Painel Solar Tubo de Vaquo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

Painel Solar Tubo de Vaquo

Mensagem por Afonso »

excelente performance, não é muito caro pelo menos algumas marcas
o grande problema é o facto de atingir grandes temperaturas no verão e ter que ter forma de dicipar o calor( atirar agua fora para uma piscina ou telhado) um grande desperdicio de agua, e tudo que é demais é erro, os materiais começam a ter pouca durabilidade, e o fluido tem que ser mudado dentro de uns 5 anos.
quando o equipamento é realmente pago, terá que se colocar um novo.
um bom natal a todos

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

o grande problema é o facto de atingir grandes temperaturas no verão e ter que ter forma de dicipar o calor
mas calor é energia, logo qual é o problema? é vacuo que se diz...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

há soluções para dissipar o calor.


fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

poderiam dar exemplos de como dissipar o calor?
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

pra quê dissipar o calor? não era mais inteligente conseguir maneira de tapar de alguma forma a superficie parcial ou totalmente conforme a temperatura no depósito?assim até se pode sobredimensionar o numero de tubos para termos maior cobertura de água quente no inverno ou até se calhar todo o ano (mesmo nos dias menos quentes/enublados, é possivel?) sem ficarmos com a água a pelar no verão! porque é q a malta n faz isso?
é verdade q em qq tubo de vacuo o fluido tem q ser mudado de 5 em 5 anos?

cumps!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

Resposta ao toze

Mensagem por Afonso »

sim existe um sistema de uma marca(que não digo) que recolhe o fluido quando o termoacumulador tem temperatura suficiente.
mas falamos sempre e chegamos sempre a mesma conclusão, a manutenção é o pior aspecto do solar termico tradicional.
obter mais temperatura para quê?
só necessitamos de 60ºc no maximo!!!
por muito que evoluam os sistemas só necessitamos de 60ºc e conseguimos isso, o problema é de noite eles por muito que sejam eficientes não aquecem de noite!!!!!
está dificil.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

60º? sim, mas existem os misturadores, logo podemos e devemos ir mais acima .... se podermos. a tecnologia de vacuo é a melhor coisa que anda por ai, mas para portugal temos que reconfigurar alguns aspectos, pois eles foram desenvolvidos para paises frios e menos solarengos. tapar os paineis e extrair o fluido são efectivamente duas soluções, mas porque nao dissipar esse calor na obtençao de outra forma de energia? que tal electridade? ah pois é.... desde quando é que a energia solar é um problema? só se for para o quartel do petroleo . claro que existe muito trabalho a ser desenvolvido, mas é para isso que cá andamos, ou nao?

#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

qual é o sistema q transforma o calor excedente em electricidade? estás a dizer usar água superaquecida (vapor) tipo "turbina" para rodar as pás de um eixo de um motor eléctrico para gerar electricidade do outro lado à saída do motor?um pouco como se faz com os reactores nucleares em q a reacção sobreaquece agua q faz mexer uma máquina de vapor similar ás dos navios antigos?

cumps!

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

a turbinagem exigiria muito vapor, e é dificil arranjar esse tipo de turbinas de pequena dimensao. existem no entanto motores como a quasiturbina que turbina muito melhor o vapor que as turbinas de pás.

http://carros.hsw.uol.com.br/motor-quasiturbine.htm

no entanto estou a pensar em sistemas que recorrem a cristais para fazer a conversão termoelectrica directa, cujo subproduto seria o arrefecimento do fluido termico primário.

#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

podes por ai também já agora um link para esses sistemas de cristais q fazem a conversão directa? quem é q instala isso? são caros?

cumps!

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

estes sistemas apareceram na nova zelandia, foram estudados pelos japoneses mas nao conheço aplicaçoes comerciais ainda.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

ora bolas então para já n as podemos usar...

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

nao, graças aos nossos amiguinhos que colocam as inovaçoes na estante.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

opa discussões de teorias da conspiração à parte os japoneses até nem costumam pactuar mt com isso, por isso ou o sistema n resultou como eles queriam ou então acontece como os cristais dos fotovoltaicos q são mt caros para a energia q conseguem captar.
de qq forma se um sistema de tela tipo chapeleira de carrinha "home" made controlado com um automato programavel n me parece mt complicado de fazer, ou mesmo com um sistema totalmente analógico com um termoestato e sensores de fim de curso nos extremos dos tubos.

cumps!

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

estas enganado mas eu nao te levo a mal. a culpa nao é tua nem minha. no entanto vou tentar ir mais longe na minha pesquiza a ver se descubro se realmente o invento era bom ou simplesmente demasiado "oxidável".

#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Re: Resposta ao toze

Mensagem por jcn.jnunes »

afonso Escreveu:(...)
obter mais temperatura para quê?
só necessitamos de 60ºc no maximo!!!
por muito que evoluam os sistemas só necessitamos de 60ºc e conseguimos isso, o problema é de noite eles por muito que sejam eficientes não aquecem de noite!!!!!
está dificil.
oh, afonso... a coisa não é bem assim.

o que queremos armazenar é energia e não temperatura. a temperatura é um efeito da energia armazenada num corpo.
se eu pudesse armazenar 1mcal (megacaloria) num corpo com 100g de massa (para não o perder de vista) com um material tal que a variação de temperatura fosse de uns 20ºc, seria óptimo!
era um material com um calor específico 500 de vezes superior ao da água. assim, se eu tivesse esse corpinho inicialmente a 60ºc poderia aquecer 40 de litros (ou kg) de água (de 15ºc para 40ºc) até esse corpo descer a 40ºc (temperatura de um banho). ou seja, com 100g aquecia 40l de água para banho a 40ºc.

ora, eu tomo banho com água e é com água que armazeno energia solar (poderia utilizar hidrogénio que tem um calor específico 3.4 vezes superior ao da água mas, como 1kg ocupa muito mais de 3.4l, é mau negócio). então quanto mais água quente eu armazenar, mais tenho. mas, quanto mais quente for essa água armazenada, ainda mais tenho para um duche a 40ºc.
assim, se eu tiver 100l de água a 90ºc no depósito e a misturar com 200l de água a 15ºc, vou obter 300l de água a 40ºc.
se eu armazenasse os 100l apenas a 60ºc, iria obter apenas 200l de água a 40ºc, nas condições acima.
(nota: não estou a considerar perdas nas tubagens... se considerar, a temperatura do banho será um pouco mais baixa)

então, quanto mais volume e a maior temperatura eu armazenar, mais tenho disponível para gastar.
os 60ºc, assim como os 15ºc, são temperaturas de referência regulamentares. considera-se, para efeitos de cálculo, que a temperatura de consumo da água fria é de 15ºc e que a da água quente é de 60ºc.
no entanto, até podemos armazenar água a temperaturas superiores a 100ºc, desde que a pressão esteja acima do ponto de ebulição. o problema é que isso implica que a bomba circuladora do circuito primário aguente bem acima dos 100ºc, o que ainda há poucas.

quanto a uma questão que se está aqui a discutir sobre como dissipar calor ou energia excedente, a minha sugestão é colocar um permutador ar-água no circuito com uma válvula de três vias; ou seja, quando o depósito não aceita mais energia (quando o delta t no circuito primário entre o colector e a saída do permutador do depósito for inferior a uns 3 ou 4 graus), o controlador acciona a válvula e redireciona o primário para o tal permutador ar-água ou para uma piscina, se a houver.
para voltar a colocar a válvula na posição "depósito", será através da temperatura de uma sonda a ~1/4 de altura no depósito. há que utilizar um controlador que permita estes "jogos" de circuito.

na minha opinião pessoal, penso que cobrir os painéis pode tornar-se dispendioso se tivermos uma instalação grandinha, tipo hotel, hospital, condomínio. se for uma moradia, talvez um estore eléctrico faça o serviço, mas sai mais caro que redireccionar o caudal.
tratando-se de tubos de vácuo pode-se, acreditem, colocar um sombreiro que evite a luz solar directa entre as 11h e as 16h no verão. a esta hora, só a luz difusa é já suficiente para aquecer este tipo de painéis. além disso pode-se inclinar os painéis para optimização no inverno, o que corresponde a ficar com o sol "de chapa" por volta do dia 16 de fevereiro (em faro corresponde a uma altura solar de uns 41º).

a grande vantagem dos tubos de vácuo é no inverno quando até em dias meio encobertos aquecem bem a água. no verão, é bom para depenar galinhas...
João Nunes

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Painel Solar Tubo de Vaquo

Mensagem por Bluesky »

entao estas a escolher uma inclinaçao nos paineis de 49º para optimizar no inverno, certo? como escontras-te esse valor? pela pratica? estas a considerar a latitude do algarve os 37º, certo? seja como for está muito bem pensado! parabens.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Re: Painel Solar Tubo de Vaquo

Mensagem por jcn.jnunes »

o modo de calcular é simples; matematicamente, corresponde ao valor médio do intervalo para o qual se quer optimizar:
o intervalo do inverno corresponde aproximadamente a [21 de dezembro; 21 de março];
em termos de altura solar, faro lat 37º, corresponde a [30º; 53º];
assim, o valor médio corresponde a 41,5º ou ~41º, que se encontra por volta do dia 16 de fevereiro.

resumindo, não é a data que se utiliza para o cálculo mas sim as alturas solares. as datas são de referência. podemos querer optimizar para outro intervalo, dependendo dos dados climatéricos do local tais como temperatura do ar, insolação, etc.
talvez o melhor intervalo devesse ser 1 de novembro a 1 de março, por exemplo. mas esse período já está contemplado no cálculo acima. repare-se que, em termos de inclinação, 21 de março é idêntico a 21 de setembro. a única diferença é que o outono é, normalmente, mais quente que a primavera.

conforme a latitude vai subindo acima dos 37º, assim se pode adicionar a diferença à inclinação dos painéis. se o valor de 41º de altura solar corresponde a uma inclinação de 90º-41º=49º, então para uma latitude de 48º adiciona-se 48º-37º=11º à inclinação do painel o que dá 49º+11º=60º.

as alturas solares e respectivas datas podem ser determinadas com o programa ephemeris, para pc ou pda; este software é freeware. até dá para utilizar como bússola solar ou lunar.
João Nunes


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Painel Solar Tubo de Vaquo

Mensagem por toze_feup »

opa esses 41º q falas são 41º em relação à horizontal, certo?
não seria preferivel orientar os paineis para o pior caso de inverno (penso q será com inclinação de 53º em rel à horizontal já q o sol anda mais baixo temos q levantar mais os tubos) já que como dizes de verão ou nos dias mesmo nublados estes aquecem (eu n tenho essa experiencia aki no norte, nesta altura do ano os tubos de vacuo q conheço funcionam tds a resist electrica e nem ao fim de 1 dia sem gastar água consegues ter água quente mas pode ser o caso n seja pra exemplo, de qq forma tem 6 anos e é 1 caso prático e dado q de verão tudo funciona certinho penso q n se passa nada de anormal na instalação).
os q conheço estão a 46º de inclinação na zona de gondomar(latitude 41º) segundo diz o dono. um tilt dos 46 para 53º traria melhor performance de inverno q se note?

cumps!


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Re: Painel Solar Tubo de Vacuo

Mensagem por jcn.jnunes »

os ângulos são em relação à horizontal, sim.

essa instalação de que falas em gondomar está nos parâmetros que apresentei.
aumentar o ângulo melhora para os dias mais próximos do dia 21 de dezembro mas piora para os dias de fevereiro quando ainda faz muito frio e há nuvens.
podemos, no entanto, optimizar para meio de janeiro em vez de meio de fevereiro.
João Nunes

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”