LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por Bluesky »

e em italia? igual, isto é o imperio europeu dos empatas. eis a experiencia burocratica do italiano da eurozev que converteu o "il cinquino" já mencionado no topico do toze:
one could transform your own fiat 500 to ev and have it authorized roadworthy by the italian department of tüv (the german technical approvement institute), have it registrated with german licence plates, and then finally reimport it to italy, at the cost of some thousand euro.

another possibility, the one i have chosen, is to create an association for the purpose of building, testing and experimenting ev's, and then have a temporary licence plate released. you also need an insurance for this (expensive!). then you go on the road, doing all the propaganda and lobbying necessary to have your legislator taking action.

in italy, when you have a new idea, or a least an alternative one, and if you decide to put yourself in front of promoting it, your path is all steep uphill. i will spare you the chronicle of the numerous visits, telephone calls, explanations, administrative fees, quarrels and protests necessary, but it is possible to make it. the means to open the heavy door on its rusty hinges to the public administration, has been her: the fiat 500. it has been only when i explained what kind of car i wanted to transform to ev and why, and only then, that the engineer at the road traffic office softened up. thousands of lights came on in his eyes, and a smile broke down the iron curtain of the everyday bureaucrat.
tirado de http://www.eurozev.org/english.htm

tradução:
podemos converter o nosso fiat 500 num veiculo electrico e autorizá-lo a andar nas estradas através do departamento do tuv (o instituto germânico de aprovação tecnica), registá-lo com matricula alemã, e finalmente re-importa-lo para itália a custo de uns milhares de euros.

outra possibilidade, a que eu escolhi, foi criar uma associação (a eurozev) com o proposito de construir evs (veiculos electricos), e obter uma licença para uma matricula temporária. tambem é necessario um seguro (caro dentro destas circunstâncias). depois é lançarmo-nos à estrada, fazendo toda a publicidade e lobbying necessario para que os legisladores entrem em acção (comentario: isto funciona em portugal?).

em italia, quando tu tens uma ideia, ou pelo menos uma ideia alternativa, e se decidires ir em frente e promover essa ideia, o caminho é sempre a subir. vou-vos poupar das cronicas sobre as inumeras visitas, telefonemas, explicaçoes, taxas administrativas, discussoes e protestos necessários, mas no final é possivel faze-lo. o meio usado para abrir a pesada e enferrujada porta da administração publica foi ele: o proprio fiat 500 (comentario: mais uma que só com sorte funciona em portugal!). foi só quando eu expliquei que tipo de carro queria transformar num ev e porquê, e só ai, que o engenheiro do trafico nas estradas amacionou um pouco. milhares de luzes vieram aos seus olhos, e um sorriso quebrou a curtina de ferro do burocrata profissional.

compreender isto e chegando a este ponto, eu estava no topo da subida, e já agora agradeço a todos os serventes publicos que me ajudaram directamente nesta tarefa, que permitiu o primeiro teste do 500 nas estradas.
ou seja, contrariamente ao que o eduardo está a sugerir como condição necessária - a permissão do construtor, aparentemente não existiu nenhuma colaboração da propria fiat em italia para a legalização do ev.

pronto #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


kkaraokes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 31, 2008 3:13 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por kkaraokes »

malta, após vários contactos com dgv, imtt, e afins, há duas possibilidades de converter qualquer veículo para outro tipo de combustivel (seja electrico, hidrigénio (que sim, é o futuro ) disel, gasolina, ou gas (sendo que oleo e biodisel entram nos "disel")):

- a marca prevê essa mesma alteração, e diz quais os equipamentos necessários para a respectiva alteração, e já fez todos os testes de segurança para o veículo "alterado" circular no meio dos demais mortais (o que, que tenha conhecimento nenhuma fez),

ou

- um eng. automóvel aprova o projecto (autoria dele ou não, a responsabilidade se aprovado, será) e depois, é só pagar 100€ e qualquer coisa para homologar na dgv (ou outra entidade similar, pois tenho ideia que já não é feito na dgv, mas sabem informar lá)

qualquer outra alternativa é meramente tunning, consequantemente ilegal, pelo que, em qualquer operação stop o veículo poderá ser apreendido. é triste, mas faz sentido, pois para quem "acha que percebe do assunto" pode cometer pequenos erros que, a 150km/h podem ser mortais para o condutor, e para os demais veículos na via.

fica a sugestão de, não querendo desanimar ninguém, como eng. elctrónica (estudante ainda ) recomendo que, por uma questão de praticidade, custos, viabilidade, segurança, e facilidade de implementação e homologação, procurem acerca de "produção de hidrogénio on demand" (projecto em desenvolvimento) podendo ser implementado com custos muito baixos (na ordem dos 50-100€) em veículos a gasolina (caso sejam compatíveis com o sistema de gpl, senão, uma alteração para compatibilidade com gpl é necessária) pois o motor não precisa de ser alterado, logo, só precisa de ser corrigido o livrete para hidrogénio, pois o motor ficaria como veio de fábrica (segundo imtt) (os que precisassem de ser alterados para gpl, autmaticamente, também estariam homologados para gpl e a situação seria a mesma).

espero ter sido esclarecedor e pouco cunfuso.

cumprimentos e força nisso


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por edupatorod »

exactamente,

alterar um veículo legalmente só mesmo como é descrito pelo kkaraokes.
de resto é mesmo puro tunning...


eduardo.
ecomotores.com

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por orbis »

não pode ser assim. nos carros a gpl não é preciso a marca autorizar ou deixar de autorizar. a desinformação continua.


TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por TOZEVE »

acho que nao importa como se lá vai chegar, mas sim que se vai lá chegar...ainda é cedo para termos algo mais concreto.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por edupatorod »

orbis,

a desinformação continua só pras pessoas desinformadas.

nos carros a gpl os instaladores dos kits de gpl tem que ser certificados e têm que obedecer a certos critérios na alteração que eles já sabem, de modo a que, quando o carro for à inspeção para verificação da instalação, este passe.

eduardo
ecomotores.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por Bluesky »

meus senhores,

gostaria de vos pedir um pouco mais de amizade e tolerancia para com as opinioes de cada um e passo já a explicar o porquê. em primeiro lugar para que exista uma boa e sã convivencia entre nós, os foristas, e se estou a falar é porque eu proprio já por diversas vezes pisei o risco e lamento imenso. afinal nao andamos todos ao mesmo? mas a razão principal é porque estamos a falar de leis. e leis é politica. e sabem bem que a politica sao interesses que escapam a maior parte das vezes aos interesses reais das pessoas comuns. ou seja, existem leis e procedimentos, mas a maior parte das vezes nao sao justos, e exigiram futuramente uma intervençao popular que exerça pressao para alterar as piores leis que alguma vez foram criadas neste seculo e ainda coabitam connosco.

outro aspecto importante é que as leis ainda nao abrangem todos os aspectos relacionados com a homologaçao dos veiculos electricos, ou seja, existem buracos porque o assunto ainda é uma relativa novidade, logo nem os proprios legisladores sabem muito bem o que esta em causa, e por vezes nao falam com o peso da lei mas sim com o peso de outra opiniao particular qualquer. isso significa que o carro do toze poderia muito bem ser legalizado em italia e nao em portugal, atendendo ao nivel de subjectividade ainda em causa, ou na alemanha e na dinamarca que sao paises mais evoluidos e com outra mentalidade. neste caso o meu referencial seria uma legislaçao europeia, pois estamos na ce, apesar de na pratica voces bem sabem que o amor-proprio dos nossos politicos exigem leis nacionalistas e "directivas" comunitarias.

amigo kkaraokes, os veiculos a hidrogenio sao uma falsa questão enquanto nao existir realmente um processo de produçao on-demand extremamente eficiente a bordo do veiculo ou umas celulas de combustivel à altura da produçao em massa (com uma mais complicada alteraçao por propulsao electrica) e assim poderao realmente ser convertidos os nossos veiculos a ci a que estamos comprometidos. mas essa mesma tecnologia tambem libertaria os veiculos electricos puros feitos de raiz de um excesso de baterias a bordo. a principal diferença é que os veiculos a hidrogénio sao uma promessa, enquanto os veiculos electricos já sao uma realidade e neste topico discute-se a sua legalizaçao.

o que mais me intriga é a associaçao do veiculo electrico e mais qualquer coisa, que de tao generalista que é acaba por nao corresponder às nossas espectativas. se alguem conseguir alguma informaçao dessa associaçao cá estaremos à espera. mais importante seria criar uma associaçao dos construtores de veiculos electricos e outra associaçao de utilizadores ou utentes de veiculos electricos, vocacionadas directamente para os problemas e necessidades que futuramente irão ser criadas. obrigado #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por edupatorod »

caros srs,

não tratei mal ninguem... apenas disse que não existe desinformação.

a informação está disponível e é facil aceder a ela.

se alguém se sentiu mal tratado, peço as minhas desculpas, não era a minha intenção.


eduardo
ecomotores.com

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por orbis »

peço desculpa se alguém se sentiu ofendido. apenas rebato ideias não pessoas e quando são pessoas digo-o claramente.
claro que se não estamos preparados para ser contrariados, o melhor mesmo é estarmos calados.


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por edupatorod »

pronto orbis,

esquece o que disse então.


eduardo rodrigues
ecomotores.com

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por orbis »

esquecido.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por Bluesky »

claro que se não estamos preparados para ser contrariados
tens razao orbis, nem sempre estamos preparados para sermos contrariados, mas temos de nos habituar à ideia. só ganhamos com isso. isso tambem nao nos deve impedir de expressar o nosso ponto de vista. mas se alguem tem na posse dados sobre a legislaçao sobre veiculos electricos eu agradecia que disponibiliza-se essa informaçao para todos. #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por tvcrabo »

up...

estou curioso sobre este tema.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por Flamingo »

Já não faço uso deste forum à algum tempo, outras prioridades tem estado na origem desta ausência. Aos poucos começo a ficar liberto de certas tarefas que tinha prioritárias...(...)
Sobre conversão de carros para EV's sei que já existe legislação. Tive no meu horizonte uma conversão da qual desisti principalmente devido aos preços excessivos dos portes de envio dos componentes. Ainda tenho papelada guardada referente a isso, não sei bem onde se encontra mas sei que tenho.
Sobre conversão de motociclos ou scooters, ou ciclomotores,... alguém me sabe dizer se existe legislação para esse tipo de veículos?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por serges »

Uma p+ergunta pertinente, existe um projecto que conheça mas noticias algumas sobre o seu sucesso de conversão legal...

Bem vindo de volta Flamingo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por cuttysark76 »

Todas as conversações são possíveis, basta que o fabricante autorize e apoie a conversão. O problema é que isso nunca acontece.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por Flamingo »

serges Escreveu: sábado mar 04, 2017 9:53 am ...................
Bem vindo de volta Flamingo!
Ultimamente tenho andado entretido com Isto: http://www.caravanismoportugal.com/joom ... Itemid=147 :D

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por serges »

Lol

Muito bem... Vá partilha o tempo aqui tambem... Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por Flamingo »

Pelo que vi agora parece que só abre para quem for membro :( ... adiante...
Eu tenho aqui por casa algures informação que me enviou um Sr. Engenheiro de Coimbra ligado ao IMTT com informação detalhada sobre legalização de veículos convertidos para EVs, mas se bem me recordo a informação é referente apenas a carros, e de momento o meu interesse vai no sentido de um ciclomotor ou pequeno motociclo (scooter por ex.). Quando encontrar a referida documentação e tiver um bocadinho de tempo passo no scanner e partilho aqui...

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por zeuz »

Há por aí um DB sobre uma Yamaha DT convertida para eléctrica e que aguarda o processo de legalização...

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”