aquecimento dos tubos dos injectores

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

ola
com respeito as resistências e ainda de levar em conta mais alguns factores tais como consumo e a sua aplicação.
insisto nesta questão por causa de uma ocorrência recente no meu carro que irei mais tarde reportar no tópico
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 077#p42077
as resistências podem diferir de consumo pela forma como são aplicadas. pois não e a mesma coisa enrolar um fio em espiral sem núcleo e fazer uma espiral sobre um ferro pois aqui pode haver um aumento de consumo (campos magnéticos).com respeito a adição de mais equipamento que aumente o consumo de corrente num carro pode quer sobrecarregar a bateria e ate mesmo o alternador.pelo menos foi-me dada essa indicação.assim no meu entender o equipamento adicionado para o consumo de o.v. deve usar o mínimo possível de corrente.embora este tipo de aquecimento não possa ser de forma diferente o aquecimento antes da b.i. pode. os permutadores hidráulicos podem ser uma boa opção no entanto pode vir a haver problemas e por isso percebo a razão do amigo [***************] não ser adepto dos mesmos.mas ao que tenho observado do seu trabalho essa questão esta solucionada.no entanto coloco uma questão ;seria possível usar um permutador hidráulico mas com transfrencia térmica por óleo e não por agua?
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por visitante »

vivam ....

seria possível usar um permutador hidráulico mas com transfrencia térmica por óleo e não por agua?

eléctrico...claro que seria..principalmente nas motorizações turbo..através do tubo de descarga deste para o carter...aqui com uma elevação de temperatura substancial..nos aspirados intercalando um permutador entre o suporte e o filtro de oleo..mas e em caso de ruptura ?...

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

ola
amigo [***************].
não sou grande conhecedor de motores de combustão interna pois muito do pouco que sei aprendi por aqui.
percebi por isso o porque de não ser adepto dos permutadores hidráulicos e a sua questão confirma o que eu tinha em mente.
assim quando pus a questão de usar óleo em vez de agua pensei sim no conhecimento que tenho a nível industrial e como transferir isso para um carro.
também como os motores diesel inicialmente foram concebidos para óleo (já vi isto relatado em qualquer lado) e tendo conhecimento que eventualmente um motor pode queimar óleo fino do tipo hidráulico (embora não sendo ambientalmente correcto) e levando em conta uma forma de aquecer combustível que já usou (penso eu)surgiu-me a seguinte ideia e corrija-me por favor onde estiver errado,passo e explicar:
usando estes pressupostos poderia-se criar um circuito fechado de óleo com reservatório idêntico ao da bomba de travões com sonda de nível seguído de bomba de circulação uma serpentina no colector se escape (penso que já usou isto) ou um bloco de alumínio furado e preso ao no mesmo local (e mais fácil para manutenção) que ligava ao permutador.na saída do permutador (zona mais fria) liga de volta ao tanque.
o óleo usado seria tipo hidráulico (seria necessário ver qual) e em caso de rotura talvez não fosse muito grave, partindo do principio que o motor admite isso.
o que lhe parece ?
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por visitante »

vivam ...

electrico..

no sistema que implementei (creio que amplamente descrito no topico "conclusão do projecto).. e tenho instalado em diversas viaturas..e por forma a o tornar o mais simples possivel..consiste em :

-tubo moldado..com cerca de 2 metros..ao primeiro tubo de escape..logo a seguir ao colector..não ao colector porque na sua maioria não é pratico de executar..

-tubo moldado á cabeça do motor..neste tubo entra a derivação do retorno..

-aquecimento do filtro através de placa térmica fornecida pela conrad..electrica..

-aquecimento da bi através de resistencia(s) moldada(s) ao corpo da mesma..

-aquecimento dos tubos de injecção através de resistencias moldadas aos mesmos..

só o aquecimento dos tubos de injecção se mantem quase que permanentemente ligado..os outros vão-se desligando tão prontamente quanto o aquecimento dinamico ( tubo no escape e na cabeça do motor) proporciona a temperatura ideal nesses pontos através de termo-contactos..em duas viaturas em lugar de moldar o tubo de combustivel em redor do 1º tubo de escape foi construida uma serpentina no seu interior..já que os proprietarios optaram por escapes em inox..e na fase de construção dos escapes foi bastante facil a execução..sendo que o ganho de temperatura foi bastante superior..em termos de rapidez..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

[***************] Escreveu: ...foi construida uma serpentina no seu interior...
e em caso de rotura e seguro ou a ponteira do escape fica a parecer um maçarico?
pelo menos se houver fuga não parte o motor como poderia acontecer com permutadores hidráulicos . agora mais a sério e uma boa opção afinal na pratica o que um motor tem mais e pontos onde obter temperatura haja e arte e engenho
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

já deu para ver em fotos e mensagens minhas anteriores que as experiencias por mim feitas foram todas em situações extremas. estou convencido, e muito dificilmente alguém me fará mudar de opinião, que se os materias que penso utilizar aguentarem essas situações extremas, mais facilmente irão aguentar as situações menos exigentes, dai resulta esta série de experiencias que tenho levado por diante.
tal como havia referido anteriormente, cá está o resultado das ultimas experiencias e testes feitos, mais uma vez nas tais situações extremas.
então desta vez, peguei na resistencia mais pequena, a tal que ficava em brasa, e coloquei-lhe o dito isolamento em volta. de seguida, já com o isolamento, liguei-a a uma bateria que tinha acabado de carregar e mantive ligada até que a corrente da bateria se gastou, o que veio a acontecer uma hora depois, nessa altura ainda produzia calor, mas já era muito pouco.
vamos às fotos...

Imagem
ora cá temos a dita resistencia ligada à corrente com o isolamento em volta. dá para ver pela cor, que está ligada.

Imagem
se não é perceptivel na foto anterior, esta com a luz do teto apagada penso que não deixa duvidas. (parece um pirilampo)

Imagem
com a minha mão colocada em volta dela deste jeito e a esta distância, não consegui aguentar mais do que dez segundos.

Imagem
apesar do isolamento, dá para ver que mesmo assim queimar papel não é obstaculo, e com relativa facilidade...

Imagem
aqui depois de uma hora ligada, já fraquinha,... mas ainda se vê pela cor que o calor ainda é bastante.

Imagem
terminada a experiencia da temperatura, na resistencia o isolamento manteve-se indeformavel, se muito resistente não sei. quem é que lá conseguia por as mãos???
depois de arrefecer, o que aconteceu rápido desfis a resistencia para poder retirar o isolamento. mais uma vez testei a resistencia à tração do material isolante e o resultado ainda não foi o esperado, no entanto já não foi tão facil rebentar como havia sido na experiencia no bico do fogão. portanto já houve evoloções...
proxima experiencia:
depois de fazer uma resistencia de 3 fios com quarenta centimetros (em testes nas fotos mais recentes) e de uma outra com 4 fios e 60 centimetros de comprimento, vou fazer uma nova com 3 fios mas com 80 centimetros de comprimento e comparar a eficiencia e o seu funcionamento em todos os niveis com a de 4 fios e 60 centimetros que já tenho feita. claro que os resultados serão aqui publicados.

entendo estar a enviar para aqui uma quantidade de fotos considerável. quero aproveitar para dizer ao sr administrador e moderadores, que se entenderem apagar aquilo que faz menos falta ou tem menos interesse, da minha parte não existe problema algum. apenas peço para manterem pelo menos durante uma semana.
um abraço...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por hynek »

está óptimo, belo trabalho, parabéns.

eu já fiz algumas minhas experiências também. aconselho não levar o fio à brasa. bastam uns 200 ºc. assim o material aguenta sem problemas. basta depois isolar por cima, para não perder muito calor.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

ola
parece-me que realmente estas a levar isso ao estremo mas há aqui um pormenor que escapa falta dados sobre o consumo afinal nenhum carro tem uma central eléctrica montada em cima.
nota não estou a dizer mal do teu trabalho mas a trazer a tona um assunto que também já me causou problemas. a questão do consumo e muito importante e que por muito pouco que seja e sempre x4 se a isso adicionarmos permutador eléctrico válvulas não será difícil ter pelo menos mais 30a em cima da bateria e isto para ser brando.alem disso já que tens as resistências preparadas podias testa-las com um tubo por dentro e ou muito me engano ou os consumos são diferentes.também me parece que não e comun tubos da bi aos injectores tão compridos.
mas de qualquer forma continua pois estas a desenvolver um óptimo trabalho.
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por orbis »

tens de carregar a bateria periodicamente com um carregador. há uns porreiros que impedem que as baterias libertem hidrogénio durante a carga e que são pouco maiores do que os dos carregadores dos notebooks. ligas o negativo à massa e o positivo ao borne positivo da bateria, não sendo necessário retirá-la do carro. tenho um c-teck 3600 que comprei no ebay.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

orbis Escreveu:tens de carregar a bateria periodicamente com um carregador. há uns porreiros que impedem que as baterias libertem hidrogénio durante a carga e que são pouco maiores do que os dos carregadores dos notebooks. ligas o negativo à massa e o positivo ao borne positivo da bateria, não sendo necessário retirá-la do carro. tenho um c-teck 3600 que comprei no ebay.
ola
de acordo com o que diz orbis.
com respeito ao carregador existe 1 cá por casa e com respeito a liga-lo também não tenho dificuldades.
com respeito a carga da bateria e de suma importância.
de tal forma que a algum tempo a esta parte me tenho dedicado a estudar com a ajuda do hynec como adaptar um analisador de estado da bateria (já foi testado em simulador) ao autómato que montei no meu carro.
no entanto e bom ter em conta que sempre que for possível e útil reduzir qualquer consumo ao minimo pois afinal são coisas para que o sistema não esta preparado.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por visitante »

vivam ....

nos sistemas que montei nunca existiu qualquer problema de ordem electrica..se exceptuar as vezes em que me esqueci de desligar o interruptor geral do sistema que tinha montado no meu fiat..colmatado á posteriori por ligação imperativa da chave de ignição...uma independencia dependente..

quanto á dimensão da resistencia num tubo de injecção..sempre a maxima possivel deixando..por motivos de manutenção..uma distancia livre de cerca de 3 cms. antes do injector..

não sou bom em electricidade auto mas creio que os relays servem exactamente..entre outras funções.. para proteger os circuitos de sobre-débitos..porque nunca aconteceu ter-se estragado um alternador..e convem não esquecer que no meu sistema as temperaturas são atingidas..em todos os pontos chave..entre os 15 e os 20 segundos..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

[***************] Escreveu: relays servem exactamente..entre outras funções.. para proteger os circuitos de sobre-débitos...
[***************]
ola só um acréscimo amigo [***************] e não me leve a mal ,com respeito aos relays ,os dos carros são meramente contactos sem nenhum tipo de protecção para isso tem antes deles fusíveis esses sim servem como protecção.
no caso desses reles e como se de um interruptor se tratasse porem em vez de ser accionado com o dedo e com uma pequena bobine. não limitam em nada a corrente a indicação que vem neles refere-se ao que podem suportar.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por visitante »

vivam ...

electrico..eu nem tenho por que levar a mal..ora essa..

só que como nunca tive problemas com o sistema electrico por o ter "sobrecarregado" com mais umas quantas fontes de débito de energia..certo que todas elas..talvez seja mania minha..não sei..através de relays..

enfim..o que me cumpre informar é que nunca tive qualquer ocorrencia negativa no sistema de carga ou perifericos com o sistema que desenvolvi..exceptuando..claro..as vezes que me esqueci de desligar o sistema..mas isso não tem a ver para o caso..já que na versão cliente..e mais tarde para mim mesmo..sempre fiz com que o acesso ao sistema fosse apenas possivel com a ignição ligada..e como os tempos que consegui atingir batiam mais ou enos com os do temporizador para as velas de ignição..para mim está de maravilha..agora ainda mais..já que através dos vossos ensaios tambem optei por isolar as resistencias dos tubos de injecção com os isoladores que tão bem indicaram..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

ola amigo fernando o uso de reles e correcto.
só me pus a explorar este ponto por me ter sido levantada a duvida de qualquer forma estou a proceder a alguns testes e a tentar perceber o porque do ocorrido que depois em tempo oportuno posto no tópico das alterações ao corsa pois parece-me o local mais correto.
saúde da boa
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

sobre as experiências que tenho vindo a realizar,... na ultima mensagen anunciei a execução de uma resistência um pouco mais longa e com três filamentos. já a executei, e já a testei mas ligada ao carregador. à bateria só amanha! (a bateria das experiências estava sem carga...) o consumo indicado no amperimetro do carregador era de +/- 2,5 ampéres. amanha farei testes de aquecimento, e irei comparar com a que já tinha feito de quatro filamentos mas mais curta...
sobre a temperatura que ela deve atinjir, conheço os valores... mas não tenho nada para medir e desta forma saber se está a atinjir o necessário ou não.
se o sr fernando mediu a amperagem das resistências que fez e deram provas da sua eficiencia, s e m e d i u . . ., gostava de saber que valores encontrou.
um abraço...


Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por visitante »

vivam ....

flamingo..salvo erro deram cerca de 3 amp´s por resistencia..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por hynek »

já agora, as que tenho experimentado dão 4 (aquece o fio até 160 ºc) e 5 a (aquece o fio até 200 ºc)
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Octanas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 28, 2008 8:58 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Octanas »

viva malta, li este tópico do inicio ao fim.

tenho aqui algumas coisas a dizer, trabalhei até à uma semana (durante 4 anos) com resistencias (dimensionamento, etc) e calor... a manga de fibra de vidro n é a ideal para isolar directamente o fio de cromoniquel da resitencia, ela acaba mesmo por se desfazer. os produtores de resistencia iguais às que se usam por exemplo nas fritadeiras usam um pó isolante electricamente e que resiste a mto altas temperaturas, esse pó... pois, ainda n sei o que é tenho de me informar.

relativamente aos relés, como diz o amigo electrico, servem apenas para passar grandes correntes de potencia sendo comandados de um comando de baixa potencia... para limitar a corrente ou cortar em caso de estrilho, ou fusivel ou disjuntor de corrente continua (caros e raros).

relativamente aos alternadores, se lhes for debitada mta corrente, eles vão-se mesmo queixar, acabando por queimar. a zona de rectificação n aguenta e vai ao ar.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Eletrico »

octanas Escreveu:viva malta, li este tópico do inicio ao fim.

tenho aqui algumas coisas a dizer, trabalhei até à uma semana (durante 4 anos) com resistencias (dimensionamento, etc) e calor... a manga de fibra de vidro n é a ideal para isolar directamente o fio de cromoniquel da resitencia, ela acaba mesmo por se desfazer. os produtores de resistencia iguais às que se usam por exemplo nas fritadeiras usam um pó isolante electricamente e que resiste a mto altas temperaturas, esse pó... pois, ainda n sei o que é tenho de me informar.

relativamente aos relés, como diz o amigo electrico, servem apenas para passar grandes correntes de potencia sendo comandados de um comando de baixa potencia... para limitar a corrente ou cortar em caso de estrilho, ou fusivel ou disjuntor de corrente continua (caros e raros).

relativamente aos alternadores, se lhes for debitada mta corrente, eles vão-se mesmo queixar, acabando por queimar. a zona de rectificação n aguenta e vai ao ar.
ola
obrigada pelo esclarecimento.
de qualquer forma e como ando em alterações no carro a questão de consumos esta a ser tratada ao ponto de reduzir o máximo possível. bem como também ira ser instalado um modulo de controle do estado da bateria para saber quando deve ser feita uma carga extra.no caso deste carro e muito fácil descarregar pois faz muitas viagens curtas.
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por visitante »

vivam ...

as viagens curtas são problematicas para qualquer circuito electrico..no que quanto ao alternador e bateria concerne..

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”