Ideia para Ebike

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por jmal »

entendo as palavras do tavares e dou-lhe uma certa razão, por vezes empenhamos-nos com dedicação e depois temos grandes desilusões e depois metemos tudo de lado porque não funcionou, se tivesse funcionado ficávamos todos contentes e partíamos para melhoramentos e por ai a fora, portanto aceitar os comentários de alguém que já passou por situações semelhantes é sempre bom e evita desilusões. claro que não está em causa o gosto e empenho de cada um, mas com algumas dicas a coisa corre sempre melhor e o "gozo" também vai ser outro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta nov 02, 2007 8:02 am

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por ri6as »

boas,

jmal, claro q concordo contigo, aliás se não concordasse com o teu pensamento, nunca colocaria aqui a minha ideia onde poderia ser alvo de criticas.
é precisamente este o meu objectivo, q critiquem para q se possa melhorar...

cumps
jr


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por tavares »

não quero ser polémico nem levantar polémicas, vou tentar expor o raciocinio de outra forma ;

por existirem já motores , controladores , bms , carregadores, etc. já feitos e disponiveis no mercado não quer dizer que a "experimentação/desenvolvimento" parem , aliás fica-se é com uma boa base para começar o desenvolvimento de um ve , mesmo com material já existente a criação de um ve é sempre uma aventura e ás vezes o que parece fácil não é, basta vermos muitos post´s aqui colocados e inclusive veiculos de fábrica.

um pequeno exemplo :

o jmal comprou uma bereco evo , mas no entanto ele não se limita a carregá-la e andar nela , ele continua a desenvolve-la/melhorá-la,
mas porquê se ela já vinha construida?
porque nos ve ainda é quase tudo novidade e ainda há um longo caminho a percorrer/desenvolver.

quando se tenta utilizar motores que não foram construidos para este fim , que não são eficientes , que aquecem, que duram pouco etc. , quando se perde tempo a desenvolver controladores do tipo reostato para controlo de lampadas, etc. para mim isto não é evoluir é regredir 30 anos , porque essa era a tecnologia disponivel na altura, se podemos utilizar tecnologia mais moderna e facilmente adquirivel porquê é que andamos a inventar e perder tempo?

isto é o que eu penso e espero que me tenha feito entender.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por visitante »

vivam ...

tavares..eu tinha entendido á 1ª..

do que eu afirmei é que dá a parecer que não foi entendido..mas daí tambem não vem mal ao mundo..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por jmal »

tavares Escreveu:não quero ser polémico nem levantar polémicas, vou tentar expor o raciocinio de outra forma ;

por existirem já motores , controladores , bms , carregadores, etc. já feitos e disponiveis no mercado não quer dizer que a "experimentação/desenvolvimento" parem , aliás fica-se é com uma boa base para começar o desenvolvimento de um ve , mesmo com material já existente a criação de um ve é sempre uma aventura e ás vezes o que parece fácil não é, basta vermos muitos post´s aqui colocados e inclusive veiculos de fábrica.

um pequeno exemplo :

o jmal comprou uma bereco evo , mas no entanto ele não se limita a carregá-la e andar nela , ele continua a desenvolve-la/melhorá-la,
mas porquê se ela já vinha construida?
porque nos ve ainda é quase tudo novidade e ainda há um longo caminho a percorrer/desenvolver.

quando se tenta utilizar motores que não foram construidos para este fim , que não são eficientes , que aquecem, que duram pouco etc. , quando se perde tempo a desenvolver controladores do tipo reostato para controlo de lampadas, etc. para mim isto não é evoluir é regredir 30 anos , porque essa era a tecnologia disponivel na altura, se podemos utilizar tecnologia mais moderna e facilmente adquirivel porquê é que andamos a inventar e perder tempo?

isto é o que eu penso e espero que me tenha feito entender.

pois, realmente é isso que vai acontecer. existem motores muito bons para fazer conversões simples, estou a lembrar-me dos motores das direcções assistidas de alguns carros, são motores de muito boa construção e muito eficientes, além desses encontra-se motores de escovas noutras aplicações, até aqui no fórum existe um user que os costuma ter para venda, o user é o sun_rise, os motores dc que ele tem são muito bons.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por pseudominus »

boas

1º - o dínamo vai ter muito baixa eficiência.
2º - não pode ser controlado pelas indutoras mas sim pelo par induzido/indutoras. se ligar corrente directa ao induzido em muito pouco tempo queima.
3º - a duração vai ser pequena
4º - vai aumentar o aquecimento global, pois vai aquecer para caramba para produzir alguma coisa, eheh
5º - se quer ver se dá minimamente, ligue +12v ao d+ e á massa o f- (penso que os bosch do carocha eram regulados pela ligação à massa das indutoras, senão é f+ e tem de ligar aos +12v).
meça então o torque (empiricamente com um alicate, bocado de madeira em fricção) e vai chegar á conclusão que o torque é baixo, a rotação é baixa, o aquecimento é alto, e …. que será perder tempo por esse caminho.
6 - como disse o tavares, se existem soluções bastante acessíveis, para quê enveredar por caminhos duvidosos e trabalhosos. percebo o ponto de vista de alguns, mas a experiência diz-me o mesmo que ao tavares.
se fosse realmente um caminho aceitável acreditem que a solução teria sido aplicada á muitos anos, pois não existe nada (no caso) a descobrir, qualquer pessoa informada no assunto sabe isso.
7 - se querem ir por aí, força, pode ser que descubram um novo tipo de odores, fogão etc., mas nunca com probabilidade de descobrir uma coca-cola, uma nova espécie de borracha, ou o quer que seja.

cumprimentos


Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta nov 02, 2007 8:02 am

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por ri6as »

bom dia,

gostava de agradecer a todos porque um dos meus objectivos ao colocar aqui a minha ideia está a ser cumprido.... , estou realmente a receber muitas criticas!!

mas, já agora, gostava q olhassem para esta pagina...

http://www.angelfire.com/oh/petescafe/vwgen.html

e depois comentem....


obrigado

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por pseudominus »

boas

se ligar o induzido sem controlar a corrente e reduzir por exemplo a excitação das indutoras, vai ter uma forte corrente de curto-circuito que queima o induzido em poucos minutos. a 24v em menos de um minuto. experimente .

por alguma razão em todos os motores de cc o controle de rotação é feito na corrente total, e não num campo apenas.

acha que os fabricantes de motores para climatização, limpa-vidros etc. para automóveis eram assim tão burros que tinham soluções tão fáceis e complicavam por que lhes apetecia?.
e todos os outros outros que utilizavam motores eléctricos em que não recorriam a este tipo de controle estavam errados, ou simplesmente igoravam esta possibilidade?
a mim não me parece!!!

quanto ao ventilador, então opte por um lucas, um paris-rohne, delco, ducelier etc, que quase todos já têm ventilador e serão mais fáceis de adquirir.

como já disse faça um teste prático com um dínamo, uma bateria e uns fios apenas. depois divulgue.
para mim, para o que pretende, é como abrir a janela á noite á espera de ver o sol (directamente claro).

o que o autor escreveu vale o que vale, assim como o que eu escrevo, pesquise, acredite, experimente, etc.

cumpts.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por jmal »

ri6as Escreveu:bom dia,

gostava de agradecer a todos porque um dos meus objectivos ao colocar aqui a minha ideia está a ser cumprido.... , estou realmente a receber muitas criticas!!

mas, já agora, gostava q olhassem para esta pagina...

http://www.angelfire.com/oh/petescafe/vwgen.html

e depois comentem....


obrigado
repara que ninguém te está a criticar, estão simplesmente a dar conselhos, não interpretes isso como criticas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta nov 02, 2007 8:02 am

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por ri6as »

bom dia,

eu usei a palavra "criticas", com o significado de "fazer comentários", se são comentários favoráveis ou desfavoráveis, não interessa para mim, o importante é q eu (nós) vamos evoluindo...

por favor continuem...

cumps a todos
jr

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por jmal »

ri6as Escreveu:bom dia,

eu usei a palavra "criticas", com o significado de "fazer comentários", se são comentários favoráveis ou desfavoráveis, não interessa para mim, o importante é q eu (nós) vamos evoluindo...

por favor continuem...

cumps a todos
jr

certo, é mesmo isso.

deixo mais uma sugestão, as fotocopiadoras mais antigas, costumam ter um belo motor de escovas, daqueles que só têm 2 fios, também são muito bons e trabalham com tensões baixas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta nov 02, 2007 8:02 am

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por ri6as »

olá,

já agora, há algum sitio q recomendes para a compra de um motor?

encontrei no ebay o my1020 36v 500 watt a 76 libras + portes, consegue-se alguma coisa mais em conta por cá?

obg

Avatar do Utilizador

uisfiuipe
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta mai 02, 2008 11:19 pm
Localização: Daqui vejo o Palácio da Pena :)

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por uisfiuipe »

encontrei no ebay o my1020 36v 500 watt a 76 libras + portes, consegue-se alguma coisa mais em conta por cá?
boas,

encontrei isto, terá interesse para ti?

(não tenho nenhum interesse económico, apenas pretendo partilhar informação)
Electrizado desde Abril de 2014 :)

Avatar do Utilizador

uisfiuipe
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta mai 02, 2008 11:19 pm
Localização: Daqui vejo o Palácio da Pena :)

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por uisfiuipe »

Electrizado desde Abril de 2014 :)


Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta nov 02, 2007 8:02 am

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por ri6as »

parece-me bastante interessante....

obg

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”