E-BYCLA

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: E-BYCLA

Mensagem por jmal »

electrov Escreveu:a123, essas são as do jmal. num motor de 800w, quantas dessas recomendam?
e, sem mencionar vendedores, custam mais ou menos quanto?

colocar o motor no quadro se calhar vai ser a opção escolhida, quanto aos arranques, serão sempre progressivos.
a ideia é ter o motor a auxiliar-me, e não o contrario. primeiro pedalo eu e depois puxa ele.

já tenho esta proposta: motor (80,00€), 3 baterias (3x35,00€), carregador (30,00€), controlador (45,00€), perfazem 260,00€.
motor de 800w36v e as baterias 12v12ah.
mas há por aqui muita coisa na net. sem baterias há paks de motor(650w), carregador, controlador e rp-livre por 450€.
falta adaptar umas baterias capazes.
primeiro ão queria ultrapassar os 500€... agora já estou a tentar não passar os 1000€.

sobre as a123 é assim, para o equivalente a essas 3 x 12v 12a, em a123 precisas de um pack de 36 v 6.9 ah, isto por são mais eficientes e mais leves, em termos de peso as de chumbo pesam à volta de 11.5 kg, o pack a123 ficaria apenas com 2.3 kg e ocupa metade do espaço das de chumbo. mas são mais pesadas em €, cerca de 500 euros. em termos de duração ficas com baterias para muitos anos, enquanto que com chumbo ao fim de 1 ou 2 anos estás de novo a investir.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por visitante »

vivam ...
jmal Escreveu:
electrov Escreveu:a123, essas são as do jmal. num motor de 800w, quantas dessas recomendam?
e, sem mencionar vendedores, custam mais ou menos quanto?

colocar o motor no quadro se calhar vai ser a opção escolhida, quanto aos arranques, serão sempre progressivos.
a ideia é ter o motor a auxiliar-me, e não o contrario. primeiro pedalo eu e depois puxa ele.

já tenho esta proposta: motor (80,00€), 3 baterias (3x35,00€), carregador (30,00€), controlador (45,00€), perfazem 260,00€.
motor de 800w36v e as baterias 12v12ah.
mas há por aqui muita coisa na net. sem baterias há paks de motor(650w), carregador, controlador e rp-livre por 450€.
falta adaptar umas baterias capazes.
primeiro ão queria ultrapassar os 500€... agora já estou a tentar não passar os 1000€.

sobre as a123 é assim, para o equivalente a essas 3 x 12v 12a, em a123 precisas de um pack de 36 v 6.9 ah, isto por são mais eficientes e mais leves, em termos de peso as de chumbo pesam à volta de 11.5 kg, o pack a123 ficaria apenas com 2.3 kg e ocupa metade do espaço das de chumbo. mas são mais pesadas em €, cerca de 500 euros. em termos de duração ficas com baterias para muitos anos, enquanto que com chumbo ao fim de 1 ou 2 anos estás de novo a investir.
e em termos de autonomia ?..considerando o estado excelente dos exemplos em comparação..

a minha ideia é a seguinte e daí a questão..não ponderando uma diferença de 1/5 relativamente ao peso..
para investigação/experiência (não dispondo de informação teorica) desconhecendo os resultados práticos até á sua conclusão talvez seja mais ponderado optar por um equipamento mais barato..ou não ?..
e atingidos os objectivos técnicos enveredar por uma maior durabilidade e fiabilidade..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: E-BYCLA

Mensagem por jmal »

[***************] Escreveu:vivam ...
jmal Escreveu:
electrov Escreveu:a123, essas são as do jmal. num motor de 800w, quantas dessas recomendam?
e, sem mencionar vendedores, custam mais ou menos quanto?

colocar o motor no quadro se calhar vai ser a opção escolhida, quanto aos arranques, serão sempre progressivos.
a ideia é ter o motor a auxiliar-me, e não o contrario. primeiro pedalo eu e depois puxa ele.

já tenho esta proposta: motor (80,00€), 3 baterias (3x35,00€), carregador (30,00€), controlador (45,00€), perfazem 260,00€.
motor de 800w36v e as baterias 12v12ah.
mas há por aqui muita coisa na net. sem baterias há paks de motor(650w), carregador, controlador e rp-livre por 450€.
falta adaptar umas baterias capazes.
primeiro ão queria ultrapassar os 500€... agora já estou a tentar não passar os 1000€.

sobre as a123 é assim, para o equivalente a essas 3 x 12v 12a, em a123 precisas de um pack de 36 v 6.9 ah, isto por são mais eficientes e mais leves, em termos de peso as de chumbo pesam à volta de 11.5 kg, o pack a123 ficaria apenas com 2.3 kg e ocupa metade do espaço das de chumbo. mas são mais pesadas em €, cerca de 500 euros. em termos de duração ficas com baterias para muitos anos, enquanto que com chumbo ao fim de 1 ou 2 anos estás de novo a investir.
e em termos de autonomia ?..considerando o estado excelente dos exemplos em comparação..

a minha ideia é a seguinte e daí a questão..não ponderando uma diferença de 1/5 relativamente ao peso..
para investigação/experiência (não dispondo de informação teorica) desconhecendo os resultados práticos até á sua conclusão talvez seja mais ponderado optar por um equipamento mais barato..ou não ?..
e atingidos os objectivos técnicos enveredar por uma maior durabilidade e fiabilidade..

abraços
[***************]
em termos de autonomia não posso chegar a valores concretos, sei que na minha e-bike tenho um motor de 400w e um pack a123 de 23.2v 6.9 ah e no modo assistido consigo sempre mais de 60 kmh. a autonomia depende de muitos factores, até do tipo de pneu, mas por experiência e após vários testes afirmo que com baterias de litio basta metade da capacidade em relação a chumbo para se ter a mesma autonomia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por visitante »

vivam ...
electrov Escreveu:a123, essas são as do jmal. num motor de 800w, quantas dessas recomendam?
e, sem mencionar vendedores, custam mais ou menos quanto?

colocar o motor no quadro se calhar vai ser a opção escolhida, quanto aos arranques, serão sempre progressivos.
a ideia é ter o motor a auxiliar-me, e não o contrario. primeiro pedalo eu e depois puxa ele.

já tenho esta proposta: motor (80,00€), 3 baterias (3x35,00€), carregador (30,00€), controlador (45,00€), perfazem 260,00€.
motor de 800w36v e as baterias 12v12ah.
mas há por aqui muita coisa na net. sem baterias há paks de motor(650w), carregador, controlador e rp-livre por 450€.
falta adaptar umas baterias capazes.
primeiro ão queria ultrapassar os 500€... agora já estou a tentar não passar os 1000€.
numa semana um limite de €500,00..na seguinte um limite de €1.000,00..por este andar em menos de 2 meses alcançarás um tecto orçamental bastante bom para comprares uma vectrix e ainda ficas com uns trocos..

vá..diz lá que não está bem visto..

abraços
[***************]


Autor do tópico
electroV
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 28, 2009 4:58 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por electroV »

é verdade, mas vectrix já há no mercado, quem quiser (e puder) compra.
este tipo de kit que estou a idealizar deveria ser acessivel a qualquer um, por isso já estou a pensar "mais à frente", sendo que o lucro não é de modo nenhum o meu objectivo.
por outro lado, reduzindo potencias talvez consiga uma melhor relação satisfação/preço.
o que gastar, tem de ser para ficar bem feito. é verdade que com experiencias mais vale ir gastando menos, mas creio que o meu objectivo é dar credibilidade aos ev's e se andar a inventar muito essa credibilidade pode não ser tão forte e imediata como pretendo.
tenho falado com pessoas que dizem "isso é muito porreiro pá... mas só vendo".

vou mesmo usar as a123.
vou agora tentar arranjar um kit com a123 com um motor de 600w, controlador e carregador para fazer a derradeira escolha de relação preço/satisfação e começar a montar.


jmal, as de litio são as que rebentam se forem furadas?
é que se um gajo cai, nunca se sabe o que é que pode chocar contra elas...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: E-BYCLA

Mensagem por jmal »

electrov Escreveu:é verdade, mas vectrix já há no mercado, quem quiser (e puder) compra.
este tipo de kit que estou a idealizar deveria ser acessivel a qualquer um, por isso já estou a pensar "mais à frente", sendo que o lucro não é de modo nenhum o meu objectivo.
por outro lado, reduzindo potencias talvez consiga uma melhor relação satisfação/preço.
o que gastar, tem de ser para ficar bem feito. é verdade que com experiencias mais vale ir gastando menos, mas creio que o meu objectivo é dar credibilidade aos ev's e se andar a inventar muito essa credibilidade pode não ser tão forte e imediata como pretendo.
tenho falado com pessoas que dizem "isso é muito porreiro pá... mas só vendo".

vou mesmo usar as a123.
vou agora tentar arranjar um kit com a123 com um motor de 600w, controlador e carregador para fazer a derradeira escolha de relação preço/satisfação e começar a montar.


jmal, as de litio são as que rebentam se forem furadas?
é que se um gajo cai, nunca se sabe o que é que pode chocar contra elas...

as lítio "normais" sim, as a123 chamamos de lítio, mas de facto elas são de ferro, têm muito pouco lítio, menos de 3 %, o composto principal delas é ferro.

aqui fica uns vídeos com o teste da perfuração de uma a123 e uma lítio standard.


a123

Link


li-ion
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=f30fbfit ... re=related[/youtube]
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
electroV
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 28, 2009 4:58 pm

Re: E-BYCLA

Mensagem por electroV »

ok, a123, bom material.
jmal, não posso pm para ti, mas já li a que me enviaste. vou saber o preço do motor de 600w e depois "aconselhas-me" sobre as baterias. já agora, o que é o bms?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: E-BYCLA

Mensagem por jmal »

electrov Escreveu:ok, a123, bom material.
jmal, não posso pm para ti, mas já li a que me enviaste. vou saber o preço do motor de 600w e depois "aconselhas-me" sobre as baterias. já agora, o que é o bms?
bms é o sistema que controla a carga e descarga das baterias, faz com que sejam mais eficientes e durem muitos anos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “e-bike”