Titulação

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Titulação

Mensagem por jmal »

oi pessoal, penso que assim no fórum não existe nenhum tópico só sobre a titulação, procurei mas não encontrei o processo completo da titulação, estou a precisar de fazer a titulação mas tenho algumas dúvidas, será que me poderiam explicar o processo completo, eu tenho todos os ingredientes necessários, fenoltaleina, alcóol isopropílico, soda e água destilada.

obrigado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

olá jmal.

aqui tem informação sobre titulação:

http://journeytoforever.org/biodiesel_m ... ml#titrate

sds.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas jmal:

a melhor maneira de achar algum tópico, sem necessariamente ser pelo título, é clicar na página inicial ( que está bem no alto ) em pesquisar, inserir o termo desejado, no caso titulação, e abre-se todos os tópicos que contenham esse termo em seu conteúdo.
na minha pesquisa, apareceram 74 tópicos que contenham a expressão. alguns tratam exclusivamente disso.

abrir um tópico novo, significa tentar trazer todos os foristas novamente para a discussão de um assunto que já foi discutido no passado.

com isso quero poupar-lhe a angústia de ficar a esperar respostas, quando elas já estão lá dentro dos tópicos já escritos.

para começar, vá nesse aqui, do nosso amigo barbas:

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... b337b4f722

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

este tópico contem um link que não funciona. não sei o que se passa.

sugiro que dês uma olhada neste tópico.

http://www.biodieselcommunity.org/titratingoil/



preparação de uma solução de 1g de soda caustica em 1l de agua destilada num recipiente lavado de vidro ou plástico préviamente enxaguado com agua destilada.

se não tiveres uma balança de precisão, podes pesar 10g e adicionas 100cc de agua destilada que depois é dissolvido por agitação.
retiras apenas 10cc ( contem 1g de soda) deste preparado para outra garrafa e adicionas agua destilada até prefazer 1litro.

tens agora uma solução de naoh a 0,1%, esta é a solução tituladora.

num recipiente limpo deitas 10cc de alcool isopropilico e três gotas de solução alcoolica de fenolftaleina ou red phenol.

deita algumas gotas da solução de naoh a 0,1% com agitação até a solução ficar rosa ou purpura. esta operação serviu para neutralizar a acidez presente no alcool.

junta então 1.,1cc de oleo, a solução perde novamente a cor devido à acidez do oleo.

vai deitando e contando as gotas da solução tituladora até a cor aparecer novamente, isto sempre com agitação, quando a cor persistir ao fim de 10 segundos a titulação está feita.


por cada 18 gotas ( 1cc ) tens que adicionar 1g de soda naoh por cada litro de oleo a transesterificar, ao valor base que é de 3,5g .

ex:

durante a titulação foram usadas 45 gotas da soução tituladora de naoh para atingir a mudança de cor na mistura alcool (10cc) e oleo (1.1cc).

então 45/18=2,5g de soda a acrescentar às 3,5 por litro que é o valor para oleo novo. as 2,5g é a quantidade necessária para neutralizar os ácidos durante o processo para que sobrem as 3,5 para a recção de transesterificação.

sendo assim, neste exemplo, teríamos 3,5+ 2,5= 6g de soda cáustica por litro de oleo a tratar.

não esquecer que esta soda é para ser dissolvida no metanol e não no oleo, só depois de totalmente dissolvido é que o metóxido é inserido no oleo durante a agitação ou recirculação.
o metanol a usar não deve conter agua e deve representar ente 22 a 25% do volume do oleo.

sds.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

obrigado red baron, é uma grande ajuda, mais 1 vez um muito obrigado, fiquem bem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

olá
por cada 18 gotas ( 1cc ) tens que adicionar 1g de soda naoh por cada litro de oleo a transesterificar, ao valor base que é de 3,5g .
sempre trabalhei com 5 grs. de base. o próprio link indica isso.

for naoh:
number of liters of oil x (5 grams plus titration results)

example:

if titration showed 2 ml, that translates to 2 extra grams for each liter of oil i"m reacting to make biodiesel. if i'm reacting 90 liters of oil i do the following math:

90 liters oil x (5 grams naoh + 2)

90 x 7 = 630 grams naoh needed to make biodiesel with this oil

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

peço desculpa pela informação menos correcta, visto ter sido baseada em sites da internet.

neste campo da titulação, mais propriamente na quantidade de soda a usar existem dois valores aceites pela comunidade do bio.

o que eu tenho verificado é que o valor de 3,5g considerado correcto para óleo novo tem sido substituído pelo valor de 5g no caso do óleo usado pois a experiência assim tem demonstrado.

este valor deverá corrigir alguma humidade presente no óleo e para compensar algum metanol de menor qualidade (mais hidratado).
metanol com 0,5% de água é o mais comum de ser adquirido e é normalmente aceite como bom para o fabrico do biodiesel.

red.


ciclope
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça nov 27, 2007 4:28 pm

Mensagem por ciclope »

estou a tentar encontrar alcool isopropilico mas tá dificil.
alguem sabe me dizer onde posso encontrar?? ou...
existe algum outro que possa substituir.
pelo que entendi o alcool isop. tem 99% de alcool e um ph de 5.33.
o alcool etilico tem 96% de alcool e um ph de 7.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

nas farmacias arranjas, nem que tenhas de encomendar.

Avatar do Utilizador

Valdir
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda nov 05, 2007 12:17 am

Mensagem por Valdir »

caro ciclope eu comprei um recipiente de 1l por 4€ numa farmácia no rossio. de momento não me lembro o nome mas é uma farmácia grande que fica quase ao lado de uma outra.
foi dos poucos sítios que encontrei, e resolvi comprar ali porque era a que tinha o recipiente com menos capacidade, visto que não são precisas grandes quantidades de álcool, e pelo preço.

Avatar do Utilizador

Valdir
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda nov 05, 2007 12:17 am

Mensagem por Valdir »

se precisar de mais alguma informação não hesite em perguntar. vou tentar encontrar o recibo da farmácia para lhe dizer o nome da mesma.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

valdir Escreveu:caro ciclope eu comprei um recipiente de 1l por 4€ numa farmácia no rossio. de momento não me lembro o nome mas é uma farmácia grande que fica quase ao lado de uma outra.
foi dos poucos sítios que encontrei, e resolvi comprar ali porque era a que tinha o recipiente com menos capacidade, visto que não são precisas grandes quantidades de álcool, e pelo preço.
boas,


eu nisso já discordo visto que sou utilizador do isopropilico à muitos anos, a partir do momento em que se comecem a utilizar o isopropilico para limpeza vão ver que ele se gasta com facilidade. é um alcool excelente para limpar gorduras e afins, não deixando resíduos e a baixo custo comparado com produtos específicos de limpeza tendo uma longa tradição no audio-visual.
por exemplo, um amador é capaz de comprar um produto próprio para limpar as lentes da máquina fotográfica ou camera de video, um profissional usa alcool isopropilico para isso, já no tempo da cassete com os kits de limpeza de cabeças a mesma coisa, videos igual, leitores de cd igual, etc, etc

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Valdir
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda nov 05, 2007 12:17 am

Mensagem por Valdir »

obrigado pela informação elios. mas quando referi que não era preciso grandes quantidades de isopropílico estava a falar sobre o processo de obtenção do biodiesel em que usamos o isopropílico para realizar a titulação.

mas mais uma vez obrigado.

cumprimentos

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”