DB da Bicimota, powered by Fidel

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Nao percebi a pergunta jordison, quais cabos de transmissão??


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por jordison »

os cabos que vão do selector das mudanças ate ao desviador


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Sim são de origem, ainda não tive de trocar. Não deve ser fácil ter problemas nesse cabo, isso é em cabo de aço.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por jordison »

os meus já são antigos e estou a pensar em trocar o conjunto completo, os teus pareciam me de uma cor diferente , por isso pensei que os tivesses trocado.
vi uns que eram de aço mas revestidos em teflon, dizem que tem menos atrito e não esticam, ao contrario dos de aço normais, mas como não sei de ninguem que os tenha não sei se vale a pena pagar o preço extra.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Posso perguntar aqui ao meu vizinho que tem uma "garagem" (reparaçao de bikes/motas) o que ele acha disso. Mas acho que os de aço normais servem perfeitamente, nunca tive problemas por ai. Mas tambem os meus sao relativamente novos.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por jordison »

se pudesses falar com o teu vizinho sobre isso fazias me um grande favor.

para despistares o problema da tua bike podias adquirir umas B-Grade Lithium Polymer, são vendidas sem garantia e dizem não passar dos 60 ciclos, mas são muito mais baratas, para teste são optimas


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Amanhã vou ver se não me esqueço de lá ir, tenho também de lhe pedir o peclise para medir o diâmetro dos bobinamentos.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Entao ja fui ao meu vizinho perguntar o que ele tinha a dizer acerca desses cabos, e entao é assim, ele diz que esses cabos normalmente sao usados em desviadores de 10 velocidades, pois nesses normalmente nem fuincionam os cabos normais. Esses revestidos a teflon tem um enrrolamento diferente tambem, mas que fora isso nao tiras vantagens nenhuma... numa montagem normal sao exactamente iguais aos outros. O que ele me disse é que existem uns que sao de aço inox, ou seja nunca enferrujam... mas tambem nao sei se valera a pena, pois quando os normais de aço ganharem ferrugem os de aço inox tambem ja nao devem estar em muito bom estado... digo eu.

Ja agora o diametro dos filamentos dos bobinamentos do meu motor sao de 0.6mm.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Wolfire »

Fidel Escreveu:Pois entao hoje fui a uma empresa que faz bobinagens, o sr que me atendeu foi 5* e explicou-me todo o processo, contudo tambem me disse que é muito complicado pois o espaço é pequeno, e que deve demorar cerca de um dia, ou talvez mais, a trabalhar no estator para o conseguir meter pronto. Tambem me disse que muito provavelmente os imans do rotor ja perderam alguma força magnetica por estarem fora do estator, ele disse que normalmente medem os newtons dos imans, desmagnetizam, fazem o trabalho e voltam a magnetizar com os valores de origem. No final o sr disse-me que nao compensava pois o risco de perder potencia era elevada.
Ou seja, resumindo, o trabalho ficava-me por uns 100€ +/- e com uma grande probabilidade de o motor perder potencia/eficiência.
O motor novo custa 170€ (se bem que se comprar um novo nao vou para este).

O quê que voces dizem? ele tem razao?
Os imãs perder força magnética por estarem fora do estator :?: isso não acontece :!: só perdem força se aqueceram demais, sendo a temperatura de trabalho de 80 a 150 graus acho que não.
Também nunca vi medir newtons em imãs os imãs são medidos em gauss, e isso não é para qualquer um.
Essa de desmagnetizar e magnetizar novamente acho que é banha de cobra. Fosse eu só rebobinava e pronto deve ficar 8-) e nem dá tanto trabalho assim.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Emanuel Couto »

Os imãs perderem força magnética por estarem fora do estator, ((esta é nova)) ......... :?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Pois bem meus amigos, em vez de ir tentar rebobinar o motor comprei um motor, mas este é diferente... vamos la ver o que sai daqui, ainda nao sei bem o que vou fazer mas ja tenho umas ideias...
Aqui fica o bicho:
Imagem

Supostamente este motor ja foi levado a 8.5Kw e disseram-me que se for para usar acima de 5kw é melhor usar uma sonda de temperatura.. sera que ate aos 5kw nao ha problema de temperatura?? Nao acredito muito.
RJSC ja estive a pensar numas formas de refrigeraçao como tinhamos falado, estou a pensar em cortar pedaços de tudo de cobre a largura do motor e meter esses pedaços dentro das "bainhas" da refrigeraçao existente... as unioes dos tubos faço com tubo plastico... que me dizes??


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RJSC »

Com enchimento em massa térmica entre o tubo e as bainhas fica eficaz. Existe até cola condutora térmica que se usa para colar dissipadores a circuitos integrados sem usar fixação por parafusos.
As bobinas do lado do "pé de fixação" é que vão aquecer mais pois vão ficar longe da tubagem de refrigeração.
Eu colocaria na mesma uma sonda de temperatura extamente nas bobinas que estão junto ao pé por não terem refrigeração líquida próxima como as restantes.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Ya, é boa ideia.... tens ideia onde se compra dessa cola termica?? eu vou fazer umas pesquisas mas se soubesses era mais fixe :D


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

É disto RJSC: http://www.f13pc.com/loja/detalhes.php?id=950 pela descriçao parece ser mesmo boa, mas nao gosto do preço/quantidade...


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RJSC »



jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por jordison »

sugeriste esse e foste logo comprar um para ti.
vais continuar a usar as mudanças de tras ou vais ligar directo?
se puxares 5kw isso já é quase a potencia da motorizada que eu tive, 8.5 kw já é a potencia de algumas 125cc
isso vai andar bem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por serges »

Ui atenção a segurança, tens travões para isso, pneus e quadro.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Calma lá não vou usar essa potência toda, provavelmente nem sequer a que tinha com o atual motor, mas ando de olho num quadro, aí se ele fosse mais barato.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por jordison »

quadros bons para o que precisas custam mais do que custou a tua bike completa(antes da conversão)
podes é tentar um quadro usado ou até uma completa, já não corrias o risco de o quadro partir quando fores a +100km/h


JoseB
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: domingo jun 29, 2014 12:34 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por JoseB »

Reforça o teu quadro e todos os componentes.
Última edição por Mumia em sábado jul 05, 2014 12:28 pm, editado 1 vez no total.
Razão: post escrito por Mrider usando o Clone JoseB, infracção à Regra n.11

Responder

Voltar para “e-bike”