atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

rsduarte
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda jul 03, 2006 10:37 am

Mensagem por rsduarte »

boas a todos.

devido a estar com muitas dúvidas em relação a este tema, gostaria que alguém me pudesse esclarecer.

já uso ovd vai para 1 ano, sempre em quantidades reduzidas (entre 15% e 30%), e já vou com 28.000 kms.

- ao realizar a operação de anular o retorno do combustível para o depósito poderá acontecer entrar ar no sistema? e se tal acontecer o que poderei fazer? (não percebo nada de mecânica mas aprendo com alguma facilidade, digo eu). e mais importante, ao entrar ar no sistema poderei ter problemas no motor/injecção ou a única coisa que vai acontecer é a bomba de gasóleo ferrar?



[/list]

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

este não deve ter problemas. tem bosch ou kiki rotativa. deve aguentar bem até ov50 no verão.[/quote]

estou a ficar baralhado, hoje estive de volta do carro e andei a ver o circuito de combustivel a bomba de gasóleo, retorno, filtros, etc, voçês sabem.....


fiquei com uma dúvida, a minha bomba de combustivel (fica por cima e acoplada ao filtro de combustivel) parece ser uma bosch, pelo menos é muito semelhante ás que vi em outros carros equipados com esta mesma bomba, refiro isto porque a minha não tem qualquer marca gravada, apenas o suporte metálico tem gravado "nissan". não consigo igualmente descobrir qual a marca da bomba injectora, não tem qualquer marca e ainda por cima está num local de dificil acesso.

alguém pode dar uma ajuda??
Frita frita Terrano I

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

jscavalh Escreveu:este não deve ter problemas. tem bosch ou kiki rotativa. deve aguentar bem até ov50 no verão.

estou a ficar baralhado, hoje estive de volta do carro e andei a ver o circuito de combustivel a bomba de gasóleo, retorno, filtros, etc, voçês sabem.....


fiquei com uma dúvida, a minha bomba de combustivel (fica por cima e acoplada ao filtro de combustivel) parece ser uma bosch, pelo menos é muito semelhante ás que vi em outros carros equipados com esta mesma bomba, refiro isto porque a minha não tem qualquer marca gravada, apenas o suporte metálico tem gravado "nissan". não consigo igualmente descobrir qual a marca da bomba injectora, não tem qualquer marca e ainda por cima está num local de dificil acesso.

alguém pode dar uma ajuda??
estes carros foram equipados só com bosch ou kiki rotativa. não precisas perder mais tempo com isso.
Última edição por hynek em quarta jun 20, 2007 4:06 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá rsduarte
ao realizar a adaptação, vai seguramente entrar ar no sistema. a entrada de ar pode provocar duas situações, ambas desagradáveis. a primeira é que o ar pode desferrar a bomba. portanto o caro soluça e pára. o outra é a oxidação do combustível, pode não ser muito importante mas nós aqui não queremos ouvir essa palavra
para eliminar o ar do sistema existem diversas opções, dependendo da configuração do sistema:
1ª no caso de existir uma bomba manual no circuito (pode ser uma pêra em borracha, um embolo, ou uma bomba no topo do filtro, nesta situação o filtro deve ter um parafuso de purga no topo ou até na entrada da bomba de injecção. basta aliviar este parafuso (ou união "banjo") e dar à bomba até o combustível sair sem bolhas de ar. (cuidado para limpar tudo cuidadosamente).
2º alguns circuitos não têm este dispositivo (como o meu 190d, infelizmente) e dependem exclusivamente do retorno para remover quaisquer bolhas de ar. neste caso é necessário improvisar, quer utilizando uma válvula automática, quer usar um tubo de plástico transparente para chupar o ar por aí. não é uma tarefa agradável mas também não é nada de transcendente.
a realizar qualquer adaptação eu recomendava uma válvula automática ou uma bomba manual. a vantagem da primeira é poder purgar o ar mesmo nas situações em que se deixa acabar o combustível do tanque, a vantagem da segunda é a simplicidade e custo.
resta acrescentar que, em mais de 6 meses que levo com uma adaptação destas num circuito sem válvula automática, só agora é que tive que sangrar o circuito. (circuito simples com bomba rotativa sem bomba de transferência, tê colocado imediatamente depois da pêra de borracha). o único problema que tive foi devido ao filtro de combustível mal montado pelo mecânico (nunca mais!!!).

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

senhores,

para ser sincero, a montagem de meu kit já está quase toda ok, tive um problema com a bomba de transferência ao isolá-la do circuito do diesel (somente a bi consegue puxar o gasóleo, mas recomendo utilizar a bomba de transferência tanto para diesel quanto para ov).
instalei mangueiras opacas que posso controlar se há ou não ar no retorno da bi. constatei que há uma quantidade razoável de ar no retorno, às vezes pequenas bolhas unidas e por vezes grandes bolsões que atingem cerca de 5 cm da tubulação de 8mm.
dessa forma, creio que torna-se fundamental haver um purgador de ar do sistema após o retorno, tanto para diesel quanto para ov, caso não queiram manter o diesel retornando ao tanque.
como essa semana estou em viagem sem minha pick-up, não posso postar fotos/vídeos, mas na próxima semana estarei filmando o fato e postando aqui para comentários.
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá jscavalh
este é o local para tratarmos do teu assunto.
a configuração que tens no teu motor deve ser esta:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 8041#18041
embora os tubos de retorno da bomba e de retorno ao tanque se juntem no topo do filtro.
agora importava confirmar a presença da bomba de transferência. indica lá a marca modelo e ano do teu carro.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

manuelcar, boa noite, obrigado pelo link contudo já o tinha estudado e para um leigo como eu é fácil confundir os items já que os mesmos não têm legendas.

aqui vai a inf. do meu carro:

nissan terrano i (1994)
Frita frita Terrano I

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

manuel, obrigado mais uma vez,

o que entendi da montagem é que os 2 tubos que vão para a bomba, afinal um é o retorno da bi ao filtro só depois é que vai para o depósito correcto? pensava que ia directamente ao deposito mas também foi burrice porque se sabia que um dos tubos que sai do filtro era o retorno, este também tinha que ter a sua canalização da bi para o filtro. ok

quanto á bomba de transferência não sabia que era descentrada (seja lá o que isso significa), penso tratar-se da necessidade de fazer a filtragem em 2 passos.

a purga que falas é no caso de desferragem???
Frita frita Terrano I


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

descentrada (seja lá o que isso significa),
também não sei o que significa.
o sistema funciona assim. o combustivel vem do tanque e alimenta uma bomba mecânica (por vezes electrica),essa bomba vai fazer com que o combustivel passe pelo filtro, com pressão e débito dependente da rotação do motor. o excesso de combustivel (porque esta bomba movimenta sempre mais combustivel do que o necessário pela bomba de injecção) vai retornar ao tanque juntamente com o retorno da bi e dos injectores e algum ar que exista. assim a bi está sempre alimentada, o sistema livre de ar, e não existe muita pressão no circuito. é assim que funciona, e deve sempre funcionar excepto no que diz respeito ao retorno ao tanque.
para alterares o circuito precisas de ligar o retorno (o tubo que sai do filtro juntamente com o retorno da bomba) através de um tê até ao tubo que vai para a bomba de transferência, antes desta. assim o retorno vai sempre para um circuito sem pressão e não volta ao tanque. resta apenas ver como se vai proceder para purgar qualquer bolha de ar que exista no circuito...
verifica lá "in loco" o que te digo.
a purga de que falo é exactamente isso. sangrar o sistema.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »



relativamente á purga penso que sim, efectivamente a bomba primária ou de transferência que se encontra por cima do filtro tem uma botoneira (de botão) que facilmente se conclui ser para calcar, ora deve ser para quando se troca o filtro e o circuito fica desferrado, ou sem partes com combustivel, sendo assim será que serve o propósito de purga também?...

quando aos retornos, se entendi bem a tua explicação existem dois??? um que sai do filtro e outro que sai da bi??? então deverão unir-se algures antes de irem para o depósito, (pois não vejo 3 tubos a sair do depósito nem tal fazia sentido).

apesar de ir verificar de novo e tentar enviar-te uma foto, (esta está dificil porque os emails vêm todos devolvidos) penso que o retorno da bi vai ao filtro e depois segue do filtro para o depósito, só assim faz sentido a quantidadde de tubos e disposição dos mesmos.

abraço
Frita frita Terrano I


jorgespinto
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quarta jun 13, 2007 7:46 pm

Mensagem por jorgespinto »

boas

eu tenho o saxo 1500 d de 2001 e estou neste tópico a ler que se deve ter cuidado com o ar. mais concretamente o que tenho de fazer no saxo para não criar ar? tenho de fazer alguma alteração?

cumpts


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

não! com tubos em condições e uniões bem apertadas não há problemas. o saxo tem uma bomba de purga manual e um parafuso no topo do filtro que serve para esse efeito.


jorgespinto
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quarta jun 13, 2007 7:46 pm

Mensagem por jorgespinto »

obrigado pela resposta.

só mais uma pergunta:

e quando é devo ir ao parafuso tirar o ar? com que frequência?

cumps

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

e quando é devo ir ao parafuso tirar o ar? com que frequência?
no meu entender só s ele falhar
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

ao fim de seis meses fui verificar e tinha um pouco de ar. de resto uma inspecção do tubo transparente permite ver se circulam bolhas.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

relativamente á purga penso que sim, efectivamente a bomba primária ou de transferência que se encontra por cima do filtro tem uma botoneira (de botão) que facilmente se conclui ser para calcar, ora deve ser para quando se troca o filtro e o circuito fica desferrado, ou sem partes com combustivel, sendo assim será que serve o propósito de purga também?...
está correcto. mas isso não é uma bomba de transferência. é uma bomba de purga manual e serve para o efeito que dizes.


Palmeta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 03, 2007 7:24 pm
Localização: Torres Novas

retorno directo ao filtro

Mensagem por Palmeta »

pela minha experiencia nada disso é necessário piosa canalizei o retorno da bomba directamente para a entrada do filtro com um auxilio de nada mais que um t metálico dos acessórios do gás. foi fantástico. tenho sempre o filtro quente e agora para cada 66 litros de óleo ponho apenas 12 de gasóleo. há coisas fantásticas não há?

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: retorno directo ao filtro

Mensagem por hynek »

palmeta Escreveu:pela minha experiencia nada disso é necessário piosa canalizei o retorno da bomba directamente para a entrada do filtro com um auxilio de nada mais que um t metálico dos acessórios do gás. foi fantástico. tenho sempre o filtro quente e agora para cada 66 litros de óleo ponho apenas 12 de gasóleo. há coisas fantásticas não há?
cuidado com esse t - tem de ser próprio para combustível. se for em cobre ou latão, não serve para ov nem bd. podes mandar galvanizar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá palmeta, bem vindo ao fórum
apresenta-te primeiro na secção apropriada, s.f.f.
eu também usei um acessório do gaz, mas existem algumas restrições ao uso de cobre e ligas contendo cobre pelo que a prazo não será uma solução perfeita mas ainda assim melhor que retornar ao tanque.
infelizmente a tua solução é apenas meia solução. aproveitando o retorno quente atinges facilmente 10º acima da temperatura normal, talvez um pouco mais se isolares bem o filtro, mas isso é muito pouco. eu fiz os testes e verifiquei que ao fim de 20 minutos de esforço da bomba de injecção a temperatura não foi a mais de 45º. ora isto está muito longe dos quase 70º necessários para reduzir o esforço para níveis aceitáveis para andar a ov50. a percentagem que usas, para além de trazer problemas na câmara de combustão e no cárter, ainda se vai traduzir num enorme esforço da bomba de injecção sempre que o motor está a funcionar. a 45º a viscosidade do óleo, ainda que diluído, é demasiado elevada.
eu também tenho um amigo que faz o mesmo que tu, mas comprou o carro por 500€ e sabe que o vai trocar ao fim de um ano. não sei se é esse o teu caso.


Palmeta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 03, 2007 7:24 pm
Localização: Torres Novas

Viva

Mensagem por Palmeta »

lhe garanto que fica a bem mais de 45º´. além disso já tenho 5000 km assim feitos e acho que funciona melhor que com gasóleo. a bomba martela muito menos e todo o nível vibratório do motor melhorou. parece-me ainda que a potencia tb melhorou um pouco além disso os kits elsbett para o meu modelo são bastante simples e creio justificarem-se apenas para países mais frios que o nosso.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”