Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

pela parte da água a utilizar eu uso da torneira...
sobre a água do mar não te sei dizer nada, mas já li por aqui que a água saturada de sal melhora o tratamento do oleo.
sobre os filtros e sobre a tua questão com respeito ao facto do filtro ser de corda, não terás problema agum com respeito a isso. o meu também é desse tipo e não vejo problemas adicionais sobre isso. no entanto também já li por aqui que os filtros de poliester sem ser de corda garanten melhor resultado, e é minha intenção mudar para esses assim que efetue uma limpeza ao meu sistema de filtragem. por agora vou mantendo os que tenho, e até à data, sem problemas.
consulta aqui:
viewtopic.php?f=18&t=3171&start=60
um abraço...


AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por AJS »

flamingo por acaso não me sabes dizer aonde encontro esses filtros de poliester ?

comprimentos

ajs.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

posso dar-te um contacto que também me foi dado a mim, mas como ainda não fiz a limpeza do meu sistema de filtragem nem tenho previsões de quando o venha a fazer ainda não liguei para lá para saber se de facto arranjam nem sei de preços. quem me deu o contacto foi o "fry" por mensagem privada, e pelo mesmo meio vou envia-lo para ti. de momento é o melhor que posso fazer.
um abraço...


AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por AJS »

obrigado flamingo.

comprimentos

ajs

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por CarlosPoças »

flamingo Escreveu:pela parte da água a utilizar eu uso da torneira...
sobre a água do mar não te sei dizer nada, mas já li por aqui que a água saturada de sal melhora o tratamento do oleo.
sobre os filtros e sobre a tua questão com respeito ao facto do filtro ser de corda, não terás problema agum com respeito a isso. o meu também é desse tipo e não vejo problemas adicionais sobre isso. no entanto também já li por aqui que os filtros de poliester sem ser de corda garanten melhor resultado, e é minha intenção mudar para esses assim que efetue uma limpeza ao meu sistema de filtragem. por agora vou mantendo os que tenho, e até à data, sem problemas.
consulta aqui:
viewtopic.php?f=18&t=3171&start=60
um abraço...
_________________________________________________
olá flamingo

eu não confio nos filtros de corda de nylon -o filtro que comprei vinha com um montado e após umas centenas de litros de bio filtrado comecei a ter problemas - o motor deixou de ter força e tinha cortes de combustivel e fazia fumo branco.foi fazer uma visita ao mecãnico ele detectou não no filtro mas nas tubagens após o filtro antes da bomba injectora uma obstrução com fios de nylon da espessura de cabelos,
antes de fazer a filtragelm com o filtro de corda utilizava filtros das máquinas de café em rede plástica e nunca tive um entupimento.

abraço
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

carlospoças Escreveu: olá flamingo

eu não confio nos filtros de corda de nylon -o filtro que comprei vinha com um montado e após umas centenas de litros de bio filtrado comecei a ter problemas - o motor deixou de ter força e tinha cortes de combustivel e fazia fumo branco.foi fazer uma visita ao mecãnico ele detectou não no filtro mas nas tubagens após o filtro antes da bomba injectora uma obstrução com fios de nylon da espessura de cabelos,
antes de fazer a filtragelm com o filtro de corda utilizava filtros das máquinas de café em rede plástica e nunca tive um entupimento.

abraço
vivam...
apenas esclarecer um ou dois pontos que julgo de alguma importância.
em primeiro lugar, os filtros que eu tenho não são de nylon mas sim de polipropileno como se pode ver na foto seguinte:
Imagem
este é um filtro que comprei para suplente para não ter que ir de propósito novamente à casa, pois de 1 micron não se encontram muito fácil. este filtro é de corda de polipropileno entrançado, mas há deles cujo material é polipropileno mas não é corda entrançada, é diferente, é algo mais maçiço e sólido quase tipo esferovite mas mais duro, penso que foi desses que o "fry" falou no tópico do link que coloquei. se eu vir aqui na net algo do género coloco aqui o link.
carlospoças, se o cartucho do filtro que compraste já trazia filtro, custa a acreditar que tenha micragem para ultima filtragem de ov, porque de 1 micron não se encontram muito facil, muito menos já adicionados ao cartucho. não leves a mal, mas até ver com os meus olhos custa acreditar...
sobre o ov filtrado, não se esqueçam de o por exposto ao sol a estabilizar/limpar/secar, etc durante uns dias, agora no inverno nada menos de 2 semanas!... só quando ele estiver lúcido como o oleo de compra embora que com uma cor mais caramelo é que está em condições de o colocar no depósito, e mesmo assim deixar um resto no fundo do jerricam porque isso contém escórias, possivelmente ainda alguma "maionese", alguma água, e talvez também lá fiquem os tais cabelos de nylon que o c poças referiu. esse resto vai juntar-se ao outro ov em tratamento, não se deita fora!
em jerricans de 10 litros, eu vaso com muito cuidado para não turvar e estou sempre de olho naquilo que estou a vasar para dentro do depósito para levantar rápidamente o jerrican se for o caso. deixo no fundo sempre cerca de 1 litro com as tais escórias...

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por CarlosPoças »

flamingo Escreveu:
carlospoças Escreveu: olá flamingo

eu não confio nos filtros de corda de nylon -o filtro que comprei vinha com um montado e após umas centenas de litros de bio filtrado comecei a ter problemas - o motor deixou de ter força e tinha cortes de combustivel e fazia fumo branco.foi fazer uma visita ao mecãnico ele detectou não no filtro mas nas tubagens após o filtro antes da bomba injectora uma obstrução com fios de nylon da espessura de cabelos,
antes de fazer a filtragelm com o filtro de corda utilizava filtros das máquinas de café em rede plástica e nunca tive um entupimento.

abraço
vivam...
apenas esclarecer um ou dois pontos que julgo de alguma importância.
em primeiro lugar, os filtros que eu tenho não são de nylon mas sim de polipropileno como se pode ver na foto seguinte:
Imagem
este é um filtro que comprei para suplente para não ter que ir de propósito novamente à casa, pois de 1 micron não se encontram muito fácil. este filtro é de corda de polipropileno entrançado, mas há deles cujo material é polipropileno mas não é corda entrançada, é diferente, é algo mais maçiço e sólido quase tipo esferovite mas mais duro, penso que foi desses que o "fry" falou no tópico do link que coloquei. se eu vir aqui na net algo do género coloco aqui o link.
carlospoças, se o cartucho do filtro que compraste já trazia filtro, custa a acreditar que tenha micragem para ultima filtragem de ov, porque de 1 micron não se encontram muito facil, muito menos já adicionados ao cartucho. não leves a mal, mas até ver com os meus olhos custa acreditar...
sobre o ov filtrado, não se esqueçam de o por exposto ao sol a estabilizar/limpar/secar, etc durante uns dias, agora no inverno nada menos de 2 semanas!... só quando ele estiver lúcido como o oleo de compra embora que com uma cor mais caramelo é que está em condições de o colocar no depósito, e mesmo assim deixar um resto no fundo do jerricam porque isso contém escórias, possivelmente ainda alguma "maionese", alguma água, e talvez também lá fiquem os tais cabelos de nylon que o c poças referiu. esse resto vai juntar-se ao outro ov em tratamento, não se deita fora!
em jerricans de 10 litros, eu vaso com muito cuidado para não turvar e estou sempre de olho naquilo que estou a vasar para dentro do depósito para levantar rápidamente o jerrican se for o caso. deixo no fundo sempre cerca de 1 litro com as tais escórias...
-------------------------------------------------------
olá flamingo
tudo o que dizes está certo.
só quiz alertar para o que me aconteceu com o filtro que vinha montado no aparelho aquando da compra.
após isso já comprei outros ,tipo "foles de acordeão"
estes filtros são utilizados no bd que é o que produzo.
grande abraço
carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por klinzter »

flamingo Escreveu:
carlospoças Escreveu: olá flamingo

eu não confio nos filtros de corda de nylon -o filtro que comprei vinha com um montado e após umas centenas de litros de bio filtrado comecei a ter problemas - o motor deixou de ter força e tinha cortes de combustivel e fazia fumo branco.foi fazer uma visita ao mecãnico ele detectou não no filtro mas nas tubagens após o filtro antes da bomba injectora uma obstrução com fios de nylon da espessura de cabelos,
antes de fazer a filtragelm com o filtro de corda utilizava filtros das máquinas de café em rede plástica e nunca tive um entupimento.

abraço
vivam...
apenas esclarecer um ou dois pontos que julgo de alguma importância.
em primeiro lugar, os filtros que eu tenho não são de nylon mas sim de polipropileno como se pode ver na foto seguinte:
Imagem
este é um filtro que comprei para suplente para não ter que ir de propósito novamente à casa, pois de 1 micron não se encontram muito fácil. este filtro é de corda de polipropileno entrançado, mas há deles cujo material é polipropileno mas não é corda entrançada, é diferente, é algo mais maçiço e sólido quase tipo esferovite mas mais duro, penso que foi desses que o "fry" falou no tópico do link que coloquei. se eu vir aqui na net algo do género coloco aqui o link.
carlospoças, se o cartucho do filtro que compraste já trazia filtro, custa a acreditar que tenha micragem para ultima filtragem de ov, porque de 1 micron não se encontram muito facil, muito menos já adicionados ao cartucho. não leves a mal, mas até ver com os meus olhos custa acreditar...
sobre o ov filtrado, não se esqueçam de o por exposto ao sol a estabilizar/limpar/secar, etc durante uns dias, agora no inverno nada menos de 2 semanas!... só quando ele estiver lúcido como o oleo de compra embora que com uma cor mais caramelo é que está em condições de o colocar no depósito, e mesmo assim deixar um resto no fundo do jerricam porque isso contém escórias, possivelmente ainda alguma "maionese", alguma água, e talvez também lá fiquem os tais cabelos de nylon que o c poças referiu. esse resto vai juntar-se ao outro ov em tratamento, não se deita fora!
em jerricans de 10 litros, eu vaso com muito cuidado para não turvar e estou sempre de olho naquilo que estou a vasar para dentro do depósito para levantar rápidamente o jerrican se for o caso. deixo no fundo sempre cerca de 1 litro com as tais escórias...
boas,

isso não é aconselhável o uso desse filtro para ovd.
isso já foi testado... e penso que existe um post qualquer.

abraços
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

klinzter Escreveu: boas,
isso não é aconselhável o uso desse filtro para ovd.
isso já foi testado... e penso que existe um post qualquer.

abraços
é este aqui penso eu:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 1&start=60
mas até à data ainda uso deste tipo, e sem problemas de espécie alguma!!! quando desmontar o sistema de filtragem para limpesa é que trato da substituição...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por klinzter »

flamingo Escreveu:
klinzter Escreveu: boas,
isso não é aconselhável o uso desse filtro para ovd.
isso já foi testado... e penso que existe um post qualquer.

abraços
é este aqui penso eu:
viewtopic. ... 1&start=60
mas até à data ainda uso deste tipo, e sem problemas de espécie alguma!!! quando desmontar o sistema de filtragem para limpesa é que trato da substituição...

o problema é que não filtra..., isto é, quando estiver muito sujo... irá passa na mesma...
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


jaca_diego
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda jul 14, 2008 12:49 am

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por jaca_diego »

olá... meu nome é diego sou brasileiro e tenho uma empresa de reciclagem de óleo, estou fazendo testes de lavagem com uma maquina que eu mesmo construí aqui vou postar as fotos.

aprendi muito com esse fórum e minha idéia no inicio disso tudo era fabricar o biodiesel, não era uma idéia muito boa pois é muito difícil conseguir metanol e soda alem do preço.

percebi então que o óleo vegetal era um combustível pronto !! então comecei com as leituras no fórum e cheguei nessa maquina parecida com um reator de biodiesel mas em aço e não aço inox, como não tem química e não é corrosivo pode ser feito de aço.
100 % energia renovável.


jaca_diego
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda jul 14, 2008 12:49 am

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por jaca_diego »

fry Escreveu:olá caro katzilla

é evidente que esse vórtice, que no hemisfério norte, gira para um lado e no sul gira no inverso, (assim se encontra a linha do equador) terá de ser evitado, sob pena de anular a decantação já concluída. eu retiro a água das lavagens, lentamente por diferença de nível, e nunca surgiu esse inconveniente.

há que ter o cuidado de ir reparando, se existem olhas de gordura na água das lavagens, e caso existam, colocá-la num recipiente, onde possa estabilizar, para que, mais tarde, se aproveite esse óleo, que flutuará á superfície.

a secagem é demorada, mesmo recorrendo a uma resistência. só se pode filtrar quando, retirando uma amostra num frasco de vidro, o ov estiver completamente transparente, a exemplo do ov novo. também se pode e deve tirar partido do facto do ov aquecido 40º/50º onde a viscosidade é menor, facilitando assim a acção de filtragem.

espero ter ajudado.

abraço.
poderia ajudar no processo de automação de minha maquina e poderia me dizer que filtro posso usar para filtrar em grande escala?
100 % energia renovável.


Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Paixão »

baseado no que li no inicio deste tópico, resolvi iniciar-me no tratamento de ov usado.

tenho usado apenas oleo novo (a 10%), mas começei a achar um desperdicio e também pouco amigo do ambiente, o oleo usado ir para o cano. então começamos a guardar todo o oleo num garrafão.

estou ainda a meio do processo e em muito pequena escala. depois de ter um garrafão de 3 litros de oleo usado, deixei repousar uns dias. depois fiz um furo no garrafão, ligeiramente acima do lixo depositado no fundo, para retirar o oleo sem que o lixo voltasse a misturar-se e meti em garrafas de 1 litro. depois juntei agua e agitei fortemente durante alguns minutos. deixei em repouso durante 2 dias. de seguida fiz como no garrafão, fiz um furo na garrafa ligeiramente acima da agua e da "maionese" para conseguir retirar apenas o oleo.

neste momento tenho o oleo ainda com uma cor baça em repouso.

já arranjei pedaços de umas calças de ganga para de seguida passar à filtragem.

vamos ver como corre...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

será bom ter em conta que agora no frio do inverno todo o processo é mais lento. aconselho a quem tenho pouco ov a ir tratando mais lentamente e mais pecientemente, para usar no verão...

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por CarlosPoças »

paixão Escreveu:baseado no que li no inicio deste tópico, resolvi iniciar-me no tratamento de ov usado.

estou ainda a meio do processo e em muito pequena escala. depois de ter um garrafão de 3 litros de oleo usado, deixei repousar uns dias. depois fiz um furo no garrafão, ligeiramente acima do lixo depositado no fundo, para retirar o oleo sem que o lixo voltasse a misturar-se e meti em garrafas de 1 litro. depois juntei agua e agitei fortemente durante alguns minutos. deixei em repouso durante 2 dias. de seguida fiz como no garrafão, fiz um furo na garrafa ligeiramente acima da agua e da "maionese" para conseguir retirar apenas o oleo.

neste momento tenho o oleo ainda com uma cor baça em repouso.

já arranjei pedaços de umas calças de ganga para de seguida passar à filtragem.

vamos ver como corre...
---------------------------------------------------------------
agua quase a ferver funciona melhor
repetir minimo duas vezes.

após lavar aquecer até 75º c para retirar a humidade agitando com colher de pau
e ficar transparente.

deixar arrefecer e filtrar com filtros de papel de coar café.

mas na primeira página deste tópico explica tudo muito bem.
abraço carlospoças
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

continuo a dizer, se têm pouco ov para usar deem-lhe tempo...
de pouco adianta usar ov para economizar em despesa de combustivel se por outro lado estão a desperdiçar energia em casa para o tratarem. eu tenho 350 litros dele para gastar e não estou com isso, a natureza ha-de fazer a sua parte.


Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Paixão »

pois eu para não ficar a espera que o tempo aqueça e como também não queria estar fazer despesa no tratamento do oleo... encontrei outra forma! como todas as noites acendo a lareira em casa, resolvi levar as garrafitas de oleo para perto do quentinho! resultou!

já estou no ultimo passo, o processo de filtragem pela ganga!



coelholima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta mai 27, 2009 1:14 am

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por coelholima »

boas!

também eu ando a tentar tratar algum (pouco) óleo usado.

enchi 3 garrafões de 5 litros, com as proporções descritas atrás (óleo usado + água quente). utilizei água quente proveniente de um painel solar com termossifão, por isso não houve desperdício de energia a aquecer a água.

depois de um dia e pouco ao sol, em nenhum dos garrafões consegui separar totalmente a emulsão (ou seja, ainda tenho a tal maionese). curioso é que em num deles, tem depositado no fundo uma água incolor, com algumas impurezas brancas, ao passo que nos outros dois, o líquido depositado no fundo é amarelado / acastanhado.

vou colocar fotos assim que possa.

o meu próximo passo vai ser aquecer esta mistura, por forma a acelerar a separação. tenciono mergulhar estes garrafões num depósito com água quente (mais uma vez, proveniente do termossifão).

quanto às filtragens posteriores, ainda não sei, mas provavelmente irei utilizar a ganga, inicialmente. alternativas caseiras: filtros de café, filtros de exaustor?


Rui_sjm1
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda jun 10, 2013 2:58 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Rui_sjm1 »

Boa tarde.

Sou o Rui de S. João da Madeira, tenho 26 anos, uso OV a 3 anos num Nissan Almera 2000d de 1998 comprado com 350000Km e ja vai com 650000KM, dos quais 200000km foram a OV usado.

Para cada 40L de OV misturo 10l gasóleo BP e 1L gasolina.

Por vezes uso Oleo de motor queimado, para 45L gasóleo misturo 15L óleo de motor queimado.

Troco só os filtros de gasoleo de 15 em 15K km, de resto sempre a andar!

Só efectuo filtragem do OV por ganga, deixo repousar 2 dias e depois verto o precioso liquido limpo para o deposito, deixando cerca de 1 litro no fundo por segurança por causa da cor mais opaca.

Tirando o cheiro a fritos, adoro!

Arranjo cerca de 20L por semana, pois tenho 2 padarias que me fornecem óleo Usado de fritar batatas.

Todos os anos tiro a tampa do deposito que fica por baixo do banco de traz e limpo o deposito no interior, fica pouca sujidade.

recomendo a todos, mas atenção as inspeções por parte da GNR pois recolhem amostras de combustível e se forem apanhados...

Abraço a todos, adoro o vosso forum.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”