo para fazer um orçamento. Mas não acham um valor baixo demais?
Peço desculpa pois percebi que já tinha a pré-instalação do AC e não do aquecimento central.

Sim, de facto se já tem radiadores, os tubos também já lá estão. Resta saber onde estão os terminais desses tubos. É junto à lareira? É na garagem para caldeira?

Quanto a preços, eles variam muito. É preciso cuidado com a potência. E com a segurança.
O mais caro será o recuperador, por isso nada como explorar. Já enviei por MP um catálogo de uma empresa nacional.
Se tem a possibilidade de ver o sistema de um amigo a funcionar e trocar impressões com ele, nem hesite. Força.
Bom dia, obrigado pela resposta :)

Eu ja vi a MP mas nao posso responder por ainda ser novo por aqui. Mas agradeço a sua amabilidade e ajuda.

Mas julgo que me expliquei mal, pois eu não tenho ainda os radiadores. Tenho a pré-instalação feita, depois é só meter os radiadores nos sitios já predestinados com as aberturas.

Os terminais estão na parte de fora da casa que dá acesso ao sótão. Será no sótão, logo por cima da lareira, que ficará o depósito.

Irei consultar alguns orçamentos então. Muito obrigado amigo!!

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”