A minha casa de madeira

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

apocalypsealexi
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça jun 24, 2008 5:08 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por apocalypsealexi »

apocalypsealexi Escreveu:andei a pesquisar e não encontrei nenhuma referência a preços destas casas. uma com uns 100 m2 ronda que preços?

não serão mais 50000€


Autor do tópico
aiked
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 15, 2007 1:20 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por aiked »

apocalypsealexi Escreveu:
apocalypsealexi Escreveu:andei a pesquisar e não encontrei nenhuma referência a preços destas casas. uma com uns 100 m2 ronda que preços?

não serão mais 50000€

lol ... peço desculpa, realmente seria muito muito barato

500€ = 1mt2 ... assim sim hehehheh

cumprimentos

francisco


Dracull
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta mai 30, 2008 4:18 pm
Localização: Cascais

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por Dracull »

há uns anos atrás também estava com a "panca" de comprar uma casa de madeira, tinha um terreno de 300m2 e tal e era uma ideia.

ainda fui ver as casa da rusticada e da monjolo e sim senhor, gostei, embora achasse que tanta madeira pudesse "fartar" ao fim de algum tempo, opinião essa secundada por um amigo meu que já teve uma casa de madeira e que em termos de qualidade não teve nada a dizer de mal, mas começou a fartar-se de ver tantos tons de madeira ao fim de 5 anos.

no ano passado fui à fil e estava lá uma casa de madeira que simplesmente é neste momento a casa dos meus sonhos....de madeira, mas, contemporânea, com paredes brancas e tal, super super eu. e mais, é um conceito modular made in portugal.

só tem dois inconveniêntes a meu ver: o preço e o facto de não ter (ainda) a possibilidade de 2 pisos, o que para o terreno pequeno que tenho, é algo que é importante.

a empresa chama-se modular system, baseada no porto e o site é este:
http://www.modular-system.com

aconselho a quem quer uma casa em madeira, mas com um conceito mais moderno.


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por Mónica »

boa tarde,

muito bonita!
diga-me uma coisa: pode dar-me uma ideia do preço?
eu estou em processo de construção de uma tradicional, mas confesso que este tipo de casas me agradam imenso! ainda tentei convencer o meu marido, mas não consegui... talvez mais tarde, para uma de férias, quem sabe?
mas isto é tipo "pré-fabricado", certo? é montado, mas os módulos vêm prontos?
penso que me portugal a palavra pré-fabricado tem ainda uma conotação má (veja que as de madeira que falavam antes não são pré-fabricadas, pelo que já vi, são montadas, quase totalmente no local). a mim agrada-me a ideia de poder mudar de sitio, e levar a casa e penso que a qualidade já não é o que era.... além disso quase todos os projectos do género que vi têm uma preocupação ecológica.
em muitos locais do mundo isso já é diferente, estas http://www.rocioromero.com/, do rocio romero são o máximo, e nem são assim tão caras, um t2 pequeno ficava por 25.000€ mais acabamentos (quando andei a ver) (há um distribuidor em itália)
vi também um projecto de um arquitecto que é muito "promissor" http://www.cnll.pt/moby/, mas parece-me que ainda não está a ser comercializado, mas dá para 2 andares (como as do rocio e mais algumas que mando)


mais uns links, a quem estiver interessado:
http://www.tkithouse.com/
http://www.uma-fertighaus.com/
http://www.fabprefab.com/fabfiles/fablisthome.htm

cumprimentos


Dracull
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta mai 30, 2008 4:18 pm
Localização: Cascais

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por Dracull »

sinceramente já não me recordo dos valores, apenas os achei ligeiramente inflacionados na altura, mas com a actual crise imobiliária pode ser que tenham baixado a fasquia.


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por Nuno Oliveira »

a modular-system não consiste em módulos prefabricados mas, como o nome indica, um sistema montado com recursos a peças modulares. os componentes são produzidos em série e montados individualmente no estaleiro de obra.
os módulos propostos funcionam como referência e sugestão mas não são rígidos.
as vantagens deste tipo de construção face aos préfabricados totais transportados para o local são várias:

-retém-se a rapidez e economia da construção
-retém-se o rigor de execução em fábrica

-permite-se a criação de um projecto específico para o cliente e local, os prefabricados são feitos sem atenção a orientações ou locais ou pessoas mas feitos para caberem em qualquer circunstância
-existe maior flexibilidade em acabamentos e outros pormenores

semelhante ao modular system surgiu recentemente outro projecto nacional interessante e também com qualidade :

http://www.treehouse.pt/

é uma solução muito interessante mas desconheço os preços. gostaria que a introdução da construção em madeira se normalizasse em portugal. só tem vantagens face á construção tradicional de betão armado e alvenaria e portugal terá potencial natural e tecnológico para combater a útlima desvantagem: a importação de tecnologia e materia prima.

cumprimentos!


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por Mónica »

é muito bonita.
o preço, têm lá uma ideia, cada módulo (que tem 22 m2) custa entre 12.000 € e os 25.000 €, e em média 17.500€. ou seja, em média fica a 800€ o m2... não é um preço propriamente competitivo...o mais provável é que conseguísse um preço ligeiramente melhor, para uma solução equivalente (a nível estético, conforto e eficiência energética - note-se que será o preço de uns acabamentos médios) em construção tradicional...
mas também não me parece nenhuma exorbitância.
o que é estranho é que à partida, sendo a matéria prima quase toda nacional, e do tipo que é, devia conseguir competir melhor com a construção tradicional.


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por Nuno Oliveira »

tem toda a razão mónica mas o segmento para que estão a apontar é o mercado das segundas residências e do turismo.
pelos contactos que tive com expositores as próprias empresas que comercializam este produto não acreditam no seu potencial competitivo para habitações convencionais por dois motivos: o mercado (ainda, por enquanto) prefere o mais "normal" possível e desconfia do que é diferente;e o negócio é potencialmente mais rentável se forem vendidas como artigo de luxo, especialmente quando know-how e matéria-prima são locais.

o preço que eles mencionam não inclui outros serviços de peritagem, está fortemente dependente da gama que propõem para materiais e acabamentos e falta todo o trabalho de fundações e de projecto. fundamentalmente são habitações iguais ou mais caras do que o convencional e procurar construir uma habitação semelhante sem recurso a uma empresa que já dispõe do produto sai-lhe provavelmente pelo mesmo preço.
as vantagens são relacionadas com o ambiente (em príncipio) e na rapidez e experiência de execução.

apesar de serem horrendas e completamente fora de contexto em portugal o futuro das habitações de madeira poderá passar pelo muito económico, rápido, ecológico e com qualidade de construção (espacial nem tanto) como o modelo das casas da ikea no seu sistema boklok.

http://www.boklok.com/sverige/

cumprimentos!


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por Mónica »

realmente estas casas ikea não são nada bonitas é uma pena... porque é possível fazer bonito e barato... bom e barato é que pode ser mais complicado.

acho que quer o pré-fabricado quer o modular tem toda a vantagem de ser feito em fábrica (e não no local), e isso devia tornar os preços competitivos (é que acontece em alguns sítios, como nos estados unidos (veja-se preços deste site que já tinha mandado http://www.rocioromero.com/)). não faz sentido que este principio não possa ser aplicado cá: o pré-fabricado ou modular devia ser mais barato... claro que o principio só vai funcionar se houver produção em massa...

acho que às vezes é um pouco falta de visão: as pessoas muitas vezes preferem ter preços elitistas e ganhar muito de cada vez... fazendo pouca quantidade. esquecem-se que se baixarem um pouco (ex. neste caso, tornando o preço, ainda que ligeiramente, mais baixo que o sector tradicional), podiam multiplicar a sua margem de lucro mais pequena, por mais vendas...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por serges »

mónica Escreveu:realmente estas casas ikea não são nada bonitas é uma pena... porque é possível fazer bonito e barato... bom e barato é que pode ser mais complicado.

acho que quer o pré-fabricado quer o modular tem toda a vantagem de ser feito em fábrica (e não no local), e isso devia tornar os preços competitivos (é que acontece em alguns sítios, como nos estados unidos (veja-se preços deste site que já tinha mandado http://www.rocioromero.com/)). não faz sentido que este principio não possa ser aplicado cá: o pré-fabricado ou modular devia ser mais barato... claro que o principio só vai funcionar se houver produção em massa...

acho que às vezes é um pouco falta de visão: as pessoas muitas vezes preferem ter preços elitistas e ganhar muito de cada vez... fazendo pouca quantidade. esquecem-se que se baixarem um pouco (ex. neste caso, tornando o preço, ainda que ligeiramente, mais baixo que o sector tradicional), podiam multiplicar a sua margem de lucro mais pequena, por mais vendas...
cada vez que vejo estes projectos fico doente, temos design temos ideias, dinheiro algum o que é que falta??? visão!

a minha ideia de casa seria uma dessas!

era perfeita e faria a medida que a família cresce se!

falta me os €uros e mais uns anos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por Nuno Oliveira »

tocaram ambos na filosofia (em crise acentuada) do típico promotor imobiliário português:

há que procurar o máximo lucro, poupando na construção e espaço, e vendendo ao maior preço possível.
o resultado está nas inúmeras tabuletas de venda colocadas nas varandas dos milhares de apartamentos "novos" vazios há anos no país. o preço não desce mesmo que estejam á beira da falência (ás vezes nem depois dela).
é uma táctica absolutamente especulativa mas de um modo perverso porque não tem sequer pinta de instinto de auto-preservação.
a culpa: a ignorância e gestão aleatória e leis como a dos loteamentos que permitem que sejam pessoas ignorantes e má gestoras a criar território urbanizável que todos nós pagamos para infraestruturar!
portugal é o único país que conheço onde os detentores dos terrenos podem decidir o que lá querem fazer, transformando por magia um terreno agrícola de 5euros\m2 numa propriedade urbanizável de milhões.

esta filosofia transfere-se para todas as áreas, incluindo a destas construções em madeira.
é claro que diminuindo a margem de lucro enorme e tornando mais acessíveis e procuradas as habitações o meio de produção agiliza e os lucros são repostos pela produção em massa.

mas aí corre-se um risco muito maior do que o fabrico "um a um" a um preço alto...

resta dizer que o nosso mercado abomina riscos mas que o sucesso económico não passa sem eles e mais do que visão falta coragem.
é um mercado que só corresponderá quando mais pessoas como a mónica e o serges forem expressivos nas preferências dos portugueses (as pessoas cada vez mais querem qualidade com a economia) mas garanto que a filosofia cá é que quando a procura aumenta não é fazer crescer a empresa mas manter os preços altos e render um pouquinho mais a fazer o mesmo.

a parte frustante é como o serge diz- existe o potencial e não é difícil fazer as coisas idoneamente!

aqui falamos da ikea, que vende objectos modestos mas bonitos e simples a um preço muito baixo e que limpou em meses a concorrência estagnada nacional sem nunca parar de crescer. ..

desculpem o desabafo.


afarinha
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta nov 28, 2008 10:53 am

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por afarinha »

tudo sobre casas de madeira pode ser encontrado neste site

http://www.casas-de-madeira.eu/


skyrider
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mar 02, 2010 8:42 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por skyrider »

olá , boas...
o seu artigo e excelente ...
de todos os aspectos...
como voce , tambem resido em oliveira do bairro ,e anseio por construir uma casa em madeira.
ha já 2 anos que tentei através de um desenhador de oia, colocar um projecto para a casa na camara , o qual veio logo recusado ....apos algumas alterações , sujeridas pelo desenhador, voltou a vir para trás...como conseguiu ultrapassar o 1º obstáculo?
procurei em várias empresas do sector , e os preços eram bastante elevados...há um tempo atras , em conversa com um colega, fiquei a saber que ele agora construia casas em madeira...por sugestão dele , procurei a madeira em grosso , e os preços sao muito, mas mesmo muito em conta....e a qualidade segundo os vendedores e bastante superior, visto a madeira ser em pinho nordico , lamelada e prensada ...
a minha questão , além da anterior será:
é uma boa aposta , ou não compensará?
as casas em madeira com reduzidas dimensões,- os bungalows - necessitam da planta passar pela camara?
desde já agradecido por qualquer esclarecimento, o meu muito obrigado...


nota:
talvez até quem sabe , um dia nao poderei visitar a sua casa , com o seu consentimento , claro , para mais uma vez comprovar os beneficios da madeira , e para convencer a minha esposa e os meus filho que é a melhor opção...
uma vez mais obrigado...
cumprimentos


filipe a.


JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por JoelM »

skyrider Escreveu: as casas em madeira com reduzidas dimensões,- os bungalows - necessitam da planta passar pela camara?
desde já agradecido por qualquer esclarecimento, o meu muito obrigado...


filipe a.
a questão não me foi colocada a mim mas relativamente à necessidade ou não de projecto, se a casa for para habitar e como necessitar de licença de habitabilidade, normalmente são necessários todos os projectos como uma casa normal, outra coisa não seria de esperar! primeiro porque as camaras têm de ir buscar receitas a algum lado e se não se pagassem licenças era uma festa e depois porque necessita de tudo como uma casa normal, água, luz, esgotos, etc etc etc...


santos182
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta mai 01, 2008 3:59 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por santos182 »

mais sobre casas de madeira neste site:

Código: Selecionar todos

retirado conteudo publicitário ler regras do fórum! by serges
tudo sobre casas pré-fabricadas, casas modulares e casas de madeira. pedido de orçamento, empresas em portugal, espanha e brasil; custos, financiamento e muito mais


Vernizcasa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda mar 18, 2013 8:31 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por Vernizcasa »

Faço manutenção á vários anos neste tipo de casas das mais variadas construtoras e consequente tipos de madeiras e formas de construção.Só posso dizer que são absolutamente fantásticas.
Os preços de construção não diferem das de alvenaria mas e a poupança ao longo dos anos em consumo energético?E a total ausencia de humidade no seu interior?Isto são algumas das vantagens muito interessantes entre outras.
Muito se fala na regular manutenção que exigem mas esta apenas se faz no exterior em contrapartida o interior passará 20 anos sem necessitar de qualquer intervenção.
Parabéns a quem tem o privilégio de usufruir desses espaços.


Elsa Figueiredo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda out 29, 2018 7:33 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por Elsa Figueiredo »

Boa noite, gostaria de saber, graças à sua experiência com a sua casa de madeira se será normal o kit da madeira pinho nórdico trazer à priori várias peças da madeira com rachaduras que segundo o vendedor da firma que me está a montar a casa dizer ser normal e que quando chegar ao Verão que mais irão ganhar rachas com a madeira a secar.Que isso fará parte e que só serão tapadas as mais profundas que atravessem a madeira. Deixo aqui o meu contato pois gostaria de falar directamente consigo:
Retirado
.
Desde já agradeço a sua ajuda.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por serges »

Bom dia,

Cara Elsa tenha atenção onde deixa o seu contacto pois este forum é vizualizado por milhares de pessoas ao que pode ser menos bom nesta situação, vou retirar e deixar que seja contatada por mensagem privada.

Boa sorte com o seu caso e se pretender partilhar a sua experiencia e casa seria importante para futuros, já agora se poder passe nas apresentações!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”