Ajuda sobre MPPT

Responder

Autor do tópico
pedroamg
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jan 10, 2008 8:53 pm

Ajuda sobre MPPT

Mensagem por pedroamg »

olá!!
um amigo, aconselhou-me a visitar este fórum, para obter informações sobre a tecnologia mppt.
alguém aqui me poderia ajudar, indicando alguns sites que conheçam sobre isto?
estou a pensar usar isto, para criar um carregador de baterias a 2.4 volt, usando um painel solar. se alguém tiver alguma ideia ou opinião para fazer isto, agradecia.

obrigado.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas pedroamg:

antes de mais bem vindo ao forum.

tambem podes fazer uma apresentação aos membros no local apropriado.

um bom regulador de tensão para baterias que tenha como fonte energética um painel fotovoltaico ou um aerogerador do tipo pmg faz uso obrigatório desta tecnologia.
de outro modo haveria perdas desnecessárias que se manisfestam sempre sobre a forma de calor.

dá uma olhada neste artigo:

http://www.solar-electric.com/charge_controls/mppt.htm

para dar uma explicação sucinta:
este sistema faz uso da técnica usada nas fontes comutadas. básicamente numa fonte de alimentação comutada a tensão de entrada, se for ac, é rectificada e filtrda por condensador.
depois é enviada para um ciurcuito transistorizado onde é comutada a uma frquequência elevada e aplicada num transformador, normalmente em ferrite.
no secundário deste obtem-se uma tensão dependente dos numero de espiras do enrolamento e da largura do impulso.

pode-se projectar estas unidades para diversas tensões de entrada e igualmente qualquer tensão de saída.
outra vantagem é que a tensão de saída é regulada electrónicamente através de uma malha ou por acopolamento magnético, fotoeléctrico etc.

no caso de um carregador mppt, a tensão de entrada é dc, sendo então dispensado a rectificação e a filtragem.
a tensão do painel, ou aerogerador de magnetos permanentes, envia para o regulador uma tensão que é variável, dentro de certos limites.

tal como diz o artigo, um painel solar de 120w debita uma corrente de 7.1a com uma tensão de 16,9volts.
se aplicarmos a saida do painel directamente para carregar uma bateria de 12v vamos deparar com vários problemas.

1- a bateria se estiver muito descarregada só terá algo como 10,5v, nesta condição o painel fornece a corrente máxima de 7.1a, no entanto a potência entregue à bateria é só de aprox.
10,5 x 7,1= 75w os restantes 45w transformam-se em calor nas próprias pastilhas de silicio.
mesmo quando a bateria está quase carregada com uma tensão de cerca de 13.8 v ( baterias de chumbo) existem algumas percas.
poderia-se utilizar uma bateria de maior tensão, mas esta não carregaria em condições de ceu nublado onde a tensão de saída é menor.

como remediar isto?

utilizando um regulador de carga mppt.

a tensão de entrada é variável, no entanto a tensão de saída é absolutamente regulada de acordo com as necessidades da bateria
de modo a manter a corrente de carga sempre no máximo.
a agilidade deste controlador permite ter uma tensão de entrada, mesmo inferior à tensão necessária para carregar a bateria, tornando-se
num conversor dc para dc elevador ou abaixador consoante as necessidades.

básicamente o oscilador que controla a etapa comutadora de potência varía a frequência e largura de impulso para que a tensão de saída
se mantenha inalterada para a carga das baterias de chumbo.

assim teremos sempre uma pequena perca energética que é devido à eficiencia destes reguladores estar entre os 92 a 97%, no entanto os ganhos podem ser bastante superiores.

este é o principio utilizado nos inversores que servem para obter 220v a partir das baterias dos sistemas solares ou mesmo usados no campismo.


Autor do tópico
pedroamg
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jan 10, 2008 8:53 pm

Re: Ajuda sobre MPPT

Mensagem por pedroamg »

obrigado pela explicação sobre o assunto. mas já estive a analisar melhor, e não vou usar este sistema, pois a aplicação em causa não é merecedora de tanto controlo.
a aplicação é um simples candeeiro a energia solar, com 2 elementos de 1.2v para tar ligado durante a noite também. já tenho tudo feito, usando pwm para ter um rendimento superior, apenas falta-me o promenor de regular a tensao de carga das baterias, para não as estragar rapidamente.o que tenho que fazer é:
alimentar sempre o meu circuito, e manter uma tensao de 2.4 volt aproximadamente nos termianais da bateria, para as ir carregando. quando nao há sol, como tenho as baterias em paralelo, o circuito funciona normalmente.
se alguém souber de alguma forma de regular a tensao, aproveitando a energia vinda do painel, agradecia a ajuda.

Responder

Voltar para “Energia Solar”