Dimensionamento vaso de expansão, permutador, bomba circulad

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
lucho8sm
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça nov 11, 2014 4:51 am

Dimensionamento vaso de expansão, permutador, bomba circulad

Mensagem por lucho8sm »

Boas, eu tenho de fazer um trabalho que é um um sistema solar térmico para aquecimento de uma piscina, consequentemente já dimensionei a qtd de paieis (área de captação solar), utilizei o painel solar KAPLAN 2.0, mas o problema é que nao encontro os cálculos na internet para dimensionar o vaso de expansão, a bomba circuladora e o permutador, pois os cálculos que encontro disso tem a ver com o AQS e eu não quero AQS. Só quero aquecimento da piscina.

Características da piscina:
Localização: Porto
Volume – 45m3 (6m * 5m * 1.5m)
Área de captação Solar necessária= 3.45m2
Paineis necess= 3 paineis KAPLAN 2.0

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Dimensionamento vaso de expansão, permutador, bomba circ

Mensagem por BondadeSua »

lucho8sm Escreveu:os cálculos que encontro disso tem a ver com o AQS e eu não quero AQS. Só quero aquecimento da piscina.
Eu não sei nada do assunto, mas daquilo que sei, o vaso de expansão só tem a ver com o depósito de água aquecida, e que depois vai "parar" à piscina...regressando ao depósito para ser "novamente aquecida". Se tem valores para "um" depósito(?), já tem valores para "os" depósitos que instalar... é só fazer as contas, como diria o engenheiro! :lol:
O painel a usar nesse caso.... penso que não deve aquecer a água da piscina directamente, do tipo "termo-cifão"... mas o circuito de aquecimento da água do depósito, vulgarmente "circulação forçada". É que, no caso, suponho que vai ter de contar com os dias em que não havendo sol precisa de água quente. E vai ter que usar outra energia.
Mas se o depósito de aquecimento a instalar fizer as duas funções, ficará mais em conta e o vaso de expansão continuará a ser o mesmo e só para "acomodar" o aumento do volume da água no depósito(S), quando esta estando quente não estiver em circulação. Ou não!?

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Dimensionamento vaso de expansão, permutador, bomba circ

Mensagem por lrds »

De que tamanho é a piscina?

Eu posso estar errado, mas painéis solares para aquecer uma piscina, no Inverno!? Acho que tem de ser do tamanho de um campo de futebol, Se por vezes nem 200l que estão no acumulador aquecem.

De verão sim, mas também com o calor, é melhor qua a água esteja fresca :D
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”