Filtros: Qual a melhor solução

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

Mensagem por caracol »

como ainda não tirei fotos, coloco aqui o esquema que montei para filtragem do oleo usado.


http://photos1.blogger.com/blogger/6851 ... tragem.jpg

caracol: permite-me a liberdade de adicionar a tua foto. desculpa a intromissão:barbas
Imagem
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.


Prata
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo dez 03, 2006 4:58 pm
Localização: Santo André

Mensagem por Prata »

como só agora cheguei tavez esta minha dica venha tarde mas aqui vai.
eu trabalho na petroquimica repsol/ypf (sines) e a equipa que trata da filtragem dos oleos das turbinas usa um dispositivo que nós apelidamos de chapeu de bruxa, por causa do seu formato. este formato permite um caudal consideravel e continuo levando as impurezas para o fundo e deixam muito espaço para o oleo passa. quanto á rede eles usam mesh 100.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

caracol Escreveu:como ainda não tirei fotos, coloco aqui o esquema que montei para filtragem do oleo usado.


http://photos1.blogger.com/blogger/6851 ... tragem.jpg
boas,

eu sei que são um pouco mais caras, mas se perguntares numa loja de material eléctrico por "lampadas para chocar pintaínhos" estarás a usar uma lampada indicada para a produção de calor. na verdade são lampadas de infra-vermelhos, mas quando se fala nisso muitas vezes os vendedores ficam muito tempo a pensar ou não chegam lá, se falares em "chocar pintaínhos" é imediato, podes dizer também para incubadoras ou solários que costuma também server.
estas lampadas com menos energia dão-te mais calor, logo acabas por poupar e são direcionais ou seja podes direcionar o foco de calor.

abraço
Verde por Excelência


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Mensagem por k__x »

cuidado com o óleo usado....tb estou a pensar num esquema para filtar óleo usado.....mas recomendam sériamente a usar óleo filtrado com menos de 1micron............

mais do que isso implica sérios problemas para o motor...

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Re: Filtros

Mensagem por Sa »

captain Escreveu:boas pessoal,
.
há dias, a propósito de um encontro, creio que um colega do fórum , o sá, se não estou em erro, disse que trabalhava nessa área.
talvez seja altura de solicitar os seus préstimos e conhecimentos nessa áreapeço desculpa por me ter alongado tanto, mas teve de ser.
boas captain
nao trabalho bem nesta area mas conheço varias serigrafias com quem trabalho , (a minha area sao as vendas e nao o fabrico e os materiais sao taças e trofeus, medalhas e afins) mas já contactei as que conheço e nenhuma esta na disposiçao de mas ceder(as velhas, normalmente sao todas reutilizaveis e quando tem buraco tapa-se com fita cola e tá bom ou entao troca-se o quadro por outro mais pequeno, a crise a isso obriga.) mas é facil encontrar material deste no mercado basta ir a uma retrosaria e comprar seda de acordo com o que voces querem, atençao que é material caro o das serigrafias.
qualquer duvida digam


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

a centrifugação não acelera as coisas?
é apenas uma ideia...

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

a centrigufação é um dos melhores métodos.. agora arranjar equipamento para tal é que é mais complicado..
3º sócio novaenergia


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

centrifugação

Mensagem por Ferra »

depende do sistema que se quizer... mas embora seja novo neste forum já reparei que engenho é o que não falta por isso passo a explicar:
1º sistema- um eixo vertical sobre rolamentos com 2 ou 4 recipientes onde se introduz o oleo. tendo o cuidado de o eixo ser resistente e estar bem fixo por causa das vibrações, encher equitativamente os recipientes. girando-o por exemplo com o motor e as polies de uma maquina de lavar, o que demorava dias passa a demorar minutos e sem entupir filtros. é um pouco trabalhoso no caso de grandes quantidades.
2º sistema- um eixo oco (tubo) obstruido ao meio. um cilindro exterior e fixo ao mesmo tendo alhetas internas. com este sistema em rotação fazer circular o oleo por uma ponta do tubo, como este se encontra obstruido, passa para o interior do cilindro por um furo entretanto praticado e comunicante com o cilindro. continuando o seu caminho chega á outra ponta do cilindro tendo sofrido a acção da centrifugação, onde volta novamente a entrar no tubo por outro orificio e sai para o exterior.
dificuldades acrescidas na realização deste projecto pelo facto de ser necessario um retentor numa das pontas do tubo para que possa ser bombado o oleo para o seu interior.
espero ter ajudado...


vegetal
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça jan 16, 2007 5:11 pm

Mensagem por vegetal »

k__x vou pesquisar isso do óleo usado, o bd já me tem dado problemas demais.

a filtração acho que já sei como fazer, segue o link: http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1801

e telefona como eu fiz depois de ter estragado o bd com ma lavagem.


JOEL
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo jun 17, 2007 2:17 am
Localização: SP

FILTRAGEM DE OLEO VEGETAL

Mensagem por JOEL »

acredito que vc pode usar um sistema muito mais eficiente para este processo. um deles é um sistema de filtro rotativo que posso lhe fornecer um desenho/foto , onde o oleo atravessa um tela de inox acima de 150 micras e o residual pesado decanta automaticamente devido a rotação. outra seria de tanque decantador onde o oleo atravessa varias chapas metálicas de tela com furação escalonadas, retendo a parte mais pesada neste fluido e por fim um filtro mais fechado, acredito que de 150 á 200micras é o suficiente, dando uma maior qualidade final ao produto.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

para a próxima, apreciaríamos que desactivasse o "caps lock". escrever em maiúsculas equivale a gritar.

Avatar do Utilizador

caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

Mensagem por caracol »

na minha modesta opinião.....a filtragem antes do processamento serve principalmente para não causar danos na bomba de circulação. ora, se a bomba tolerar (e estou convencido que sim) um oleo filtrado por exemplo a 20micros, podemos processar pois a grande parte das particulas de maior dimensão, vão sair com a glicerina e lavagens.
no final, aí sim, filtramos o bd a 5micros ou menos para colocarmos no depósito dos bichinhos.

penso que não estou a dizer nenhuma barbaridade, se estiver, agradeço a correcção....

abraços
caracol
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

a filtragem inicial tem por objectivo removeres matéria orgânica, que em alguns óleos recolhidos dos restaurantes pode chegar aos 20%.. ora estares a gastar metanol e soda para processar 100 litros, onde 20 são matéria orgânica, não faz sentido..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

Mensagem por caracol »

ora aí está um ponto de vista que ainda não me tinha ocorrido!!!!
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.


idalecio ferreira lopes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta jun 22, 2007 4:49 pm
Localização: Leiria-Portugal
Contacto:

Mensagem por idalecio ferreira lopes »

ola pessoal é a primeira vez que entro no foro:

creio que a forma de retirar a maior percentagem possivel de glicerina, e tornar o biodiesel com uma cor mais limpa, poderá ser efectuado com recurso á utilização de uma centrifugadora, e cujo projecto esta no journeytoforever. eu deverei dar inicio á sua construção dentro de alguns dias.
idalecio


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

força
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


jeremy botelho
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta set 20, 2007 4:09 pm
Localização: Açores

Centrifugadora no journeytoforever

Mensagem por jeremy botelho »

boas ppl,

é a primeira vez que entro neste fórum e tou pasmado com a quantidade de pessoal que já produz homemade bio. estão todos de parabéns.

já me pûs aqui a fazer algumas experiênciazitas com oau daqueles bem usados, que são autêntica papa. e pensei que, se calhar centrifugando esta papa pudesse obter algum óleo.
por isso fiquei curioso com o post do idaléciom, que iria começar a construir a sua centrifugadora. já fui ao site da journeytoforever e não encontrei nenhum projecto deste tipo.
será que vocês podiam postar aqui o link para a construção da centrífuga (idalécio, se puder ser, agradeço-te).

um abraço a todos e continuem a investigar.

ps-nunca pensei que magnesol fosse um nome tão pipi para o pó talco

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

usei pó de talco à razão de 4%. misturei dentro do biodiesel aquecido à 80ºc e mexi durante 30 minutos.
durante esse período, o bio ficou absolutamente branco. deixei o mesmo decantar o pó de talco durante 1 hora e após, coei em um filtro de papel próprio para café.
apesar de demorar muito e ficar muito pó de talco retido no filtro, ainda assim passaram particulas muito pequenas pelo filtro.
essas particulas ficaram em suspensão, podia-se ve-las através do vidro.
passado 2 dias, começou a assentar no fundo do filtro e imagino que essas partículas sejam muito prejudiciais à bomba injetora.
algém tem conhecimento da micragem necessária para retirar essas partículas em suspensão no bio...
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”