Turbina eólica para ambiente urbano.

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

como amanhã vou a uma reunião tive de registar a patente esta noite e posteriormente farei as necessárias rectificações e substituição dos textos.
no entanto até lá deixo por aqui um resumo da descrição da turbina eólica.

a “turbina eólica com estrutura de protecção” é protegida por uma estrutura exterior á sua turbina de eixo vertical de 8 pás que se encontra no seu interior. a estrutura isola o ruído da turbina, afunila o vento para o contacto com cada uma das suas 8 pás que rodam sobre calhas fixas a um reservatório ou tanque cilíndrico que serve também como elemento estrutural e reservatório de armazenamento de água.
a energia do vento é utilizada para produzir energia indirecta e controladamente, ou seja, a energia rotativa adquirida pelas pás da turbina é utilizada para fazer funcionar uma bomba, ou várias, que elevará a água do depósito inferior para o depósito superior. quando o depósito superior atinge o nível ideal é acionada uma electrovávula que permite a descarga de parte da água acumulada sob uma turbina geradora de energia eléctrica, similar ás utilizadas nas mini-hídricas. através da geração indirecta consegue-se um maior aproveitamento de energia por não se condicionar a fonte ás exigências técnicas necessárias à produção de energia.
a “turbina eólica com estrutura de protecção” mantém-se direccionada na melhor posição para o aproveitamento da energia do vento através de dois lemes fixos e dois outros móveis que permitem ajustar a entrada de ar á direcção óptima para o aproveitamento energético.
a entrada e saída de ar será coberta por uma rede de forma a proteger as aves da colisão com a turbina em rotação no interior da sua estrutura.
a “turbina eólica com estrutura de protecção” com as devidas adaptações poderá ser utilizada como gerador de energia das correntes marítimas, podendo o seu eixo e pás serem dispostas horizontalmente possibilitando produzir mais energia por só 50% da sua turbina ficar sub-mersa.

qd tiver oportunidade e tempo coloco aqui uns desenhos.
fpereirainventor

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

ops

esqueci-me desta parte engraçada...

(...) a presente invenção, “turbina eólica com estrutura protectora”, caracteriza-se por se integrar nas estruturas dos edifícios e poder funcionar para além de gerador de energia eólica como um reservatório de água do sistema de segurança a incêndios pois os seus tanques ou reservatórios de água podem ser ligados ao sistema anti-fogo ou de combate a incêndios. (...)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

imagens em:
http://fpereirainventor.no.sapo.pt/fotos/
reproduzi as fotos e descriminação em vez de ficar só o link: mauri
Imagem
a figura 1 representa a “turbina eólica com estrutura de protecção”, vista pelo corte lateral interior, composta pelos seguintes elementos essenciais:
- 1 pás da turbina
- 2 poli de transmissão da energia eólica
- 3 reservatório ou tanque de superior
- 4 túnel de entrada do vento
- 5 lemes de direcção
- 6 leme de afinação de direcção
– 7 motor do leme de afinação de direcção
– 8 estrutura vertical das pás
– 9 turbina do gerador de energia electrica
– 10 gerador eléctrico
– 11 bomba de elevação de água
- 12 tubo da elevação de água
- 13 reservatório ou depósito de inferior
- 14 base rotativa da turbina
- 15 rede de protecção de aves
- 16 estrutura da turbina
- 17 túnel da saída do ar
- 18 suportes horizontais das pás
- 22 estrutura protectora da turbina

Imagem
a figura 2 a “turbina eólica com estrutura de protecção” vista pelo corte plano interior, composta pelo seguintes elementos essenciais:
- 1 pás da turbina
- 3 reservatório ou tanque de superior
- 4 túnel de entrada do vento
- 15 rede de protecção de aves
- 16 estrutura da turbina
- 17 túnel da saída do ar
- 18 suportes horizontais das pás
- 22 estrutura protectora da turbina

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

não querendo abrir novo tópico para não correr o risco de me dizerem que estou a repetir o mesmo corro o risco de ser acusado de utilizar este para aumentar o seu score ou visitas, das duas três…

em finais deste mês devo iniciar, em prática a construção do protótipo da “turbinolic”, haverá alguém verdadeiramente interessado em trabalhar (acessoria técnica basta) na construção do prótotipo???
permuto por parte dos direitos de exclusividade.

resposta rápida que tenho contacto com empresa.

agora que já aprendi a colocar imagens os desenhos aproximados da nova turbina eólia estão a seguir:
fig%201.jpg
fig%201.jpg (0 Bytes) Visto 11163 vezes

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por RED BARON »

viva fernando pereira.
encolhi a imagem com o desenho porque estava demasiado grande e dificultava a navegação na página do forum.
de futuro é conveniente utilizar um editor para reduzir o tamanho das imagens postadas.
abraço.


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por icarho »

viva

fernando, o que é preciso fazer para registar uma patente? só por curiosidade.

bastam desenhos e memoria descritiva? é necessário um modelo à escala?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

boas.

em relação a esta invenção, o aqui descrito são pequenos excertos, e vou rectificar quase tudo

uma patente não é nenhum projecto é uma ideia ou conceito novo, não há memória descritiva. a patente deve anteceder os protótipos e os projectos industriais. è uma forma de “guardar” a exclusividade de 20 anos para implementação do projecto. dá alguma hipótese ao inventor ou criador da ideia de a implementar e ter alguma recompensa pela sua inovação. senão, quem tivesse mais meios apoderava-se das ideias sem mais nem menos.

de outra forma possibilita saber se já existe algum projecto semelhante que esteja sobre a protecção de alguma patente. senão corre-se o risco de gastar mto tempo e dinheiro com alguma coisa que não se pode fabricar ou comercializar ou pensar-se que se descobriu alguma coisa que já existe a algum tempo.

veja em : http://www.marcasepatentes.pt/index.php?section=75 e
http://www.marcasepatentes.pt/files/col ... lidade.pdf


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por icarho »

obrigado.

agora relativamente aqui aos aerogeradores, ou a qualquer outra coisa, uma invenção tem que ser um conceito completamente novo ou pode ser como que uma evolução/alteração a qualquer coisa já existente? a minha opinião em relação a isto é a seguinte e tem o valor que tem:

1- pegar em algo já existente e alterar ou criar algo de raiz e tirar piores resultados....o melhor é estar quieto!
2- pegar em algo já existente e fazer-lhe um "lifting" mas os resultados ficam os mesmo poderei considerar pelagio ou coisa parecida!
3- pegar em algo já existente ou criar algo de novo em que o desempenho seja substancialmente melhorado....aí sim, alguma coisa foi introduzida e houve evolução e como tal deve ser respeitada e salvaguardada!

dou um exemplo. já há um tempo que ando a matutar num conceito de vawt. quando descobri aqui este forum, levei com uma "inundação" de informação sobre energias alternativas nomeadamente a eolica! e como é obvio que descobri que aquilo em que andava a pensar já outros o tinham feito! acontece que embora embora o conceito seja o mesmo ( vawt com stators ) o desenho dos stators e das pás moveis é diferente porque o meu conceito tambem é um pouco diferente! ora isso poderá ser considerado algo de novo, uma invenção?

não sei se conhecem este http://www.tmawind.com/, embora o meu seja mais deste genero http://www.gual-industrie.com/.

o ver aquelas enormes "ventoinhas" sempre me meteu muita confusão! tinha e tem que haver outra(s) soluções mais eficientes!

agora em relação às hawt, acho que tenho um conceito que, até agora ainda não encontrei nada parecido! já tenho um modelo em 3d feito em cad! eventualmente até o poderia por aqui, mas digo-o com franqueza, estou um pouco "receoso" de o fazer... mas por outro lado gostava de o partilhar convosco, e discuti-lo aqui com o pessoal!

ah! é verdade, só tem 1m^2 de area

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

faz o registo primeiro. através da internet tens 50% de desconto (cerca de 180,00).

se for modelo de utilidade ainda mais barato fica.

este manual ajuda bastante:

http://www.marcasepatentes.pt/files/col ... lidade.pdf

já vi que o link não funciona mas neste: http://www.marcasepatentes.pt/index.php?section=75

procura o manual de patentes e modelos de utilidade.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por Bluesky »

icarho, por acaso a tua turbina é uma eixo vertical espiralada com estatores igualmente espiralados? conjugando isto com rolamentos magneticos e um gerador gigante na propria torre teriamos algo inovador #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por icarho »

as pás da turina poderão eventualmente ser em espiral ( anula praticamente o ruido gerado pelo movimento, mas são mais dificeis de fazer, "amadoristicamente" falando) mas os estatores não por serem fixos!

um dos problemas destas soluções creio ser o aumento da pressão do ar no interior do conjunto que leva a que o ar contorne os estatores sem entrar no seu interior como se fosse um cilindro solido !

os rolamentos magneticos são o ideal pois como sabemos o atrito é 0! mas numa primeira fase contentava-me com os normais, conicos de preferencia !

a minha ideia passa muito pelo desenho do perfil das pás rotativas, a maneira como o ar actua sobre elas, mais como a asa de um avião e menos como a vela dos barcos, o desenho dos estatores para conseguir o maximo possivel de ar incidente sobre apenas a area efectiva de captação da energia cinetica do vento ( o handicap das vaht é exactamente isso, do vento incidente sobre a area do dispositivo, 50% impelo o avanço enquanto os outros 50% fazem resistencia, com a minha ideia consigo 150% positivo ) independentemente da direcção do vento!

agora só uma questão aqui pró pessoal! na vossa opinião qual é a melhor localização para uma vawt em ambiente urbano?


relativamente às hawt, sinceramente não me convencem! um dia deste quando passava na a5 em direcção a cascais, reparei num sitio que tinha 3 pequenos aerogeradoes colocados em linha e separados não mais que 3 m entre si. como estava um bom vento com a direcção perpendicular ao plano dos 3, estes estavam a girar à maneira , certinhos praticamente sem oscilações verticais! quando regressei, para meu espanto, com as mesmas condições de vento, direcção e intensidade, 2 deles continuavam a trabalhar certinhos e o do meio parecia uma bailarina, não sabia para onde se virar! porque raio haveria de ser assim? há qualquer coisa de errado neste conceito, só pode!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

os 150% são da c.p., até ao limite dos 100% da potencia disponivel, não é??

pois estou totalmente de acordo, em relação á generalizada utilização de aerogeradores de eixo horizontal. até porque se a área for disposta verticalmente é sempre mais barato, pois a área que se compra é a horizontal, a área em altura não se paga, desde que haja autorização e segurança. numa área de 20 m2 por 30 de altura equivale a uma superfície de pás de 600m2, enquanto que uma turbina de eixo horizontal com o diâmetro de 5 m ocupa quase os mesmos 20 m2.

há vários edifícios, depósitos de água e outros muito bem localizados para se poder instalar aerogeradores em ambiente urbano.

em relação há existência ou não de novidade é melhor pesquisar mais ou pedir uma pesquisa ao i.n.p.i.


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por icarho »

fernando pereira Escreveu:os 150% são da c.p., até ao limite dos 100% da potencia disponivel, não é??

só que a potencia disponivel pode ser aumentada artificialmente esqueçamos o betz e voltemo-nos para o bernulli!!!

pois estou totalmente de acordo, em relação á generalizada utilização de aerogeradores de eixo horizontal. até porque se a área for disposta verticalmente é sempre mais barato, pois a área que se compra é a horizontal, a área em altura não se paga, desde que haja autorização e segurança. numa área de 20 m2 por 30 de altura equivale a uma superfície de pás de 600m2, enquanto que uma turbina de eixo horizontal com o diâmetro de 5 m ocupa quase os mesmos 20 m2.

metro por metro, consegue-se mais energia duma vawt do que com uma hawt. as tuas contas não estão bem certas, mas percebi o que queres dizer!

há vários edifícios, depósitos de água e outros muito bem localizados para se poder instalar aerogeradores em ambiente urbano.

o desafio foi mal posto, o que eu queria perguntar era qual o melhor sito dum edificio para colocar a vawt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

ok rectifico para um terreno de 25 m2 tipo:
5m lado x 5 m comprimento = 25

nesse terreno de 25 m2 só pode ter um aerogerador de eixo horizontal de cerca de 5,64 m de diâmetro, mais precisamente.

se for uma turbina de eixo vertical a ocupar a área de 5 m e 20 m de altura tem uma superfície de pás de 100 m2.

sem betz esta: potência mecânica disponível (p) numa turbina depende grandemente (factor cúbico) da velocidade do caudal de ar que passa através dela.

a potência do vento que passa perpendicularmente através de uma área circular p = 1/2 r v ao cubo pix r ao quadrado

antes das pás e de bernoulli, a potencia estimada existente.

relativamente ao local dos prédios o ideal será sempre no telhado ou terraço.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por Bluesky »

agora só uma questão aqui pró pessoal! na vossa opinião qual é a melhor localização para uma vawt em ambiente urbano?
onde haja muito vento, em geral num sitio alto e sem obstaculos em redor. com sorte o topo dos telhados convencionais tambem podem canalizar positivamente os ventos. mas como nao podemos colocar o aerogerador no quintal do vizinho, estamos sempre condicionados ao que temos e aos ventos alietorios do local onde moramos. é nestes casos onde os vawt podem ser mais eficazes que os hawt #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por icarho »

voces já tinham pensado nas esquinas dos edificios? ( quando possivel , claro !) para mim o sitio ideal num ambiente urbano para as vawt devido à acelaração que o vento sofre ao bater nas fachadas! um bonus de potencia disponivel!

quanto ao resto, o vento tanto passa por uma area circular com por outra qualquer! a formula da potencia disponivel inclui pi*r2 porque é a forma geometrica que as pás duma turbina fazem ao girar! no caso das vawt será a area da sua secção vertical/2!

pelas minhas contas uma hawt com um raio de 5m ocupa horizontalmente uma area igual à das pás em movimento, ou seja de pi*r2=78,5m2! nesta area poderemos implantar uma vawt que tenha uma secção vertical de 10m pela altura que se quiser e for possivel! basta ter 8m de altura para igualar a area da turbina da hawt! incluamos a altura a que esta terá que estar do solo para poder funcionar, que neste caso e com estas dimensões nunca seria colocada a menos de 15, 20m ( o eixo ) o que no total daria uma altura de 25m! agora imagina fazer-se uma vawt com 10mx25m! mesmo aplicando os coeficientes todos, metro por metro renderia muito mais!

quando me referi ao bernulli, foi porque achei que a solução para uma maior produção de energia não pode passar pelo aumento desenfreado do tamanho do dispositivo, como por exemplo as v90 da vestas! obviamente, para estes sujeitos, que jogam no campeonato do "bigger is better", é mais fácil fazer turbinas cada vez maiores do que pensar noutras soluções! agora para a "liga dos ultimos" já não é bem assim!

se pensarmos que para aumentar a produção para o dobro teremos que aumentar para o dobro a area de arrasto, mas que se a velocidade do vento aumentasse apenas +/-20% e mantendo a mesma area inicial, teriamos esse mesmo duplicar de produção, se calhar sempre vale a pena gastar uns neuroniositos a pensar de uma maneira diferente!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

esta turbina está um espctáculo, (http://www.gual-industrie.com/modele.html#) mas mesmo assim só tem uma eficiência aproximada a 15% á velocidade de 15 m/seg., relativamente á área que ocupa, a de 4/1,5.

conseguindo mesmo assim quase mais 2,5% de eficiência realtivamente ás de eixo horizontal que aos 15 m/seg. conseguem apenas cerca de 12,3%. esta consegue 15%, ainda muito pouco acho eu.

mas são mto melhores, especialmente para conquistar o topo dos edifícios.

as esquinas dos edifícios e estruturas exteriores são também óptimos locais para o aproveitamento eólico.

que achas de turbovelas
http://www.limsi.fr/rs2005/meca/aero/aero11/index.html

aplicadas nas estruturas verticais dos edifícios??

já comentado neste tópico:
viewtopic.php?f=27&t=7542&start=20


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por icarho »

sinceramente qualquer opinião sobre essas velas não passaria disso mesmo porque praticamente pouco ou nada sei como se comportaram em condições reais... às vezes bons conceitos revelam-se uns "flops" quando passados à pratica e o inverso tambem acontece!

é como te digo, a solução passa por aumentar a velocidade do vento e não a area de arrasto.

bem! agora leiam o que escrevi antes e vejam o que encontrei neste http://tesnic.com/! resta-me a consulação de que apenas cheguei um pouco atrasado....

o que me resta é um conceito novo nas hawt que ainda não encontrei nada parecido em lado nenhum!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

(…)sinceramente qualquer opinião sobre essas velas não passaria disso mesmo porque praticamente pouco ou nada sei como se comportaram em condições reais... às vezes bons conceitos revelam-se uns "flops" quando passados à pratica e o inverso tambem acontece!(…)

era só mesmo uma opinião.

pois há muitos tipos de eólicas por aí e acho que essa pode, apenas, ser considerada uma evolução.

não desista, talvez com a de eixo horizontal tenha melhor sorte.

tb relevância ao aumento da velocidade do vento em vez do aumento da área de arrasto, tento considerar, humildemente, esse factor, entre outros, na urbanolic.

na 2ª figura tem uma perspectiva plana, percebe-se melhor.
Anexos
turbinolic.jpg
turbinolic.jpg (0 Bytes) Visto 9802 vezes


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Turbina eólica para ambiente urbano.

Mensagem por icarho »

já tinha visto os teus desenhos, explica-me so por onde entra o vento? só para perceber melhor...

Responder

Voltar para “Energia Eólica”