Lavagem SEM ÁGUA

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

já encaminhei solicitação de preços da diatomita, no local indicado pelo lobão. grande lobão, o futuro presidente da grande nação!

colhi essas informações no site da empresa:
produtos :: diatomita

produto de baixo peso específico, alta capacidade de absorção e adsorção, alta resistência a abrasão, alta resistência química e baixa densidade aparente. produzido desde a malha 100, 200 e 325

aplicações: cerâmicas, vidros, agroindústria, borracha, cosméticos, couro, filtração, polímero, plásticos, química, tintas, vernizes, construção civil, siderurgia.

aguardemos os resultados do preço.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

o que faríamos sem a internet e sem o pesquisador lobão!!

em anexo, as fichas técnicas de 2 tipos de diatomita.

vai lá red baron, egasegas, jmal, lobão, analisem e dêem suas opiniões. quem mais puder contribuir, sente à mesa e fale o que sabe.

sds

luciano
ao preços em reais - 1 euro=2,65 reais
sr. luciano kaefer

assunto: cotação de preço
conforme solicitado, estamos informando o preço e demais condições da diatomita malha 100 e 325.

produto ordem preço /kg peso/embalagem preço/embalagem
diatomita malha 100 730/325 r$ 1,70 20 kg r$ 34,00
diatomita malha 325 730/325 r$ 1,94 25 kg r$ 48,95

condições
preço fob: cumbica/sp
prazo de pagto: 28 ddl na compra acima de r$ 200,00
icms incluso: 12 %
ipi: isento
disponibilidade: 3 dias úteis após a confirmação do pedido

obs:
1-) para faturamento, favor enviar uma cópia do contrato social e cartão cnpj via fax: 11-6488-4410 a/c reginaldo da silva.

sem mais para o momento, agradeço.

atenciosamente,
reginaldo da silva
departamento de desenvolvimento
para os brasileiros:
dados do nosso representante no rio grande do sul -



topsul coml. de elast. e minerais ltda
representante rs brasilminas
contato: flávio / carina

fone/fax: 55 51 3475 4770
e-mail: [email protected]
msn: [email protected]
Anexos
732-100.pdf
(0 Bytes) Transferido 3796 vezes
730-325.pdf
(0 Bytes) Transferido 3800 vezes
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por RED BARON »

pelas minhas contas o preço da variedade malha 100 fica em 0,64euros por kilo enquanto o tipo mais fino, 325 ronda os 0,74 euros.
parece um preço muito bom se o produto for efectivo poderá ser a solução que à tanto buscamos.
aqui em portugal já encontrei no catalogo de um empresa que vende produtos vinicolas, logo que puder vou dar um telefonema a perguntar o preço.


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por egasegas »

red baron Escreveu:este produto parece realmente ter potêncial tanto para a limpeza do biodiesel. já estou a magicar na limpeza de ovu aquecido a uns 60, 70 ou 80ºc e proceder de iagual forma como se faz para limpar o bio evitando deste modo a terrivel secagem do ovu que gasta muita energia e leva um bom tempo.
como é um produto natural, não tem que ser sintetizado, deve ser concerteza mais barato que as silicas técnicas usadas para estes fins, embora possa não ser tão eficiente, neste caso aumenta-se a dose usada para limpesa mantendo um custo competitivo. como principal vantagem terá a facilidade com que se faz a filtragem depois.
vamos ver qual será o preço e a disponibilidade do produto no mercado.
boas
no seguimento das experiencias com o pó de talco + deatomaceas, aconteceu-me isto:
1º - 1 lt de bio + 15 gr de pó de talco, deixei o pó assentar no fundo retirei o bio por cima e acrescentei a este bio + 15gr das deatomaceas, deixei a assentar 12 horas e o bio saiu assim.
bio por filtrar (Custom).JPG
bio por filtrar (Custom).JPG (27.06 KiB) Visto 11236 vezes
2º - 1 lt de bio + 15gr de pó de talco + 15gr de deatomaceas, coloquei os 2 pós ao mesmo tempo e misturei tudo no bio.
já passaram 48 e a mistura continua completamente turva, incapaz de ser filtrada.
será por ter misturado os dois pós?
por favor opiniões sobre isto.
cumprimentos

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

a cor de seu bio está perfeita. acho que a diatomacea tem que ser usada depois de aplicar o talco. pelo que sei, o talco, após absorver as impurezas, aumenta 20x o seu tamanho.
talvez a colocação da diatomacea, fez com que as impurezas ligassem-se à diatomacea e não ao ao talco.

na minha opinião, são processos diferentes. o talco absorve as sujitades, aumentando de tamanho as suas partículas. e depois, a diatomacea liga-se ao talco presente ainda no bio.

você sabe qual o ph do bio que está produzindo depois de usado a diatomacea, comparando com o bio usando somente o talco ?

acrescente 50% de água com ph 7 agite e meça o ph. vai dar-nos uma excelente referência.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por egasegas »

você sabe qual o ph do bio que está produzindo depois de usado a diatomacea, comparando com o bio usando somente o talco ?
pelas minhas experiencias as deatomaceas não fazem baixar o ph do bio, portanto o ph do bio é praticamente o mesmo com ou sem deatomaceas ( só usei as deatomaceas não para baixar o ph mas para retirar o pó de talco que estava misturado no bio). cumprimentos

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

quando falamos em diatomáceas estamos falando de diatomita, correto ?

pela ficha técnica, a diatomita possui alto poder absorvende e é um dioxido de silício, o que me leva a pensar que ele tem algumas características do magnesol, ou do pó de talco. corrijam-me se estiver errado.

se existe algumas semelhanças, é natural que ele consiga reter parte das impurezas, não só do talco em suspensão no bio, quanto à propria soda e vestígios de glicerina.

egasegas, chegaste a medir o ph antes e depois de usar a diatomacea ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por RED BARON »

concordo com o que o luciano disse. o talco, por ser um pó muito fino tem uma maior superficie por grama e por isso poderá ter uma maior capacidade de limpeza, se misturar os dois logo no inicio a diatomita, ou diatomite aqui em portugal, vai absorver o pó de talco considerando que este é uma impureza e vai ficar bloqueada o sua capacidade de absorção visto que o talco está em grande quantidade.
desta forma eles se anulam não funcionando um nem o outro, mas há ainda um aspecto a explorar que é, como o luciano falou, usar só a diatomita sem talco e ver se o ph baixa, este será o próximo passo da investigação.
egasegas, se puderes faz a limpeza som com diatomite para ver os resultados, em principio deve decantar rápido, vamos ver se é eficaz na remoção da soda e sabão.
se puderes põe mais umas fotos e conta o resultado.


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por egasegas »

boa noite meus amigos
tive que ir ao armazem onde faço as minhas experiencias ( que fica a alguns km de casa onde tenho o computador) para poder dar algumas mais informações.
quando falamos em diatomáceas estamos falando de diatomita, correto ?
não sei se estamos a falar do mesmo. as deatomaceas que tenho utilizado nas experiencias, é um pó branco que um amigo meu utiliza para filtrar vinho. vou saber o nome e depois digo.
tambem vos informo que há variadissimas qualidades destes pós para filtrar vinhos. eu só utilizei 2 que são da mesma familia ( pedra de deatomaceas) um amarelo e outro branco, em que os resultados obtidos foram melhores com as deatomaceas brancas e portanto não perdi mais tempo com as amarelas.
egasegas, chegaste a medir o ph antes e depois de usar a diatomacea ?
quando falamos em diatomáceas estamos falando de diatomita, correto ?

pela ficha técnica, a diatomita possui alto poder absorvende e é um dioxido de silício, o que me leva a pensar que ele tem algumas características do magnesol, ou do pó de talco. corrijam-me se estiver errado.

se existe algumas semelhanças, é natural que ele consiga reter parte das impurezas, não só do talco em suspensão no bio, quanto à propria soda e vestígios de glicerina.

egasegas, chegaste a medir o ph antes e depois de usar a diatomacea ?
o ph do bio era de 9.87
o ph do bio com 10 gr de deatomaceas 9.30
o ph do bio com 20 gr de deatomaceas 8.75
atenção que estes numeros podem não ser muito fiaveis pois foram feitos com um medidor de ph digital que não está bom, mas de qualquer maneira aqui ficam.
o talco, por ser um pó muito fino tem uma maior superficie por grama e por isso poderá ter uma maior capacidade de limpeza, se misturar os dois logo no inicio a diatomita, ou diatomite aqui em portugal, vai absorver o pó de talco considerando que este é uma impureza e vai ficar bloqueada o sua capacidade de absorção visto que o talco está em grande quantidade.
desta forma eles se anulam não funcionando um nem o outro,
se for assim vou ter que rever tudo desde o principio, pois já vi que os dois juntos não funcionam.
se puderes faz a limpeza som com diatomite para ver os resultados, em principio deve decantar rápido, vamos ver se é eficaz na remoção da soda e sabão.
já fiz e decanta rápido, o problema é que não baixava o ph, mas como andei "zangado" com o medidor de ph, tudo é possivel.
ah já me esquecia, fiz o teste da água e esta saia muito turva.
cumprimentos ao pessoal

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

a presença de água turva é a mais preocupante, além, claro do ph desse bio ( medido através da água do teste da garrafa ).

pelos seus testes, percebe-se que somente a diatomacea, reduziu o ph em 1 ponto. sem sombra de dúvida que a diatomacea consegue retirar impurezas do bio, confirmando minhas suspeitas anteriores.

no site da empresa que consultei, fala que a diatomita possui cor rósea. temos que ter atenção ao produto que estamos a usar, pois podemos rotular errôneamente um produto de ineficaz, quando, na verdade, o produto não era aquele que pensamos.

acho que para o estabelecimento de um protocolo, é importante citar a ficha técnica do produto utilizado, para que possamos saber exatamente qual produto foi usado e que propriedades ele tem.

a diatomacea que usaste à base de 20g/l baixou o ph em 1 ponto. com 8.75 de ph, eu diria que falta apenas 1.5 ponto a ser baixado para chegar ao ph desejável.

se eu tivesse esse material aqui comigo eu faria o seguinte:

no bio produzido, adicionaria o pó de talco. aguardaria a decantação e mediria o ph do bio que ainda estaria turvo por causa do pó em suspensão.

após, adicionaria a diatomacea, numa quantidade maior, visto que ela é muito barata ( e acho que seria perfeitamente lavável depois do uso ). mediria novamente o ph.

somente os testes vão dar-nos resultados confiáveis.

apesar do trabalho que isso representa, lembre que você está fazendo a história dentro desse forum.

força. estamos com você.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por egasegas »

se eu tivesse esse material aqui comigo eu faria o seguinte:

no bio produzido, adicionaria o pó de talco. aguardaria a decantação e mediria o ph do bio que ainda estaria turvo por causa do pó em suspensão.

após, adicionaria a diatomacea, numa quantidade maior, visto que ela é muito barata ( e acho que seria perfeitamente lavável depois do uso ). mediria novamente o ph.
ok vou fazer isso e depois ponho aqui os resultados, amanhã não que é domingo e para mim é o dia da familia, mas 2ª ou 3ª penso que já terei novidades.
cumprimentos


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por egasegas »

boas pessoal
por agora já tenho um ponto de partida para lavar sem àgua.
nunca misturar 2 pós para lavar sem àgua o bio, com pó de talco + deatomaceas ao fim de 5 dias fica como a garrafa da esquerda.
IMG_0001 (Custom).JPG
IMG_0001 (Custom).JPG (102.32 KiB) Visto 11128 vezes
adicionando o pó de talco, deixar decantar 12 horas, depois adicionar as deatomaceas, fica como a garrafa da direita.
é claro que este tipo de solução não é nada pratico, mas para já conseguimos poupar água e energia para a secagem.
atenção que este bio não foi ainda filtrado.
bom agora vamos aos numeros do ph, conforme sugestão de red baron, se bem que eu esteja "zangado" com o medidor de ph e não tenha maneira de confirmar os mesmos.
ph inicial do bio -------------------------9,87
ph do bio + 15 gr/lt de pó de talco-------8,67
ph do bio c/8,67 + 15gr/lt deatomaceas --7,78
cumprimentos

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas egasegas

que beleza que ficou. além do belo visual, números de ph que não deixam nenhuma dúvida sobre o feito.

o barbas é quem vai realmente aplaudir esses resultados. faz tempo que ele insiste nessa idéia.

se nós pensarmos o volume de água que usamos para lavar o bio, a nossa tese de produzir um biocombustível vai literalmente por água abaixo, pois o que poupamos de dióxido de carbono, produzimos de dejetos, ou seja um balanço nada positivo.

parabens pela insistência. esse forum está revolucionando conceitos em todas as áreas.

somos todos ganhadores.

falta agora mais pessoas replicarem os resultados para estabelecermos um protocolo. estou só esperando chegar a diatomácea para fazer a filtragem. o pó de talco já tenho 40 kg prontos para filtrar.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por jmal »

alguém sabe onde posso comprar pó de talco na zona centro, nos concelhos de caldas da rainha e santarém.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Filipe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça mar 18, 2008 7:03 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Filipe »

jmal Escreveu:alguém sabe onde posso comprar pó de talco na zona centro, nos concelhos de caldas da rainha e santarém.

no modelo das caldas encontras.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por RED BARON »

jmal Escreveu:alguém sabe onde posso comprar pó de talco na zona centro, nos concelhos de caldas da rainha e santarém.

em santarem, a sociedade de drogas de santarem vende ao saco, pó de talco industrial.
o ano passado comprei lá um saco, já não me lembro bem mas foi cerca de 12 euros.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por RED BARON »

em relação aos preços da diatomite aqui em portugal zona centro, contactei uma empresa sediada em almeirim, a soeno que vende material para vinho.
informaram que tem diatomite de três tipos diferentes, para vinho branco, vinho tinto e uma que dá para os dois.
os preços oscilam entre 0,68 e 0,87 euros por quilo mais o iva.
os sacos contem 22,7 kilos.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

preços que se equivalem aos praticados no brasil. com a diferença que aqui o salário mínimo é de 180 euros. tem alguma coisa errada, ou a diatomita no brasil é muito cara, ou em portugal é muito barato.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por egasegas »

bom dia pessoal
cá estou eu mais uma vez com duvidas sobre o assunto.
no seguimento dos testes para lavar sem água esta semana aconteceu-me isto:
adicionei o pó de talco ao bio, filtrei, a seguir adicionei as deatomaceas e ao fim de 24 horas voltei a filtrar. o bio fica com um aspecto totalmente transparente como podem ver;
Bio.JPG
Bio.JPG (45.31 KiB) Visto 10937 vezes
agora quando faço o teste da água, esta fica "clarinha" ao fim de 12 horas, mas o bio fica turvo como podem ver pela foto. juntei 2 testes da água para poderem ter um termo de comparação, o da esq. foi feito já passaram 20 dias e o da direita é de ontem.
Tx agua 20-1 dia.JPG
Tx agua 20-1 dia.JPG (23.46 KiB) Visto 10933 vezes
qual a v/ opinião sobre isto?
cumprimentos

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por RED BARON »

bom dia egasegas.

as tuas dúvidas são sempre bem vindas, pois há sempre alguém com vontade de ajudar.
as tuas experiências estão, na minha opinião, a dar um grande impulso na lavagem sem água. pelo aspecto do bio obtido, parece não haver duvida que está limpo sem qualquer vestígio de pó de talco, este era o calcanhar de aquiles da limpeza com pó de talco.
em relação à qualidade da limpeza efectuada, o aspecto do bio no teste da garrafa parece demonstra que a limpeza foi eficaz, fazendo uma óptima separação, também a agua ficou absolutamente límpida revelando a ausência de sabão.
o facto do bio ficar turvo não motivo de preocupação, é mesmo assim, depois da agitação alguma agua fica no bio fazendo com que fique turvo, é por isso que a próxima etapa é a secagem, depois da qual o bio fica límpido como está na garrafa da esquerda.
para a secagem existem vários métodos já aqui discutidos entre os quais, se o bio ficar a descansar, ao fim de algum tempo a agua que faz a turvação assenta no fundo de forma progressiva e natural e ficando este pronto a usar depois de filtrado quando ficar com aspecto límpido tal como está na garrafa da esquerda.
agora há aqui um pormenor que joga muito a favor deste método de limpeza e que atesta bem a qualidade da limpeza efectuada, ele é o facto do bio turvo pela água do teste da garrafa ficar límpido no espaço de uma semana. este tempo que leva a ficar com este aspecto depende, um pouco, da temperatura ambiente onde a garrafa fica a descansar, mais temperatura separa mais depressa, mas muito, muito mesmo da qualidade da limpeza efectuada, para testar isso experimenta limpar uma porção de bio só com um terço do pó de talco e diatomite ou lavar apenas uma vez com 30% de agua e depois deixa descansar uma semana, vais ver que não fica nada parecido com esse.
parabéns, por partilhares as tuas experiências, tentando aprender já no ensinaste mais alguma coisa e nós, tentando ensinar estamos sempre a aprender.
resta apenas medir o ph final do bio, mas não tenho dúvidas que esse aí eu ponho no motor sem problemas.
vamos aguardar a opinião do luciano, pois desta vez eu cheguei primeiro.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”