Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

só não se esqueça que para fazer esta medida de tensão você precisa ligar pelo menos um diodo e um capacitor para transformar a corrente alternada do gerador em corrente contínua.
e precisa também ligar uma lâmpada para consumir parte da energia gerada, caso contrário a leitura vai sair errada.
não se esqueça também que vai precisar de um regulador de tensão, pois se o seu gerador fornecer 14v com velocidade média, quando vier uma tempestade ele pode fornecer 40v e queimar os seus aparelhos ou danificar as baterias.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

se você não tiver como fazer um regulador de tensão imediatamente, pode improvisar a ligação de uma lâmpada em série com o gerador e a bateria. é claro que esta não é uma solução definitiva, é apenas um improviso. desta forma vai haver um grande disperdício de energia, mas serve para testar o gerador e consegue carregar a bateria.

se for usar este improviso, atenção: não ligue um aparelho qualquer na saída do gerador sem que haja uma bateria ! neste caso a bateria nos garante que a tensão não vai subir mais do 14v, se a bateria estiver boa, é claro.
Ger_Sem_Reg.JPG
Ger_Sem_Reg.JPG (7.4 KiB) Visto 14152 vezes

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

bem josenir fiz a bobinagem como me aconselhou, e estou um pouco desiludido, pois em velocidade normal apenas produz +/- 5 v, com uma grande amperagem. (não posso converter amperes em volts, certo?)

que utilidade posso dar a isto para rentabilizar o meu projecto? carregar baterias? sugestões se faz favor.

só para experimentar liguei inícios das três fazes umas às outras e os finais passei na ponte rectificadora. como na imagem,

Imagem

imagens do projecto:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

nesta imagens falta o prato de ímanes superior.

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

não desanime, aconteceu assim comigo muitas vezes no início. com você não poderia ser diferente. existem muitos detalhes que só a prática vai dizer se vai dar bom resultado. existem muitas variáveis.
por exemplo, eu estou achando que a sua bobina está com a espessura muito grossa, isso deixa os ímãs de um disco muito longe dos imãs do disco oposto, o que não permite uma boa concentração do campo magnético. talvez seja necessário usar fio mais fino para fazer umas bobinas mais "magras", e usar pouca resina, diminuindo a espessura final do disco das bobinas. também o ajuste da distância entre cada disco de ímã e o disco das bobinas tem que se a mínima possível, pode até ficar raspando um pouco, desde que não gere atrito e nem venha a fazer riscos profundos na resina.

me informe as medidas dos ímãs (largura x altura x espessura), a quantidade de espiras em cada bobina, a bitola do fio e a espessura do disco das bobinas para eu fazer uma avaliação.

sobre os 5v, você pode elevar até 1000v ou mais, com um circuito elevador boost ou flyback, isso não é um problema sério. mas é claro que haverão perdas, é melhor adequar o gerador para a tensão desejada e depender menos da elevação de tensão. ademais o seu gerador está pronto, na pior das hipóteses você vai ter que fazer novo bobinamento e/ou trocar os ímãs.

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

quanto à concentração de campo magnético diria que é algum, pois consigo por bocados de ferro a andar por cima das bobinas com um simples rodar das pás.

os ímanes medem 40x20x10mm e têm uma força de 25kg cada. (nem queira imaginar a força que é preciso para desagarrar dois que estejam "colados")

são 18 bobinas do total com 70 esperas cada, com um fio de cobre de 1.6mm (daqui a grande amperagem) e o disco tem uma espessura de +/- 10mm

já agora poderia me dizer quais as peças que devo comprar para rectificar a corrente de modo a obter o melhor rendimento?

obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

070tiag0 Escreveu:quanto à concentração de campo magnético diria que é algum, pois consigo por bocados de ferro a andar por cima das bobinas com um simples rodar das pás.
os ímanes medem 40x20x10mm e têm uma força de 25kg cada. (nem queira imaginar a força que é preciso para desagarrar dois que estejam "colados")
são 18 bobinas do total com 70 esperas cada, com um fio de cobre de 1.6mm (daqui a grande amperagem) e o disco tem uma espessura de +/- 10mm
já agora poderia me dizer quais as peças que devo comprar para rectificar a corrente de modo a obter o melhor rendimento?
obrigado
tem algo errado aí. com esses ímãs e com 70 espiras por bobina, com certeza era para obter muito mais do que o obtido.
sobre os diodos retificadores, como o bobinamento é trifásico, é melhor fazer a retificação em onda completa, com 6 diodos. você poderia usar as três pontes retificadoras, como está neste desenho que você forneceu, mas fica um pouco caro. eu sugiro, para começo que você use 6 diodos 6a10. a ligação é como na figura abaixo.
Trifasico.JPG
Trifasico.JPG (7 KiB) Visto 13930 vezes
favor informar a medida interna do comprimento das bobinas, a espessura do disco de bobinas e o diâmetro dos discos de ímãs, e se os discos são de ferro.

agradeço.

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

então vou começar por falar das ligações entre as bobinas. fiz como o esquema que o sr. me fez, o final de uma bobina a ligar ao principio de outra, e sempre assim.

as bobinas tem um diâmetro interior de +/- 40x20mm e exterior +/- 60x40mm, sendo que os ímanes passam sempre no meio das mesmas. o disco das bobinas tem de espessura +/- 10mm e os discos dos ímanes têm 40cm de diâmetro, e sim, os discos são em ferro, até para poder ser mais fácil segurar os ímanes.

se era para ter obtido muito mais, também acho, já somos dois a pensar o mesmo.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

070tiag0

desculpe me intrometer em seu projeto, quanto mais que está sendo orientado por um dos membros com vasta experiencia e conhecimento teorico, mas quando estava vendo as fotos que voce postou no forum, não observei qualquer dispositivo que garantisse que os imãs montados nos pratos, ficassem alinhados um de um prato com o outro do outro prato, durante o funcionamento, além de estarem com os polos opostos entre si, ou seja, equanto em um prato estiver um polo sul apontando para uma bobina, no outro prato deve estar um polo norte apontando para a mesma bobina, e nos pratos os imas montados na sequencia n - s - n - s etc.

me perdo a intromissão, mas observei isto das fotos.

sucesso e um grande abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

jamerico Escreveu:070tiag0

desculpe me intrometer em seu projeto, quanto mais que está sendo orientado por um dos membros com vasta experiencia e conhecimento teorico, mas quando estava vendo as fotos que voce postou no forum, não observei qualquer dispositivo que garantisse que os imãs montados nos pratos, ficassem alinhados um de um prato com o outro do outro prato, durante o funcionamento, além de estarem com os polos opostos entre si, ou seja, equanto em um prato estiver um polo sul apontando para uma bobina, no outro prato deve estar um polo norte apontando para a mesma bobina, e nos pratos os imas montados na sequencia n - s - n - s etc.

me perdo a intromissão, mas observei isto das fotos.

sucesso e um grande abraço

josé américo
pode não parecer mas os pratos tem a sequência de n-s-n e quando estão os dois pratos colocados está sempre um imane n de um prato para um imane s de outro prato (tendo destes tendência para se agarrarem entre si)

os pratos são "fixos" por aquelas porcas que acho que se vêm na foto.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

070tiag0

gostaria tambem de sugerir uma alteração na ligação feita nas pontes retificadoras.
ao inves de utilizar 3 pontes retificadoras, só utilizar 2, sendo que em uma delas, voce ligaria 2 fios que vem do alternador nas 2 entradas ac, e o terceiro fio que vem do alternador, ligar em somente em uma das entradas ac.
vi esta ligação que estou falando em um livro do hugh piggott.

sucesso e um abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:070tiag0
desculpe me intrometer em seu projeto, quanto mais que está sendo orientado por um dos membros com vasta experiencia e conhecimento teorico, mas quando estava vendo as fotos que voce postou no forum, não observei qualquer dispositivo que garantisse que os imãs montados nos pratos, ficassem alinhados um de um prato com o outro do outro prato, durante o funcionamento, além de estarem com os polos opostos entre si, ou seja, equanto em um prato estiver um polo sul apontando para uma bobina, no outro prato deve estar um polo norte apontando para a mesma bobina, e nos pratos os imas montados na sequencia n - s - n - s etc.
me perdo a intromissão, mas observei isto das fotos.
sucesso e um grande abraço
josé américo
tudo leva a crer que existe algum erro relacionado ao posicionamento dos ímãs. sobre a melhor forma de fazer os ímãs de um disco coincidirem com o seu ímã oposto no disco oposto é deixar que isso aconteça naturalmente. simplesmente se faz uma forma em que seja possível aos discos girarem em torno do eixo, um independente do outro. assim quando você põe o segundo disco, naturalmente a atração dos ímãs opostos se encarrega de achar a posição correta. eu ainda não entendi se na sua mecânica isso acontece. se assim acontecer, fica quase impossível fazer com que os ímãs se desencontrem e fiquem em posição errada.

eu tenho visto muitas construções deste tipo de gerador em que o projetista faz quatro furos em cada disco e estes furos dão uma posição fixa aos discos, de modo que os imãs já estão colados e se houver erro de posicionamento, não há como corrigir.
me confirme se isso acontece com o seu.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:070tiag0
gostaria tambem de sugerir uma alteração na ligação feita nas pontes retificadoras.
ao inves de utilizar 3 pontes retificadoras, só utilizar 2, sendo que em uma delas, voce ligaria 2 fios que vem do alternador nas 2 entradas ac, e o terceiro fio que vem do alternador, ligar em somente em uma das entradas ac.
vi esta ligação que estou falando em um livro do hugh piggott.
sucesso e um abraço
josé américo
realmente, as pontes retificadoras que estão sendo usadas são feitas para retificar duas fases em cada uma. mas com esses ímãs aí, este gerador está prometendo gerar uma potência considerável, assim que for resolvido o problema que está apresentando. logo é melhor deixar como está, usando as duas metades de cada ponte em paralelo, pois vai ser necessário que a ponte tenha uma boa capacidade de corrente para dar conta da retificação.

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

estou a ver que a colocação dos meus ímanes suscita muitas dúvidas, e por isso mesmo vou explicar por foto.
tudo leva a crer que existe algum erro relacionado ao posicionamento dos ímãs. sobre a melhor forma de fazer os ímãs de um disco coincidirem com o seu ímã oposto no disco oposto é deixar que isso aconteça naturalmente. simplesmente se faz uma forma em que seja possível aos discos girarem em torno do eixo, um independente do outro. assim quando você põe o segundo disco, naturalmente a atração dos ímãs opostos se encarrega de achar a posição correta.
é exactamente isso que acontece no meu projecto. o primeiro prato é fixo e apertado ao veio, seguidamente é colocado o prato de bobinas e no final e colocado o segundo prato de ímanes. (claro aqui necessito da força de várias pessoas para o conseguirem colocar no respectivo lugar, pois este tem tendência a ficar torto, não me deixando apertar bem o último parafuso. no final, quando o prato esta paralelo ao primeiro prato este é como que "sugado" para a posição correcta devido à força dos ímanes do primeiro prato, e acontece exactamente como disse, "sobre a melhor forma de fazer os ímãs de um disco coincidirem com o seu ímã oposto no disco oposto é deixar que isso aconteça naturalmente")

imagens para tentar explicar melhor,

Imagem
os ímanes são colados ao prato para que não saiam da sua posição (com cola própria para ferro claro!)


Imagem
chapa que foi devidamente dividida para ser mais fácil colocar os ímanes no seu devido lugar.

Imagem
aspecto de um prato de ímanes, neste caso não é o meu, é de um projecto de um colega mas o meu é exactamente igual (tirando aqueles furos)

Imagem
a parte de produção de energia do meu projecto

Imagem
os meus pratos de ímanes obedecem a esta regra

espero que tenha tentado responder às várias dúvidas que foram surgindo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

então neste caso estamos diante do "bicho-papão" ! vou pensar um pouco, se tiver alguma idéia eu aviso.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

070tiag0

voce já experimentou medir a tensão alternada na saida do gerador sem as pontes retificadoras? se mediu qual o valor encontrado?

um abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por carioca »

no meu ver acho que se tens as bobines ligadas em estrela deverias ter 24 imas por disco de forma a que as 6 bobines de cada fase sejam coincidentes com os 6 imans ao mesmo tempo para funcionar correctamente..
experimenta a ligar as 3 fases em serie. se for o caso em momofásico.
deves ter por cada tres bobines 4 imas.


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jprr »

olá,... desculpem de eu me intrometer, mas permitem que eu dê a minha opinião

1º - vendo as suas fotos reparei que você tem os imans muito afastados por ter usado apenas doze para um prato tão largo, e em contrapartida tem o diametro das bobinas muito pequenas ou seja o bobina tem que apanhar campo magnetico de dois imans de cada prato de n s de um disco s n de outro (ver foto)
fe02_0007.jpg
fe02_0007.jpg (78.17 KiB) Visto 13769 vezes
2º - para pratos de doze imans vocês deveria ter 3 bobinas por cada fase, portanto 9 no total (ver fotos)
magscasthub.jpg
magscasthub.jpg (27.67 KiB) Visto 13765 vezes
mattsstator.jpg
mattsstator.jpg (84.07 KiB) Visto 13761 vezes


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jprr »

continuando...

3º - você até pode usar 18 bobinas, não dessa forma, mas sim usando o bobinamento semelhante ao que é usado pelos alternadores dos carros, em que cada bobina de cada fase fica subreposta,
assim:
AxialAlt4.jpg
AxialAlt4.jpg (43.29 KiB) Visto 13755 vezes
3phase.jpg
3phase.jpg (31.42 KiB) Visto 13752 vezes
portanto aconselho a fazer novas bobinas ( 3 bobinas por cada fase - num total de 9)
ou pratos de 24 imans mantendo as 18 bobinas ( 6 por cada fase)

mas não desanime é a fazer erros que nós aprendemos
...e ainda há mais uma coisinha, mas fica para depois

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

jprr Escreveu:continuando...

3º - você até pode usar 18 bobinas, não dessa forma, mas sim usando o bobinamento semelhante ao que é usado pelos alternadores dos carros, em que cada bobina de cada fase fica subreposta,
assim:
axialalt4.jpg
3phase.jpg
portanto aconselho a fazer novas bobinas ( 3 bobinas por cada fase - num total de 9)
ou pratos de 24 imans mantendo as 18 bobinas ( 6 por cada fase)

mas não desanime é a fazer erros que nós aprendemos
...e ainda há mais uma coisinha, mas fica para depois
conhecendo o trabalho todo que da fazer as bobinas, acho que o mais razoável será meter mais ímanes nos pratos, terei de comprar então mais 24 ímanes, distribuindo assim mais 12 por cada prato. (será mesmo este o problema principal?)

jprr falavas que ainda falta mais uma coisinha, quando puderes dizer eu agradeço

obrigado comunidade, que iria fazer sem vocês!


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jprr »

continuando...

reparei que as suas bobinas tem uma forma rectangular, pois, não pode ser porque os imans de cada prato não estão paralelos
elas têm ficar alinhadas com os imans
ficando assim ( ver foto)
DSC017991.JPG
DSC017991.JPG (57.1 KiB) Visto 13733 vezes

Responder

Voltar para “Energia Eólica”