Dúvida sobre a secagem...

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Dúvida sobre a secagem...

Mensagem por mnunespt »

viva!

fiz até ao momento 3 lotes de bd com sucesso. o primeiro de 30 litros (que foi uma odisseia), o segundo de 30 litros que correu bem, e agora o terceiro de 60 litros que correu optimamente.

nos 3 lotes fiz 3 lavagens. no primeiro não chegou visto que estava muito sujo do excesso de metanol que tinha levado mas nos outros ficou ok.

ou seja a agua das lavagens na terceira lavagem fica quase limpida, o ph do bio fica perto dos 7. no entanto o bio não fica translucido.

ora bem, tenho secado o bd com a resistencia nos 70ºc e por circulação com tampa aberta, fazendo o bd passar pelos aspersores.

imediatamente começa a sair muito vapor pela tampa superior, devido à evaporação da agua. no entanto o bd nunca fica transparente, só passado 2 dias em repouso fica transparente.
a verdade é que nunca deixei a secar até deixar de sair vapor, acabo por desligar após 30 min, mesmo estando ainda a sair vapor.

perguntas:

1) o bio só aclareia quando fica em repouso, ou ao secar fica logo transparente?

2) para fazer a secagem devo deixar a sair o vapor até deixar de deitar vapor? ou vou estar a evaporar bio também ao fazer isto?

obrigado pela vossa ajuda.

marco.

Avatar do Utilizador

loganx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mar 07, 2006 11:04 pm

Mensagem por loganx »

uma pergunta: quanto tempo demoras na decantação da agua na ultima lavagem??

possivelmente deixas ainda muita agua no bio o que dificulta a secagem.

também me parece que a abertura do teu processador não facilita de todo a evaporação da agua, visto ser uma abertura pequena. acontece que a agua condensa nas paredes da cuba e volta a misturar-se com o bio. para 60 litros meia hora a 70ºc é mais do que suficiente, isto em condições normais.

logan

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

deixo a decantar 30min nas primeiras duas lavagens e 1h na ultima. se calhar é pouco...

quanto á evaporação alguma agua condensa no topo do processador e volta a cair para o oleo como dizes. no entanto há muito vapor que consegue escapar para a atmosfera.

o teu bio fica logo transparente na secagem? secas até não sair mais vapor?

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

já percebi a secagem...

deixei o bio a aquecer até 85º c no processador, meti a circular por aspersão com a tampa aberta. deixei sair o vapor. algum acabava por condensar e cair novamente no bio, mas fiquei naquilo por 1h30, acabou por clarear, ao passar nos tubos dava para ver. quando deixou de deitar vapor desliguei e deixar a tampa aberta para sair algum vapor que não fosse visivel a olho nú.

e pronto, já descobri que não preciso de deixar o bio em repouso nos bidões ao sol vários dias para o secar, basta insistir mais um bocado com a secagem no processador.

agora neste tempo mais frio, fica complicado subir a temperatura para cima dos 80ºc, vou ter provavelmente de isolar o processador uma vez que este está na rua.

abraço,


marco.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

mnunespt Escreveu:deixo a decantar 30min nas primeiras duas lavagens e 1h na ultima. se calhar é pouco...

quanto á evaporação alguma agua condensa no topo do processador e volta a cair para o oleo como dizes. no entanto há muito vapor que consegue escapar para a atmosfera.

o teu bio fica logo transparente na secagem? secas até não sair mais vapor?

abraço,

marco.
se o bd estiver dentro dos parametros, a água das lavagens separa-se dentro de 15 minutos. geralmente tenho o chuveiro a fazer a névoa por cima e a torneira de baixo a extrair a água lentamente.

a secagem tem de ser completa, ou seja, o bd tem de ficar completamente translúcido para que depois se possa filtrar.

também não uso os aspersores para fazer a evaporação evitando que nela saia bd juntamente, engordurando tudo o que está ao redor do processador. ponho em circulação apenas, elevando a temperatura a 70º.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

fry!

a engordurar tudo o que está à volta do processador não preciso de aspersores, uma vez que sou profissional em faze-lo ehehe
mas percebo o que queres dizer. até agora não notei que o vapor viesse com particulas de gordura mas em todo o caso...

o teu processador tem uma tampa pequena como o meu ou uma de maior diametro? é que no meu o vapor condensa e está sempre a chuver em cima do bio. ou seja é secagem com lavagem dai que demora mais tempo a secar tudo.

abraço,

marco.


vegetal
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça jan 16, 2007 5:11 pm

Lavagem com agua motor pro lixo

Mensagem por vegetal »

aconteceu comigo. produzo bd em casa na zona de chaves. tambem lavava com agua ma agora tenho de repensar nisso.

o meu corsa foi-se, os injectores estavam todos corroidos. nao vou desistir dde fazer biodiesel ams antes tenho de encontrar maneira d de lavar sem agua. com magnseo por exemplo e com polimento no final
.

chega de brincadeiras que saem caras


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

eu lavo com água e os injectores estão mais limpos que se trabalhassem a petrodiesel
o teu processador tem uma tampa pequena como o meu ou uma de maior diametro? é que no meu o vapor condensa e está sempre a chuver em cima do bio. ou seja é secagem com lavagem dai que demora mais tempo a secar tudo.
tem tampa grande.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

a corrosao dos teus injectores seria da água ou da soda?

é uma questão interessante.

o teu bio ficava bem lavadinho e bem sequinho?

para usares o silicato de magnesio o problema esta na filtragem...

se resolveres isso vale uma garrafa de oleo de amendoim!!


abraço

barbas

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

já tentei deixar uma noite inteira á 100ºc e continuava com água, mesmo com uma boa saída de vapor.
agora prefiro colocar o bd para secar em uma panela grande, com fogo por baixo, até parar de estalar...
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

o meu reactor de 70litros tem exactamente uma tampa de 35 cm, que a posso vedar com uma abraçadora metálica e que por sua vez tem um furo onde eu ligo o tubo para proceder à recuperação do metanol, lavagens e controlo de pressão.

já fiz varias experiências com tampa abrindo o respirador de pressão e sem tampa, com a tampa retém muita água e que por sua vez cai para o bd mas se eu for perante uma tabela que adquiri isso já não acontece, mas o respirador tem que estar aberto, como espero um inverno rigoroso faço tudo perante um sistema fechado e isolado, por exemplo um cilindro de aquecer a água e uso a seguinte tabela com bons resultados.

minutos/graus
140/70
120/80
90/90
60/100

para vos dizer a verdade tenha andado a usar menos tempo e com bons resultados.
vocês aí tem essas bailarinas de aquecer água, isso é a melhor solução tanto para reacção como secamente e armazenagen.
1 abraço

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Re: Lavagem com agua motor pro lixo

Mensagem por Elios »

vegetal Escreveu:aconteceu comigo. produzo bd em casa na zona de chaves. tambem lavava com agua ma agora tenho de repensar nisso.

o meu corsa foi-se, os injectores estavam todos corroidos. nao vou desistir dde fazer biodiesel ams antes tenho de encontrar maneira d de lavar sem agua. com magnseo por exemplo e com polimento no final
.

chega de brincadeiras que saem caras
o filtro de gasoleo não ficava cheio de água? é certo que este pode não conseguir evitar a passagem de toda a água mas se houver água no bio deveria encontrar-se água no filtro em quantidade significativa

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigos:

penso que se o problema é retirar a água, a solução é não colocar água no processo.

procurem no topico sobre lavagens, para vcs verem o que está acontecendo com o uso de talco industrial ou sílica trisyl.

resultados muito bons.

todo o biodiesel que produzo, coloco num bidon de 220 litros.
como ele lotou, tenho que dar um destino à ele. vão para os tratores amanhã, numa mistura b40.

para não ter surpresas, ia retirando o bio pronto e colocando em uma grande panela, onde aquecia à 80ºc e deixava esfriar.
para minha satisfação, nenhuma bolinha de água pipocando na superficie.
somente aquela aparência de óleo sendo aquecido, com aquelas "ondas" do aquecimento.

uso 32 gramas de talco ou 5 gramas de trisyl por litro.
ambos resultados conferem ao bio qualidade suficiente para ir aos motores.

não quero inventar a roda, mas se o problema é a água, não coloquem água no processo... existem alternativas viáveis...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas luciano

eu não tenho problemas com a água nem durante as lavagens nem com o uso posterior, nem nunca notei anormalidades no uso do bio produzido.

a duvida que tenho é se existe corrosão derivada do uso de bio nos componentes do veiculo, o que é que a está a causar, água ou ph.

a ser água então seria possivel encontrar água no filtro de combustivel visto que parte da sua função é reter a água, e a ser água diria que os injectores serão um problema menor visto que água misturada com combustível pode causar danos consideráveis em peças mais caras e difíceis de substituir.

a ser o ph, então o mudar-se de método de lavagem de pouco serve visto que o erro é de base.

já agora, também sou adepto do tacho grande para secagem, assim o que não falta é abertura para evaporação

e uma ultima razão é que eu, o vegetal e o mnunespt partilhamos a mesma mecanica, assim o que puder afectar um poderá aftectar os outros

abraço
Verde por Excelência


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

a duvida que tenho é se existe corrosão derivada do uso de bio nos componentes do veiculo, o que é que a está a causar, água ou ph.
olá

água... não deve existir nenhuma... o ph deverá rondar entre 6 a 8. os únicos componentes que podem ceder á corrosão, é todo o material de borracha (juntas, retentores e tubos) que não são compatíveis com o bd.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda out 29, 2007 11:46 am
Localização: Ribatejo

Mensagem por Angelo Lobo »

já que se falou neste assunto aqui no topico, existe alguma maneira de saber se o nosso carro pode usar bio sem problemas, ou é experimentar e logo se vê (ok apesar do gasóleo que se compra felizmente já tem alguma percentagem de bio, mas se por ventura der raia nalgum carro o problema nunca é do gasoleo certo ) existe alguma referencia temporal a partir da qual é seguro, ouvi falar que em viaturas após 1997 seria usado sem problemas, amigos confirmam??? após o inicio da minha promução caseira penso colocá-lo num bmw 525 tds de 98, espero que corra bem. os primeiros testes serão efectuados num ax 1.4 d.

lobo


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

esse assunto é noutro piso
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

para a questão de de água no uso do motor do veiculo é a pior coisa q tem, da excesso de desgaste nos pistão e no bico injetor, pq ela não tem combustão, e posteriormente é a melhor maneira p se fundir o motor.. isso se tiver bastante água.

qt ao ph, vai haver um desgaste nas peças, diminuindo o tempo de uso desta.

o bio de vcs por lavagem com água forma sabão? um pouco só pelo menos?
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

na primeira lavagem, sai mesmo sabão, que até faz espuma

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”