Projecto Autoconsumo 1000w

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
GregorSamsa
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda out 13, 2014 11:17 am

Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por GregorSamsa »

Pretendo criar este post para informar do andamento deste projecto bem como recolher opiniões e conselhos vossos.
Recentemente lancei uma procura por orçamento para fornecimento e montagem do seguinte equipamento e características:
-Sistema fotovoltaico para autoconsumo instantâneo sem injecção na rede nem baterias.
-Instalação em suporte de aço, a construir por mim, com medidas aproximadas de Largura: 1.8/2.0mts, comprimento: 4.5mts e com inclinação variável. As medidas podem ser ligeiramente alteradas de modo a acolher sugestões vossas.
-As medidas fornecidas acomodarão 4 painéis de 250W resultando num sistema de 1000W. Este dimensionamento resulta das medidas do suporte a qual estão condicionadas sendo que os 1000W penso serem possíveis de encaixar nestas dimensões.
-Sistema possível de ampliar posteriormente ao máximo de 1500W, com adição de mais painéis noutro local próximo.
-Localização em Setúbal. Instalação directa a Sul.
-Instalação em moradia familiar com ligação á EDP, contador actualmente bi-horário mas devem mudá-lo brevemente para normal. Potência contratada: 4.6kW.
- Monotorização da produção “online”.
- Dispositivo de gestão da energia de modo a evitar injecção na rede.
-Instalação programada para Março de 2015.
-Privilegia-se a robustez pois é uma zona ventosa.
-Privilegia-se a produção nacional e a durabilidade do sistema.

Á medida que for recebendo os orçamentos, vou postando, salvaguardando a respectiva confidencialidade.


onemusik
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: quarta jul 09, 2014 5:41 pm

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por onemusik »

Procuro também orçamento mas para 500W zona norte, vila do conde :-)

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por visitante1 »

onemusik Escreveu:Procuro também orçamento mas para 500W zona norte, vila do conde :-)
Isto não é uma frase tua?

"Amigos vou abrir uma loja de energias renováveis aqui em vila do conde. Amanha vou ter reunião com o meu fornecedor que e a empresa do alentejo e ja posso dizer a que preço vai sair para mim os painéis e não me importo de vos dar a vocês

Tiago"


o que é feito do projeto? foi por agua abaixo?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


onemusik
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: quarta jul 09, 2014 5:41 pm

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por onemusik »

Sim. Ainda estou aguardar aprovação.


Autor do tópico
GregorSamsa
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda out 13, 2014 11:17 am

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por GregorSamsa »

Boas
Após curta mas profícua conversa com um vendedor, alterei o projecto.
A ideia inicial era aproveitar a vindoura Lei do Autoconsumo, reduzindo os gastos energéticos, quer em euros quer em pegada ecológica.
Pelos visto a nova lei contempla a possibilidade de venda à Rede, restando saber em que condições e se serão vantajosas. De modo que todo o projecto poderá ser alterado em função da Lei.
O que se pretende é um sistema de ajuda ao consumo doméstico mas que injecte na Rede alguns eventuais Kw não gastos.
O limite de 1.5Kw é para evitar muitas complicações legais.


ENGIMIZE
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta out 17, 2014 11:23 am

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por ENGIMIZE »

Bom dia,

Código: Selecionar todos

Retirado conteudo por não respeitar as regras, não é permitida publicidade!
Um abraço a todos,

Nuno Coutinho
Última edição por serges em sexta out 17, 2014 2:39 pm, editado 1 vez no total.
Razão: by serges


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por RNM »

Aconselho vivamente a leitura deste tópico:
viewtopic.php?f=196&t=18478
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Autor do tópico
GregorSamsa
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda out 13, 2014 11:17 am

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por GregorSamsa »

Após alguma reflexão e com a ajuda do RNM com a leitura do topico acima aconselhado resolvi reformular toda a questão:

A ideia principal é reduzir a fatura mensal usando produção própria, disciplinando os consumos para usufruir mais do solar.
Penso que primeiro devo traçar o perfil de consumo doméstico antes de decidir pela "potência contratada" ao Sol.

Das consultas que realizei percebi que os preços andam pelos 500€ por cada 250 watts já com IVA e instalação.
Para os 1.000Watts consultados a menor preço foi de 1.700€ e o maior de 2.500€.
Alguns vendedores contactaram-me tentando obter mais pormenores de modo a clarificar a proposta. Pelas ideias com eles trocadas o projecto entrou em fase de reflexão.
Está posta de parte a ideia de vender ou injetar algo na REN.
Vou prospectar meios de definir o consumo doméstico. Algum aparelho de monotorização ?

Doi tanto Sol a aquecer-me as telhas.

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo, 500€ já com iva e instalação não está a um mau preço se for com tudo mesmo, mas isso engloba o quê ?

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


Autor do tópico
GregorSamsa
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda out 13, 2014 11:17 am

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por GregorSamsa »

Sistema fotovoltaico modular com 4 paineis REC 245 PE, e respectivos microinversores, sem estrutura de suporte e com 5 m de cabo para ligação à instalação elétrica. Sem instalação.
1000w por 1.700 euros

Também recebi:
Painel Solar Fotovoltaico de 245Wp
Inversor Power One 1X MICRO-0.25-I
250w por 320 Euros

Se certamente o preço é um factor também procuro durabilidade e fiabilidade. Sobretudo uma solução integrada com possível expansão.
Vou começar nos 1.000w que penso serem suficientes para a ajuda ao consumo. Estar a produzir mais que depois não os uso, correndo o risco de engordar a EDP e ainda pagar por isso, não obrigado.
O que produzir será tudo para consumo próprio e a injecção na Rede só depois de garantias em como não é paga.

Em relação à sua questão qualquer rápida pesquisa na Net, sobretudo em Espanha, dar-lhe-á um panorama dos preços praticados.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por alexjp4 »

GregorSamsa Escreveu:Sistema fotovoltaico modular com 4 paineis REC 245 PE, e respectivos microinversores, sem estrutura de suporte e com 5 m de cabo para ligação à instalação elétrica. Sem instalação.
1000w por 1.700 euros

Também recebi:
Painel Solar Fotovoltaico de 245Wp
Inversor Power One 1X MICRO-0.25-I
250w por 320 Euros

Se certamente o preço é um factor também procuro durabilidade e fiabilidade. Sobretudo uma solução integrada com possível expansão.
Vou começar nos 1.000w que penso serem suficientes para a ajuda ao consumo. Estar a produzir mais que depois não os uso, correndo o risco de engordar a EDP e ainda pagar por isso, não obrigado.
O que produzir será tudo para consumo próprio e a injecção na Rede só depois de garantias em como não é paga.

Em relação à sua questão qualquer rápida pesquisa na Net, sobretudo em Espanha, dar-lhe-á um panorama dos preços praticados.
Antes de começar já mediu os consumos que tem durante o dia? (horas solares) é que 1000w de painéis deve ser muito se não tiver onde guardar o excesso de produção nas horas de maior produção é que de inverno com o tempo limpo vai produzir +- 5000w/dia e se não quer oferecer electricidade a EDP....ou pior ainda pagar a que injecta na rede se o contador só andar para a frente.


Autor do tópico
GregorSamsa
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda out 13, 2014 11:17 am

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por GregorSamsa »

Para esse efeito adquiri um Efergy-Engage Hub Kit =83Eur, para monotorização de consumos.~
Aproveito e deixo uma foto do contador.
Será que contará a energia injectado na REN ??
Será que evita a injecção ??
Algum conselho agradeço.
Anexos
Contador Bi-horário.
Contador Bi-horário.
Photo0116.jpg (186.96 KiB) Visto 9327 vezes


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por alexjp4 »

GregorSamsa Escreveu:Para esse efeito adquiri um Efergy-Engage Hub Kit =83Eur, para monotorização de consumos.~
Aproveito e deixo uma foto do contador.
Será que contará a energia injectado na REN ??
Será que evita a injecção ??
Algum conselho agradeço.
Então quais são os consumos?
O evitar a injecção quase de certeza que não o faz, experimenta ligar para a Siemens que penso que são eles que representam a Landis e pergunta-lhes, que pode ser que eles te informem ou se houver alguem aqui no forum que já tenha um gried tie a funcionar com um contador destes.


Autor do tópico
GregorSamsa
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda out 13, 2014 11:17 am

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por GregorSamsa »

O aparelho de medição ainda não chegou, talvez mais uma semana e já o tenha.
Em relação ao contador nada melhor do que questionar a própria EDP.
Assim que tiver os dados do contador, e a Lei cá para fora, vai uma cartinha ao comercializador (EDP-mercado Livre) a questioná-lo sobre a bidirecção com contagem ou não.
Refiro que não me interessa vender energia, nem me faz pruridos dá-la à EDP, não quero é oferece-la e ainda pagar por isso.
Já pensei num "queimador" de excesso de produção própria mas não lhe vejo utilidade.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por alexjp4 »

GregorSamsa Escreveu:O aparelho de medição ainda não chegou, talvez mais uma semana e já o tenha.
Em relação ao contador nada melhor do que questionar a própria EDP.
Assim que tiver os dados do contador, e a Lei cá para fora, vai uma cartinha ao comercializador (EDP-mercado Livre) a questioná-lo sobre a bidirecção com contagem ou não.
Refiro que não me interessa vender energia, nem me faz pruridos dá-la à EDP, não quero é oferece-la e ainda pagar por isso.
Já pensei num "queimador" de excesso de produção própria mas não lhe vejo utilidade.
Podes já enviar a carta a EDP não necessitas de esperar pela entrada da lei em vigor não estas a infringir nenhuma lei e vais adiantando trabalho porque eles devem demorar a responder.
O que chamas de queimador?


Autor do tópico
GregorSamsa
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda out 13, 2014 11:17 am

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por GregorSamsa »

Por "queimador" entendo um dispositivo que desvia a corrente produzida em painel, ora dirigindo-a para um aparelho que a gasta, digamos "queima", evitando a sua injeção na REN.
Reitero que não me interessa vender energia, nem me faz pruridos dá-la à EDP-Comercial, não quero é oferece-la e ainda pagar por isso.
O Efernegy já chegou. Vou tentar instalá-lo hoje.
Acho o sensor com demasiada abertura para o espessura do cabo de entrada de Fase lá em casa. Penso que deveria ficar mais justo?
Alguém com um problema semelhante?
Espero te-lo a funcionar ainda hoje. As instruções de instalação coitadinhas !! Só em Inglês ou Castelhano, contraditórias, vagas e mal explicado.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por alexjp4 »

GregorSamsa Escreveu:Por "queimador" entendo um dispositivo que desvia a corrente produzida em painel, ora dirigindo-a para um aparelho que a gasta, digamos "queima", evitando a sua injeção na REN.
Reitero que não me interessa vender energia, nem me faz pruridos dá-la à EDP-Comercial, não quero é oferece-la e ainda pagar por isso.
O Efernegy já chegou. Vou tentar instalá-lo hoje.
Acho o sensor com demasiada abertura para o espessura do cabo de entrada de Fase lá em casa. Penso que deveria ficar mais justo?
Alguém com um problema semelhante?
Espero te-lo a funcionar ainda hoje. As instruções de instalação coitadinhas !! Só em Inglês ou Castelhano, contraditórias, vagas e mal explicado.
era o que pensava que querias dizer, mas era para ter a certeza isso já existe, só que custa um bocadinho e se não se tiver onde aplicar o excesso com utilidade ainda são muitos KWs da EDP.
Com o medidor vais ter uma ideia mais concreta dos teus consumos e deves chegar a conclusão que os 1000w se não tiveres onde guardar ou "queimar" os excessos é demais, eu tambem comprei um medidor mas é muito mais simples que esse e não tive qualquer problema porque o amperimetro é um anel e o cabo passa por dentro desse anel está instalado provisoriamente porque depois é para o instalar em outro local e na verdade fiquei um pouco admirado com os consumos mínimos que são muito mais baixos do que o que eu pensava, e se te acontecer o mesmo podes instalar menos potência ou pensares que com o que gastavas com os 1000W compras metade e umas baterias onde armazenas os excessos e a noite gastas na iluminação, para mim penso que não é o ideal porque quando tiveres amortizado o investimento das baterias a vida delas acaba, mas como por este andar a electricidade está com a tendência de aumentar mais que a inflação pode ser que as contas já não estejam muito certas.
Se não for muito a meter-me na tua vida depois coloca aqui os consumos.


Autor do tópico
GregorSamsa
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda out 13, 2014 11:17 am

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por GregorSamsa »

Estou com problemas com o Efergy Engage hub. Parece que não é compativel com a Zon Hub.
Alguém com uma solução?
Já li que tenho ligá-lo a um router e depois à Zon Hub.
Mais um aparelho a gastar!!!!


Autor do tópico
GregorSamsa
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda out 13, 2014 11:17 am

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por GregorSamsa »

Problema resolvido. Era o cabo que tem que ser “cross-over” e nada tem haver com a ZON.
Mudança de cabo e ficou logo a funcionar.
Obrigado pelo pronta resposta.
Deixo abaixo resposta da efergy (U.K.)sobre o assunto:
You need a cross-over cable. The Ethernet cable we provide is a straight through cable and is used for connecting two different types of network devices. In our cases a Efergy hub to a router which are different in networking terms. Your router is a hub/modem, therefore the same in networking terms as our hub so will need a crossover cable.

Já tenho contagem a partir das 16 horas de hoje: cerca de 550w/h.
com o cair da noite passou para os 680w/h.

Quando tiver photos posto.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Projecto Autoconsumo 1000w

Mensagem por sergiomms »

GregorSamsa Escreveu:---
Acho o sensor com demasiada abertura para o espessura do cabo de entrada de Fase lá em casa. Penso que deveria ficar mais justo?
Alguém com um problema semelhante?
...
Eu tenho um medidor da currentcost e o sensor é similar, também acho demasiado grande mas funciona lindamente.
alexjp4 Escreveu: era o que pensava que querias dizer, mas era para ter a certeza isso já existe, só que custa um bocadinho e se não se tiver onde aplicar o excesso com utilidade ainda são muitos KWs da EDP.
Com o medidor vais ter uma ideia mais concreta dos teus consumos e deves chegar a conclusão que os 1000w se não tiveres onde guardar ou "queimar" os excessos é demais, eu tambem comprei um medidor mas é muito mais simples que esse e não tive qualquer problema porque o amperimetro é um anel e o cabo passa por dentro desse anel está instalado provisoriamente porque depois é para o instalar em outro local e na verdade fiquei um pouco admirado com os consumos mínimos que são muito mais baixos do que o que eu pensava, e se te acontecer o mesmo podes instalar menos potência ou pensares que com o que gastavas com os 1000W compras metade e umas baterias onde armazenas os excessos e a noite gastas na iluminação, para mim penso que não é o ideal porque quando tiveres amortizado o investimento das baterias a vida delas acaba, mas como por este andar a electricidade está com a tendência de aumentar mais que a inflação pode ser que as contas já não estejam muito certas.
Se não for muito a meter-me na tua vida depois coloca aqui os consumos.
Os consumos minimos aqui de casa rondam os 150W, quando estou fora (quase tudo desligado) é demasiada energia para financiar à edp.
sergiomms

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”