Vou fazer uma casa com contentores!!!

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por miguelanjosousa »

vou fazer uma casa com contentores!!!

claro que esta era a minha ideia, mas teria de ser uma coisa clantestina..... porque tentei numa camara municipal fazer um estudo prévio e nada. não houve parcer.

tinha tudo planeado.

3 contentores, 2 de 20" e um de 40", o grande poisado em cima dos outros dois, bem idolados com isolamento projectado pelo exterior e depois usava o conceito da fachada ventilada, no interior forrava tudo com madeira e a iluminação era com paineis fotovoltaicos + uma mini éolica.

a água tinha um poço e ligava a um depósito de 1000l que posteriormente, poderia aquecer num termossifão, que me custava 1100,00 já com iva, com capacidade de 150l.


a ideia já era..... ficava tudo por 60000, casa com 150m2, num terreno de 1500m2, com piscina e tudo, claro biológica.

fica

miguel

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Bluesky »

o unico problema que antevejo é o isolamento termico, mas as possibilidades sao fantasticas, porque imaginando que um contentor é como um bloco de lego, imagina, em termos arquitectonicos, o que pode ser construido!!!

fotos?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Njay »

entregas o projecto da casa, com o mesmo formato, mas não mostras que é feita de contentores. depois de disfarçada e pintadinha ninguém nota a diferença.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por serges »

njay Escreveu:entregas o projecto da casa, com o mesmo formato, mas não mostras que é feita de contentores. depois de disfarçada e pintadinha ninguém nota a diferença.

ora nem, mais já tinha pensado nisso depois de ver casas por modulos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por itisix »

mas esperem lá. isso não precisa de licença. se não tiver "fundações" podes colocar quantos contentores quiseres num terreno que tenhas. desde que não tires a vista a ninguém estás à vontade.

iluminação tens o sol e o vento. àgua quente idem. água vem de poço e os esgotos basta instalares uma fossa septica estanque que só precisa de ser esvaziada 1 vez por ano.

outra coisa que podes fazer é sistema de aproveitamente de água da chuva.

para casas por módulos vê aqui:

http://www.huf-haus.com/gb/intro.html

para a água, electricidade, etc, vê aqui pelo forum e espreita aqui também que gostei muito desta casa.

http://www.channel4.com/4homes/on-tv/gr ... 1_p_1.html


Autor do tópico
miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por miguelanjosousa »

fantástico!

essa era a ideia que tinha, de trazer a representação das telhas fotovoltaicas alemãs para portugal, mas ainda sou pequeno....

miguel


tomeses83
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 16, 2008 6:34 pm

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por tomeses83 »

boas!!

obvio que temos que apostar nas habitações biológicas, mas também temos que cuidar do nosso portugal. as construções têm que ter o mínimo de arquitectura e devemos manter o estilo tradicional, é parte daquilo que nos caracteriza.
força na construção mas tem atenção ao aspecto final, claro que não queremos viver num país cheio de casas de lata ou meros caixotes.

cumprimentos!!

Avatar do Utilizador

Solius
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: segunda fev 23, 2009 9:07 pm

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Solius »

força nisso amigo a ideia é fantastica é só por maos á obra::::


Autor do tópico
miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por miguelanjosousa »

pois é meus amigos, mas fazer uma casa de contentores é contrario a uma casa com telhado, barra amarela ou sangue de boi, com portadas verdes?

já ouviram falar de arquitectura mediterranea? sabem quais os paises com frentes costeiras banhadas pelo mar mediterraneo?

o que seria das casas dos antigos no alentejo e algarve? possivelmente diferentes das casas com águas do norte para esquamento da área de implantação das chuvas e da neve. não?

será que aora é mais bonito fazer casas tipicas do ribatejo no algarve?

se esta for uma solução de reaizar um hotel de 5 estrelas, somente com contentores e o uso exaustivo de energias renovaveis....... será que era...... negativo? ou estaria a ter um novo conceito de habitar?

miguel


não vale a pena juntar "alhos com bugalhos"!!!!


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Mónica »

essa questão da estética é muito relativa, na minha opinião. claro que é importante respeitar o meio: se a casa for num centro histórico, numa aldeia tipica etc, há que respeitar. se for numa zona sem edifícios em altura, esta parte é muito importante respeitar mesmo. agora, se não for um mamarracho, se não se desenquadrar, se for bonita, qual é o mal? não é uma "mais-valia"? não concordo nada que tenhamos de nos restringir aos padrões pré-definidos... as coisas têm é de ser analisadas, caso a caso... claro que não se deve pegar numa revista e dizer: quero isto... sem olhar à volta e ver como é que se vai encaixar com o que lá está....

já agora: tinha visto isto numa revista e achei que se enquadrava com as suas ideias...
claro que em relação ao exterior, penso que pode fazer muito melhor (enquadrar ), mas o interior parece-me muito interessante. bem, era mais para lhe dar umas ideias;)
http://www.conhouse.com/
veja esta (muito ao estilo português) : http://www.conhouse.com/w2.html

depois até descobri iste site... também me pareceu que podia dar umas ideias...
http://www.containerhabitat.com/


se a ideia for passar despercebido: porque não optar por um modelo térreo, por exemplo em forma de l ou de u? depende de quantos quartos quiser, suponho...

só uma coisa estranho: não é mesmo preciso licença?

cumprimentos,

mónica

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Bluesky »

gostei da eco nomad ... isto é contagioso... vou fazer um desenho para dar a entender como fazer uma vivenda de "luxo", energeticamente independente, claro.

http://www.oceta.on.ca/profiles/economa ... _tech.html
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por jbaptista »

boas ppl! acho quer seja com contentores lsf ou outra técnica qualquer precisa de licença de construção. não é por ser diferente das técnicas "normais" de construção que se evita a licença e o pagamento de todos os emolumentos respectivos ás finanaças e afins...

infelizmente é assim...

abraaaasssss


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Mónica »

pois, era o que eu achava (ser preciso licença)... o problema é que, nesta terra, tudo que meta licenças e câmaras é uma complicação (falo com experiência, tenho um processo a decorrer, e acreditem, parece o do kafka...).
estou meus a ver os srs que me têm tratado do meu processo na câmara a "arranjaram" alguma forma de dizer que é "proibido por lei" fazer isto

confesso que para mim também é uma tentação, fazer uma casa assim... nem que fosse uma de férias


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por itisix »

mónica Escreveu:pois, era o que eu achava (ser preciso licença)... o problema é que, nesta terra, tudo que meta licenças e câmaras é uma complicação (falo com experiência, tenho um processo a decorrer, e acreditem, parece o do kafka...).
estou meus a ver os srs que me têm tratado do meu processo na câmara a "arranjaram" alguma forma de dizer que é "proibido por lei" fazer isto

confesso que para mim também é uma tentação, fazer uma casa assim... nem que fosse uma de férias
então... e se em vez de uma casa for uma "caravana", "roulotte", ou qualquer coisa assim. e se forem 2 juntas? digo-vos já que aqui na minha zona há umas poucas assim. compram terrenos nas margens da ria de aveiro, depois "levam" para lá uma caravana. e digo-vos que é cada casarão com grandes máquinas. e a câmara municipal bem que quer, mas não lhes consegue tocar.
têm grandes jardins e até piscinas.

é como voz digo, desde que não existam fundações é possível. aliás, um bungalow pode ser assente em "tijolos". não é permanente.

claro que isso traz alguns problemas, mas resolve-se tudo.

a electricidade, basta construir uma cabine para o contador e para o motor de água. a edp liga para agricultura e a água também já fica.

esgotos, basta instalarem uma fosse céptica estanque (em resina ou plástico, há material próprio para isso). basta despejar 1 ou 2 vezes por ano.

só falta mesmo ligações para internet, mas sem fios e já tá.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Bluesky »

essa é boa. câmara? licença? para quê? basta dizer. casa? nao nao...é só uma autocaravana assente no chão à espera do trailer para o levar, sim, aquele que nunca passa por aqui, ou o outro, cor de tijolo, que nunca cá vem...

agora isto é assim: claro que vivemos num estado de direito, mas só para alguns ... por isso peço ao povo para nao contribuir para um sistema injusto, em que os que criam as leis e as fazem respeitar são os primeiros a fugir dela. além disso, quem recicla e cria uma pegada ambiental minima deve ser protegido e perdoado do castigo, nao penalizado.

miguelanjosousa, a tua seria assim?
Imagem

eu idealizo a minha assim, faltam os paineis fotovoltaicos e o jardim interior...
Imagem

epa, esqueçi-me de desenhar...imaginem umas varandas no piso de cima, com resguardos, entre os dois contentores superiores, com acessos por eles tambem... isto seria so o começo...

Imagem
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por itisix »

hehe... boa bonecada.

gostei da segunda.

embora eu acho que todos devemos cumprir a lei, em situações assim dá mesmo vontade de fazer alguma... ai dá dá. paga-se bem demasiado e são demasiadas as burrocracias (não, não me enganei a escrever).
e já agora, a câmara municipal daqui aumento a água em 11,5% e o saneamento em 67%! deve ser para ajudar as pessoas a sair da crise.


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Mónica »

acho que também depende muito das pessoas que se apanha... tenho um amigo meu de aveiro, sem conhecimentos, nem cunhas, aprovou o projecto de arquitectura em 2 meses e as especialidades em outro tanto tempo... aqui na zona do porto estas coisas chegam a demorar 2 anos.... e sem grandes coisas "fora do usual"...

mas especificamente nesta situação (uma casa feita com contentores), acho que o maior problema são as mentalidades... é diferente, logo todos vão achar muito estranho e por-se complicar :s

e com as leis de agora, não dá para "fingir" que é de construção "tradicional", porque é obrigatório apresentar nos projectos todos os detalhes dos materiais...

as pessoas deviam mesmo era ter uma mente mais aberta a coisas novas....


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por itisix »

mónica Escreveu:acho que também depende muito das pessoas que se apanha... tenho um amigo meu de aveiro, sem conhecimentos, nem cunhas, aprovou o projecto de arquitectura em 2 meses e as especialidades em outro tanto tempo... aqui na zona do porto estas coisas chegam a demorar 2 anos.... e sem grandes coisas "fora do usual"...

mas especificamente nesta situação (uma casa feita com contentores), acho que o maior problema são as mentalidades... é diferente, logo todos vão achar muito estranho e por-se complicar :s

e com as leis de agora, não dá para "fingir" que é de construção "tradicional", porque é obrigatório apresentar nos projectos todos os detalhes dos materiais...

as pessoas deviam mesmo era ter uma mente mais aberta a coisas novas....
concordo plenamente.
especialmente em portugal têm-se a mania a verificar e controlar tudo. se sair 2 mm ao lado já não é bom. as próprias casas em madeira chegam a ter problemas de certificação só porque não são de betão.
e depois, a quantidade de papelada desde certificados eléctricos, água, gás, telefone, certificado energético, bi da casa, paineis solares (que é obrigatório contrato de manutenção)... enfim

se eu quiser fazer uma casa sem ligação à rede de água ou electrica não posso. o gás tenho de ter projecto e instalação mesmo que nunca na vida queira gás... e se quiser vender umas ruínas também tenho de mandar fazer o certificado energético.

está de loucos mesmos.

é como digo, só estão a incentivar à clandestinidade, e eu concordo. assim não dá mesmo. lido com obras no trabalho e é uma loucura. dá mais trabalho a burrocracia que a obra. e chega-se ao fim, pede-se uma vistoria, que por lei deve ser feita em 30 dias, e estamos mais de meio ano à espera...

e já agora, não é permitido construir sem ter ligação de água da rede pública nem energia eléctrica... imaginem no meio do monte...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Njay »

já para não falar do aluguer chamado imi que temos que pagar ao estado... é "só" mais uma prestação anual. ninguém pode ter nada fisico sem pagar "alugueres", mesmo que venha herdado dos pais. não tens nada na vida excepto um terreno baldio num monte de difícil acesso? não interessa, se não pagas o "aluguer" até sem isso ficas.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por itisix »

njay Escreveu:já para não falar do aluguer chamado imi que temos que pagar ao estado... é "só" mais uma prestação anual. ninguém pode ter nada fisico sem pagar "alugueres", mesmo que venha herdado dos pais. não tens nada na vida excepto um terreno baldio num monte de difícil acesso? não interessa, se não pagas o "aluguer" até sem isso ficas.
sim, sem falar nas assimetrias que isso causa.

eu tenho uma moradia t3 (nada de luxuoso, mas é uma moradia) e o meu valor de imi é +/- igual ao de uma colega minha que tem um pequeno t1.
não que eu ache que pago pouco. 350 euros por ano doem (ainda estou isento para já).

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”