Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

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Flamingo
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por Flamingo »

Li tudo e confesso também ter ficado profundamente triste. É impossivel ficar indiferente ao facto deste projeto ter corrido mal, principalmente sabendo que o seu autor era dedicado, minucioso, e pelo que vi nas fotos não deixava nada ao acaso, nem mesmo a distribuição do peso que ficava alterado com a conversão.
Há que seguir em frente. Pela minha parte agradeço a partilha de tudo o que foi feito e aquilo que aprendi ao ler os textos e a abservar as fotos.
Em tempos ainda recentes andei com ideia de me envolver num projecto desses, segundo a minha ideia seria um pouco diferente (motor de corrente alterna e um carro mais antigo e mais leve/pequeno). Desisti devido ao custo das baterias e à crise actual que nos obriga a conter as despesas.
Coragem, e um grande abraço.
Que a vida te corra pelo melhor.

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serges
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por serges »

Flamingo Escreveu:Li tudo e confesso também ter ficado profundamente triste. É impossivel ficar indiferente ao facto deste projeto ter corrido mal, principalmente sabendo que o seu autor era dedicado, minucioso, e pelo que vi nas fotos não deixava nada ao acaso, nem mesmo a distribuição do peso que ficava alterado com a conversão.
Há que seguir em frente. Pela minha parte agradeço a partilha de tudo o que foi feito e aquilo que aprendi ao ler os textos e a abservar as fotos.
Em tempos ainda recentes andei com ideia de me envolver num projecto desses, segundo a minha ideia seria um pouco diferente (motor de corrente alterna e um carro mais antigo e mais leve/pequeno). Desisti devido ao custo das baterias e à crise actual que nos obriga a conter as despesas.
Coragem, e um grande abraço.
Que a vida te corra pelo melhor.
Subscrevo e desejo muita sorte com outros projectos...
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Barrocas
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por Barrocas »

Estavamos todos na espectativa para que o projecto corresse pelo melhor, assim é um infelicidade :(

Boa sorte e que tudo corra bem.

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pedm
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por pedm »

Flamingo Escreveu: Em tempos ainda recentes andei com ideia de me envolver num projecto desses, segundo a minha ideia seria um pouco diferente (motor de corrente alterna e um carro mais antigo e mais leve/pequeno). Desisti devido ao custo das baterias e à crise actual que nos obriga a conter as despesas.
Coragem, e um grande abraço.
Que a vida te corra pelo melhor.
Obrigado Flamingo,

Bem pelo menos valeu pelo desafio... mas a tua forma de pensar em moto AC, e carro mais antigo, talvez funcionasse (se não desse problemas com a centralina). Mas a meu ver económicamente uma conversão não é viável. Pode ser apenas em termos de ecológicos.
Barrocas Escreveu:Estavamos todos na espectativa para que o projecto corresse pelo melhor, assim é um infelicidade :(

Boa sorte e que tudo corra bem.
É verdade... o carro até podia andar na estrada, mas nunca de forma legal. Assim como até seria possivel se o motor fosse AC e se o controlador já viesse "talhado" para o motor.

O que podemos aprender com esta conversão foi que:
- Ter cuidado se a centralina e o sistema de contagem de quilómetros está intrinsecamente ligado;
- Motor e controlador têm de ser 100% compatíveis;
- Sistema AC é preferível em relação ao DC em qualquer uma das conversões;
- Sistema SepEX não é o mais apropriado para conversões por não haver componentes 100% compatíveis; (em sistemas de 120v)
- Baterias devem ter parafusos de aço inox e noalox nos terminais, alumínio pode partir apesar de fazer uma melhor condução da energia;
- Verificar se o controlador faz a precarga dos condensadores internos;
- Verificar se conseguem reaver o investimento a longo prazo.
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com

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pedm
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por pedm »

Disponibilisei a pasta completa do projeto em:
http://eletrificar.com/EV/clio/ - diagramas em que me basei entre outros ficheiros
e
http://eletrificar.com/EV/ - pasta base de toda a conversão
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com

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Flamingo
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por Flamingo »

pedm Escreveu: Obrigado Flamingo,

Bem pelo menos valeu pelo desafio... mas a tua forma de pensar em moto AC, e carro mais antigo, talvez funcionasse (se não desse problemas com a centralina). Mas a meu ver económicamente uma conversão não é viável. Pode ser apenas em termos de ecológicos.
Estamos sempre a aprender, e como podes ver o assunto continua a ser debatido. Mas acredita que lamento mesmo que o desfecho tenha sido esse. A ideia inicial que tinha baseava-se num kit destes: http://www.thunderstruck-ev.com/ac-15-w-1239-8501.html, mas se seria bom ou não nem me atrevo a comentar, essa informação viria quando lançasse a debate o assunto aqui no fórum, porque sei que existem aqui pessoas bem mais entendidas no assunto que eu, e esse mesmo kit existe em vários preços como se pode ver de seguida: http://www.kta-ev.com/Hi_Performance_72 ... c15-72.htm ; http://www.electricmotorsport.com/store ... s_ac15.php ; http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... CFEQrQMwEw, este ultimo tem até uma tabela mais em baixo onde se pode ver em diversos modelos ou potencias, como tal seria um assunto a explorar.
Mais tarde pensei num outro motor, este aqui: http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... MQrQMwBDgU , este ultimo pelo menos parece-me ser compacto e leve. O carro que pretendia converter à partida seria o Fiat Panda, precisamente por ser um carro leve e quase com completa ausencia de electrónica. Existia também uma doideira minha que era dota-lo de um/uns paineis solares no tejadilho, e o tecto desse modelo como era direito facilitava isso.
Pedm, há que levantar a moral...
Um abraço


civic
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por civic »

Eu tenho em mente um dia fazer a conversão de um carro e para já a ideia que tenho pelas várias conversões que tenho visto, será um kit de 96v com motor serie da Kostov, com controlador Kelly, acho que é o setup mais utilizado, embora nos states se utilize mais o motor da Warp (não deve ser muito diferente).
Já pensei no sepex, mas como não vejo grande coisa acerca disso seria uma má opção ir por esse lado, mesmo o sistema brushless não existe muita coisa para potencias mais elevadas, por isso a fazer será com escovas e DC, o sistema AC é menos eficiente e bem mais caro. Alem disso o sistema DC serie está mais do que testado e comprovado.
Quanto à ligação entre as baterias, faria tal como fiz na scooter, a ligação entre elas é feita por entremedio de cabo e não bornes de cobre, sempre lhes dá outra flexibilidade.
Tenho pena que tenha sido em vão todo esse esforço.
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Flamingo
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por Flamingo »

civic Escreveu:............. o sistema AC é menos eficiente e bem mais caro. Alem disso o sistema DC serie está mais do que testado e comprovado.
..........
:o ...
Civic, não sei até que ponto não seria bom explorar melhor mais alguma informação sobre o que citei, apenas pela razão de que em praticamente todas as recolhas de informação que fiz pude constar o contrário daquilo que você disse no que toca a eficiência...
Actualmente o sistema Brushless existe tanto em DC como em AC, só que brushless em DC pelo que me informei é demasiado caro... Com respeito a potências em AC não vejo que potência necessite que não exista, estou a falar do motor claro, mas admito que no geral em AC ficará mais caro.


civic
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por civic »

Bem, começando pelas escovas, acho que falar em brushless em AC é uma falacia, pois não existem motores AC com escovas.
Quando falo da eficiencia DC vs AC, falo do maior binario a baixas rpm's do DC e tambem do menor escorregamento deste.
quanto ao preço, um pack de 96v com motor Kostov e controlador kelly, para 30kw fica na ordem dos 2000 euros, o mesmo em AC fica no dobro.
Em termos de eficiencia efetiva andam os 2 mais ou menos nos 95%, sendo o DC melhor pelas razões que ja referi.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por pedm »

Flamingo Escreveu:O carro que pretendia converter à partida seria o Fiat Panda, precisamente por ser um carro leve e quase com completa ausencia de electrónica. Existia também uma doideira minha que era dota-lo de um/uns paineis solares no tejadilho, e o tecto desse modelo como era direito facilitava isso.
Parece-me que estás a pensar ir pelo caminho certo, porque esse motor e esse controlador devem certamente ser compatíneis(pois era o que tinha pensado antes ser influinciado por um vendedor num forum inglês e optar por sepex :( ). Os restantes links é que não consegui ver. E o carro se não tiver limitação quanto a retirar o motor deve funcionar prefeitamente. Mas alguém aqui no forum disse-me que quando começamos a juntar as peças vemos que algumas podem não ser copatíveis, e é mesmo verdade. Porque nem sempre o que escrevem no Papel é o que compramos na realidade. E com o uso/desgaste das peças e do material, tudo muda. É isso que depois deves verificar. Por isso é que a renault tem esse sistema ( que não gosto nada mas existe ) de alugares as baterias por mês. Porque como é uma tecnologia recente, ainda está um pouco à experiência.
civic Escreveu:Eu tenho em mente um dia fazer a conversão de um carro e para já a ideia que tenho pelas várias conversões que tenho visto, será um kit de 96v com motor serie da Kostov, com controlador Kelly, acho que é o setup mais utilizado, embora nos states se utilize mais o motor da Warp (não deve ser muito diferente).
Já pensei no sepex, mas como não vejo grande coisa acerca disso seria uma má opção ir por esse lado, mesmo o sistema brushless não existe muita coisa para potencias mais elevadas, por isso a fazer será com escovas e DC, o sistema AC é menos eficiente e bem mais caro. Alem disso o sistema DC serie está mais do que testado e comprovado.
Quanto à ligação entre as baterias, faria tal como fiz na scooter, a ligação entre elas é feita por entremedio de cabo e não bornes de cobre, sempre lhes dá outra flexibilidade.
Tenho pena que tenha sido em vão todo esse esforço.
O sistema DC numa subida normal, aquecia muito quando tens de mover muito peso. Aumentando o desgaste das peças com o tempo. Imagina esta situação numa subida com trânsito no pára arranca. Quanto mais baixa for a voltagem mais alta vai ser a intensidade, e consecutivamente mais dinheiro em cobre tens de gastar, porque tens de distribuir o peso de forma igual no carro. Mas também depende muito do peso do carro e da potência que precisas para o mover. Nos links que dei tens um calculador que te dá a resposta a tudo:
Calculador:
http://www.eletrificar.com/EV/clio/YAEC-05.ods - para abrir com o LibreOffice Calc
Post original do Calculador YAEC:
http://www.diyelectriccar.com/forums/sh ... light=yaec
Screenshot:
Imagem


Eu optei por DC pela mesma opinião que tens, ser mais barato...
Por alguma razão os novos carros têm todos motores AC.
Para além de ter de isolar muito bem todo o carro da chuva por causa dos motores serem abertos o que vai impedir que entre ar no motor para o arrefecer.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por civic »

O problema que falas fica praticamente resolvido se utilizares a caixa de velocidades, os motores AC a baixa rotação tambem aquecem muito.
Por isso vou utilizar na mesma a embraiagem e caixa, alem disso a maioria das conversões que vejo na net são com motores DC com escovas, dá para eescolher perfeitamente o melhor casamento entre motor e controlador,devido a não encontrar nada acerca de conversoes com sepex é que coloquei isso de parte.
O Carro que pretendo utilizar sera um honda crx, pois é leve e existe muitta info acerca de conversões neste carro
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por civic »

O arrefeccimento do motor seria o menor dos problemas.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por pedm »

civic Escreveu:O Carro que pretendo utilizar sera um honda crx, pois é leve e existe muitta info acerca de conversões neste carro
Sim há muitas conversões em DC que funcionam bem. E se for um carro comum mais fácil obter info. Boa sorte.

Se depois tiveres tempo lê um pouco sobre esta conversão acho que é interessente e é o carro que falas:
http://www.metricmind.com/ac_honda/main2.htm
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

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Obrigado, essa info será importante.
Mas não será para já, em primeiro está a legalização da DT.
Chegaste a legalizar o clio como EV?
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por pedm »

civic Escreveu:Obrigado, essa info será importante.
Mas não será para já, em primeiro está a legalização da DT.
Chegaste a legalizar o clio como EV?
Não. Ficou a meio o projeto e o contaquilómetros não funcionava porque a centralina recebia um sinal especifico do motor.

Boa sorte com a legalização da DT.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

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Pois, eu elegi esse crx para a conversão devido a vários factores, mas o principal é haver várias conversões já feitas com ele, desta forma consigo ter uma noção das dificuldades que vou encontrar.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por MRider »

O conta km era fácil de colocar a funcionar.
Era só meter o conta km do clio mais antigo
Live long and prosper!

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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por pedm »

visitante2 Escreveu:O conta km era fácil de colocar a funcionar.
Era só meter o conta km do clio mais antigo
Mas o mostrador tinha de ser trocado por um antigo. E dava para colocar 300000 km lá?
Mesmo assim o controlador estava a dar problemas.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

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A questão dos km's não tem qualquer dificuldade, podes substituir o quadrante de um carro sem ter que colocar os mesmos km's.
Alem disso tinhas uma inspeção para fazer caso partisses para a legalização, tal como a importação de um carro, os km's anteriores não interessam para termos legais.
Acho que o maior erro foi ires para um sistema com pouca aceitação, já procurei por feedback's dos seppex e encontra-se muito pouca coisa, ou seja, nunca dessa forma partiria para esse tipo de controlo.
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Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico

Mensagem por pedm »

Sim e há poucos controladores para motores SepEX. O que dificulta muito a conversão.
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