transformar alternador em motor

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

transformar alternador em motor

Mensagem por j_r_m_c »


Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por palhim »

isto é muito interessante. uma alternativa de baixo custo para eu, por exemplo, motorizar a minha bicicleta. infelizmente é preciso comprar o manual e eu não estou para aí virado, mas fica a ideia base, e as vantagens da conversão.
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia


Autor do tópico
j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por j_r_m_c »

http://ca.youtube.com/watch?v=rrnyiqhkt ... re=related

comprar??hoje em dia temos o nosso amiga google

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por jmal »

palhim Escreveu:isto é muito interessante. uma alternativa de baixo custo para eu, por exemplo, motorizar a minha bicicleta. infelizmente é preciso comprar o manual e eu não estou para aí virado, mas fica a ideia base, e as vantagens da conversão.
não precisas de comprar eu digo-te como se faz, essa conversão é muito simples.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por palhim »

j_r_m_c Escreveu:http://ca.youtube.com/watch?v=rrnyiqhkt ... re=related

comprar??hoje em dia temos o nosso amiga google
eu já tinha visto esse e os outros, mas parece-me mais direccionado para "utilizadores avançados"

jmal Escreveu:
palhim Escreveu:isto é muito interessante. uma alternativa de baixo custo para eu, por exemplo, motorizar a minha bicicleta. infelizmente é preciso comprar o manual e eu não estou para aí virado, mas fica a ideia base, e as vantagens da conversão.
não precisas de comprar eu digo-te como se faz, essa conversão é muito simples.
então diz lá que deve haver muitos interessados. segundo sei é necessário remover a placa que faz a rectificação e a regulação da corrente ac gerada pelo alternador para dc. ficam então os 3 enrolamentos ligados em estrela. depois será necessário alimentar esses enrolamentos com corrente ac. para isso será necessário um conversor qualquer que passe da corrente dc das baterias para ac. a dificuldade começa aqui, arranjar um controlador/conversor que faça isto e que seja de baixo custo...

fico à espera do teu (e de outros) contributo
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por jmal »

palhim Escreveu:
j_r_m_c Escreveu:http://ca.youtube.com/watch?v=rrnyiqhkt ... re=related

comprar??hoje em dia temos o nosso amiga google
eu já tinha visto esse e os outros, mas parece-me mais direccionado para "utilizadores avançados"

jmal Escreveu:
palhim Escreveu:isto é muito interessante. uma alternativa de baixo custo para eu, por exemplo, motorizar a minha bicicleta. infelizmente é preciso comprar o manual e eu não estou para aí virado, mas fica a ideia base, e as vantagens da conversão.
não precisas de comprar eu digo-te como se faz, essa conversão é muito simples.
então diz lá que deve haver muitos interessados. segundo sei é necessário remover a placa que faz a rectificação e a regulação da corrente ac gerada pelo alternador para dc. ficam então os 3 enrolamentos ligados em estrela. depois será necessário alimentar esses enrolamentos com corrente ac. para isso será necessário um conversor qualquer que passe da corrente dc das baterias para ac. a dificuldade começa aqui, arranjar um controlador/conversor que faça isto e que seja de baixo custo...

fico à espera do teu (e de outros) contributo

é isso tudo, ligas em estrela, no video mostra o controlador em moto passo-a-passo, mas nesse modo acho que fica com pouca rotação e o torque também não será assim muito, a maneira mais fácil de o meter a rodar é utilizar um variador sem escovas para motores sem sensores, os mais conhecidos são aqueles para os motores dos aviões helicopteros rc, existem no mercado português tais como estes http://www.somodelismo.com/index.php?cpath=15_37 , problema: estes variadores recebem apenas sinal de um receptor rc, portanto se quiserem acelarar o "alternador" têm de utilizar o comando do avião , por agora....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

um controlador básico de onda quadrada, a fazer o mesmo que faz o programa vb do senhor do video, é facil de fazer: 1 microcontrolador + 3 mosfets de potência + 3 drivers para o mosfet.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por palhim »

njay Escreveu:um controlador básico de onda quadrada, a fazer o mesmo que faz o programa vb do senhor do video, é facil de fazer: 1 microcontrolador + 3 mosfets de potência + 3 drivers para o mosfet.

isso de ser fácil é muito relativo. quando nós sabemos fazer é sempre fácil

eu até há 1 semana não sabia sequer o que era um mosfet, e sinceramente não sei se posso dizer com segurança que agora já sei...

como diziam num anúncio há uns tempos:
"explica-me como se eu fosse muito burro"
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

palhim Escreveu:isso de ser fácil é muito relativo. quando nós sabemos fazer é sempre fácil
palhim Escreveu:eu até há 1 semana não sabia sequer o que era um mosfet, e sinceramente não sei se posso dizer com segurança que agora já sei...

como diziam num anúncio há uns tempos:
"explica-me como se eu fosse muito burro"

1) qures que explique exactamente o quê?
2) queres mesmo que explique? é que não estás interessado em electrónica se calhar não vale a pena...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:
palhim Escreveu:isso de ser fácil é muito relativo. quando nós sabemos fazer é sempre fácil
palhim Escreveu:eu até há 1 semana não sabia sequer o que era um mosfet, e sinceramente não sei se posso dizer com segurança que agora já sei...

como diziam num anúncio há uns tempos:
"explica-me como se eu fosse muito burro"

1) qures que explique exactamente o quê?
2) queres mesmo que explique? é que não estás interessado em electrónica se calhar não vale a pena...
explicar algo do género a quem não tem conhecimentos de electrónica é perda de tempo, porque vai ser chinês para quem não sabe.
njay que achas da ideia que meti em cima, se tivermos os enrolamentos em estrela e, esqueci-me de referir que o núcleo tem de ser alimentado com uma pequena currente a 12 v, temos um autentico motor brusless ou sem escovas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

jmal Escreveu:
njay Escreveu:njay que achas da ideia que meti em cima, se tivermos os enrolamentos em estrela e, esqueci-me de referir que o núcleo tem de ser alimentado com uma pequena currente a 12 v, temos um autentico motor brusless ou sem escovas.
por definição um motor de passo também é brushless - não tem escovas
a diferença principal é que os motores de passo têm uma construçao tal que lhes permite dar "passos" muito pequenos. do pouco que sei dos controladores de motores brusheless usados em modelos r/c, sim, concordo que um controlador desses, desde que trabalhe sem os sensores de posição (como referiste), dará para controlar o alternador transformado em motor. na prática não é muito diferente do controlo do senhor do video, a não ser que o controlador de modelos r/c gere uma onda trapezoidal (uma aproximação a ondas sinusoidais). não sei explicar ao certo as razões (penso que por questões de perda de energia no entreferro e "suavidade de rotação" / torque), mas motores trifásicos e afins "gostam" de ser alimentados por ondas sinosoidais. o controlo do sonhor do video (e aquele que sugiro como fácil de fazer) é um controlo por onda quadrada, pois sinosoides é algo que não se consegue fazer facilmente sem grandes perdas de energia.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:
jmal Escreveu:
njay Escreveu:njay que achas da ideia que meti em cima, se tivermos os enrolamentos em estrela e, esqueci-me de referir que o núcleo tem de ser alimentado com uma pequena currente a 12 v, temos um autentico motor brusless ou sem escovas.
por definição um motor de passo também é brushless - não tem escovas
a diferença principal é que os motores de passo têm uma construçao tal que lhes permite dar "passos" muito pequenos. do pouco que sei dos controladores de motores brusheless usados em modelos r/c, sim, concordo que um controlador desses, desde que trabalhe sem os sensores de posição (como referiste), dará para controlar o alternador transformado em motor. na prática não é muito diferente do controlo do senhor do video, a não ser que o controlador de modelos r/c gere uma onda trapezoidal (uma aproximação a ondas sinusoidais). não sei explicar ao certo as razões (penso que por questões de perda de energia no entreferro e "suavidade de rotação" / torque), mas motores trifásicos e afins "gostam" de ser alimentados por ondas sinosoidais. o controlo do sonhor do video (e aquele que sugiro como fácil de fazer) é um controlo por onda quadrada, pois sinosoides é algo que não se consegue fazer facilmente sem grandes perdas de energia.

exactamente, o controlo do vídeo é passo-a-passo, esse senhor utiliza a ligação em estrela, ou seja no comum das 3 bobines liga ao positivo e pelos 3 mosfet's passa o negativo, nos controladores rc que referi utilizam 6 mosfet's a tal onda trapezoidal.
bldc.JPG
bldc.JPG (11.26 KiB) Visto 8757 vezes
bldc_1.JPG
bldc_1.JPG (12.59 KiB) Visto 8756 vezes
bldc_2.JPG
bldc_2.JPG (14.39 KiB) Visto 8739 vezes
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

jmal Escreveu:
bldc_1.jpg
acho que essa não é a tal onda trapezoidal, essa é quadrada. na trapezoidal a tensão desce/sobe em rampa linear e não abruptamente como na quadrada. assim:
Imagem
tem um aspecto de "sinosóide distorcida"; a intenção é ter-se uma onda mais parecida com a sinosóide, para não ter frequências tão altas como na quadrada e logo menos perdas no entreferro.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por palhim »

jmal Escreveu:explicar algo do género a quem não tem conhecimentos de electrónica é perda de tempo, porque vai ser chinês para quem não sabe.
vale sempre a pena explicar. este fórum é lido por muitas pessoas, com níveis de "conhecimentos electrónicos" muito diversos. uns não necessitarão sequer de explicações, outros não chegarão lá independentemente das explicações. eu, como outros, tento sempre aprender qualquer coisa quando alguém me explica algo que acho interessante. pode não ser muito, mas esse pouco pode servir como rampa de lançamento para novas pesquisas e questões
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por jmal »

palhim Escreveu:
jmal Escreveu:explicar algo do género a quem não tem conhecimentos de electrónica é perda de tempo, porque vai ser chinês para quem não sabe.
vale sempre a pena explicar. este fórum é lido por muitas pessoas, com níveis de "conhecimentos electrónicos" muito diversos. uns não necessitarão sequer de explicações, outros não chegarão lá independentemente das explicações. eu, como outros, tento sempre aprender qualquer coisa quando alguém me explica algo que acho interessante. pode não ser muito, mas esse pouco pode servir como rampa de lançamento para novas pesquisas e questões
então podes começar por aqui

http://pt.wikipedia.org/wiki/mosfet
http://www2.eletronica.org/artigos/elet ... m=inversor
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

palhim Escreveu:(...) independentemente das explicações. eu, como outros, tento sempre aprender qualquer coisa quando alguém me explica algo que acho interessante. pode não ser muito, mas esse pouco pode servir como rampa de lançamento para novas pesquisas e questões
nesse caso é simples. o transístor (o "típico", designado "bipolar") é um interruptor, mas em vez de ires lá tu carregar no botão, o interruptor é comandado por electricidade. só que o interruptor não é perfeito, e então aquece, e como aquece, dissipa (desperdiça) energia na forma de calor. o mosfet também é um transístor (metal-oxide field effect transístor), só que aquece muito menos do que o transístor bipolar, e logo desperdiça menos energia. daí que para controlo de grandes potências é usado o mosfet (e outros da mesma "gama"), pois é preferível usar dispositivos mais eficientes.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por palhim »

jmal Escreveu:exactamente, o controlo do vídeo é passo-a-passo, esse senhor utiliza a ligação em estrela, ou seja no comum das 3 bobines liga ao positivo e pelos 3 mosfet's passa o negativo, nos controladores rc que referi utilizam 6 mosfet's a tal onda trapezoidal.
se o comum for ligado ao positivo, então a onda quadrada gerada é "imperfeita" visto que só tem a parte positiva. será que o motor trabalha bem com esse tipo de alimentação, ou necessitará também da parte negativa? para se conseguir a parte negativa da onda tem que se usar 6 mosfet's e nesse caso mais vale fazer uma onda trapezoidal visto aproximar-se mais da sinusoide. certo???
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

palhim Escreveu:
jmal Escreveu:exactamente, o controlo do vídeo é passo-a-passo, esse senhor utiliza a ligação em estrela, ou seja no comum das 3 bobines liga ao positivo e pelos 3 mosfet's passa o negativo, nos controladores rc que referi utilizam 6 mosfet's a tal onda trapezoidal.
se o comum for ligado ao positivo, então a onda quadrada gerada é "imperfeita" visto que só tem a parte positiva. será que o motor trabalha bem com esse tipo de alimentação, ou necessitará também da parte negativa? para se conseguir a parte negativa da onda tem que se usar 6 mosfet's e nesse caso mais vale fazer uma onda trapezoidal visto aproximar-se mais da sinusoide. certo???
agora é que olhei bem para o esquema que o jmal deixou e vi que ele usa uma tensão negativa. nós num veículo eléctrico de baterias normalmente não temos isso, temos apenas a massa (negativo do banco de baterias, ou 0v) e uma tensão positiva. podiamos ter alimentação simétrica (o nome que se dá quando temos 0v, uma tensão negativa e uma tensão positiva) mas normalmente não temos, nunca pensei nem vi nada sobre isso, não sei a razão. de qualquer forma, tendo os enrolamentos como no esquema do jmal, basta-nos ter 3 mosfets para controlar o motor. o contacto comum é ligado ao positivo e os outros 3 são ligados a cada um dos mosfets, que poderão ligar o enrolamento à massa. ligando os enrolamentos à massa em sequência, temos então o motor a trabalhar como um motor de passo. é o que fez o sr. do video.

usar uma onda trapezóidal é independente de a alimentação ser simétrica ou não. mesmo só com tensões positivas (mais a massa), pode usar-se a onda trapezóidal. no gráfico que deixei, é uma questão de "empurrar" a função para cima até a zona inferior ficar coincidente com o eixo do x. a forma de onda é exactamente a mesma, simplesmente é sempre positiva.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


ruferto
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jun 23, 2008 11:29 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por ruferto »

penso q para fazer uma tensão negativa, talvez com duas bat. em serie, em q o ponto intermedio é a massa o positivo o v+ e o negativo da outra bat. v-, mas não tenho a certeza.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Bluesky »

penso q para fazer uma tensão negativa, talvez com duas bat. em serie, em q o ponto intermedio é a massa o positivo o v+ e o negativo da outra bat. v-, mas não tenho a certeza.
sniff! isso foi engraçado, mas não. o que se faz é uma inversao de polaridade que nada tem com a forma como ligas as baterias. uns conhecimentos basicos de electronica e electricidade ajudariam.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”