tirado de http://www.eurozev.org/english.htmone could transform your own fiat 500 to ev and have it authorized roadworthy by the italian department of tüv (the german technical approvement institute), have it registrated with german licence plates, and then finally reimport it to italy, at the cost of some thousand euro.
another possibility, the one i have chosen, is to create an association for the purpose of building, testing and experimenting ev's, and then have a temporary licence plate released. you also need an insurance for this (expensive!). then you go on the road, doing all the propaganda and lobbying necessary to have your legislator taking action.
in italy, when you have a new idea, or a least an alternative one, and if you decide to put yourself in front of promoting it, your path is all steep uphill. i will spare you the chronicle of the numerous visits, telephone calls, explanations, administrative fees, quarrels and protests necessary, but it is possible to make it. the means to open the heavy door on its rusty hinges to the public administration, has been her: the fiat 500. it has been only when i explained what kind of car i wanted to transform to ev and why, and only then, that the engineer at the road traffic office softened up. thousands of lights came on in his eyes, and a smile broke down the iron curtain of the everyday bureaucrat.
tradução:
ou seja, contrariamente ao que o eduardo está a sugerir como condição necessária - a permissão do construtor, aparentemente não existiu nenhuma colaboração da propria fiat em italia para a legalização do ev.podemos converter o nosso fiat 500 num veiculo electrico e autorizá-lo a andar nas estradas através do departamento do tuv (o instituto germânico de aprovação tecnica), registá-lo com matricula alemã, e finalmente re-importa-lo para itália a custo de uns milhares de euros.
outra possibilidade, a que eu escolhi, foi criar uma associação (a eurozev) com o proposito de construir evs (veiculos electricos), e obter uma licença para uma matricula temporária. tambem é necessario um seguro (caro dentro destas circunstâncias). depois é lançarmo-nos à estrada, fazendo toda a publicidade e lobbying necessario para que os legisladores entrem em acção (comentario: isto funciona em portugal?).
em italia, quando tu tens uma ideia, ou pelo menos uma ideia alternativa, e se decidires ir em frente e promover essa ideia, o caminho é sempre a subir. vou-vos poupar das cronicas sobre as inumeras visitas, telefonemas, explicaçoes, taxas administrativas, discussoes e protestos necessários, mas no final é possivel faze-lo. o meio usado para abrir a pesada e enferrujada porta da administração publica foi ele: o proprio fiat 500 (comentario: mais uma que só com sorte funciona em portugal!). foi só quando eu expliquei que tipo de carro queria transformar num ev e porquê, e só ai, que o engenheiro do trafico nas estradas amacionou um pouco. milhares de luzes vieram aos seus olhos, e um sorriso quebrou a curtina de ferro do burocrata profissional.
compreender isto e chegando a este ponto, eu estava no topo da subida, e já agora agradeço a todos os serventes publicos que me ajudaram directamente nesta tarefa, que permitiu o primeiro teste do 500 nas estradas.
pronto #