Eléctrica feita em casa


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

Em todas as bicicletas "standard", o triângulo que faz a forqueta da roda de trás é soldado na tarte de cima e na parte de baixo do tubo do selim. Reparem como está feito nesta bicicleta. Só a parte de cima do triângulo é que solda no tubo do selim. A parte de baixo solda na caixa que serve de alojamento do controlador e só depois é que solda no tubo do selim. Isto significa que a caixa do controlador serve de estrutura. Embora a parede da caixa até tenha uma espessura considerável, parece-me que não é a melhor maneira de fazer um quadro. A parte de baixo está soldada em 2 pontos, para além de um desperdício de material. Bem, dura até acabar.
Anexos
CIMG9439.JPG
CIMG9439.JPG (78.85 KiB) Visto 6678 vezes

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por MRider »

Que confusão :-S
Live long and prosper!


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1457
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por civic »

Parece é que essa ligação da parte inferior em vez de ser um tubo soldado é uma chapa que serve de suporte à caixa, até diria mais, parecem ser duas chapas de alguma espessura, não acho que seja tão fraco assim.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

civic Escreveu:Parece é que essa ligação da parte inferior em vez de ser um tubo soldado é uma chapa que serve de suporte à caixa, até diria mais, parecem ser duas chapas de alguma espessura, não acho que seja tão fraco assim.
É a própria caixa do controlador que faz a ligação entre os 2 tubos. As paredes da caixa têm uma espessura considerável. Mas há bicicletas do género em que os tubos debaixo fazem a ponte completa e a caixa do controlador fica por baixo.


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

Esta veio directamente da loja para ser "envenenada"
Imagem


Ficou assim:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

Ora cá está mais uma:

Imagem

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Se tivesse que "votar" seria nesta. Talvez porque tb sou pequeno! Daí que me pareça a "mais harmoniosa". Gostos! ;)
Uma dúvida. O motor na roda da frente, favorece ou prejudica a durabilidade do quadro?

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por ricardocruzs2 »

BondadeSua Escreveu::mrgreen:

Uma dúvida. O motor na roda da frente, favorece ou prejudica a durabilidade do quadro?

BondadeSua
Pelo menos diminui a possibilidade de furos na roda traseira, devido à diminuição do peso na roda traseira!!

À dias fui dar um passei de btt e quem me acompanhou levou uma KTM eléctrica, em 2 horas teve somente 3 furos no pneu traseiro!! :?
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por RJSC »

BondadeSua Escreveu: Uma dúvida. O motor na roda da frente, favorece ou prejudica a durabilidade do quadro?
Eu já li que muitas pessoas que meteram motores acima de 500W na frente acabaram por partir a forquilha.
A forquilha não foi feita para aguentar esforço de tração.

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
TB já ouvi essa explicação. Mas é consistente na realidade, ou só se houver uma condução mais agressiva/ousada? Eu gosto mais dessa disposição. Não sei porquê. :?

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

Tanto na roda de trás como na da frente há vantagens e desvantagens. Eu adoptei a montagem na frente como standard.

Desvantagens:
-Subviragem quando o motor está a trabalhar ao mesmo tempo que pedalamos. Mais evidente quando se faz uma volta apertada.
-Dificuldade de tracção em troços muito inclinados, embora isso também possa ser uma vantagem;
Estas desvantagens não perfeitamente domináveis e refiro-me apenas aos 250W legais.

De resto só vejo vantagens:
-Menor stress na roda de trás. Bicicletas com motor e bateria atrás criam grandes esforços mecânicos no eixo de trás. Surgem muitas vezes bicicletas com raios partidos e rodas com empeno. Também causado por uso abusivo (excesso de peso).
-Melhor distribuição de peso. Ao pegar na bicicleta para subir um degrau (entrada nos transportes públicos, escadas...) a bicicleta fica perfeitamente equilibrada;
-Compatibilidade com práticamente todas as bicicletas existentes no mercado devido à dimensão standard do dropout da forqueta;
-Maior compatibilidade com os sistemas de mudanças. A montagem na roda da frente permite manter as mudanças originais da bike. Actualmente há pinhões de 6,7,8,9 e creio até com 11 pinhões...
-Ao passar numa poça de areia o motor ao puxar na frente puxa-nos para fora do buraco; A empurrar atrás afunda-nos mais para dentro dele :arrow:

Há ainda uma outra particularidade pelo que tenho experimentado:
Todas as bicicletas têm um sistema de roda-livre no pinhão das mudanças. Enquanto para a frente, os próprios motores também têm um mecanismo de roda-livre, o mesmo já não acontece nos motores de trás . Por essa razão, uma bicicleta com o motor atrás torna-se mais difícil de pedalar sem o auxílio do motor. Não sei se é assim em todos mas tem sido nos que já experimentei. Além da resistência por o motor estar sempre "engatado", quando pedalamos temos ainda que fazer força nos pedais para rodar a massa do motor...

Quanto aos problemas apontados relativamente às forquetas, são situações reais e pode acontecer partir a forqueta com motores muito potentes. Quem já experimentou diz que não tem piada nenhuma. Os americanos são vedetas nisso. A partir de 500W aconselho a montagem do motor atrás.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por MRider »

Fixe fixe era um de 500w a frente e outro de 500w atrás :-D
Live long and prosper!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por RJSC »

giles Escreveu: Todas as bicicletas têm um sistema de roda-livre no pinhão das mudanças. Enquanto para a frente, os próprios motores também têm um mecanismo de roda-livre, o mesmo já não acontece nos motores de trás . Por essa razão, uma bicicleta com o motor atrás torna-se mais difícil de pedalar sem o auxílio do motor. Não sei se é assim em todos mas tem sido nos que já experimentei. Além da resistência por o motor estar sempre "engatado", quando pedalamos temos ainda que fazer força nos pedais para rodar a massa do motor...
Nisso também já eu reparei, só que isso impede que se use travagem regenerativa.
E com motores potentes dá jeito travar com o motor ou então as pastilhas desaparecem em pouco tempo...


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

RJSC Escreveu:
giles Escreveu: Todas as bicicletas têm um sistema de roda-livre no pinhão das mudanças. Enquanto para a frente, os próprios motores também têm um mecanismo de roda-livre, o mesmo já não acontece nos motores de trás . Por essa razão, uma bicicleta com o motor atrás torna-se mais difícil de pedalar sem o auxílio do motor. Não sei se é assim em todos mas tem sido nos que já experimentei. Além da resistência por o motor estar sempre "engatado", quando pedalamos temos ainda que fazer força nos pedais para rodar a massa do motor...
Nisso também já eu reparei, só que isso impede que se use travagem regenerativa.
E com motores potentes dá jeito travar com o motor ou então as pastilhas desaparecem em pouco tempo...
É verdade. Mas deve custar mais pedalar do que travar.

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Parece que posso "reforçar" a minha percepção. Dentro dos parâmetros duma bicicleta 250 W e condução de "turismo" de lazer, motor à frente fica mais simples. Mesmo quando deixar de poder usar a "minha Mula", ainda tenho a opção da "bicicreta". Em ambiente urbano é óptima opção!

BondadeSua


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Parece que posso "reforçar" a minha percepção. Dentro dos parâmetros duma bicicleta 250 W e condução de "turismo" de lazer, motor à frente fica mais simples. Mesmo quando deixar de poder usar a "minha Mula", ainda tenho a opção da "bicicreta". Em ambiente urbano é óptima opção!

BondadeSua
Yes! "turismo" e "lazer" mas não só. Eu considero ser um bom complemento e uma boa alternativa ao carro em trajectos de 20Km para cada lado, mesmo nas delsocações para o trabalho.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por Fidel »

giles Escreveu:
BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Parece que posso "reforçar" a minha percepção. Dentro dos parâmetros duma bicicleta 250 W e condução de "turismo" de lazer, motor à frente fica mais simples. Mesmo quando deixar de poder usar a "minha Mula", ainda tenho a opção da "bicicreta". Em ambiente urbano é óptima opção!

BondadeSua
Yes! "turismo" e "lazer" mas não só. Eu considero ser um bom complemento e uma boa alternativa ao carro em trajectos de 20Km para cada lado, mesmo nas delsocações para o trabalho.
Com os 20Km, tas por exemplo a referir-te a uma ida a Aveiro nao é?? :P


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

Fidel Escreveu:
giles Escreveu:
BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Parece que posso "reforçar" a minha percepção. Dentro dos parâmetros duma bicicleta 250 W e condução de "turismo" de lazer, motor à frente fica mais simples. Mesmo quando deixar de poder usar a "minha Mula", ainda tenho a opção da "bicicreta". Em ambiente urbano é óptima opção!

BondadeSua
Yes! "turismo" e "lazer" mas não só. Eu considero ser um bom complemento e uma boa alternativa ao carro em trajectos de 20Km para cada lado, mesmo nas delsocações para o trabalho.
Com os 20Km, tas por exemplo a referir-te a uma ida a Aveiro nao é?? :P
Sim, por exemplo. Ou mesmo regularmente. Ultimamente não tenho feito por causa, ou da chuva ou do briol.


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

Alô malta, tudo bem ??

Aqui está mais uma simpática produzida pelo "je"=ecoSpot.
Bateria de iões de lítio 36V/10.4Ah células SAMSUNG e smart BMS
5 níveis PAS, indicador de estado de bateria, função ON/OFF e controle de luzes (opcional);
Motor 36V/250W sem escovas, com conector estanque
Controlador com Imax=14A, 6 MOSFET
Sensored de travões;
Duplo sensor PAS, maio sensibilidade e rapidez de detecção, com certificado pela EN15194.

Quadro em alumínio;
18 velocidades shimano (jogo pedaleiro triplo);
Aros de duplo perfil em alumínio;
Roda 28''
Ajuste de selim e guiador em altura.

Com guarda-corrente, guarda-lamas, luzes (be bateria), suporte de bagagens, descanso e suspensão na roda da frente.

Espero que gostem.


Imagem

Imagem

Imagem


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

Mais algumas e-bikes.
Estou a contribuir para que cada vez ande mais gente de e-bike. Ecologia, economia e saúde.

Imagem

Uma dobrável:
Imagem

Berg crosstown 7.1
Imagem

Btwin elops 5
Imagem

O display da versão CK-IV
Imagem

Imagem

Imagem

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”