aquecimento dos tubos dos injectores

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

hynek Escreveu: eu também andei experimentar isso, mandei vir o fio da inglaterra. 25 m custou 50 €. experimentei com metal líquido da wurth, mas não aguentava. julgo que uma folha em mica poderia resolver o problema. potência calculas assim:
12 v elevado a 2 dá 144, isso dividido por resistência do fio em ohms.
exemplo:
- tens fio com resistência de 1 ohm, a potência será 144/1=144 w
- ou fio com resistência de 2 ohm, a potência será 144/=72 w
por acaso isso são calculos que também me interessam. 12v elevado a 2 da 144, mas elevado a 2 porque, de onde vem este "2"?
de que forma sei a resistencia ómica do fio? o vendedor diz, ou isso tem a ver com a espessura do fio?
a potencia da resistencia não tem a ver também com o comprimento da mesma? dimensão do fio(em comprimento) x diâmentro da mesma?
numa casa de material para eletrónica (não perguntei por agora nada de resistencias porque foi lá só à procura de isolamentos) falaram-me que o melhor isolamento para as resistencias era "fibra de vidro". penso que foi isso que disseram. já alguém aqui do forum expermentou isso? quais os resultados?
eu nisto estou a 0 (zero)...


Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

por acaso nunca me ocorreu essa da fibra de vidro..mas talvez amanhã mesmo construa uma resistencia em suporte de fibra de vidro e verifique quais os resultados..que postarei aqui..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

[***************] Escreveu:vivam ...

por acaso nunca me ocorreu essa da fibra de vidro..mas talvez amanhã mesmo construa uma resistencia em suporte de fibra de vidro e verifique quais os resultados..que postarei aqui..

abraços
[***************]
ola.com relação a este tipo de material (lã de vidro) existem vários tipos ,são muito usados para altas temperaturas (850-1000ºc) para isolamentos de peças refractarias . na montagem do kit do meu carro usei um quadrado desse material com mais ou menos 3mm (prensado) para isolar o permutador. no entanto o normal neste material é começar a degradar-se com o tempo por causa dos aquecimentos e arrefecimentos consecutivos. não me parece muito útil para isolar a resistência do contacto com o metal dos tubos no entanto para a parte exterior não deve encontrar melhor.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:
hynek Escreveu: eu também andei experimentar isso, mandei vir o fio da inglaterra. 25 m custou 50 €. experimentei com metal líquido da wurth, mas não aguentava. julgo que uma folha em mica poderia resolver o problema. potência calculas assim:
12 v elevado a 2 dá 144, isso dividido por resistência do fio em ohms.
exemplo:
- tens fio com resistência de 1 ohm, a potência será 144/1=144 w
- ou fio com resistência de 2 ohm, a potência será 144/=72 w
por acaso isso são calculos que também me interessam. 12v elevado a 2 da 144, mas elevado a 2 porque, de onde vem este "2"?
de que forma sei a resistencia ómica do fio? o vendedor diz, ou isso tem a ver com a espessura do fio?
a potencia da resistencia não tem a ver também com o comprimento da mesma? dimensão do fio(em comprimento) x diâmentro da mesma?
numa casa de material para eletrónica (não perguntei por agora nada de resistencias porque foi lá só à procura de isolamentos) falaram-me que o melhor isolamento para as resistencias era "fibra de vidro". penso que foi isso que disseram. já alguém aqui do forum expermentou isso? quais os resultados?
eu nisto estou a 0 (zero)...
para saber donde vem isso tens de voltar à escola....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

isto já está noutro lado, mas aqui faz sentido também:

comecei queimar o ov100 na caldeira, o esquema é o mesmo dos carros:
- o ov é pré-aquecido até 75 ºc
- o tubo do injector tem aquecimento que ronda 140 a 150 ºc

o mais interessante que verifiquei com esta experiência é que quando o aquecimento do injector baixa (abaixo de 120 ºc), a chama apaga-se. por isso penso que, nos carros, temos de fazer chegar a temperatura do ov injectado até uns 150 ºc também.

com esta experiência descobri como aquecer com maior eficiência e já estou fazer algumas experiências.

a resistência não deve ficar a rubro. basta que aquece até uns 300 ºc, assim podemos usar material menos resistente (nural 30, metal liquid, mica....). temos é assegurar uma boa permuta do calor e um isolamento térmico superficial, para não perder muita energia.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ....

o mais interessante que verifiquei com esta experiência é que quando o aquecimento do injector baixa (abaixo de 120 ºc), a chama apaga-se. por isso penso que, nos carros, temos de fazer chegar a temperatura do ov injectado até uns 150 ºc também.


de notar que o injector na caldeira funciona como bico queimador..tipo maçarico..e nesse sistema (caldeira) lhe falta o factor compressão..daí que seja necessaria uma maior temperatura para realizar a combustão..

nos motores diesel os 135º são mais que suficientes..já que a partir de 110-115º já o ov..a 90%(não preconizo % superior) apresenta caracteristicas semelhantes ao gasoleo..

abraços
[***************]


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

vejam se descobrem o material indicado a starvan não está a gostar de ov99 a 75º.


Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

nem a starvan...nem qualquer outra van mais terrena...

abraço
[***************]


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a fibra de vidro deve estar bem. mas qual é a resina que vamos usar? precisamos de saber qual a melhor resina para aglutinar a fibra. quanto a mim a epoxy deve servir bem, embora seja difícil desfazer se a coisa não ficar bem...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

tenho prometida uma massa para resistências (a cozer), por isso penso que arranjamos brevemente uma solução viável e segura.

fernando, concordo contigo quanto os 135 ºc. é capaz de ser suficiente (podemos verificar tirando injector)....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a temperatura a que o ov passa a ser atomizado com uma eficiência idêntica ao do gasoleo está por aí comprovada num estudo que me parece bastante credível. a questão tem mais a ver com a eficiência da transferencia de energia da resistência para o combustível e até à saída do injector. isso é que necessita de ser averiguado. já agora, também seria interessante saber qual o material ideal para efectuar o isolamento térmico do dispositivo. não sei qual a disposição dos tubos nos vossos motores, mas no meu estão no meio de um túnel de vento sem qualquer abrigo.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola se calhar não e preciso mudar tudo ao que por aqui pude perceber embora não conheça o produto e que com o calor o "liquid-metal" da wurth abria . se a questão e so o material abrir e não e fundir o esturricar com a temperatura tente usar os 2. posso garantir que a fibra aguenta bem essas temperaturas pois onde trabalho existe uma chaminé (+/- 2mts diâmetro com 20mts de altura) forrada a fibra de vidro que sempre passa gases a temperaturas dessa ordem. peço desculpa que num outro poste por lapso falei de "lã de vidro" e não de fibra de vidro embora confirme o que disse estava fora de contexto
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

hynek Escreveu:
para saber donde vem isso tens de voltar à escola....
vou registar para memória futura...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola.
conforme prometi se encontrasse algo mais sobre tubos aquecidos...
aqui vai porem mais próximo (frança)

http://www.aci-resistance.com/htfr/0007.htm

também existe aqui material que pode ser útil para fazer as resistências sobre os tubos dos injectoures.

http://www.aci-resistance.com/htfr/0009.htm

(no fundo da pagina tem o contacto)

cumprimentos


gommon
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta dez 19, 2007 9:38 pm
Localização: Leiria

Mensagem por gommon »

manuelcar Escreveu:a temperatura a que o ov passa a ser atomizado com uma eficiência idêntica ao do gasoleo está por aí comprovada num estudo que me parece bastante credível. a questão tem mais a ver com a eficiência da transferencia de energia da resistência para o combustível e até à saída do injector. isso é que necessita de ser averiguado. já agora, também seria interessante saber qual o material ideal para efectuar o isolamento térmico do dispositivo. não sei qual a disposição dos tubos nos vossos motores, mas no meu estão no meio de um túnel de vento sem qualquer abrigo.
desculpem, sou novo aqui a postar (apenas me tenho deliciado a ler os vossos comentários e experiencias).

posso ajudar com a ideia de "fita para colectores" utilizada nos carros de corrida nos colectores de escape,etc. mantem muito bem a temperatura e aguenta imenso. e penso que é isolante.

desculpem, mas queria meter-me na conversa, ando aqui a inventar um sistema de ov para o meu clio (lucas)...

de momento apenas utilizo ov10 para limpeza do circuito, depois vou tentar subir um pouco a percentagem, mas nao passando do estipulado na tabela.

cumps

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

gommon Escreveu:
manuelcar Escreveu:a temperatura a que o ov passa a ser atomizado com uma eficiência idêntica ao do gasoleo está por aí comprovada num estudo que me parece bastante credível. a questão tem mais a ver com a eficiência da transferencia de energia da resistência para o combustível e até à saída do injector. isso é que necessita de ser averiguado. já agora, também seria interessante saber qual o material ideal para efectuar o isolamento térmico do dispositivo. não sei qual a disposição dos tubos nos vossos motores, mas no meu estão no meio de um túnel de vento sem qualquer abrigo.
desculpem, sou novo aqui a postar (apenas me tenho deliciado a ler os vossos comentários e experiencias).

posso ajudar com a ideia de "fita para colectores" utilizada nos carros de corrida nos colectores de escape,etc. mantem muito bem a temperatura e aguenta imenso. e penso que é isolante.

desculpem, mas queria meter-me na conversa, ando aqui a inventar um sistema de ov para o meu clio (lucas)...

de momento apenas utilizo ov10 para limpeza do circuito, depois vou tentar subir um pouco a percentagem, mas nao passando do estipulado na tabela.

cumps
ola
ficava bem uma apresentação primeiro .....
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


gommon
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta dez 19, 2007 9:38 pm
Localização: Leiria

Mensagem por gommon »

eletrico Escreveu:
gommon Escreveu:
manuelcar Escreveu:a temperatura a que o ov passa a ser atomizado com uma eficiência idêntica ao do gasoleo está por aí comprovada num estudo que me parece bastante credível. a questão tem mais a ver com a eficiência da transferencia de energia da resistência para o combustível e até à saída do injector. isso é que necessita de ser averiguado. já agora, também seria interessante saber qual o material ideal para efectuar o isolamento térmico do dispositivo. não sei qual a disposição dos tubos nos vossos motores, mas no meu estão no meio de um túnel de vento sem qualquer abrigo.
desculpem, sou novo aqui a postar (apenas me tenho deliciado a ler os vossos comentários e experiencias).

posso ajudar com a ideia de "fita para colectores" utilizada nos carros de corrida nos colectores de escape,etc. mantem muito bem a temperatura e aguenta imenso. e penso que é isolante.

desculpem, mas queria meter-me na conversa, ando aqui a inventar um sistema de ov para o meu clio (lucas)...

de momento apenas utilizo ov10 para limpeza do circuito, depois vou tentar subir um pouco a percentagem, mas nao passando do estipulado na tabela.

cumps
ola
ficava bem uma apresentação primeiro .....
peço desculpa, vou apresentar-me....

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

ora viva!...
bem vindo à comunidade...
como podes ver pelo meu perfil, eu sou de perto... sobre apresentações, na net ainda ando muitas vezes a nadar, por isso, apresentar-me foi coisa que não fui capaz de fazer, penso que por aselhice...
ainda bem que aparece alguém aqui no forum da mesma região que eu, torna-se mais motivador... talvez um dia destes possamos beber um copo...
no que precisares de ajuda dispõe, mas não te esqueças de procurar primeiro a resposta no tópico referente à duvida...
boas frituras e um abraço...


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por k__x »

é possivel instalar apenas este sistema?
http://www.vegiecars.com/product.aspx?pageid=15

e andar a 100% ov no tanque, sem aplicar mais nada?
este sistema ira gerar problemas futuros?

ha alguem a vender para portugal?

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

k__x Escreveu:é possivel instalar apenas este sistema?
http://www.vegiecars.com/product.aspx?pageid=15

e andar a 100% ov no tanque, sem aplicar mais nada?
este sistema ira gerar problemas futuros?

ha alguem a vender para portugal?
ola
no meu entender ..... o melhor e não te precipitares lê por aqui mais um bocado ....
e consulta primeiro que tudo este link: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=5373
alem disso passa por aqui: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=3200
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”