Recuperar metanol

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recuperar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

red baron Escreveu:viva carlos poças.
.
em alternativa a coluna pode ser colocada ao lado do destilador, sendo alimentada por um tubo inox desde a parte de cima deste e que entra na parte inferior da coluna a -cerca de uns 50cm do fundo, que por sua vez pode ficar rente ao chão.quando se começa a destilar o metanol carregado de agua vai-se acumulando e enchendo a parte inferior, para devolver este metanol para dentro do destilador pode ser usada uma pequena bomba, não deixa de ser uma solução mas é sem dúvida um pouco mais complexa.

abraço.
olá red sou mesmo assim

acerca de 50 cm do fundo do reactor ou mesmo rente ao chão.confirma!
como durante a destilação por este processo vai acumular água no fundo do tubo ,será que posso aplicar na parte mais baixa uma torneira ,que só vai ser aberta após a destilação total.(para drenar a agua)

esta 2ª parte não percebo

abraço red baron e que esta semana de frio se torne mais quente com as minhas perguntas
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por RED BARON »

olá red sou mesmo assim

acerca de 50 cm do fundo do reactor ou mesmo rente ao chão.confirma!
como durante a destilação por este processo vai acumular água no fundo do tubo ,será que posso aplicar na parte mais baixa uma torneira ,que só vai ser aberta após a destilação total.(para drenar a agua)

esta 2ª parte não percebo

abraço red baron e que esta semana de frio se torne mais quente com as minhas perguntas

olá amigo carlos.

não maça absolutamente nada, antes pelo contrário.

fiz dois desenhos no “paint” que não ficaram lá grande coisa mas dá para ter uma ideia.
Destilador.jpg
Destilador.jpg (0 Bytes) Visto 3279 vezes
Destilador02.jpg
Destilador02.jpg (0 Bytes) Visto 3280 vezes
a ideia é colocar a coluna ao lado do destilador para que esta possa ser mais comprida.

para isso o vapor tem que viajar por um tubo desde a parte superior deste até entrar na base da coluna, para mim a melhor solução é montar a coluna num pequeno recipiente de modo a ir acumulando o metanol fraco que se vai acumulando na base e devolvê-lo ao destilador através de uma bomba.

embora contendo água, o metanol que se vai acumulando na base deve ser aproveitado para ser novamente destilado.
se a coluna ficasse em cima do destilador, a gravidade encarregava-se de todo este trabalho.

quando falei em cinquenta centímetros é um valor aproximado para que o vapor entre na coluna acima do metanol que já possa estar no fundo desta e que vai ser muito até a coluna aquecer toda, pois enquanto esta estiver fria todo o metanol condensa e vai parar ao fundo da coluna... refiro-me ao segundo desenho onde não existe o recipiente abaixo da coluna.

este sistema assim, coluna ao lado do destilador, é um pouco mais complexo mas funciona, fica no entanto bem mais caro devido ao preço da bomba e tubagens adicionais.


mande sempre.

um forte abraço aí para o norte.

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recuperar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

obrigado red

vou meter mãos á obra e se pelo meio precisar de ti cá apareço.

ès o máximo profº

bom outono

do carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recuperar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

acumulando na base e devolvê-lo ao destilador através de uma bomba.
embora contendo água, o metanol que se vai acumulando na base deve ser aproveitado para ser novamente destilado.


um forte abraço aí para o norte. [/quote]
-
--------------------------------------------
olá red

essa bomba é do tipo maquina de lavar louça ?
ou de umas que se usam nas canalizações de agua quente (recirculação)
a dita bomba vai estar sempre a funcionar durante o tempo da destilação?

abraço
carlos

aproveito para enviar a foto do reostato electronico que utilizo com o motor de recirculação. o qual faz com que consiga regular a rotação do motor.
tem dois botões giratórios o de baixo rodo só um quarto de volta .
e o de cima rodo desde um quarto de volta até meia volta conforme a temperatura do oleo ou do bio .com este aparelho consigo recircular a frio e a quente,lavar o bio a baixas rotações e secar no máximo das rotações.
como compreendes estou a trabalhar com ele empíricamente!
dá umas dicas. obrigado

do carlos
Anexos
Reostato.jpg
Reostato.jpg (41.77 KiB) Visto 3203 vezes
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por RED BARON »

carlospoças Escreveu:olá red

essa bomba é do tipo maquina de lavar louça ?
ou de umas que se usam nas canalizações de agua quente (recirculação)
a dita bomba vai estar sempre a funcionar durante o tempo da destilação?
olá carlos poças.

a bomba tem que ser capaz de elevar o metanol/agua até ao cimo do destilador, penso que uma bomba de lavar louça consiga fazer o trabalho mas não tenho experiência disso, uma de máquina de roupa não dá de certeza mas as aplicadas em máquinas de lavar louça tem mais impulsão.

a bomba não deve estar sempre ligada, é um desperdicio de energia e desgaste para a mesma, se eu tivesse que fazer uma montagem destas acho que recolhia o metanol com um jerrican e voltava a introduzi-lo manualmenter através de um funil montado em cima de uma torneira na parte superior do destilador, a bomba justifica-se para um grande volume de glicerina a tratar senão não compensa o investimento.

em relação ao reostato da foto, que não deve ser nada barato em comparação com um simples a triac, serve bem desde que aguente com a potência da resistência.

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recuperar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

olá amigo carlos.



a ideia é colocar a coluna ao lado do destilador para que esta possa ser mais comprida.

para isso o vapor tem que viajar por um tubo desde a parte superior deste até entrar na base da coluna, para mim a melhor solução é montar a coluna num pequeno recipiente de modo a ir acumulando o metanol fraco que se vai acumulando na base e devolvê-lo ao destilador através de uma bomba.

embora contendo água, o metanol que se vai acumulando na base deve ser aproveitado para ser novamente destilado.
se a coluna ficasse em cima do destilador, a gravidade encarregava-se de todo este trabalho.

este sistema assim, coluna ao lado do destilador, é um pouco mais complexo mas funciona, fica no entanto bem mais caro devido ao preço da bomba e tubagens adicionais.


mande sempre.

um forte abraço aí para o norte. [/quote]


olá red

baseado no teu desenho alterei-o um pouco :a coluna pode ficar com 2 metros de altura que é o espaço disponivel e as ligações ao reactor / destilador alterei-o para utilizar uma entrada já existente relativamente estreita para o retorno. e faço uma nova mais a cima e mais larga para receber o vapôr.
qual a tua opinião! devo revestir todos os tubos com aquele material poroso e leve (cinzento) ou só parte. ex. de retorno não revisto?

bom s. martinho
carlos
Anexos
Destilador de Coluna.jpg
Destilador de Coluna.jpg (13.73 KiB) Visto 3168 vezes
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por RED BARON »

viva amigo carlos.

acho que está tudo a ir muito bem, não faz qualquer diferença modificar as ligações, acho que até é mais lógico a entrada não ficar junto com a saída.

andei na net a vasculhar e encontrei dois desenhos em que a coluna fica ao lado do destilador, são um pouco diferentes, mais complexos e mais eficientes para obter um maior desempenho no fraccionamento que é mais justificado para destilar etanol, este sim mais difícil de separar da agua por ter um maior ponto de ebulição.

em relação a isolar tubos só se for para proteger o operador de queimaduras de resto penso que não é necessário, já a coluna tem que ficar obrigatoriamente nua.

mais uma observação, o tubo que leva o vapor do destilador à coluna pode e deve ser de diâmetro 19 ou 21mm, são medidas normalizadas para canalização em inox, já o tubo que liga a bomba ao depósito deve ser de 12mm, se for muito largo a bomba ao empurrar o liquido tubo acima desferra até encher o tubo e não chega a fazer qualquer transferência a não ser quando já exista uma boa reserva no fundo da coluna.

um cuidado a ter é não deixar a bomba parada durante um longo período de tempo. no decorrer da destilação a temperatura no interior do destilador vai subindo à medida que o metanol se vai esgotando e pode chegar a 90ºc ou mais, se o depósito na parte inferior da coluna for de tal modo grande que leve todo o metanol/agua de uma caldeirada e só for accionada a bomba já quase no fim da destilação e com a temperatura a 90ºc, quando o metanol/agua atingir a glicerina quente no interior do destilador vai haver uma vaporização muito violenta que pode ter consequências nefastas para o equipamento e pessoal por perto.

o melhor seria manter a bomba a trabalhar durante todo o processo mas penso que se ligar de cinco em cinco minutos apenas o tempo necessária para transferir a mistura, poderá resultar bem e poupa a bomba e energia
um abraço.
Coluna fraccionamento.jpg
Coluna fraccionamento.jpg (0 Bytes) Visto 3130 vezes
http://www.green-trust.org/alcohol_.pdf
Coluna 02.jpg
Coluna 02.jpg (0 Bytes) Visto 3131 vezes
http://running_on_alcohol.tripod.com/

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”