Inicio de aventura... com um e-Golf
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 50
- Registado: quarta fev 25, 2015 7:28 pm
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Culpa minha... Enfim.
Para a semana a primeira viagem maior... Até Evora... Vamos ver como corre. Depois desta... Prepararei uma até Alter do chão... Esse sim será o verdadeiro teste...
Para a semana a primeira viagem maior... Até Evora... Vamos ver como corre. Depois desta... Prepararei uma até Alter do chão... Esse sim será o verdadeiro teste...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Consegues monotorizar a temperatura da bateria?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 50
- Registado: quarta fev 25, 2015 7:28 pm
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Que eu saiba não... Alguma sugestão?
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Quem está preocupado com a temperatura tem de comprar um CI e não um VE.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Silver
- Mensagens: 508
- Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
View NovaEnergia in a larger map
São bem conhecidos os efeitos da temperatura sobre as baterias, em especial o Leafgalt Escreveu:Quem está preocupado com a temperatura tem de comprar um CI e não um VE.
Tb já sobre um tipo num Volt que furou o radiador e teve que levar uma bateria nova por causa disso
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Pois... é extremamente prejudicial expor as baterias a temperaturas altas..
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
- Mensagens: 634
- Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
- Localização: Ovar
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
ou então compra um VE com as baterias refrigeradas....galt Escreveu:Quem está preocupado com a temperatura tem de comprar um CI e não um VE.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Exatamente...Edu_Rod Escreveu:ou então compra um VE com as baterias refrigeradas....galt Escreveu:Quem está preocupado com a temperatura tem de comprar um CI e não um VE.
Comprar um carro para ter de o tratar como uma princesa, não!
Já tenho de cuidar das que tenho...
Vocês não acham que é pedir muito às condutoras para estacionarem à sombra? e se mais tarde ficar ao sol dizer-lhes que devem lá ir mudar o carro para a sombra.
CUIDADO!
Bem estou a ser brincalhão... mas existe alguma verdade nisto.
Desejo a todos muitos quilómetros a eletrões, mas não se esqueçam do protetor solar do carro!
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Tens razão, eu apenas quero saber se ou a lengualenga da VW é verdade sobre a dissipação do calor através do chassis...ou é mais um mito!galt Escreveu:Quem está preocupado com a temperatura tem de comprar um CI e não um VE.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Silver
- Mensagens: 508
- Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Olhando para as fotos da bateria, é mito, irá muito pouco calor para o monocoque.
Contudo, deverá haver uma boa ligação térmica com o "battery tray" desta imagem:
Duas notas:
- As baterias NMC, do Golf e pelo que tenho lido, produzem menos calor do que as LMO (Leaf) e muito menos que as NCA (Tesla), aquando da carga ou descarga.
- Uma viagem em autoestrada, no Verão com o alcatrão a 50+ ºC, e parar para uma carga rápida deverá ajudar bastante a degradar a bateria.
Contudo, deverá haver uma boa ligação térmica com o "battery tray" desta imagem:
Duas notas:
- As baterias NMC, do Golf e pelo que tenho lido, produzem menos calor do que as LMO (Leaf) e muito menos que as NCA (Tesla), aquando da carga ou descarga.
- Uma viagem em autoestrada, no Verão com o alcatrão a 50+ ºC, e parar para uma carga rápida deverá ajudar bastante a degradar a bateria.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Até a 30+ ºC degrada. Imagino a 40 ou 50ºC.
Lá está o Imev refrigera as baterias numa carga rápida. Gr vantagem.
Lá está o Imev refrigera as baterias numa carga rápida. Gr vantagem.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Silver
- Mensagens: 508
- Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Qualquer bateria de lítio (entre outras), mesmo estando numa prateleira a 20ºC, vai degradar-se. Isto pq o lítio é um metal muito reactivo.
http://www.triplepundit.com/2014/10/pho ... ries-made/
Por cada 10 ºC, a taxa de degradação aumenta consideravelmente: http://www.mpoweruk.com/life.htm
Em algumas químicas como a do Leaf, isso nota-se rapidamente, visto que, mesmo à temperatura ambiente, as baterias se degradam com facilidade.
As próximas NMC serão MUITO melhores, e bem estimadas poderão demorar 15 anos a perder as "4 barras", em vez dos 5 anos de garantia.
http://www.triplepundit.com/2014/10/pho ... ries-made/
Por cada 10 ºC, a taxa de degradação aumenta consideravelmente: http://www.mpoweruk.com/life.htm
Em algumas químicas como a do Leaf, isso nota-se rapidamente, visto que, mesmo à temperatura ambiente, as baterias se degradam com facilidade.
As próximas NMC serão MUITO melhores, e bem estimadas poderão demorar 15 anos a perder as "4 barras", em vez dos 5 anos de garantia.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 35
- Registado: domingo mai 24, 2015 2:07 am
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Fico contente por a maioria reconhecer esta problemática da temperatura ... das cargas rápidas e das químicas na influencia da degradação e da problemática ou amadorismo da nissan e agora a VW de não usar controlo activo do pack...
A temperatura ideal de funcionamento de um pack ... mesmo com as varias químicas que por aí andam é de +- 24º ... pelo que qualquer carregamento rápido deverá ser refrigerado.. pelo menos em Portugal...pois temos um clima temperado....
A próximas baterias do leaf serão muito melhores por três factores... serão LG... terão controlo activo de temperatura e por terem maior capacidade serão sujeitas a menos ciclos completos e assim a degradação será menor... no entanto tenho duvidas que com a tecnologia actual aguentem 15 anos.. no entanto tivemos revelações extraordinarias com as baterias dos prius e dos primeiros RAV4 EV ... mesmo com tecnologia mais antiga....
vamos esperar... mas 15 anos é muito tempo...
A temperatura ideal de funcionamento de um pack ... mesmo com as varias químicas que por aí andam é de +- 24º ... pelo que qualquer carregamento rápido deverá ser refrigerado.. pelo menos em Portugal...pois temos um clima temperado....
A próximas baterias do leaf serão muito melhores por três factores... serão LG... terão controlo activo de temperatura e por terem maior capacidade serão sujeitas a menos ciclos completos e assim a degradação será menor... no entanto tenho duvidas que com a tecnologia actual aguentem 15 anos.. no entanto tivemos revelações extraordinarias com as baterias dos prius e dos primeiros RAV4 EV ... mesmo com tecnologia mais antiga....
vamos esperar... mas 15 anos é muito tempo...
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Não concordo contigo!
Esperar para quê!?
Eu uso todos os dias VE, não posso esperar pelos custos do dia de amanhã!
Esperar para quê!?
Eu uso todos os dias VE, não posso esperar pelos custos do dia de amanhã!
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Moderador
- Mensagens: 5514
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Bem entao e o e-golf como se tem portado?? e mais fotos do dito e claro... será que temos a sorte de o ver no Encontro Nacional?
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 35
- Registado: domingo mai 24, 2015 2:07 am
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
eu nao estou a dizer para esperar 15 anos para comprar um VE eu estou a dizer que temos de esperar 15 anos para sabermos se as baterias actuais vão durar esses 15 anos, aliás, só por questoes cientificas ... elas nem precisam de durar tantogalt Escreveu:Não concordo contigo!
Esperar para quê!?
Eu uso todos os dias VE, não posso esperar pelos custos do dia de amanhã!
-
- Moderador
- Mensagens: 5514
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
voltemos ao DB do e-golf pessoal.... que é onde estamos!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 50
- Registado: quarta fev 25, 2015 7:28 pm
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Boa noite...
Desculpem a demora nos "updates".
Hoje venho comemorar convosco o 1º mês de utilização... Que coincidiu com a primeira viagem "maiorzinha" sem parar.
Ontem fui a Évora e voltei hoje. A viagem de ontem ficou marcada por uma tentativa falhada de carregar no Forum Montijo... ou melhor... não carreguei no posto, mas carreguei no cais de descargas... O posto não lia o cartão, embora aparentemente funcionasse... ainda assim não carreguei até aos 100% porque não podia esperar, mas chegou para ir até Évora...
A viagem de hoje foi directa da nossa casa de Évora até Loures e depois deslocação para Lisboa... aqui está o resumo: Cruise control nos 95 Km's/hora e ventilação alternada com AC. A velocidade so se alterava com os sinais luminosos ou transito, que foi pouco.
Que me dizem?
Não tenho grande experiência ainda... cheguei a casa com 1/4 da bateria e depois a Lisboa já a entrar no vermelho...
Desculpem a demora nos "updates".
Hoje venho comemorar convosco o 1º mês de utilização... Que coincidiu com a primeira viagem "maiorzinha" sem parar.
Ontem fui a Évora e voltei hoje. A viagem de ontem ficou marcada por uma tentativa falhada de carregar no Forum Montijo... ou melhor... não carreguei no posto, mas carreguei no cais de descargas... O posto não lia o cartão, embora aparentemente funcionasse... ainda assim não carreguei até aos 100% porque não podia esperar, mas chegou para ir até Évora...
A viagem de hoje foi directa da nossa casa de Évora até Loures e depois deslocação para Lisboa... aqui está o resumo: Cruise control nos 95 Km's/hora e ventilação alternada com AC. A velocidade so se alterava com os sinais luminosos ou transito, que foi pouco.
Que me dizem?
Não tenho grande experiência ainda... cheguei a casa com 1/4 da bateria e depois a Lisboa já a entrar no vermelho...
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Muito bom. O meu Leaf Mk1 já não faz essas distâncias sem um cheirinho de carga, muito menos a 95 kms/h.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Moderador
- Mensagens: 2435
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Excelente!
Com um Leaf mk2 já fiz 150 até ficar com 6%, por isso acho que daria para o teu fazer uns 180km em virtude do pack e consumo que tem.
Com um Leaf mk2 já fiz 150 até ficar com 6%, por isso acho que daria para o teu fazer uns 180km em virtude do pack e consumo que tem.
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km