sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

carrizog60
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta mar 08, 2007 10:49 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por carrizog60 »

bom dia

ainda esta em instalaçao,que dados posso dar?


polar555
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: domingo mai 24, 2009 2:01 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por polar555 »

manuelcar Escreveu:então começo eu, e começo logo por aquele que conheço melhor: o piso radiante.
para quem está a construir uma casa, esta opção de aquecimento ambiente tem muito interesse.

vivo num apartamento com aquecimento por radiadores apoiadp numa caldeira a gas natural. para além dos sistemas solares de aquecimento do ambiente através de piso radiante existe algum sistema que permita a utilização dos radiadores já instalados permitindo assim o aquecimento do ambiente?
é que estou a pensar em instalar um sistema de aqs e se isso fosse possivel era uma possibilidade a considerar, já que para mim o piso radiante está fora de questão, pelas alterações que teria que efectuar.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

infelizmente essa é a regra. o piso radiante não tem nenhuma tradição no nosso pais, onde até os aquecimentos centrais a sul do mondego são coisa rara.
para responder à tua questão diria que um sistema convencional utiliza um tanque de armazenamento para onde os colectores debitam a sua energia e que recorre a um apoio para fornecer a restante. isto funciona quer para aqs, quer para aquecimento central. a opção por piso radiante é apenas porque a temperatura de funcionamento é de cerca de metade, pelo que o recurso ao apoio deverá ser inferior.
Porreiro, pá!


cobalterm
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta mar 11, 2009 3:22 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por cobalterm »

carrizog60 Escreveu: tenho actualmente paineis solares para aquecimento de aguas sanitarias e para aquecimento tenho chao radiante e caldeira a pellets.
nao é possivel com este material configurar de modo a que de inverno a agua dos paineis ao atingir x graus circule pelos tubos do chao radiante de modo a aquecer ligeiramente a casa?
boa tarde,

o seu sistema de aqs tem capacidade limitada em termos de aquecimento de água, e no inverno requer energia de apoio, raramente "sobrará" energia térmica.

para ter um sistema solar térmico que apoie o aquecimento central a piso radiante deverá:

1. utilizar painéis de tubos de vácuo - vários de 24 ou 30 tubos
2. ter um termoacumulador dedicado, ou um combinado de volume de pelo menos 600 litros, quanto maior o volume que conseguir aquecer durante o dia, melhor. recomendo para 200m2 pelo menos aqueles 600 litros.

bem dimensionado o sistema, e com uma boa exposição solar, consegue entre 35% a 45% de redução de consumos.

cumprimentos.


Coulson
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jun 25, 2009 6:02 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Coulson »

caro amigo,

parece entendido na matéria e daí colocar-lhe a seguinte questão:

na minha vivenda tenho radiadores que funcionam com uma caldeira a gasóleo. com a finalidade de diminuir os custos do gasóleo e na tentativa de aproveitar a ajuda do governo pedi um orçamento a um instalador da zona. este, por sua vez, desaconselhou-me a aquisição dos paneis solares normais e apresentou-me a seguinte proposta:
2 paineis solar a vácuo de 20 tubos cerca de 2000 euros
1 termoacumulador de 600 l cerca de 2000 euros

com a montagem e acessórios ficava mais ou menos em 5300 euros.

garantiu-me que desta forma poderia continuar a usar a caldeira com sistema de apoio ou então, se assim pretende-se, comprar um recuperador de calor que também poderia ser adicionado ao sistema.

o senão desta proposta é que não consigo aproveitar a ajuda do governo. diga-me, por favor, valerá a pena abrir mão da ajuda do governo para adquirir este equipamento?

obrigado.


2970713
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por 2970713 »

tens os painéis da vicoren que são de vácuo.
se conseguires um aplicador que te faça essas alterações, podes aproveitar.


Coulson
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jun 25, 2009 6:02 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Coulson »

os painéis da vicoren são cpc, o que é diferente de painéis de vácuo. de qualquer forma agradeço a resposta.


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por cblfreitas »

na verdade é um colector de tubos de vácuo.
é também parabólico porque tem um espelho concavo por detrás dos tubos, daí cpc.


zma
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jul 21, 2009 11:17 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por zma »

estou em fase de construção da minha casa e ainda não decidi se vou instalar paineis para fazer o apoio ao piso radiante juntamente com uma caldeira a pellets ou uma bomba de calor.alguém que tenha instalado pode-me dizer o quanto poupa por ano em combustível?foi-me dito que a poupança anda à volta de 30 ou 40% anual.


tecnica
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 13, 2009 9:30 am
Localização: Vila Nova de Gaia-Viana do Castelo

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por tecnica »

apoio inteiramente a opinião do joão paulo.
podemos criar um bom sistema (solar-bomba de calor) bem dimensionado , acrecentando talvez um recuperador que exista lá em casa.
com um bom prazo de amortização.

nota: importante neste tipo de instalação ouvir muito bem os instaladores que bem informam
e não aqueles que querem vender apenas o seu peixe que dizem que é como o bacalhau da noruega.

e depois de já gastarmos o dinheiro, e descobrimos que a o nosso solar por exemplo não solar termico mas sim termodinamico


tecnica
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 13, 2009 9:30 am
Localização: Vila Nova de Gaia-Viana do Castelo

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por tecnica »

quanto a caldeia a pelletz é uma boa aquisição, e é o combustivel mais economico.
o problema é que uma boa caldeira custa instalada cerca de 6000-7000 euros
e uma boa bomba de calor 65ºc custa cerca de 5000-6000 euros, e não temos de armazenar combustivel, custos de manutenção são minimos, nao existem chamines e fumos.

tudo isto com uma diferença de aquizição até bastante grande, se os fabricantes de caldeiras apostarem mais!!!


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

pois. é pena não ser uma fonte de energia renovável, não acham?
Porreiro, pá!


cobalterm
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta mar 11, 2009 3:22 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por cobalterm »

coulson Escreveu:caro amigo,

parece entendido na matéria e daí colocar-lhe a seguinte questão:

na minha vivenda tenho radiadores que funcionam com uma caldeira a gasóleo. com a finalidade de diminuir os custos do gasóleo e na tentativa de aproveitar a ajuda do governo pedi um orçamento a um instalador da zona. este, por sua vez, desaconselhou-me a aquisição dos paneis solares normais e apresentou-me a seguinte proposta:
2 paineis solar a vácuo de 20 tubos cerca de 2000 euros
1 termoacumulador de 600 l cerca de 2000 euros

com a montagem e acessórios ficava mais ou menos em 5300 euros.

garantiu-me que desta forma poderia continuar a usar a caldeira com sistema de apoio ou então, se assim pretende-se, comprar um recuperador de calor que também poderia ser adicionado ao sistema.

o senão desta proposta é que não consigo aproveitar a ajuda do governo. diga-me, por favor, valerá a pena abrir mão da ajuda do governo para adquirir este equipamento?

obrigado.
bom dia,

lamento não ter respondido atempadamente a esta sua questão. o preço que refere poderá ter vários factores a influenciar e é difícil sem conhecer as condições de instalação comentar esse valor. 40 tubos para 600 litros são claramente insuficientes.

posso sim dizer que entre:

- sistemas de termossifão que são os de menor eficiência possível
- circulação forçada com painéis planos
- não saber qual é o equipamento que está a comprar ao banco
- depois vão lá a sua casa espetam com aquilo no telhado sem sequer fazer cálculos de ângulos nem mais nada... (junto a minha casa instalaram um termossifão solahart numa placa sombreada por um prédio de 5 andares, que a partir de outubro e até meados de março, não receberá luz solar , devia ser proibido)

ou:

- investir num sistema com capacidade de redução dos consumos de aqs e aquecimento central entre 30 e 40%, usar água quente nas máquinas da louça e roupa de abril a outubro, sem gastar praticamente um litro de gasóleo...
- sistema esse estudado e projectado por um técnico, para as condições específicas do local...

eu não tenho dúvidas que é de fugir dos bancos, embora muitos possam não concordar...

cumprimentos.


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por artujorge »

tecnica Escreveu:quanto a caldeia a pelletz é uma boa aquisição, e é o combustivel mais economico.
o problema é que uma boa caldeira custa instalada cerca de 6000-7000 euros
e uma boa bomba de calor 65ºc custa cerca de 5000-6000 euros, e não temos de armazenar combustivel, custos de manutenção são minimos, nao existem chamines e fumos.

tudo isto com uma diferença de aquizição até bastante grande, se os fabricantes de caldeiras apostarem mais!!!
o que aconselha? bomba de calor (e qual?) ou pelletes?


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

se investirmos em isolamento o custo da bomba de calor + energia + manutenção, ainda poupamos dinheiro e mantemo-nos dentro das energias renováveis.
Porreiro, pá!


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por artujorge »

a verdade é que não tenho ouvido falar muito bem desta tecnologia, sobretudo por causa dos custos energéticos gastos na climatização.
provavelmente, devo estar a fazer confusão em alguma coisa.
estando eu na eminência de comprar uma caldeira a pelletes e como não o quero fazer sem primeiro estudar outras hipóteses mais baratas/ eficientes, gostaria que me informassem sobre qual o custo inicial desta tecnologia, gasto energético para debitar 22 kw e marcas de máquinas a adquirir.
obrigado pela ajuda.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

tens uma secção dedicada a esse tema aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=44
Porreiro, pá!


joedualmar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 9:41 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por joedualmar »

boas.
alguém me dá uma ajuda?! no meu caso nao se trata de futuro projecto. tenho piso radiante a funcionar a gás caldeira de condensacao, por baixo do painel solar de 300 lts. do lado oposto a estas instalacoes tenho um recuperador de calor/agua com deposito 150lts. várias pessoas tem-me dito que podia fazer o apoio ao piso radiante com a caldeira a lenha ou painel solar. uma das hipoteses era a agua do recuperador de pois de ir ao deposito do mesmo passar para o deposito do solar e descer ao piso radiante?! mas a caldeira tem um modulo solar! nao percebo nada disto...acham que é possível esta engenharia??! obrigado


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

tens todos os componentes de que necessitas para aumentar a tua fracção solar, aproveitar o consumo de lenha para aqs e aquecimento central e reduzir o consumo de gás. o teu problema está na ligação de todos estes componentes. um instalador credenciado e com experiência deve fornecer-te um projecto de ligação com um um controlador diferencial mais ou menos sofisticado.
para podermos dar sugestões tens que explicar melhor o que tens e como são as ligações, nomeadamente se o sistema solar é termosifão ou circulação forçada e como está ligado o recuperador e para que serve.

um desenho ajudava bastante.
Porreiro, pá!


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por solsombra »

boas,

é a minha primeira intervenção e não sei se será este o sítio mais indicado para expor a minha dúvida.

nestes sistemas de aqs estamos sempre a falar de armazenamento (depósitos) de água quente a temperaturas não muito elevadas, será que estão isentos da possibilidade do aparecimento de legionella?

cump

solsombra

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”