Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por sergiomms »

e esta em?
@ [url=http://www.jornaldascaldas.com/]jornal das caldas[/url] Escreveu: Imagem
o caldense joão francisco jesus construiu o protótipo de um veículo que anda a energia eólica e energia solar.
segundo o inventor, o conceito de carros eléctricos é muito usual e por isso o seu sistema é tornar o veículo totalmente autónomo.
“carros eléctricos há muitos, agora alimentá-lo sem andar com o fio atrás é difícil. isso é que é importante resolver e eu tenho aqui a solução, porque se não houver vento, com a deslocação do ar há produção de energia e o carro anda”, descreve.
“este é um carro que quanto mais andar, mais autónomo se torna. se fizermos uma viagem de cem quilómetros torna-se totalmente autónomo, nas condições em que está actualmente”, refere.
o caldense tentou colocar baterias mais resistentes e mais leves, mas teve problemas. “para adquirir baterias de lítio, tive muitas dificuldades. se precisar de uma não há problema, mas se precisar de duas tenho de dizer para que fim, mas se pedir mais do que duas não me vendem”, comenta, lembrando o custo elevado de cada uma das baterias.
ter essas baterias “seria o ideal”, já que nas viagens curtas e nas horas de ponta de tráfego automóvel dentro das cidades, as turbinas não se movimentam, logo “não geram corrente para recarregar as baterias”. mas se tivessem baterias de grande capacidade de armazenamento, ou se houvessem mini centrais eólicas, como existem postos de combustíveis, “as pessoas podiam trocar as baterias e assim movimentarem-se normalmente”.
com esta condição, joão francisco assegura que é possível tornar o seu protótipo “totalmente autónomo”.
...
aqui
sergiomms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

eu vi esta noticia no jornal de caldas num café, quiz trazer mas o jornal era semanal e a senhora só podia dar-me o jornal mais tarde, mas prometeu-me que mo guardava. só que nao votei lá, estava de viagem e agora vai ser dificil. ja tinha visto isso a 2 ou 3 semanas atras.

alem da foto apresentada que mostra 1 veiculo, este senhor tem mais 2 prototipos, um com dois aerogeradores em cima do cockpit. no jornal tinha mais fotos.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por sergiomms »

eu gosto desta ideia de energia eólica sem hélices/pás!
penso que a vibração em andamento será minima, será?
sergiomms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

nao, existe sempre vibraçao/ressonancia, apesar de ser possivel minimizar esses efeitos. um baixo centro de gravidade proporcionado pelas baterias ajudaria bastante a estabilização do veiculo. depende tambem muito da velocidade maxima pretendida.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por jmal »

já o vi todos os seus carros e projectos ao vivo e a cores , conheço o sr, tem muita garra e é de louvar o seu sentido empreendedor.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por ZEV »

genial, adoro o nosso espírito inventivo (nosso=português).

o meu pai tinha-me falado nisto numa conversa q tivemos esta semana... gostei de ver!

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Sun_rise_pt »

chegando um pouco para o lado a conversão fotovoltaica, mais um sonhador com energia de borla...
é impressionante a quantidade de gente que pensa no moto contínuo. com motores magnéticos, e por aí!
de tantas tentativas, que saiba, não há algum modelo que consiga obter mais energia do que aquela que consome...
"quando for descoberto" será a revolução mundial nos transportes, e passará a ganhar mais dinheiro que o c. ronaldo... ou o b. gates!
normalmente ( aliás, invariávelmente! ) são sonhadores que não estão técnicamente ligado ao âmago das técnicas envolvidas.
e o pessoal continua a dar crédito à crendice...


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por RJSC »

que riso!
ora então o carro carrega-se com a deslocação de ar que ele próprio cria?
e ainda por cima isto recebe crédito num jornal?
por amor de deus! já ando farto destas "máquinas de movimento perpétuo"

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por serges »

ninguém aqui indicou ser uma máquina de movimento perpétuo, existem vários protótipos de marcas conceituadas que usam a energia eólica como aproveitamento para carregar baterias... o caso do mitsubishi miev sport, é uma questão de interpretação, atenção que no caso do senhor não diz ser só movido por si só a energia eólica!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

ora então o carro carrega-se com a deslocação de ar que ele próprio cria?
onde está isso escrito? quem disse isso? o que se fala é no aproveitamento eólico que circunda a viatura, tal como um veleiro que se desloca no mar. a grande novidade é que aproveita ventos frontais tambem. sim, essa energia. já ouviram falar? pareçe até que deu novos mundos ao mundo, a tal força dos ventos, numa tal descoberta maritima ou assim, com a ajuda da força das correntes, outra energia tambem já discutida neste mesmo forum. sim, é um reinventar do já inventado ... mas até pareçe mentira, nao é? poderiam optar por uma critica na base de que são formas de "energia lenta", as tais energias naturais, mas tudo evolui, ou nao, meus amigos?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por jmal »

nem mais, eu já falei várias vezes com sr joaquim e a ideia dele foi criar uma turbina bastante eficiente que podesse aproveitar alguma energia que se gasta na deslocação do carro, mas já frequente qualquer tuga que olhe para um veículo electrico e pergunte logo porque não tem um dinamo a carregar a bateria. a minha resposta para aqueles que já conheço é, porque é que o teu veículo furmarento não tem um dispositivo no escape que aproveite o fumo para voltar a fazer combustivel.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por RJSC »

se fizermos uma viagem de cem quilómetros torna-se totalmente autónomo
daqui depreendo que se diz que se andar 100 km fica com a bateria cheia e não precisa de mais fonte de energia nenhuma.
ou o que é que isto quer dizer, hum?

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

quer dizer que alguns portugueses sao geniais. (a confirmar-se o citado)

penso que o que ele quiz dizer foi : (quando as condiçoes do vento forem favoraveis), se fizermos uma viagem de cem quilómetros torna-se totalmente autónomo.
Última edição por Bluesky em quinta out 09, 2008 10:52 pm, editado 1 vez no total.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por tvcrabo »

quer dizer é que quantos mais projectos "imperfeitos" mas a funcionar aparecerem, maior a pressao sobre os constructores para colocarem no mercado algo mais perfeito mas efectivamente electrico...

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Sun_rise_pt »

conhecendo um mínimo de mecânica de fluidos se sabe que estas coisas provocam grande resistência ao avanço do carro contrariando o factor cx (coefíciente de penetração aerodinâmico) tão procurado pelos designers auto.
e quem não conhece até intui após reflectir um pouco...
será aproveitável apenas e só se o vento for no mesmo sentido da deslocação do carro (ou "perto" desta direcção), e mais veloz que ele...
este foi, e é, o caso dos veleiros...

se pensarmos um pouco, estas idéias já todas passaram pela cabeça dos experimentadores sem que até agora alguma única tenha sido viável.
o mesmo se passa com os motores magnéticos, os de aproveitamento da gravidade, moto-contínuos, etc...

o aproveitamento de energia eólica será viável num carro estacionado (ou quase), mas vejamos a dimensão de um aero gerador dos mais eficientes de 1kw e entremos em conta com o rendimento dele e da variabilidade dos ventos nos locais onde o carro circularia.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por jmal »

pois, eu ja vi o carro mais que uma vez e até estou em negociações com o sr para lhe fornecer um pack com baterias de lítio, mas na verdade penso que o rentabilidade da ideia será menor de 0, ou seja o peso que aquilas turbinas fazem + o aumento de atrito com o ar traduzem-se em perdas muito superiores aquelas que o carro tinha sendo apenas movido a electricidade, mas quem quer que fale com o sr joaquim fica com a impressão de que também ele não acredita no resultado, ele apenas diz, tenho algum tempo e dinheiro e para que a ideia me saia da cabeça tenho de experimentar, e pronto, nesse ponto estamos todos de acordo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

conhecendo um mínimo de mecânica de fluidos se sabe que estas coisas provocam grande resistência ao avanço do carro contrariando o factor cx (coefíciente de penetração aerodinâmico) tão procurado pelos designers auto.
e quem não conhece até intui após reflectir um pouco...
será aproveitável apenas e só se o vento for no mesmo sentido da deslocação do carro (ou "perto" desta direcção), e mais veloz que ele...
este foi, e é, o caso dos veleiros...
esta observação nao está correcta. existe já um topico aberto sobre esta questão. o erro é pensar que um carro é um avião, mas nao, o carro aplica a sua força no chão e nao no meio pelo qual passa. o contrario se passa com um aviao, que é independente do chão - vejam o episodio do "caçadores de mitos" no qual verificam que um avião, mesmo estando numa passadeira rolante no sentido inverso ao movimento de deslocagem levanta voo com facilidade. aqui a razão é evidente, pois o aviao aplica a sua propulsao no ar e nao no chão.
se pensarmos um pouco, estas idéias já todas passaram pela cabeça dos experimentadores sem que até agora alguma única tenha sido viável.
o mesmo se passa com os motores magnéticos, os de aproveitamento da gravidade, moto-contínuos, etc...
não lhe reconheço nenhum mérito especial para lhe poder dar credito sobre assuntos complexos que pareçe desconheçer, nem creio que exista necessidade de serem mencionados neste topico, ou prefere que lhe dê razao simplesmente para satisfazer o seu ego?
o aproveitamento de energia eólica será viável num carro estacionado (ou quase), mas vejamos a dimensão de um aero gerador dos mais eficientes de 1kw e entremos em conta com o rendimento dele e da variabilidade dos ventos nos locais onde o carro circularia.
concerteza que sim, mas esse tipo de aplicação com montagem de ventoinha aerogeradora quando o veiculo esta aparcado não é muito atrativo para a produção em massa. em casos pontuais poderá ser interessante, dependendo dos ventos que a zona ofereçer.
pois, eu ja vi o carro mais que uma vez e até estou em negociações com o sr para lhe fornecer um pack com baterias de lítio, mas na verdade penso que o rentabilidade da ideia será menor de 0, ou seja o peso que aquilas turbinas fazem + o aumento de atrito com o ar traduzem-se em perdas muito superiores aquelas que o carro tinha sendo apenas movido a electricidade, mas quem quer que fale com o sr joaquim fica com a impressão de que também ele não acredita no resultado, ele apenas diz, tenho algum tempo e dinheiro e para que a ideia me saia da cabeça tenho de experimentar, e pronto, nesse ponto estamos todos de acordo.
nao senhor, o conceito é valido. agora tambem desconfio que os aerogeradores desse senhor possam nao ser adequados para obter a mais valia energetica procurada e necessitar de um desenho mais avançado. importante é alinhar os aerogeradores sempre na direcçao onde sopra o vento, independentemente do seu sentido, o que não é nada facil com um veiculo em movimento que tambem muda consecutivamente de direcção. tem de ser um grupo de aerogeradores bastante agil e controlados digitalmente, com sensores.

finalizando... onde poderiamos estar em acordo seria fazer experiencias em pequenos modelos electricos em vez de veiculos tradicionados, onde as experiencias saem muito mais caras.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Sun_rise_pt »

então o sistema não cria resistência ao avanço? como seria bom!!!

vejamos:toda a energia precisa de uma fonte e ainda assim ela não é conversível completamente numa outra que nós queiramos. para nossa infelicidade(???) nem de perto!

então, suponhamos que já temos energia no carro para ele se começar a movimentar.
cortemos então essa energia de arranque.
o carro está em andamento pela inércia e está a tentar produzir-se uma energia eólica (o "vento" do avanço do carro) e transformá-la em eléctrica e depois em mecânica.
mesmo que não existissem perdas nisto tudo seria preciso ainda ter mais um bocadinho para fazer as forças compensarem.

comparemos com uma balança: num prato a energia gasta, e no outro a produzida. ainda assim para por as coisas a favor da produzida, teríamos de por mais uns gramitas nesse lado par desiquilibrar o prato (senão (comparativamente ao carro) este não andaria).

ou não, pessoal??? espero que ninguém discorde que o ganho não paga os gastos!!!

há conceitos que precisam de ser revistos senão estamos a passar coisas completamente erradas aos frequendadores do site o que é aborrecido, pois imagino que o que se busca é a evolução.

nos meus anos de vida (que são alguns) fui conhecendo pessoal com capacidade sonhadora de diversas intensidades nestas áreas de produção de energia.
posso afirmar que a maioria dos que dão enfase á procura energética milagrosa, são invariávelmente pessoas que não estão dentro dos assuntos que abordam, e muitas vezes tentam concretizar.
de facto, acho que todas essas ideias já passaram pela maioria dos homens (inclusivamente por mim, quando não tinha conhecimento suficiente destas coisas).
é tão fácil perguntarem ao sr. se ele já terá feito bem os cálculos, e que explique como chegou à conclusão de produzir energia eléctrica e mecânica por conversão de uma energia eólica que ele mesmo criou fazendo o carro avançar...

----


e vamos por a coisas ao contrário (esperando que concordem que assim dará para examinar o assunto com algum rigor!):

vamos pôr o sistema num tunel de vento. esta seria a fase pela qual o sr. deveria ter começado!

o carro parado e o vento fluindo numa condição ideal por ele e pela(s) turbina(s), de frente para o carro.

se alguém se der ao trabalho de se documentar sobre os rendimento das turbinas verá que ele é relativamente baixo.
(traduzindo por miúdos da forma mais simplificada que conheço: a turbina despediça uma boa parte da energia incidente na conversão mas constitui uma forte barreira ao vento).
e esta energia (a do vento) é uma resistência ao avanço que jamais será compensada pela energia gerada que quando somada ás restantes superfícies fortemente prejudiciais ao fluir do ar a coisa é completamente descabida até par um hobista menos conhecedor.

uma experiencia algo trabalhosa mas útil:
se possuirem uma pick-up experimentem por na caixa de carga um aerogerador ligado a uma carga que o obrigue a gerar energia e sentirão os hp's necessários a compensar a dificuldade.

outra mais simples:
por uma chapa direita na frente de um carro e fazer o mesmo teste para ver a dificuldade acrescida, tendo em atenção que um aerogerador tem um comportamente muito semelhante a uma chapa perpendicular ao vento com a mesma área varrida pela turbina.
---

lamento se mesmo assim não consigo passar ideias com suficiente clareza. tento ser o mais explícito possível.

é sempre louvável o espírito de entre ajuda que se possa dar a projectos provadamente viáveis, mas sinceramente, tudo precisa de uma abordagem com rigor depois do sonho aparecer. e ajudar nem sempre é o que algumas vezes parece estar a ser feito.

como gostaria de me enganar e de que as coisas fossem diferentes do que me parece. assumo os erros de avaliação quando surgem.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por jmal »

esse conceito errado que muitas pessoas ainda têm, penso que também por falta de alguma formação, muitas pessoas, mas mesmo muitas pessoas quando vêm a minha bicicleta eléctrica, a pergunta mais frequente é se quando vamos a andar ela vai a carregar a bateria, claro que normalmente brinco com a situação e nem sequer tento entrar em pormenores como tu fizeste porque ninguém iria entender patavina. ou seja as pessoas não sabem que para se criar energia temos de gastar outra e que existem sempre perdas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por ZEV »

o que não quer dizer que, aplicando desmultiplicações, não se consiga q a energia criada seja maior q a despendida.
bastaria haver técnica, know-how e materiais para o fazer.



atenção, digo isto mas não estou a defender o projecto, até porque acho a ideia algo 'difícil' de realizar.
mais, aquela 'frente' é um autêntico perigo para pedestres.


no entanto, vejo uma pessoa sem grandes conhecimentos a aplicar tempo e dinheiro num projecto interessante, e aqui vejo outros, que até aparentemente têm mais conhecimento, que apenas criticam e não tentam criar nada.


se todos nós tivéssemos uma ideia, e a tentássemos pôr em prática, talvez uma em cem, ou mil, fosse realmente inovadora, eficaz e possível... e aí já teria valido a pena.

e talvez... fosse melhorada usando ideias daqui e dali, dos outros 99 (ou 999) projectos.





por isso eu digo apoio é preciso!




os velhos do restelo, já o camões os enterrou!

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”