Projecto de AQS e duvidas

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por carfes »

Boa tarde

Aproveito o tópico para partilhar a minha experiência e colocar umas duvidas.

Comprei uma moradia em 2013 que tem AQS dos básicos com termosifão exterior de 200 lts
Não tinha aquecimento de apoio (esquentador ou outro) e como tal o aquecimento era feito pela resistência eléctrica do termosifão
No fim do Inverno recebi a fatura electrifica com umas quantas centenas de Euros...

Coloquei um temporizador na resistência e mudei para bi-horário para apenas aquecer de noite reduzindo drasticamente o consumo.
Estava a ligado em media 2h/dia x 2000w (resistencia) = 4Kwhs /dia = 120 Kws/mês

Entretanto chegou o Verão e deixei de necessitar de aquecimento extra.

Voltou novamente o Inverno e como mesmo assim achava que estava a gastar muito, adicionei um termo-acumulador de 50lt dentro de casa.
Com este processo diminui ainda mais o consumo e está neste momento a gastar:
ligado em media 1,5h/dia x 1500w (resistencia) = 2,25Kwhs /dia = 67,5 Kws/mês

Com estas ondas de calor percebi que como o sistema de AQS tem um "misturador" para a agua vir já abaixo de uma especifica temperatura , não estou a aproveitar o sistema ao máximo.

Queria desactivar por completo esse "misturador" ou aumentar a temperatura para o máximo mas não vejo como o posso fazer...
Alguma ideia?


ahramis
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo abr 13, 2008 7:33 pm

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por ahramis »

Se anular o misturador corre o risco de deteriorar toda a canalização, pois a temperatura da água no verão pode atingir cerca de 100 graus. O misturador tem um regulador. 45 graus é uma temperatura equilibrada.

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por david_neves »

carfes Escreveu:Boa tarde

Aproveito o tópico para partilhar a minha experiência e colocar umas duvidas.

Comprei uma moradia em 2013 que tem AQS dos básicos com termosifão exterior de 200 lts
Não tinha aquecimento de apoio (esquentador ou outro) e como tal o aquecimento era feito pela resistência eléctrica do termosifão
No fim do Inverno recebi a fatura electrifica com umas quantas centenas de Euros...

Coloquei um temporizador na resistência e mudei para bi-horário para apenas aquecer de noite reduzindo drasticamente o consumo.
Estava a ligado em media 2h/dia x 2000w (resistencia) = 4Kwhs /dia = 120 Kws/mês

Entretanto chegou o Verão e deixei de necessitar de aquecimento extra.

Voltou novamente o Inverno e como mesmo assim achava que estava a gastar muito, adicionei um termo-acumulador de 50lt dentro de casa.
Com este processo diminui ainda mais o consumo e está neste momento a gastar:
ligado em media 1,5h/dia x 1500w (resistencia) = 2,25Kwhs /dia = 67,5 Kws/mês

Com estas ondas de calor percebi que como o sistema de AQS tem um "misturador" para a agua vir já abaixo de uma especifica temperatura , não estou a aproveitar o sistema ao máximo.

Queria desactivar por completo esse "misturador" ou aumentar a temperatura para o máximo mas não vejo como o posso fazer...
Alguma ideia?
A soluçao é simples ou vendes o teu no olx e compras um com tubos a vacuo ou entao vais ter que adicionar um painel, penso ser uns 300e.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por CrOhN »

Retiras o dito misturador e ligas directo.


Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por carfes »

Olá

Estive a pesquisar e aquilo chama-se "Misturadora termostática anti-queimadura".

O objectivo é que de Inverno a agua chegue o mais quente possível ao Termoacumulador para gastar o mínimo possível em aquecimento eléctrico.
De Verão vou acrescentar um "by-pass" para a agua vir directamente do Termosifão e não usar por completo o Termoacumulador

Estava a procura de uma forma simples de simplesmente aumentar a temperatura ou desligar por completo no Inverno. Mas ainda não vi forma sem mexer na instalação...

Obrigado


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por sugarstorm »

Boas,

Há uma coisa que não percebo.
Eu, tal como o carfes, também utilizo electricidade como apoio aos meus paineis. Mas apenas ligo a resistência quando não há sol! Verão ou Inverno.
Por exemplo, nas 3 últimas semanas, quando esteve chuva, esteve ligada, mas nos últimos 7 dias esteve sempre desligada a resistência pois o sol voltou.
Para isso, tenho o relógio temporizador dentro de casa, de forma a todos os dias poder verificar qual a temperatura no depósito e depois calcular quanto tempo ligo a resistência.
Por acaso não tem termómetro no depósito?
Está a aquecer sempre, todos os dias, mesmo os que têm um lindo sol?

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por CrOhN »

Sugarstorm, ela já não usa a resistência do acumulador do termo-sifão. Só usa o tal cilindro de 50l dentro de casa. Esse sim, está ligado à corrente.

O que ele pretende agora é evitar que a água venha do termosifão já temperada.

Carfes, sem mexer na instalação, só metendo a misturadora no máximo. E, mesmo assim, se calhar queres mais. Dessa forma, só com bypass.


Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por carfes »

CrOhN Escreveu:Carfes, sem mexer na instalação, só metendo a misturadora no máximo. E, mesmo assim, se calhar queres mais. Dessa forma, só com bypass.
Era o meu medo... vou ver se consigo por aquilo no máximo pois não queria estar a mexer na instalação...
Obrigado a todos pela ajuda

Fica também aqui a minha experiência que como podem ver demonstra que acrescentando o termo-acumulador dentro de casa consigo reduzir quase para metade os consumos.
Ponderei colocar esquentador com sensor para aquecer apenas a agua o necessário mas não encontrei nenhum abaixo de 350€ enquanto que o Termoacumulador custou 160€... a diferença de preço só da aquisição dá para pagar a electricidade do Temo-acumulador durante os próximos 4 anos... penso que foi uma excelente opção e muito económica.


ahramis
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo abr 13, 2008 7:33 pm

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por ahramis »

Uso esquentador da Vulcano - compacto e termostático - instalado após o misturador de água que vem do painel, o qual apenas aquece o necessário para atingir a temperatura que lhe marco no visor digital...

De qq modo, quem tem esquentador vulcano / junkers normal, a Vulcano vende um kit de adaptação colocado sob o esquentador que permite a esse esquentador trabalhar como o anterior...


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por mcarneiro »

sugarstorm Escreveu:Boas,

Há uma coisa que não percebo.
Eu, tal como o carfes, também utilizo electricidade como apoio aos meus paineis. Mas apenas ligo a resistência quando não há sol! Verão ou Inverno.
Por exemplo, nas 3 últimas semanas, quando esteve chuva, esteve ligada, mas nos últimos 7 dias esteve sempre desligada a resistência pois o sol voltou.
Para isso, tenho o relógio temporizador dentro de casa, de forma a todos os dias poder verificar qual a temperatura no depósito e depois calcular quanto tempo ligo a resistência.
Por acaso não tem termómetro no depósito?
Está a aquecer sempre, todos os dias, mesmo os que têm um lindo sol?
Boas,

Eu acho que está uma grande confusão neste topico, ora vamos lá ver, todos os termossifões têm termostato no deposito ,isto desde que tenham resistencia auxiliar de aquecimento, que são a maior parte, normalmente regula-se o termostato para uma temperatura de 65º a 70º , embora o termostato permita regular até ao maximo de 90º , isto evita que nos dias de sol a resistencia ligue , pois qualquer termossifão atinge temperaturas superiores a 70º, como a temperatura da agua nos dias de sol já é superior á temperatura que está regulada no termostato, a resistencia não liga, a resistencia só vai ligar se a agua estiver a uma temperatura inferior a 70º

eu no meu caso , tenho um temporizador no circuito que alimenta a resistencia ,que evita que a resistencia ligue , só liga no horario programado , quando a temperatura no deposito está inferior ao que está programado no termostato.

Já agora a termostatica , ou misturador como voçes chamam, serve basicamente como um sistema de segurança a para evitar queimaduras graves, deve estar sempre instalada para evitar as referidas queimaduras ,e regulada para uma temperatura não superior a 45º, actualmente é obrigatoria. agua a 75º ou 80º como pode atingir no verão, provoca queimaduras muito graves. sobretudo se há crianças em casa , terá sempre que estar regulada para uma temperatura baixa.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por mcarneiro »

CrOhN Escreveu:Sugarstorm, ela já não usa a resistência do acumulador do termo-sifão. Só usa o tal cilindro de 50l dentro de casa. Esse sim, está ligado à corrente.

O que ele pretende agora é evitar que a água venha do termosifão já temperada.

Carfes, sem mexer na instalação, só metendo a misturadora no máximo. E, mesmo assim, se calhar queres mais. Dessa forma, só com bypass.

Boas,

Então ele tem é a termostatica no sitio errado, a termostatica no caso dele tem que ficar à saida do termoacumulador , porque onde está não está a fazer nada ! há com cada instalador...

e ainda por cima obriga o termoacumulador a trabalhar constantemente. :o :?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por CrOhN »

A solar, está no sítio certo. Agora não sei se tem alguma à saida do termo-acumulador de 50l. A bem ser, este estará regulado para uma temperatura relativamente baixa, uns 50º, digo eu..

Apesar de trabalhar constantemente, fica-lhe mais barato que usar a do termo-sifão intermitentemente.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por mcarneiro »

[quote="CrOhN"]A solar, está no sítio certo. Agora não sei se tem alguma à saida do termo-acumulador de 50l. A bem ser, este estará regulado para uma temperatura relativamente baixa, uns 50º, digo eu..

Apesar de trabalhar constantemente, fica-lhe mais barato que usar a do termo-sifão intermitentemente.[/quote

Boas,

só estaria no sitio certo se nao existesse o termoacumolador, havendo o termoacumulador tem que ficar à saida do mesmo, o que devia de acontecer era , a agua saía do termossifão sem ser misturada, porque chegando já misturada , o acontece é que a resistencia do termoacumulador vai aquecer novamente a agua que foi misturada.

O que devia acontecer era a agua saia do termossifão por exemplo a 70º entra no termoacumulador , e volta a sair, e ai sim, está a termostatica para fazer a mistura e reduzir a temperatura, caso da agua não venha quente do termossifão porque não há sol suficiente, o termostato do termoacumulador vai detectar e vai ligar para aquecer a agua até a temperatura programada.

como está montado actualmente além de estar a desperdiçar energia , e atermostatica não está a fazer o que é suposto, que é regular a temperatura da agua é distribuida pela casa.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por CrOhN »

mcarneiro Escreveu: só estaria no sitio certo se nao existesse o termoacumolador, havendo o termoacumulador tem que ficar à saida do mesmo, o que devia de acontecer era , a agua saía do termossifão sem ser misturada, porque chegando já misturada , o acontece é que a resistencia do termoacumulador vai aquecer novamente a agua que foi misturada.

O que devia acontecer era a agua saia do termossifão por exemplo a 70º entra no termoacumulador , e volta a sair, e ai sim, está a termostatica para fazer a mistura e reduzir a temperatura, caso da agua não venha quente do termossifão porque não há sol suficiente, o termostato do termoacumulador vai detectar e vai ligar para aquecer a agua até a temperatura programada.

como está montado actualmente além de estar a desperdiçar energia , e atermostatica não está a fazer o que é suposto, que é regular a temperatura da agua é distribuida pela casa.

Que é precisamente o que ele perguntou no inicio do tópico, o que devia fazer para evitar isso...


Quase nenhum termoacumulador é instalado com misturadora termostática, eu pelo menos, nunca vi... Precisamente porque o termoacumulador permite com facilidade que regules isso no equipamento. Num painel solar, não tens esse controlo, quando aquece, é até onde der. Daí a obrigatoriedade da valvula.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por mcarneiro »

CrOhN Escreveu:
mcarneiro Escreveu: só estaria no sitio certo se nao existesse o termoacumolador, havendo o termoacumulador tem que ficar à saida do mesmo, o que devia de acontecer era , a agua saía do termossifão sem ser misturada, porque chegando já misturada , o acontece é que a resistencia do termoacumulador vai aquecer novamente a agua que foi misturada.

O que devia acontecer era a agua saia do termossifão por exemplo a 70º entra no termoacumulador , e volta a sair, e ai sim, está a termostatica para fazer a mistura e reduzir a temperatura, caso da agua não venha quente do termossifão porque não há sol suficiente, o termostato do termoacumulador vai detectar e vai ligar para aquecer a agua até a temperatura programada.

como está montado actualmente além de estar a desperdiçar energia , e atermostatica não está a fazer o que é suposto, que é regular a temperatura da agua é distribuida pela casa.

Que é precisamente o que ele perguntou no inicio do tópico, o que devia fazer para evitar isso...


Quase nenhum termoacumulador é instalado com misturadora termostática, eu pelo menos, nunca vi... Precisamente porque o termoacumulador permite com facilidade que regules isso no equipamento. Num painel solar, não tens esse controlo, quando aquece, é até onde der. Daí a obrigatoriedade da valvula.
é verdade que por enquanto não é obrigatorio mas apenas recomendavel a existencia de torneira termostatica em instalações que só tenham esquentador ou termoacumulador, mas quando exististe um solartermico na instalação a termostatica é obrigatoria (estamos a falar de instalações novas, sem isso não passam a inspeçãoe a certificação),e tem que estar colocada no local certo , se estiver entre o solartermico e o termoacumolador , vai efectivamente controlar a temperatura da agua que entra no termoacumulador mas à saida não há qualquer controle .se o termoacumulador estiverter regulado para uma temperatura baixa, se não houver avarias do termostato,não há problema, mas não de haver desperdicio de energia..

resumo da questão , a opção de fazer um bypass é errada, resolver o problema da maneira também não é muito caro, se o colega não tiver jeito pra coisa, qualquer canalizador faz aquilo numa horita, é só retirar a termostatica do sitio onde está ,usar uniões para unir os tubos ,e instalar instalar a termostatica á saida do termoacumulador , e regular o termostato do termoacumulador para uma temperatura semelhante à da agua que sai do solartermico.


Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por carfes »

Obrigado por toda a informação.
Vou contactar um canalizador para ver se muda aquilo
Obrigado


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por lrds »

mcarneiro Escreveu:
CrOhN Escreveu:
mcarneiro Escreveu: só estaria no sitio certo se nao existesse o termoacumolador, havendo o termoacumulador tem que ficar à saida do mesmo, o que devia de acontecer era , a agua saía do termossifão sem ser misturada, porque chegando já misturada , o acontece é que a resistencia do termoacumulador vai aquecer novamente a agua que foi misturada.

O que devia acontecer era a agua saia do termossifão por exemplo a 70º entra no termoacumulador , e volta a sair, e ai sim, está a termostatica para fazer a mistura e reduzir a temperatura, caso da agua não venha quente do termossifão porque não há sol suficiente, o termostato do termoacumulador vai detectar e vai ligar para aquecer a agua até a temperatura programada.

como está montado actualmente além de estar a desperdiçar energia , e atermostatica não está a fazer o que é suposto, que é regular a temperatura da agua é distribuida pela casa.

Que é precisamente o que ele perguntou no inicio do tópico, o que devia fazer para evitar isso...


Quase nenhum termoacumulador é instalado com misturadora termostática, eu pelo menos, nunca vi... Precisamente porque o termoacumulador permite com facilidade que regules isso no equipamento. Num painel solar, não tens esse controlo, quando aquece, é até onde der. Daí a obrigatoriedade da valvula.
é verdade que por enquanto não é obrigatorio mas apenas recomendavel a existencia de torneira termostatica em instalações que só tenham esquentador ou termoacumulador, mas quando exististe um solartermico na instalação a termostatica é obrigatoria (estamos a falar de instalações novas, sem isso não passam a inspeçãoe a certificação),e tem que estar colocada no local certo , se estiver entre o solartermico e o termoacumolador , vai efectivamente controlar a temperatura da agua que entra no termoacumulador mas à saida não há qualquer controle .se o termoacumulador estiverter regulado para uma temperatura baixa, se não houver avarias do termostato,não há problema, mas não de haver desperdicio de energia..

resumo da questão , a opção de fazer um bypass é errada, resolver o problema da maneira também não é muito caro, se o colega não tiver jeito pra coisa, qualquer canalizador faz aquilo numa horita, é só retirar a termostatica do sitio onde está ,usar uniões para unir os tubos ,e instalar instalar a termostatica á saida do termoacumulador , e regular o termostato do termoacumulador para uma temperatura semelhante à da agua que sai do solartermico.
Vamos a ver se entendo.
A água vem do AQS e entra no cilindro? Então se for usar água quente, que está no sistema solar, 1º tem de bazar os 50l de água fria que está no cilindro. Ou a água do cilindro já está quente, pela resistência. Não percebo, que vantagens traz esta maneira de trabalhar. Pra mim está tudo muito confuso.

Eu trabalho com a resistência do AQS, quando está morna, até 38º complemento com a resistência até cerca de 45 ou 50 graus só o necessário para as necessidades. Se estiver abaixo disso, uso esquentador ou bailarina.
Inté


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Projecto de AQS e duvidas

Mensagem por mcarneiro »

lrds Escreveu: Eu trabalho com a resistência do AQS, quando está morna, até 38º complemento com a resistência até cerca de 45 ou 50 graus só o necessário para as necessidades. Se estiver abaixo disso, uso esquentador ou bailarina.

boas,

é na realidade um bocado confuso, apenas porque o AQS do colega não tem resistencia auxiliar , quando não há sol é no termoacumulador que a agua é aquecida.

Mas acho que agora já foi esclarecido :lol:

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”