Borracha da porta da cuba inox foi-se...

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Borracha da porta da cuba inox foi-se...

Mensagem por mnunespt »

caros colegas.

como é do conhecimento de alguns, o meu processador de bd é constituido por uma cuba inox com porta frontal. a porta vinha de origem com um isolamento de borracha.
acontece que ao fim de muitas utilizações, a borracha da porta acabou por corroer e ficou inutilizada (coisa que já estava a contar...)
já pensei em soldar a porta e ficava o problema resolvido. mas se fosse possivel utilizar um outro material isolante para a porta que não fosse atacado pelo bd era uma boa solução.

alguem sabe de algum material que se possa usar para o efeito? que tal cortiça ou silicone? será que aguentam o bd, e a temperatura (cerca de 80º) ?

agradeço as opiniões, bem como qualquer contacto de um possivel fornecedor destes materiais.

cumprimentos a todos,


marco.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

caro marco:
qualquer material que vc pensar em usar, aconselho a coloca-lo dentro de uma solução de bd ( em processamento) durante uns 15 dias e depois avaliar os efeitos sobre esse material.
na verdade vc está procurando um material que seja resistente á ação do naoh e não do bd propriamente dito.
pode ocorrer da borracha ter um período em que resiste. talvez a solução é ter algumas borrachas de reserva para substituir assim que a sua portinhola mostrar sinais de vazamento.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

boas, como o luciano kaefer refere, é melhor ter umas borrachas como back-up, eu tenho o mesmo problema com a mangueira que liga a saída do cone à bomba mas, no meu caso eu prefiro substituir essa mesma mangueira porque gosto de ver o que se passa, em termos de cor, glicerina etc etc, sem referir o custo da mangueira que é aquase de graça...

existe um silicone resistente ao metanol e à reacção do bd com naoh, não me lembro do nome e este iria ser em inglês... este silicone que me refiro fica maleável e facil de substituir, poderá ser uma opção mais fácil e barata...
1 abraço


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

no meu processador os tubos de hidronil desfizeram-se. vou repor em aço inox
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

obrigado pelas dicas.

acho que vou optar pelas borrachas de reserva. elas ainda duram uns bons 10 a 15 processamentos, depois troco por precaução quando começarem a dar "sinal".

em relação aos meus tubos de mangueira plastica trnasparente que liguam a bomba ao sistema, apenas deram sinal agora e apenas por estarem apertados nos casquilhos de bronze. a parte interior do tubo ainda está boa.
mas também vou trocar, meia duzia de tostões e não vale a pena ter problemas.


abraço,


marco.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”