Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Mumia »

ora ora isso hoje é que foi passear :) va va queremos essa branquinha mais vezes por Oeiras ;) se vieres as 21:30 estás na boa porque o pessoal fica sempre até tarde consegues carregar :) e claro se o caminho é mais soft ainda gastas menos ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Jorge Rocha »

rnlcarlov Escreveu: Dava jeito era poder fazer uma carga semi-rápida (tipo a 0,8C) em situações como estas.
Com essa células, por sua ficha técnica, poderás fazer carregamentos completos em 30 minutos sem problemas, é apenas 2C de carga, para umas A123.

Na minha opinião, acho que dava mais jeito ter autonomia para 60Km (uns 15Ah 20S), e assim ias e vinhas com a mesma carga tranquilamente. Isso em baterias Wina LiFePO4 poderia custar menos de 400 paus. Já equipei várias e ficaram com mais de 60 km de autonomia à máxima velocidade dessas RS.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Sim, sem dúvida que isso seria melhor. Na altura em que fiz a alteração ainda era muito mais "verde" nisto (tinha acabado de redescobrir o fórum) logo faltou-me um pouco de sentido crítico. Mas pronto, já que gastei dinheiro com estas células, ao menos tenho de aproveitá-las.

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Nunio »

Jorge Rocha Escreveu:Com essa células, por sua ficha técnica, poderás fazer carregamentos completos em 30 minutos sem problemas, é apenas 2C de carga, para umas A123.

Na minha opinião, acho que dava mais jeito ter autonomia para 60Km (uns 15Ah 20S), e assim ias e vinhas com a mesma carga tranquilamente. Isso em baterias Wina LiFePO4 poderia custar menos de 400 paus. Já equipei várias e ficaram com mais de 60 km de autonomia à máxima velocidade dessas RS.
Boas.

Quando andei à procura de baterias para a minha bike também tive o dilema da quantidade Ah vs qualidade das células.
Pelo mesmo preço as opções seriam 10ah headway vs 4,4ah A123.
O meu raciocício foi o seguinte:
- Para gastar 10 Ah contava 1 ciclo nas Headway e 2 ciclos nas A123. As A123 tinham que fazer o dobro dos ciclos, e acredito que façam mais.
- Quando as Headway tiverem perdido metade da capacidade, têm a mesma capacidade das A123 quando novas. Dá que pensar...
- Enquanto as baterias forem novas, as Headway fazem o dobro dos kms das A123.
Ou seja, quando as A123 tivessem perdido 50% da capacidade, as headway poderiam ter perdido 75% fazendo apenas metade dos ciclos.

Para o meu caso (36v), a diferença de peso não era decisiva, e a disponibilidade de ambas chegava para a minha bike. (15A contínuos)

Nunio

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Jorge Rocha »

Nunio,
Não sei onde descobriste que as LiFePO4 perdem assim capacidade?!
Também não sei qual das células (A123, Headway, outros tipos) perde mais facilmente capacidade?!
Já me apareceram alguns exemplares de células com defeito de fabrico, perdendo capacidade ou aumentando muito sua auto-descarga, mas ainda não vi nenhum pack de LiFePO4, que tenha sido sempre bem tratado, e que tenha perdido capacidade como referes. Se calhar nem com 10%...
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Nunio »

Eu não quis dizer que perdem capacidade.

Quis dizer que tinham que perder muito mais capacidade para ser uma má escolha comparativamente com as A123.
Se calhar expliquei-me mal.

Nunio

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por MVS »

Nunio Escreveu:Quando as Headway tiverem perdido metade da capacidade, têm a mesma capacidade das A123 quando novas. Dá que pensar...
... no sentido em que isto acorrerá após cerca de 100.000km de uso regular... da bicicleta.
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

3ª feira tive de ir a vários sítios em Lisboa. No final da viagem marcava 23km, e a bateria estava mesmo a dar as últimas. Isto bateu bastante certo com o percurso extra-urbano anterior.

Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por serges »

A ver se passas.na Av Roma para beberes um café. ..

Gosto muito dessas viagens
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Coincidência? Ou finalmente algum civismo?

Das últimas três vezes que aqui vim, encontrei lugar mesmo junto à ficha (C.C. Vasco da Gama). O parque não estava a abarrotar, mas também não havia assim muitos lugares.

hmmm....

Imagem

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Mumia »

pois... nao sei nao sei, porque da unica vez que usei essa tomada, ficou ainda distante com a bela extenção...

Gosto dessa branquinha... muitos passeios dá por Lisboa, dá gosto de ver :) se algum dia uma Vx passar por ti e apitar ha grande probabilidade de ser eu :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Já usei bastantes vezes esse ponto do Vasco da Gama, e normalmente levo sempre extensão. Estas 3 vezes seguidas é que me deixaram surpreso.

A Vx já a vi uma vez no Areeiro.
Hoje a minha RS vai novamente até ao Taguspark. Lá vou eu com o credo na boca a ver se chego lá. Desta vez o ponto de partida é diferente, logo lá entra o range anxiety em ação.
Mas se calhar é melhor não lhe chamar branquinha, senão o Nios ainda aí vem reclamar direitos de autor. :lol:

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Afreitas »

rnlcarlov Escreveu:Já usei bastantes vezes esse ponto do Vasco da Gama, e normalmente levo sempre extensão. Estas 3 vezes seguidas é que me deixaram surpreso.

A Vx já a vi uma vez no Areeiro.
Hoje a minha RS vai novamente até ao Taguspark. Lá vou eu com o credo na boca a ver se chego lá. Desta vez o ponto de partida é diferente, logo lá entra o range anxiety em ação.
Mas se calhar é melhor não lhe chamar branquinha, senão o Nios ainda aí vem reclamar direitos de autor. :lol:
rnlcarlov,

Só para ter elementos comparativos.
Será que sente diferenças de autonomia antes quando tinha bateria de Chumbo e agora que tem baterias de Litio?
afreitas

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Mumia »

rnlcarlov Escreveu:Já usei bastantes vezes esse ponto do Vasco da Gama, e normalmente levo sempre extensão. Estas 3 vezes seguidas é que me deixaram surpreso.

A Vx já a vi uma vez no Areeiro.
Essa é outra... ehehehe :P
rnlcarlov Escreveu:Hoje a minha RS vai novamente até ao Taguspark. Lá vou eu com o credo na boca a ver se chego lá. Desta vez o ponto de partida é diferente, logo lá entra o range anxiety em ação.
Por estes lados é que ha possibilidade :lol: vá ate eu ja tenho confiança que chegas na boa!! sempre a somar km!! :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Jorge Rocha »

Afreitas Escreveu: Só para ter elementos comparativos.
Será que sente diferenças de autonomia antes quando tinha bateria de Chumbo e agora que tem baterias de Litio?
Devemos sempre, quando fazemos comparações, verificar se temos produtos "comuns", para que os outros possam verificar as diferenças reais.

No caso da RS quando com baterias de chumbo, me pareceu (pela conversa que tive com o rnlcarlov) que desde nova nunca teve uma boa autonomia. Isso infelizmente é bastante comum nestes veículos...
Se tivessem um contador de Ah, rapidamente os clientes verificavam que desde os primeiros dias de uso, seu comportamento/capacidade não estaria como o esperado, podendo reclamar atempadamente (isto já aconteceu a pessoas próximas de mim, onde eu pude acompanhar essas mesmas falhas).

Para as actuais baterias de lítio, sendo elas de apenas 8Ah, mesmo com a diminuição de peso, face às originais de chumbo (uns 20Kg menor), dificilmente daria para percorrer os mesmos kms do que quantos as de chumbo de 12Ah, quando novas.

Claro que as de chumbo sempre envelhecem 10 vezes mais rápido, dando assim, as de LiFePO4, uma grande margem de ganho.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Cheguei novamente à tangente. Fui mais devagar o caminho todo (até porque notei que estava um vento contra jeitoso que estava a obrigar a consumir mais), e comecei a ter de andar a passo de caracol ao chegar ao estacionamento do Taguspark. Mais uma centena de metros e não tinha chegado, lololol.

Como já disse anteriormente, a minha autonomia agora com as baterias de lítio está sensivelmente igual ao que tinha antigamente com as de chumbo, ou seja, aqueles 23 km com um final bastante a subir.
Como o Jorge Rocha sugeriu, é provável que as baterias de chumbo que vieram de origem não viessem com uma boa autonomia. Depois de observar o DB da branquinha júnior comecei a pensar nisso. Por exemplo, o percurso minha casa -> J Valentim -> casa tem sensivelmente a mesma distância (23-24km), não tem declives muito acentuados (é um percurso quase sempre à beira-rio), e cheguei um pouco à rasca. Fiz isto há uns anos em chumbo.

Como na altura não andava neste fórum nem pude comparar experiências, assumi que era o limite normal daquelas baterias se andasse acima de 25km/h (a velocidade máxima publicada). Quando tratei da alteração para lítio, o meu ponto de referência foi os kilómetros que fazia, e não tanto a Amperagem das baterias.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por serges »

O Vasco da Gama é um segundo parque de estacionamento gerido pela mesma empresa que gere o do Colombo um dos primeiros pontos de carga do País.
Cumprimentar o segurança Sr Orlando que tanto luta para que a malta deixe esse ponto de carga livre...

Vá digam sempre um olá. Fica sempre bem um obrigado a quem faz mais que o que lhe compete...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Nunio »

Não sei que baterias de chumbo eram essas, nem quantos C a bicicleta puxa...

Mas nas baterias de chumbo ditas de 12Ah, os 12Ah normalmente são válidos para descargas de 0.05C
Com descargas de 1C ficam-se por cerca de 60% (+-7.2Ah)
Já nessas A123 os 8Ah são válidos para descargas muito superiores a 1C.

O BMS das lifepo4 também deve estar a salvaguardar alguma carga, por isso com estas contas rápidas parece-me que 12Ah de chumbo fazem +- os mesmos kms que 8Ah de lifepo4.
Não vejo nada de errado.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Mumia »

rnlcarlov Escreveu:Cheguei novamente à tangente. Fui mais devagar o caminho todo (até porque notei que estava um vento contra jeitoso que estava a obrigar a consumir mais), e comecei a ter de andar a passo de caracol ao chegar ao estacionamento do Taguspark. Mais uma centena de metros e não tinha chegado, lololol.
Eu bem digo essa branquinha é sempre a somar km!! ahhhhhhhh pois essa zona e o vento enfim não ha mt a dizer ainda mais no verão :/ mas o importante é que nao foram precisas essas centenas de metros :D
serges Escreveu:O Vasco da Gama é um segundo parque de estacionamento gerido pela mesma empresa que gere o do Colombo um dos primeiros pontos de carga do País.
Cumprimentar o segurança Sr Orlando que tanto luta para que a malta deixe esse ponto de carga livre...
O exemplo de uma empresa com mente aberta e olho no futuro!!! Outras deviam seguir-lhes o exemplo :roll:
serges Escreveu:Vá digam sempre um olá. Fica sempre bem um obrigado a quem faz mais que o que lhe compete...
Bom nao sei se foi esse Sr mas da outra vez quando te fui la visitar falei com uns seguranças que foram 5 estrelas levaram-me logo ao Mobie e explicaram-me onde era a outra e depois ainda tive um bocado na conversa :) (isto no Colombo)

Em conclusão o meu Obrigado a todos os "Sr Orlando's" que felizmente ainda existem por este nosso Portugal :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Nunio Escreveu:Não sei que baterias de chumbo eram essas, nem quantos C a bicicleta puxa...

Mas nas baterias de chumbo ditas de 12Ah, os 12Ah normalmente são válidos para descargas de 0.05C
Com descargas de 1C ficam-se por cerca de 60% (+-7.2Ah)
Já nessas A123 os 8Ah são válidos para descargas muito superiores a 1C.

O BMS das lifepo4 também deve estar a salvaguardar alguma carga, por isso com estas contas rápidas parece-me que 12Ah de chumbo fazem +- os mesmos kms que 8Ah de lifepo4.
Não vejo nada de errado.
As baterias não são A123, penso que são Wina.
Quando há uns meses atrás falei por mail com o Afreitas, ele tinha apontado para mais ou menos 10Ah headway de lítio seria o equivalente ao que tinha em chumbo.

Responder

Voltar para “e-bike”