Melhorar uma quase scooter electrica gix

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Responder

Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Melhorar uma quase scooter electrica gix

Mensagem por labutess »

Actualizando este DB

Ou melhor,desactualizando :lol: :lol: , retirei o lítio e voltei para as baterias de chumbo :x
Passados alguns meses sem andar e com as baterias de chumbo sem carregar desde do ano passado,voltei a coloca-las na scooter. Marcavam 0 volts e passado uma noite á carga, voltou a marcar 0volts,desmontando a caixa verifiquei que um terminal de uma bateria estava corroído e com o fio partido.Reparação fácil e com sorte poderei utilizar estas baterias para uma nova missão desta quase scooter :D .
Depois de uma carga individual das baterias e agora com uma carga a 48v. vamos ver como elas se aguentam para o novo percurso :?:
Anexos
descoberto o problema,terminal corruido
descoberto o problema,terminal corruido
1411843075147.jpg (18.53 KiB) Visto 8660 vezes

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Melhorar uma quase scooter electrica gix

Mensagem por Afreitas »

Esta máquina GIX, como deve saber é um dos primeiros modelos da Gingabike.
É um modelo de 2009, deverá ter 4 ou 5 anos de uso. As baterias de chumbo quando bem usadas podem aguentar-se vários anos e a máquina poderá fazer mais de 10.000 Km. com baterias de chumbo.

Porém este tipo de química não gosta de estar muito tempo sem carga. Se estas baterias estão sem carga há cerca de um ano, não deverão estar de muito boa saúde. Não entendi se após a carga a tensão se situava em 48 Voltes. Se assim for estamos perante um caso perdido. Seguramente não terá autonomia minimamente satisfatória.

De qualquer forma, baterias de chumbo com 4 ou 5 anos e muito tempo sem carga, e ainda a funcionar, é caso para reflectir no que se diz sobre os acumuladores de chumbo.
afreitas


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Melhorar uma quase scooter electrica gix

Mensagem por labutess »

Afreitas Escreveu:Esta máquina GIX, como deve saber é um dos primeiros modelos da Gingabike.
É um modelo de 2009, deverá ter 4 ou 5 anos de uso. As baterias de chumbo quando bem usadas podem aguentar-se vários anos e a máquina poderá fazer mais de 10.000 Km. com baterias de chumbo.

Porém este tipo de química não gosta de estar muito tempo sem carga. Se estas baterias estão sem carga há cerca de um ano, não deverão estar de muito boa saúde. Não entendi se após a carga a tensão se situava em 48 Voltes. Se assim for estamos perante um caso perdido. Seguramente não terá autonomia minimamente satisfatória.

De qualquer forma, baterias de chumbo com 4 ou 5 anos e muito tempo sem carga, e ainda a funcionar, é caso para reflectir no que se diz sobre os acumuladores de chumbo.

Quando me referi aos 48 volts, queria dizer que fiz a carga com as 4 baterias ligadas e com o carregador de origem da scooter. já tinha feito uma pequena carga individual a 12v cada uma.
Esta tarde já andei um pouco,uma pequena volta para ver se conseguia fazer o novo percurso e fez sem problemas.
Também fiquei surpreendido por elas terem recebido carga depois de estarem muito tempo sem serem carregadas :D
Vou fazer alguns carregamentos e descargas depois coloco aqui os valores para sabermos o verdadeiro estado delas.

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Melhorar uma quase scooter electrica gix

Mensagem por Afreitas »

Ah. Bom. Então pode acontecer que no final da carga tenham 54 ou mais volts.
Com um pouco de sorte se as baterias não sulfataram demasiado, poderá ainda fazer bastantes kilometros.

a) - As baterias de chumbo se não lhe forem feitas descarga muito profundas e se nunca passarem tempos mortos sem carga, duram muito tempo.

Há cerca de dois meses, uma cliente dos Açores/Ponta Delgada informou-nos que usou uma bicicleta VORTEX com baterias de chumbo durante três anos com viagens de 22 km. todos os dias (11 km ida e volta). Passados três anos necessita de novas baterias porque já não chega a casa com carga e a tendência é para piorar.

3 anos = 678 dias úteis.
Partindo do princípio que não usa a máquina ao fim de semana, terá feito: 226 x 3 = 678 dias. 678 dias x 22 Km = 14.916 Km.

A máquina com baterias novas tem autonomia para cerca de 35 Km.
Como só usa 22Km, não fazia descargas muito profundas.
Carregava todas as noites.

Deste exemplo podemos concluir que: O que referi no ponto a), se revela absolutamente indesmentível.

Código: Selecionar todos

 Moderado. Infracção à Regra n.º 6 
afreitas

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Melhorar uma quase scooter electrica gix

Mensagem por Emanuel Couto »

Afreitas! Não pode andar a fazer ((publicidade dos seus produtos)) na maioria dos comentários que faz no fórum e não só... :shock:

Assim dá a entender que só utiliza este espaço para proveito próprio... :!: :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Melhorar uma quase scooter electrica gix

Mensagem por Afreitas »

Moderado.
Última edição por Volt em segunda set 29, 2014 12:37 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Art.º 6.
afreitas

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Melhorar uma quase scooter electrica gix

Mensagem por Emanuel Couto »

Afreitas! não tem nada a haver com o comentário em si! O qual todos nós agradecemos.

Tem a haver com o facto de que sempre que faz um post, faz publicidade aos seus produtos, sem falar que ((apesar que já ter sido avisado que não o pode fazer)) anda a criar tópicos, fora dos classificados, a fazer ((mais uma vez)) publicidade... sabendo perfeitamente que vai contra as regras do fórum!!!

Com esta atitude! aqui no Fórum não vai vai longe...
Há um ditado que diz (quem tudo quer tudo perde...)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


vascoarf01
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado set 17, 2016 4:08 pm

Re: Melhorar uma quase scooter electrica gix

Mensagem por vascoarf01 »

Ola eu tenho uma muito parecida e nao anda nd ela em linha reta da tipo os 15 qual sera o problema ? Alguém me pode ajudar ?


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Melhorar uma quase scooter electrica gix

Mensagem por labutess »

vascoarf01 Escreveu:Ola eu tenho uma muito parecida e nao anda nd ela em linha reta da tipo os 15 qual sera o problema ? Alguém me pode ajudar ?

Se ainda tiver baterias de chumbo,o probem a poderá estar aí, eu meti baterias de lítio e a velocidade aumentou como também reduzio o peso.


pma384
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo mar 12, 2017 9:47 pm

Re: Melhorar uma quase scooter electrica gix

Mensagem por pma384 »

Comprei tb uma gix, mudei para lítio (as de chumbo já não carregavam) e faz 25 km à vontade com uma carga, a 30-35 km/h, com subidas pelo meio. A suspensão é que é péssima. Alguém sabe onde posso arranjar amortecedores novos?


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Melhorar uma quase scooter electrica gix

Mensagem por labutess »

Podes comprar nas casas de peças para motas,a minha levou amortecedores atrás de uma zundap,
ficou um pouco mais alta mas funciona bem.
Há frente,ainda não montei,mas tenho a suspensão completa de scooter normal para montar.tive que alterar a medida do veio,foi feito por um torneiro .

Responder

Voltar para “e-bike”