Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilhar)

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilhar)

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigos, bem venho aqui iniciar este tópico para incentivar as pessoas a partilhar os seus projectos caseiros para que outros possam aprender um pouco de electrónica, ora este tópico servirá para que começe haver mais gente a iniciar-se na electrónica, é certo que quem não saiba nada nesta área ache um pouco dificil perceber as coisas, mas cá estaremos para ajudar no que for necessário, no entanto já inicei um tópico parecido na secção ( Geral ) das renováveis, mas lá será só para projectos que tenham a ver com a energia verde ok, agora como tenho visto existe por aqui muita gente que quer partilhar os seus projectos e não tinha uma área própria, assim fica aqui este tópico para esses projectos, e tal como mencionei nas renováveis os projectos ficam mais organizados e só num tópico e não por aí espalhados por vários posts..

Aqui nesta secção também podem inserir links do youtube caso os vossos projectos já estejam em video..

Recomendo também que caso já tenham projectos com as imagens inseridas em outros posts, façam simplesmente uma cópia do link da imagem e postem a mesma aqui e assim evita-se de encher o servidor ok..

Quero mencionar e deixar bem claro que ninguém é obrigado a mostrar esquemas nem é obrigado a explicar como os seus projectos foram feitos, isso cabe ao próprio autor se deve ou não partilhar a sua criação, agora se forem projectos já existentes em esquemas partilhados no youtube ou na net podem partilhar aqui os mesmos feitos por vocês, este será um tópico livre aos projectos caseiros..

Se tiverem projectos feitos que tenham a ver com as renováveis ( solar e eólica ) postem os mesmos no tópico de projectos caseiros na secção ( Geral ) das renováveis ok.. http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 20&t=18262" onclick="window.open(this.href);return false;

Espero que agora possam deixar aqui as vossas criações e que possam também ajudar quem precise..

Abraços.. e bons projectos..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

Não tinha reparado!
Otima ideia..... :)

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por sousacastro »

Emanuel Couto Escreveu:Não tinha reparado!
Otima ideia..... :)

Abraço.
Também acho.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

Vamos dar um pouco de movimento a este tópico..!!


E nada melhor para começar do que um projecto fresquinho que só agora vai começar :)


No meu trabalho utilizo muito aquelas lanternas de colocar na cabeça, que dão muito jeito para fazer trabalhos nos gabinetes dos pcs principalmente quando eles têm que ficar no lugar e por vezes em sítios com pouca luz, ou se tem luz fica com sombras, mesmo para verificar circuitos onde é necessário boa luz, etc..
Portanto é um equipamento que sempre utilizei muito.


Mas infelizmente ao fim de uns anos (poucos) começam a dar problemas, ou os leds começam a falhar, ou o interruptor queima, umas aquecem muito, e começa a estalar o verniz, e como as trilhas do circuito são muito finas começam a ficar corroídas perdendo contatos.
Por vezes o fabricante não faz um circuito como deve ser, enfim... montes de problemas, nem sei a quantidade de lanternas que já tive.
Comprei uma nos "chineses" que durou (5) meses :shock:


Por este facto decidi modificar esta da foto, que está uma lástima, só alguns leds davam luz, uns eram só piscar, até fazia mal a vista, e aquecia tanto que as baterias não duravam nada.


Plano para o projeto!


Reparar a carcaça que está rachada e partida num lado.
________________________________________________________


Retirar os leds todos, colocar leds novos de alto brilho (5mm).
________________________________________________________


Fazer a conversão de baterias (AA) para de lítio.
________________________________________________________


Colocar uma entrada para poder carregar a baterias, ou num carregador, ou no solar.
_________________________________________________________


Ia colocar um led SMD para avisar quando a bateria estivesse com pouca carga, mas acho que para o que é não vale a pena, quando a luz ficar mais fraca, será hora de carregar.


E é isso, vou ver se não levo muito tempo a fazer isso, porque tenho uma outra que não dá muita luz.
Anexos
lanterna1.jpg
lanterna1.jpg (140.28 KiB) Visto 10289 vezes
lanterna2.jpg
lanterna2.jpg (118 KiB) Visto 10289 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por serges »

O Homem não pára...

Parabéns e obrigado pela partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por AngelSpeedy »

Ora viva amigo Emanuel, já lá vão umas semanas que não falamos, tenho estado de férias e para vir aqui torna-se mais complicado, mas nestas férias não fiquei parado, fiz alguns projectos e já não tive tempo para outros que tinha em mente, no entanto parece que andamos em sintonia, eu acabei á uns 3 dias de alterar mais uma lanterna muito parecida com a que alterei em lisboa e que está no outro tópico das renováveis, fiz basicamente tudo igual, a única diferença é a bateria, esta é de gel, apesar de não gostar muito destas para agora esta terá de servir, lembro que esta também já está preparada para ser carregada pelo solar onde tem uma entrada para carregador de 5v, mas também pode ser carregada pelo carregador de parede como mostra nas imagens onde fiz alguns testes, o led indica que o carregamento está ligado, nesta lanterna foram inseridos 4 leds de 5mm 30.000l de alto brilho, agora posso dizer que a lanterna ficou super leve, foram retiradas 4 pilhas das grandes..

Fiz também um módulo muito simples para testar leds, onde tem 2 partes, uma delas até 12v de entrada e outra de 12v a 35v de entrada, este projecto ainda não tenho fotos pq ainda não está completo pq os chinocas aqui não tem caixas pequenas e só quando chegar a lisboa é que irei comprar lá e depois instalo tudo e meto aqui para voçês verem ok..

O projecto da fonte de alimentação de mesa com a fonte de computador foi por água abaixo e não foi para a frente porque a fonte estava mesmo uma desgraça e muito danificada, por isso aproveitei muitos componentes ainda bons e alguns dissipadores de calor muito úteis para outros projectos futuros..

Depois irei inserir também o meu projecto solar onde já fiz o upgrade, mas este só quando chegar a lisboa é que terei tempo para o inserir..

Para já fica aqui a nova lanterna alterada..
Anexos
1.jpg
1.jpg (492.13 KiB) Visto 10265 vezes
2.jpg
2.jpg (520.69 KiB) Visto 10265 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

serges Escreveu:O Homem não pára...

Parabéns e obrigado pela partilha!
Amigo Sérgio!
O que se faz por gosto não cansa :)
O meu dia de trabalho por vezes passa as (15horas) e o que faz estarmos envolvidos em várias coisas ao mesmo tempo.
____________________________________________________

Amigo AngelSpeedy!
Parece que estamos na mesma onda..!! no meu caso esta lanterna faz muita falta....

A tua ficou espectacular! assim fica mais leve e mais eficiente (bom trabalho).

Adoro ver estes projectos

Agora há pouco estive mais um tempinho na lanterna, depois posto fotos.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas, cá esperamos para ver a tua amigo, realmente estes projectos são porreiros de fazer, epa posso dizer que fiz as alterações a esta em meia tarde, lá é o hábito de as alterar que já faço isto rápido hehehehe..

Na semana que vem já insiro os outros projectos..

O problema as vezes é mesmo o tempo que temos para os fazer, mas quando começo algo é para ir até ao fim, em alguns projectos tento deixar espaço para upgrades ou para fazer novas melhorias ao que lá está..

Em relação ao que tinhas mencionado em cima sobre o led para indicar a falta de bateria, eu pensei nisso á uns tempos na 1ª lanterna, mas também desisti da ideia porque basta ligar no botão para ver se a luz está boa ou não e aí ve-se logo se tem ou não carga suficiente, por isso esquece mesmo esse led, é algo que não vale mesmo a pena..

Agora é estranho sermos sempre os mesmos a postar projectos, será que aqui não existe ninguém com mais ideias e com projectos feitos ?

Bom esperamos para ver, enquanto isso vamos nós construindo coisas lololol..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!
Já adiantei mais um pouquinho :)

Resolvi mudar o modo de ligação, assim fica com menos perdas por efeito joule.
Anexos
Lanterna3.jpg
Lanterna3.jpg (96.98 KiB) Visto 10205 vezes
Lanterna4.jpg
Lanterna4.jpg (122.28 KiB) Visto 10205 vezes
Lanterna5.jpg
Lanterna5.jpg (110.76 KiB) Visto 10205 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

Já faltou mais.
Anexos
Lanterna6.jpg
Lanterna6.jpg (131.89 KiB) Visto 10179 vezes
Lanterna7.jpg
Lanterna7.jpg (130.26 KiB) Visto 10179 vezes
Lanterna8.jpg
Lanterna8.jpg (132.65 KiB) Visto 10179 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por AngelSpeedy »

Amigo está a ficar bom, isso já parece uma pizza de solda hehehehe..

Mas já está quase, é só mais um pouco de paciência..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

Lanterna terminada :)


Ficou com uma luz muito forte (não se deve olhar diretamente) pois ficamos sem ver nada durante algum tempo :roll:
Muito leve, sem dúvida que fiquei muito satisfeito com o resultado.
E espero ter lanterna para uns (10) anos.


Comentários a respeito do trabalho.


Como já tinha referido, o fabricante não fez um bom trabalho na concepção da mesma, o que resultou em muitas perdas e consequentemente pouca autonomia das baterias, e mesmo a degradação precoce das trilhas e leds.
As ligações agora permitem uma circulação uniforme da corrente.


Neste projeto utilizei baterias de iões de lítio (Li-Ion) devido à sua elevada densidade energética e ao seu peso reduzido.
A diferença de potencial entre ânodo e cátodo pode variar entre (3,3V) a (4,2V) quando totalmente carregadas.


Mas se querem que estas baterias tenham uma vida alargada (e é como eu costumo fazer), não carreguem a (100%) no máximo (80%) e tb não deixem descarregar muito!


Sei que alguns agora ficam a pensar (mas assim não vais tirar partido da real capacidade das mesmas)...!!
Sim vou ter menos (Ap) disponíveis, mas em compensação as baterias poderão fazer o dobro, ou o triplo dos (ciclos) comparativamente a uma carga e descargas completas.


A respeito aos carregadores!
Não confio muito em alguns carregadores que andam por ai! (São autênticos destruidores de baterias) mas isto era tema para uma longa escrita....


Prefiro carregar as minhas baterias de lítio com carregadores feitos por mim, de preferência cargas lentas (0,2C) mas já carreguei a (0,5C) e no máximo a (1C)
Mas varia um pouco de bateria para bateria (diferentes reações químicas) resistências internas dos elementos, do tempo que os electrões levam a passar para o eletrodo negativo, etc, convém consultar sempre as especificações.


Já que estou a falar em baterias deste tipo!
As baterias que nunca se carregam e se descarregam totalmente, vão ficando "preguiçosas" e de vez em quando, convém fazer uma descarga mais profunda, ficando logo com mais autonomia.
Anexos
Lanterna9.jpg
Lanterna9.jpg (121.49 KiB) Visto 10081 vezes
Lanterna10.jpg
Lanterna10.jpg (165.39 KiB) Visto 10081 vezes
Lanterna11.jpg
Lanterna11.jpg (133.93 KiB) Visto 10081 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por AngelSpeedy »

Ora boas amigo Emanuel, já estou a ver qual é a lanterna, olha tenho uma dessas no carro mas ainda nem a utilizei, compreia para os trabalhos, mas até hoje nunca precisei dela, ainda está virgem de uso hehehe, talvez um dia tenha que fazer o mesmo se ela se passar.

A tua ficou muito boa sim senhor, agora de certeza tens ai lanterna para muitos aninhos, a não ser que haj algum led que morra, sabes que não nos podemos fiar muito nos leds, eles num momento estão bons e depois noutro passam-se de vez.. Enfim vida de led hehehe..

Agora é só partir para o próximo projecto amigo, eu vou ver se esta semana já arranjo por aqui outro e vou ver se completo o testador de leds metendo a board já feita na caixinha..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Wolfire »

Emanuel posta aí esse carregador de Li-Ion já testado e aprovado.
Tenho umas baterias dessas que retirei de umas baterias de notebook e me falta o carregador.
Não sei se esses que estão aí na net são confiáveis. :oops:


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Njay »

Oh Emanuel, se a lanterna é só isso que se vê nas fotos, parece-me que tens aí mais uma de duração chinesa :D
Talvez até dure menos, que as células de lítio têm certamente mais "power" que as pilhas alcalinas. Possivelmente continua, ou vai passar a, aquecer bem, não?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por AngelSpeedy »

Njay aquela lanterna de chinesa já não tem nada quase nada, só se for mesmo a carcaça porque de resto o Emanuel já alterou tudo, os leds também não sei se são de luz quente ou fria, mas se forem de luz fria podem estar horas ligados que nem aquece um pouco, digo isto porque eu nas minhas instalações só meto leds frios e estou super satisfeito e meto estes devido a não haver o perigo de aquecimentos devido a estarem horas ligados.

Eu já fiz várias lanternas tanto para mim como para os meus irmãos e estas já duram á mais de 7 meses sem carregar e com uso regular ( com poucas horas ), no entanto para o efeito que foram feitas estão a durar muito bem..

Desde que as façamos bem equilibradas entre os leds e a carga, estas vão durar imenso tempo, e o amigo Emanuel fez um trabalho porreiro pelo que as imagens mostram, por isso devem durar também bastante tempo..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por sousacastro »

Boas AngelSpeedy

A onde compras os leds? E que tipo de especificações têm?

Pois eu quero também fazer uma lanterna dessas para a minha sogra e para que dê luz suficiente estive a ver uns leds no ebay mas são de 3,2v e para a bateria no telemóvel que é de 3,7v só dava para inserir 1 led e quando disse que inseriu 4 leds de 5mm 30.000l de alto brilho deve ser com uma voltagem menor e em relação ao consumo de cada led?
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

Wolfire Escreveu:Emanuel posta aí esse carregador de Li-Ion já testado e aprovado.
Tenho umas baterias dessas que retirei de umas baterias de notebook e me falta o carregador.
Não sei se esses que estão aí na net são confiáveis. :oops:
Boas amigo! É muita coisa ao mesmo tempo...
Já estou há quase uma hora à procura nos meus pcs por este esquema.

Este carregador já levou porrada que se farta, e que apesar de já ter uns aninos, continua a funcionar (acho que na altura alterei algo na saída) mas já não lembro bem!!
Como podes ver é um circuito muito simples.

Tive um carregador que foi bem caro na altura (que lixou-me várias baterias) tinha um limitador que só disparava aos (4.5V) :shock:

Abraço.
Anexos
li-ion-battery-charger-for-mobile-p.gif
li-ion-battery-charger-for-mobile-p.gif (14.69 KiB) Visto 9971 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

Njay Escreveu:Oh Emanuel, se a lanterna é só isso que se vê nas fotos, parece-me que tens aí mais uma de duração chinesa :D
Talvez até dure menos, que as células de lítio têm certamente mais "power" que as pilhas alcalinas. Possivelmente continua, ou vai passar a, aquecer bem, não?
O que querias mais para uma lanterna....!!!!!!

Diz lá o porquê de não vai durar muito ....(((que depois logo te respondo)))
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por AngelSpeedy »

sousacastro Escreveu:Boas AngelSpeedy

A onde compras os leds? E que tipo de especificações têm?

Pois eu quero também fazer uma lanterna dessas para a minha sogra e para que dê luz suficiente estive a ver uns leds no ebay mas são de 3,2v e para a bateria no telemóvel que é de 3,7v só dava para inserir 1 led e quando disse que inseriu 4 leds de 5mm 30.000l de alto brilho deve ser com uma voltagem menor e em relação ao consumo de cada led?

Oi Sousacastro, comprar leds no ebay compensa pq arranjas grandes quantidades por um baixo preço, mas alguns podem vir com defeito e é algo que não eles não testam..

Eu tenho fornecedores próprios que não vendem ao público em geral, acho que só 1 loja é que vende ao público e para profissionais, mas para poucas quantidades não compensa o tempo de estar a mandar vir pelo ebay, agora para projectos futuros com muitos leds aí sim compensa..

Os leds como disse são de 5mm de 30.000mcd super brilho, e as caracteristicas são as seguintes : Tensão 3.0v a 4.0v / Corrente : 20mA

Amigo para uma bateria de telemóvel consegues meter mo max. 4 leds, até podias meter 6 mas aí já ias perder power..

Eu fiz uma com 12 leds á pouco tempo e tenho 4 pilhas de 1.2v em serie e resulta muito bem e dá para imenso tempo..

No entanto as lanternas que fiz com 28 leds levou também 4 pilhas e estas de 1.5v como podes ver na imagem que meti no tópico das renováveis e funciona muito bem..

Imagem

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”