Eco-Quinta das Fontes

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por zig »

faço minhas as palavras dos anteriores posts

Tavares, então novidades ??


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Olá a todos,

Muito resumidamente , as obras na Quinta das Fontes vão continuando, neste momento precisava que os dias tivessem 30 horas, para conseguir chegar a todo o lado.

Energeticamente estou 99,5% autónomo, os 0,5% correspondem á rara utilização de um gerador.

Este ano já comecei a cultivar a horta, e sendo uma terra que não era cultivada há 40-50 anos , tudo o que deu foi bom e em quantidade.

No Outono tenho a apanha da castanha , cuja venda dá para cobrir os custos de limpeza do terreno.

Este ano vou limpar o terreno para no ano que vem plantar mais árvores , vinha , olival e expandir o souto dos castanheiros.

Este mês vou começar a construir o bio-digestor para as águas castanhas e o sistema de filtragem para as águas cinzentas.

As obras na habitação estão praticamente concluídas, faltando pormenores e remates.

Também já concluído o telheiro onde ficarão o forno de lenha , o rocket-stove e o grelhador.

Concluídos o gatil, e as casinhas dos cães.

Em projecto ainda , oficina de apoio aos meus projectos e apoio á quinta, ( mais uno talvez).

De notar que ainda não usei um único tijolo, tem sido tudo feito em pedra apanhada no local

Em breve colocarei fotos.

Para a Primavera espero poder começar a receber as vossas visitas.


aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 105
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por aljesus »

Parece o Paraíso na Terra! :)
Parabéns!

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por Edu_Rod »

ena , que belo projecto, com rocket-stove e tudo.
muitos parabems
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por serges »

Hum... cheira me a um episódio da Rota das Tomadas???
Qual a zona mais próxima para pontos de carga?

Parabéns pelo fantástico projeto que vimos crescer e ficou com este enorme trabalho concluido...

Manda mp... obrigado pela partilha
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por zig »

muito bem, estás de parabéns, de facto

força


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Olá companheiros,

A partir de agora e porque começo a ter mais tempo , vou actualizando o tópico da eco-quinta.

Como terei vários projectos para instalar e alguns já estão a ser instalados , e porque depois é dificil seguir um só projecto , será criado para cada projecto um novo tópico, assim o primeiro projecto será o do tratamento de esgotos , através de uma mini-etar, e que fará parte do titulo " Arquitectura Bioclimática e eco-construção ". (Eco-Quinta das Fontes - tratamento esgotos)

Quando for o projecto solar irá para a " energia solar " ,( Eco-Quinta das Fontes - energia solar) , o mesmo se passará com a energia eólica e por aí diante.

Penso que será a melhor maneira de seguirem os projectos , caso a moderação não concorde é favor pronunciar-se.

Entretanto fica uma foto da primeira fruta nascida na quinta de uma árvore por mim plantada.
Imagem 020.jpg
Imagem 020.jpg (1.6 MiB) Visto 12856 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

Os meus parabéns Tavares...

Obrigado por edte refresh de novidades... bai continuando a contas as tuas aventuras...

Avatar do Utilizador

Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
Localização: Portalegre/ Alentejo

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por Munky Boy »

Boa tarde.
Desde ja dou os parabens ao amigo Tavares pela iniciativa que teve ao recuperar uma quinta abandonada num sitio belo como é a Serra de São Mamede.
Como vejo ser amante e praticante do aproveitamento energetico, pedia que quando o tempo lhe o permitisse desse uma olhada em: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 44&t=18879
e desse a sua opiniao.


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Hoje a mensagem que deixo é um pouco diferente, é de lamento e de revolta.

Quando pensamos em ir para um sitio isolado, a ideia é de ter uma vida mais simples , mais descomplicada , mais ecológica , mais económica , mais saudável e também para podermos aplicar os nossos conhecimentos adquiridos ou ainda a adquirir.

A desvantagem de ser um local isolado é mesmo o isolamento, e como não podemos estar a tempo inteiro na quinta , seja por trabalho , para ir ás compras ou mesmo só por ir dar uma volta, eis que existem os amigos do alheio.

E foi o que aconteceu na passada quinta-feira:

No regresso á quinta, quando saí do alcatrão vi que havia um rodado de veiculo diferente dos habituais , chegando a casa a primeira coisa que vi foi um gerador, pensei que fosse alguém que o tivesse lá deixado para eu reparar, mas vendo melhor reparei que estava de pernas para o ar, e vendo ainda melhor vi que era um dos meus, aí liguei a lanterna e vendo á minha volta tinha tudo espalhado no meio da rua , parecia um ambiente de guerra , entraram-me nas casas de arrumos , revoltaram-me tudo e levaram tudo o que quiseram em especial tudo o que era de cobre , cabos, rolos de tubo , esquentadores , transformadores, bobines , extensões, gambiarras ,motores electricos , bombas de água , baterias usadas e semi-novas.

Levaram motosserras, rebarbadoras , berbequins , caixas de ferramentas , multimetros.

Resultado : Entre 4.000 a 5.000 €uros em material.

Pior do que terem levado o material é que eu tenho 10 rafeiros alentejanos , e, neste momento tenho os 10 envenenados, e poucos ou nenhuns se irão salvar.

Apresentando queixa na GNR , a resposta é: são cig*nos.

Que país é este em que por serem cig*nos já não se faz nada ? A pesar dos impostos que pagamos para sermos defendidos e ainda pagamos todos os meses o rendimento minimo a essa grupo de parasitas que nada fazem ou contribuem para a nossa sociedade.

Peço desculpa , mas de momento só posso dizer : Hitler tinha razão quando os quis exterminar , porque de momento é só o que me apetece fazer.

Provas: só a minha memória dos trilhos do veiculo , que não é um piso muito comum, e ser de certeza um veiculo curto porque onde fez inversão de marcha só um veiculo curto a faria de uma só vez. Por haver nevoeiro e chuva , ninguém viu ou se percebeu de nada e talvez por nós tenhamos sido vigiados e as nossas rotinas estudadas desde a algum tempo.

Apesar de ser um sitio isolado , eu e a minha esposa sentimo-nos sempre seguros , a partir de agora já não , e por acreditar que se não forem apanhados , vão lá voltar para ir buscar o resto porque já viram o potencial que lá existe, ou então se eu lá estiver munir-me de uma espingarda e abater um a um.


aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 105
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por aljesus »

Compreendo a tua revolta e lamento profundamente o sucedido! O estado da justiça neste país leva a que os criminosos proliferem...
Coragem!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por jmlflorencio »

Bolas, que chatice... Eu não deixava a coisa assim, mas também não ia pela opção da espingarda :-/

As autoridades hão-de conhecer bem quem faz a receptação desse material... O problema é mesmo quererem mexer-se, mas isso tem que ser a apertar com eles...

Boa sorte no futuro e que tenha sido uma vez sem exemplo...

E pobres cães, ainda sofreram com a ganância alheia :-(

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por Emanuel Couto »

Revoltante... :evil: :evil:

Força aí!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por serges »

Epa Tavares com muita pena vejo essa situaçao acontecer te.

Os meus pesares e desejar te mais força.

Espero que tudo corra bem e que consigam encontrar os responsáveis.

Um grande abraço e acima de tudo nao desistas.

Qualquer coisa que possa ajudar avisa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por ogadiv »

Mas temos de continuar a dar subsídios a esses tipo de gatunos, para não os decriminarmos. É uma vergonha e a polícia acobarda-se, pq tb se manda abaixo um ainda é condenado.
Força aí ...
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por meira78 »

Nada de baixar a cabeça.

As nossas motivações não podem ser afastadas por pessoas sem princípios.

Não é dos fracos que reza a história. Levantar a cabeça e orgulho no que fizeste. Força!

Vamos lá reconstruir tudo e tomar medidas para armar a "ratoeira". Se forem aí outra vez pagam por tudo...

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por sergio ferraz »

Pois
Os rececptores apanham ate 5 anos ou ate 8 anos se fizerem modo de vida mas pelo lucro facil arriscam sempre
Os ladroes como carenciados safam se
Abater los e boa ideia (primeiro o sr que conduz a carrinha,os adolescentes fogem)porque as meninas do tribunal tem medo deles
A solucao e pagar alarme e seguro
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por sugarstorm »

Tavares, força aí!
Posso dar uma ideia?
Porque não comprar uma câmara digital tipo Go Pro (pode ser imitação mais em conta), esconder (muito bem) a menina num local onde apanhes as carantonhas dos ladrões e meter um cartaz com as boas vindas no acesso à quinta com a mensagem "SORRIA, ESTÁ A SER FILMADO!". Quando saíres, metes a gravar.
Não sei se é aceite em tribunal, mas acredito que tenha um efeito dissuasor. E se apanhares mesmo alguém, acredito que a GNR agradeça.
Abraço e não te deixes ir abaixo!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por pafi »

Caramba!!!
Um projeto destes merece ver a luz do dia. Vai obrigar a repensar a estratégia, providenciar defesas, mas espero que consiga dar a volta para colocar este episódio bem no passado.
Boa sorte!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por alexjp4 »

Apesar de ser um sitio isolado , eu e a minha esposa sentimo-nos sempre seguros , a partir de agora já não , e por acreditar que se não forem apanhados , vão lá voltar para ir buscar o resto porque já viram o potencial que lá existe, ou então se eu lá estiver munir-me de uma espingarda e abater um a um.
Topo

Lamento o que te aconteceu mas a espingarda infelizmente não resolve muito porque depois tu e a tua família é que ficam prejudicados porque essa gente não em nada a perder....e por enquanto ainda não somos uma minoria étnica, daqui a uns anos quando formos, então passamos a ter direitos e a polícia e os tribunais a defenderem-nos até lá.....
Experimenta a meteres umas bandeiras do IE, da Síria e do Iraque que vais a ver que a GNR e a policia começa a passar por lá mais vezes....e podes sair mais descansado!

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”