Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por Fidel »

Eu tenho um seguro de responsabilidade civil que fiz por causa da bike, que nao é proprio para a bike, que me fica por 32€ ano.
Esta-me a parcer que esse seguro nao esta muito certo, nem para um carro fica a esse preço.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por jordison »

Mais valia dizerem logo que nao faziam seguros para Bicicletas electricas.

Eu ja pensei em Fazer seguro, mas poor 250 nem pensar, nem pelo 4 rodas pago tanto, e este se bater provoca muito muito mais estragos.

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por ricardocruzs2 »

Xiça, esse seguro só é 3 vezes mais elevado do que o seguro da minha moto!! :shock:

Como disse, tenho um seguro de RC para a minha bicicleta onde pago 10 €, fi-lo para eventuais acidentes que possa ter com peões, animais e veículos, já que nas provas em que participo existe seguros próprios!!
Mais vale dizeres que a tua bicicleta não é electrica!! alêm do mais a maioria dos donos das bikes que fazem esse seguro são bikes para custar 2000 € ou mais!! Vai é pedir orçamentos, quantos mais melhores.
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado »

Boas.

Hoje tive tempo e passei na fidelidade.
A simulação deles deu um seguro anual de 65€.
Vou continuar à procura e vou dando noticias.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por Fidel »

Sim, continua a procura, ainda esta caro.
Eles tem em atençao o preço do veiculo?


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado »

Fidel Escreveu:Sim, continua a procura, ainda esta caro.
Eles tem em atençao o preço do veiculo?
Não. Até agora nunca me pediram o preço do veiculo. Apenas a idade dele. Marca. Potencia. E num dos casos não podia ter mais de 25kg (porquê não sei).


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado »

Atenção a uma coisa à agentes de seguros que não fazem ideia de que o seguro de uma bicicleta normal é diferente de uma bicicleta com motor.
Estes dias queriam me fazer um seguro muito barato mas era para um bicicleta normal (sem motor). E ainda insistiram que era igual para todas as bicicletas uma vez que uma bicicleta com motor não era considerado um ciclomotor...


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por jordison »

acho que um ciclomotor não tem pedais.
se estiver errado corrijam-me.
sendo ciclomotor teria obrigatoriamente que ter luzes, piscas, espelhos e buzina/campainha, matricula.

ter um seguro para a ebike é boa ideia, mas pelos km's que tenho feito acho que vou dar prioridade a aumentar a visibilidade atraves de algo refletor e luzes frontal e trazeira mais fortes, a ideia é que se tiver uma luz potente quase como uma moto os outros condutores e pedestres percebem que é um veiculo mais rapido do que uma bicicleta normal


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado »

jordison Escreveu:acho que um ciclomotor não tem pedais.
se estiver errado corrijam-me.
sendo ciclomotor teria obrigatoriamente que ter luzes, piscas, espelhos e buzina/campainha, matricula.

ter um seguro para a ebike é boa ideia, mas pelos km's que tenho feito acho que vou dar prioridade a aumentar a visibilidade atraves de algo refletor e luzes frontal e trazeira mais fortes, a ideia é que se tiver uma luz potente quase como uma moto os outros condutores e pedestres percebem que é um veiculo mais rapido do que uma bicicleta normal
Eu já tenho isso tudo.
Luz de xénon à frente.
Luz vermelha na retaguarda.
Mesmo assim já apanhei alguns sustos. Há sempre quem pense (é só mais uma bike). Há mesmo que passe a estrada fora da passadeira em estilo de passeio porque é só mais uma bicicleta e se quiser que pare....
Eu optei pelo seguro porque ando a bem dizer todos os dias com ela e estou sempre sujeito a ter um azar.


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por apr »

É velocipede qualquer bicicleta sem ou com motor assistido ao pedal até 250w.

A partir daí é ciclomotor que está sujeita às mesmas obrigações que por exemplo uma scooter, matricula seguro capacete piscas etc...

Agora o seguro, a tua bicicleta é legal? É que os seguros na hora de celebrar contratos para receber é só facilidades, mas para pagar num acidente convém não estar a cometer nenhuma ilegalidade na bicicleta. Poderá o seguro não valer de nada...


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado »

apr Escreveu: Agora o seguro, a tua bicicleta é legal? É que os seguros na hora de celebrar contratos para receber é só facilidades, mas para pagar num acidente convém não estar a cometer nenhuma ilegalidade na bicicleta. Poderá o seguro não valer de nada...
Verdade. Isso também me passou pela cabeça. Lá terei eu que por a bicicleta só com 250w...


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado »

Ou então vendo a mesmo...
O problema é que vou perder muito dinheiro nela...
Estou um pouco no fio da navalha. :| :?


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por apr »

Eu estou na mesma situação que tu, mas com menos 1 acidente no pêlo... Já ha algum tempo que queria ter um seguro, mas ter a bike assim não ajuda...

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por Mumia »

apr Escreveu:A partir daí é ciclomotor que está sujeita às mesmas obrigações que por exemplo uma scooter, matricula seguro capacete piscas etc...
cuidado que qualquer ciclomotor com motor auxiliar seja ele electrico ou CI é obrigatório o uso de capacete :P

Vá pessoal não desanimem! com calma e isso penso que conseguem andar com elas sem stress acidentes todos temos (infelizmente), mas váaaaa não vao desistir de algo que é "tão vosso" :/ andem com elas como se uma bike normal fosse e têm sempre a ajuda do motor e autonomia ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por apr »

Eu já ando de capacete desde que a alterei, mas isto de ter pedais tem muito que se lhe diga. É que se for para pedalar, nao dá muito jeito um capacete na tromba, ficam as orelhas a deitar lume... Eu tive que voltar ao capacete de bike no verão.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por jmal »

Maneira simples de resolver problemas com as seguradoras é quando se tem um amigo ou familiar que tenha uma empresa com muitos seguros nessa companhia e seja sensivel à nossa causa, caso contrario protestar muito e fazer barulho funciona, mas pouco.

Digo isto por experiencia propria, à uns anos tive um acidente em que fui lesado, a companhia de seguros afirmava que o carro nao valia a reparação de 400 contos, no entanto a marca tinha um igual e do mesmo ano por 650 contos, apresentei lhe essa informação e fiquei a saber que já nessa altura os valores que usavam estavam muito aldrabados, enfim. Ao fim de um mês e meio de negociações o meu patrão soube da infelicidade e em 5 minutos resolveu o problema e o carro passou a valer o dobro, 1 hora depois já tinha viatura alugada. Enfim, isto à 20 anos atrás, hoje nem imagino como estejam este tipo de situações, e ainda bem.....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado »

Boas aproveito agora que tenho um pouco de tempo para actualizar este diário.

Ultimamente tenho feito menos km devido a umas mudanças de rotinas.
Actualmente encontro me nesta marca.
Anexos
IMG_20150206_181932.jpg
IMG_20150206_181932.jpg (995.77 KiB) Visto 6602 vezes


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado »

Aproveito para relatar um problema que me apareceu recentemente.
Reparei numa perda de autonomia acentuada. Estimo que agora tenha metade da autonomia inicial (aprox 40km).
Fui então acompanhar as cargas e descargas da bateria e deparei-me com duas células que se descarregam muito mais rápido que as outras e que demoram muito mais a carregar.
Estas células por não estarem nas melhores condições fazem com que o BMS corte a descarga e não consigo aproveitar a energia ainda disponível nas outras celulas.

Cada célula é constituída por 4 módulos de 5ah que dá um total de 20 ah por célula. Estava a pensar colocar dois módulos novos em paralelo com os já existentes para tentar equilibrar estas duas células que estão com um desgaste muito maior que as outras.
O que me dizem? Será boa ideia? Ou o que devo fazer?


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por Fidel »

CésarSalgado Escreveu:Aproveito para relatar um problema que me apareceu recentemente.
Reparei numa perda de autonomia acentuada. Estimo que agora tenha metade da autonomia inicial (aprox 40km).
Fui então acompanhar as cargas e descargas da bateria e deparei-me com duas células que se descarregam muito mais rápido que as outras e que demoram muito mais a carregar.
Estas células por não estarem nas melhores condições fazem com que o BMS corte a descarga e não consigo aproveitar a energia ainda disponível nas outras celulas.

Cada célula é constituída por 4 módulos de 5ah que dá um total de 20 ah por célula. Estava a pensar colocar dois módulos novos em paralelo com os já existentes para tentar equilibrar estas duas células que estão com um desgaste muito maior que as outras.
O que me dizem? Será boa ideia? Ou o que devo fazer?
Mas é possivel carregar so essas duas celulas separadamente das outras?
Consegues tirar fotos as celulas?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por Jorge Rocha »

Terás que analisar se o defeito é mesmo esse, o das células, ou se é o do bms (com algum sangramento continuo ou pelo consumo dessas mesmas células)? Se o carregador não favorecer o carregamento final e consequentemente o possível balanceamento, a médio e longo prazo é isso que acontece.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “e-bike”