Por uma questão de organização das cablagens, refiz a instalação para que fique mais perceptível. Os apertos dos ligadores foram revistos (nunca é demais voltar a verificar).
P1190010.JPG (544.4 KiB) Visto 6342 vezes
As ligações ao BMS e possíveis testes ao BMS e às células individualmente. Tudo fica em local de fácil acesso, e sem fugir muito do local original.
P1190015.JPG (547.54 KiB) Visto 6342 vezes
Preparativos para levar com 6 células em cima, totalizando as 40S.
Suas ligações! Repare-se que aqui estão as 3 primeiras células do pack, e as 3 ultimas também. Isto deve-se ao facto de se manter o fusível o mais arrumado possível e que ele esteja exactamente a meios do pack, com 20S para cada lado.
P1200020.JPG (539.32 KiB) Visto 6341 vezes
Pré-carga aos contactos do porta fusível, com resistencia de 1000 Oh, para evitar diferenças de potencial (para não dar faiscas aos encostar o fusível, e para evitar possível choque).
BMS colocado no respectivo local e pronto para verificação de seu estado. O fusivel também já aparece colocado. Se fosse um BMS diferente onde não fosse constituido por 4 módulos de 10S, já não poderia deixar o fusivel a separar as células pela metade, pois isso iria provocar uma diferença de tensão entre a leitura de uma das células de aproximadamente 70V, onde normalmente só poderia chegar os 4V.
P1200023.JPG (542.6 KiB) Visto 6342 vezes
Depois de verificado o BMS, confirma-se que tem um sangramento constante enquanto repouso de 0,27A. Isto faria descarregar esta célula na totalidade em menos de 10 dias. Os outros módulos estão impecáveis.
P1200030.JPG (556 KiB) Visto 6342 vezes
Anexos
As carnagens já vieram da pintura, salvo 3 peças, que estavam a menos de 100%. Não se assustem, não é tudo da Vectrix. :)
Pode não dar para perceber, pelas imagens, mas os cromados foram retirados, assim como os autocolantes, pois só há uma forma de fazer o trabalho, que é, bem!
Não aprecio os cromados da Vectrix... aliás, de uma maneira geral não gosto de ver cromados nos veículos pós 70'...
Tenho ideia de que ter visto fotos de Li+ brancas, quando foram lançadas, com a cobertura das luzes traseiras também branca. Apenas mantinha-se o cromado do símbolo lateral e da cobertura do motor.
aqui entre nós que já vi algumas Vx das novas neste caso as pretas em que vem tudo preto inclusive a palavra "vectrix" na lateral.... Diria que perde as linhas a mota se for tudo da mesma cor cá para mim venham os cromados como estão mas isto são gostos né
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
Ainda não tinha comentado este tópico, mas é um dos quais tenho acompanhado dá imenso gosto de ver a qualidade, o brio e dedicação que o Jorge emprega nos seus trabalhos, parabéns aos dois
________________________ 650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C 16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter
Mumia Escreveu:aqui entre nós que já vi algumas Vx das novas neste caso as pretas em que vem tudo preto inclusive a palavra "vectrix" na lateral.... Diria que perde as linhas a mota se for tudo da mesma cor cá para mim venham os cromados como estão mas isto são gostos né
Obrigado a todos os simpatizantes destes simples trabalhos, que todos juntos dá uma grande trabalheira, sem vocês as dificuldades seriam bem mais difíceis de superar.
Ficaram agora as soldaduras necessárias para que os parafusos possam enroscar e desenroscar, já que tiveram de sair à força quando foi para despir dos plásticos para a pintura.
Na parte de trás, suporte do topcase, levando uma rosca de 8mm para o parafuso depois agarrar o suporte. A original teve se sair ao pedaços, por ter moito a bucha metalica que fica rebitada ao quadro da mota.
2015-01-26 22.51.29.jpg (535.52 KiB) Visto 5986 vezes
Depois de soldada e pintada.
2015-01-26 23.26.32.jpg (531.16 KiB) Visto 5986 vezes
Nesta ainda se aproveitou a bucha metálica com a rosca original, levando apenas um pingo de solda para a fixar.
2015-01-26 23.27.16.jpg (535.02 KiB) Visto 5986 vezes
No domingo passado fui fazer um teste de estrada com esta grande mota.
1 Percorri aproximadamente 90Km seguidos em hora e meia, sendo 40Km realizados em auto estrada.
2 A velocidades próximas aos 85Km/h o consumo era proximo a 45A, e a 70Km/h andava pelos 30A.
3 Durante toda a viagem dos 90Km, a tensão mais baixa que verifiquei foi de 130V com os 30A (3,25V por célula).
4 Depois fiz um carregamento de 1069Wh e percorri mais 60Km (40km em auto-estrada).
5 Voltei a carregar, mas desta vez foram 1245Wh, e fiz-me à estrada para chegar a casa mesmo à rasquinha, com mais 48Km realizados. Tensão da célula mais baixa com 2,83V e a mais alta com 3,18V.
6 Foram Velocidades baixas, principalmente nestes últimos 30Km, que por conhecimento desta química de células, e pela tensão mínima, me fez abrandar ainda mais a marcha. Últimos 10Km a 35Km/h com consumos de 7A (em terras planas de Aveiro).
7 Depois de mota carregada em casa, com um consumo da tomada de 9,3KWh, não chegou mesmo a carregar na totalidade devido ao problema que tem no modulo 01 do BMS (mais precisamente na 18ª célula), concluo que foram gastos 11,5KWh para percorrer quase 200Km.
Estas viagens ao Porto para mim já são rotineiras, fazendo-as quase todas as semanas, e em motas diferentes.
8 Fiquei sem saber se estes consumos são normais para as Vectrix ou se terei algo a melhorar para poder rentabilizar melhor os seus 60Ah ou quase 8KWh de suas baterias?
9 As temperaturas ambientes andavam por volta dos 14ºC e as baterias saíram de casa com 18ºC e chegaram passados os 198Km com 16ºC.
10 Penso ter gasto uns 6,0KWh nos primeiros 90Km com velocidade média de 60Km/h, e uns 5,5KWh nos restantes 108Km com velocidade média de 45Km/h. (note-se que era Domingo de Carnaval, e tive que contornar Estarreja e Ovar, devido a cortejos, fazendo diminuir muito a média de velocidades, com muito para-arranca pelo meio)
Agradeço a partilha de utilizadores, em especial destes veículos, para que possam partilhar alguma irregularidade, relativamente aos consumos e deslocações que fiz. Obrigado!
(coloco numeração nos parágrafos para facilitar nos futuros comentários sobre eles, bastando referir o respectivo)