Aquecimento do combustível
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Re: Aquecimento do combustível
pelas experiências que fiz até agora sobre resistências que começaram na altura em que andei a tratar do aquecimento dos tubos dos injetores, e pelas orientações que tive de uma pessoa que trabalha em manutenção industrial eletrica que me emprestou um multimetro, (nessa altura eu não tinha), embora que com alguma timidez posso afirmar que no mesmo comprimento de fio, o aumento da sua expessura conta para que a resistência com ele construida forneça mais calor.
a essa conclusão também se pode chegar através dos calculos efetuados tendo como ponto de partida a medição da resistencia ohmica.
é verdade que nem sempre certos cálculos se traduzem na prática, mas experiências feitas com as resistências que aqui tenho ligadas à corrente auto com um pequeno pedaço de papel pousado sobre elas levam-me a essa conclusão...
a essa conclusão também se pode chegar através dos calculos efetuados tendo como ponto de partida a medição da resistencia ohmica.
é verdade que nem sempre certos cálculos se traduzem na prática, mas experiências feitas com as resistências que aqui tenho ligadas à corrente auto com um pequeno pedaço de papel pousado sobre elas levam-me a essa conclusão...
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Re: Aquecimento do combustível
[***************] Escreveu:vivam ...
flamingo..por mim tudo bem..é o teu tempo..o teu material..o teu dinheiro e o teu automovel..mas insisto em que não é pelo aumento do diametro do arame que vais conseguir melhores resultados..muito antes pelo contrario..
abraços
[***************]
ele pode atingir a temperatura.... mas o que necessário saber, como é que está medir a temperatura...
medir no tubo (exterior) é diferente que medir no líquido...
abraços
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Re: Aquecimento do combustível
a leitura da temperatura feita exteriormente serviu apenas para uma orientação!... eu tenho leitura no interior mergulhada no ov, que é a conhecida valvula fae 37730...klinzter Escreveu: ele pode atingir a temperatura.... mas o que necessário saber, como é que está medir a temperatura...
medir no tubo (exterior) é diferente que medir no líquido...
abraços
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Re: Aquecimento do combustível
já à uns dias que ando para medir temperaturas e gastos de corrente das resistências que fiz e que se encontram colocadaos mais atrás neste tópico. foi hoje o dia.
as fotos e as legendas que se seguem falam por si.
as resistências. da letra a para a letra c por ordem crescente em termos de potência e de consumo.
a mais pequena (a), fio único de 1,4 mm num comprimento total de fio de 2,7 metros (se não estou em erro). 126 espiras. diâmetro interior, 6 mm. aproximadamente 5 amp.
a entermédia (b). espiras não contei, tem 4 fios de 0,8 ou 0,85 (já não recordo) torcidos tipo corda. depois de torcidos e medidos exteriormente a paquímetro, medem 2 mm. diâmetro interior 6 mm. tem um gasto ligeiramente acima dos 6 amp como se pode ver.
a maior (c), fio único de 2 mm num comprimento total de fio de 2,8 metros. espiras não contei. diâmetro interior 5 mm. tem um gasto de 9 amp.
a medição da corrente em todas elas foi efetuada atravéz do multimetro. nesta ultima, mais potente, mantive o multimetro ligado apenas pra tirar a foto com receio de exagerar no tempo e queimar o multimetro, dado o limite deste ser de 10 ampéres e ser recomendado não exceder 15 segundos nessa ampéragem.
temperaturas:
resisência a, máximo atinjido 311º.
resistência b, máximo andou na casa dos 270º. esta resistência tinha a particularidade de oscilar um pouco a temperatura, penso que devido ao facto do local onde encostava a sonda ser uma superficie demasiado irregular. estou convencido que ela atinjiria à vontade mais cerca de 20 graus porque era a que tinha as espiras mais afastadas.
resistência c, maximo conseguido 337º
um dos nossos utilizadores do forum, o user heitorf, teve a simples mas brilhante ideia de; em lugar de ligar um determinado comprimento de resistência pelas extremidades (negativo e positivo respetivamente), dividila em duas, colocando o positivo a entrar no meio e a cada uma das extremidades que sobram ligar o negativo.
segundo minha opinião, a ideia tem tanto de simples como de funcional, e quase que poderei dizer que vem certamente resolver o problema encontrado no charuto.
na sequência dessa ideia foi feita a seguinte experiência:
dividi a resistência mais pequena ao meio e efetuei medida de corrente e temperatura. eis os resultados:
aqui se pode ver a divisão.
a corrente que gasta.
nesta não arrisquei medir a corrente com o multimetro, uma vez que tenho pinça amperimétrica utilizeia. nas medições anteriores verifiquei haver uma divergência de leitura face ao multimetro de 0,3 a 0,4 amp para cima, como tal esta medição estará certamente relacionada com as restantes, julgo que não deve fugir muito à regra.
este valor foi atinjido com alguma rapidez, 490º.
com a luz apagada dá para ver melhor a que temperaturas vai.
dois ou três minutos ligada a leitura foi quase de 540º. o resultado da temperatura está à vista.
irá ser estudada nova forma de ligar o charuto e redimensionar as resistências, porque irá passar a ter duas mais curtas em lugar de uma mais longa.
um abraço...
as fotos e as legendas que se seguem falam por si.
as resistências. da letra a para a letra c por ordem crescente em termos de potência e de consumo.
a mais pequena (a), fio único de 1,4 mm num comprimento total de fio de 2,7 metros (se não estou em erro). 126 espiras. diâmetro interior, 6 mm. aproximadamente 5 amp.
a entermédia (b). espiras não contei, tem 4 fios de 0,8 ou 0,85 (já não recordo) torcidos tipo corda. depois de torcidos e medidos exteriormente a paquímetro, medem 2 mm. diâmetro interior 6 mm. tem um gasto ligeiramente acima dos 6 amp como se pode ver.
a maior (c), fio único de 2 mm num comprimento total de fio de 2,8 metros. espiras não contei. diâmetro interior 5 mm. tem um gasto de 9 amp.
a medição da corrente em todas elas foi efetuada atravéz do multimetro. nesta ultima, mais potente, mantive o multimetro ligado apenas pra tirar a foto com receio de exagerar no tempo e queimar o multimetro, dado o limite deste ser de 10 ampéres e ser recomendado não exceder 15 segundos nessa ampéragem.
temperaturas:
resisência a, máximo atinjido 311º.
resistência b, máximo andou na casa dos 270º. esta resistência tinha a particularidade de oscilar um pouco a temperatura, penso que devido ao facto do local onde encostava a sonda ser uma superficie demasiado irregular. estou convencido que ela atinjiria à vontade mais cerca de 20 graus porque era a que tinha as espiras mais afastadas.
resistência c, maximo conseguido 337º
um dos nossos utilizadores do forum, o user heitorf, teve a simples mas brilhante ideia de; em lugar de ligar um determinado comprimento de resistência pelas extremidades (negativo e positivo respetivamente), dividila em duas, colocando o positivo a entrar no meio e a cada uma das extremidades que sobram ligar o negativo.
segundo minha opinião, a ideia tem tanto de simples como de funcional, e quase que poderei dizer que vem certamente resolver o problema encontrado no charuto.
na sequência dessa ideia foi feita a seguinte experiência:
dividi a resistência mais pequena ao meio e efetuei medida de corrente e temperatura. eis os resultados:
aqui se pode ver a divisão.
a corrente que gasta.
nesta não arrisquei medir a corrente com o multimetro, uma vez que tenho pinça amperimétrica utilizeia. nas medições anteriores verifiquei haver uma divergência de leitura face ao multimetro de 0,3 a 0,4 amp para cima, como tal esta medição estará certamente relacionada com as restantes, julgo que não deve fugir muito à regra.
este valor foi atinjido com alguma rapidez, 490º.
com a luz apagada dá para ver melhor a que temperaturas vai.
dois ou três minutos ligada a leitura foi quase de 540º. o resultado da temperatura está à vista.
irá ser estudada nova forma de ligar o charuto e redimensionar as resistências, porque irá passar a ter duas mais curtas em lugar de uma mais longa.
um abraço...
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Re: Aquecimento do combustível
sobre o charuto há novos dados, embora que positivos em relação à primeira construção, são pouco entusiasticos.
como o meu télémovel... que é também a minha "máquina fotográfica"... pifou em termos de luzes, torna-se complicado, às vezes até impossível, tirar fotografias. no entanto ainda vou tentar tirar pelo menos uma foto da montagem durante o dia, talvez a luz diurna ajude.
construí novo charuto mas desta vez com duas resistências separadas uma da outra tal como indiquei que iria fazer mais atráz neste tópico. o consumo em termos energéticos subiu dos anteriores 8,5 ampéres (lidos com pinça amperimétrica), para os 23,9 ampéres.
sobre o funcionamento, numa primeira experiência efetuada pelas 11:30 hrs da manhã e em velocidade moderada levou cerca de 7 minutos para que os 75º de temperatura fossem atinjidos (valor lido pela valvula fae 37730). após isso manteve-se desligado cerca de 30 segundos. voltou a ligar, e já com mais andamento, no minuto e meio seguinte não desligou. efetuei eu essa operação manualmente no interior uma vez que ia só a diesel e não estava com muito timing para continuar a experiência.
pelas 6 horas da tarde e com mais tempo disponivel voltei a efetuar a mesma experiência. circulava um pouco mais andante que de manhã, e a partir da hora em que dei ao botão para on levou 10 minutos a atinjir a temperatura de funcionamento (quanto a mim, demasiado tempo). desligou cerca de 25 segundos depois e voltou a ligar por mais minuto e meio, deixei repetir mais uma vez para confirmar os tempos e desliguei o sistema por andar a circular só a diesel...
a conclusão que tiro daqui é que o resultado não é muito compensatório. o consumo energético passou a um pouco mais de metade, mas em eficácia, quanto a mim diminuiu drásticamente.
as minhas experiências sobre o charuto cessam por aqui. no entanto não deixo de dizer para quem esteja interessado, que poderá sempre contar com o meu apoio e partir do ponto em que eu fiquei nesta matéria...
o tubo que utilizei é de 12 mm interior, talvez conseguindo que as resistências fiquem com 9 mm de diâmetro exterior, se consiga utilizar um tubo de 10 mm, havendo neste menos quantidade de liquido a aquecer e conseguindo assim elevar de forma mais fácil e rápida a temperatura. seria a minha próxima experiência se continuasse a tentar, mas tenho que me virar para outros afazeres que tenho deixado de parte.
por agora é tudo, alguma duvida ou pergunta disponham.
um abraço...
como o meu télémovel... que é também a minha "máquina fotográfica"... pifou em termos de luzes, torna-se complicado, às vezes até impossível, tirar fotografias. no entanto ainda vou tentar tirar pelo menos uma foto da montagem durante o dia, talvez a luz diurna ajude.
construí novo charuto mas desta vez com duas resistências separadas uma da outra tal como indiquei que iria fazer mais atráz neste tópico. o consumo em termos energéticos subiu dos anteriores 8,5 ampéres (lidos com pinça amperimétrica), para os 23,9 ampéres.
sobre o funcionamento, numa primeira experiência efetuada pelas 11:30 hrs da manhã e em velocidade moderada levou cerca de 7 minutos para que os 75º de temperatura fossem atinjidos (valor lido pela valvula fae 37730). após isso manteve-se desligado cerca de 30 segundos. voltou a ligar, e já com mais andamento, no minuto e meio seguinte não desligou. efetuei eu essa operação manualmente no interior uma vez que ia só a diesel e não estava com muito timing para continuar a experiência.
pelas 6 horas da tarde e com mais tempo disponivel voltei a efetuar a mesma experiência. circulava um pouco mais andante que de manhã, e a partir da hora em que dei ao botão para on levou 10 minutos a atinjir a temperatura de funcionamento (quanto a mim, demasiado tempo). desligou cerca de 25 segundos depois e voltou a ligar por mais minuto e meio, deixei repetir mais uma vez para confirmar os tempos e desliguei o sistema por andar a circular só a diesel...
a conclusão que tiro daqui é que o resultado não é muito compensatório. o consumo energético passou a um pouco mais de metade, mas em eficácia, quanto a mim diminuiu drásticamente.
as minhas experiências sobre o charuto cessam por aqui. no entanto não deixo de dizer para quem esteja interessado, que poderá sempre contar com o meu apoio e partir do ponto em que eu fiquei nesta matéria...
o tubo que utilizei é de 12 mm interior, talvez conseguindo que as resistências fiquem com 9 mm de diâmetro exterior, se consiga utilizar um tubo de 10 mm, havendo neste menos quantidade de liquido a aquecer e conseguindo assim elevar de forma mais fácil e rápida a temperatura. seria a minha próxima experiência se continuasse a tentar, mas tenho que me virar para outros afazeres que tenho deixado de parte.
por agora é tudo, alguma duvida ou pergunta disponham.
um abraço...
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Re: Aquecimento do combustível
tal como havia dito anteriormente, cá estão as fotografias possiveis...
a leitura da temperatura no fim do percurso.
entre estes dois tubos maiores está a ligação do positivo, que aqui na foto mal se vê.
o começo do percurso do combustivel e a ligação de um dos negativos. o outro negativo entra pelo "t" onde se situa a valvula de leitura da temperatura, no fim da linha.
as fotos não tem muita qualidade, mas de momento é o que se arranja.
tal como disse, se alguém quiser tentar explorar melhor esta possibilidade de aquécimento tem todo o meu apoio.
um abraço...
a leitura da temperatura no fim do percurso.
entre estes dois tubos maiores está a ligação do positivo, que aqui na foto mal se vê.
o começo do percurso do combustivel e a ligação de um dos negativos. o outro negativo entra pelo "t" onde se situa a valvula de leitura da temperatura, no fim da linha.
as fotos não tem muita qualidade, mas de momento é o que se arranja.
tal como disse, se alguém quiser tentar explorar melhor esta possibilidade de aquécimento tem todo o meu apoio.
um abraço...
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Re: Aquecimento do combustível
estou a pensar em começar a adaptar o meu carro a ov, construindo o máximo possivel em casa.
uma das coisas que penso em começar a fazer é um permutador\aquecedor. este tópico já me deu uma valente ideia dos desafios que tenho pela frente.
tive uma ideia que entretanto gostaria de saber a vossa opinião.
e que tal utilizar os gases de escape para ajudar ao aquecimento do combustível?
como o meu carro tem egr (recirculação de gases de escape), seria fácil fazer um desvio do circuito para o permutador.
cumps
uma das coisas que penso em começar a fazer é um permutador\aquecedor. este tópico já me deu uma valente ideia dos desafios que tenho pela frente.
tive uma ideia que entretanto gostaria de saber a vossa opinião.
e que tal utilizar os gases de escape para ajudar ao aquecimento do combustível?
como o meu carro tem egr (recirculação de gases de escape), seria fácil fazer um desvio do circuito para o permutador.
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Re: Aquecimento do combustível
ola ,acho que isso ja foi testado pelo [***************] . era qualquer coisa como un tubo por dentro do escape a saída do colector.mas não estou certo ....zegalote Escreveu:estou a pensar em começar a adaptar o meu carro a ov, construindo o máximo possivel em casa.
uma das coisas que penso em começar a fazer é um permutador\aquecedor. este tópico já me deu uma valente ideia dos desafios que tenho pela frente.
tive uma ideia que entretanto gostaria de saber a vossa opinião.
e que tal utilizar os gases de escape para ajudar ao aquecimento do combustível?
como o meu carro tem egr (recirculação de gases de escape), seria fácil fazer um desvio do circuito para o permutador.
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Re: Aquecimento do combustível
boas.eletrico Escreveu: ..............
ola ,acho que isso ja foi testado pelo [***************] . era qualquer coisa como un tubo por dentro do escape a saída do colector.mas não estou certo ....
eu tenho a mesma opinião, se bem me recordo era qualquer coisa por aí assim, ou dentro do escape, ou em volta do coletor do mesmo, parece-me...
já sobre a egr, se bem me recordo já ter lido por aqui, (tanto neste forum como em outros sitios na net), parece-me ser uma valvula que até acaba por ser de certa forma prejudicial para o motor. faz recircular os gases de escape novamente pela admissão, só que estes vão carregados de impurezas que acabam por danificar o interior do motor, e a juntar a isso, os gases ao irem quentes para dentro do motor levam consigo menos quantidade de oxigénio, fazendo com que a combustão se torne mais fraca.
mas isto sou eu a falar... já vi por aí relatos de quem tenha desligado essa valvula e o resultado foi positivo.
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Re: Aquecimento do combustível
eu desliguei o meu...flamingo Escreveu:boas.eletrico Escreveu: ..............
ola ,acho que isso ja foi testado pelo [***************] . era qualquer coisa como un tubo por dentro do escape a saída do colector.mas não estou certo ....
eu tenho a mesma opinião, se bem me recordo era qualquer coisa por aí assim, ou dentro do escape, ou em volta do coletor do mesmo, parece-me...
já sobre a egr, se bem me recordo já ter lido por aqui, (tanto neste forum como em outros sitios na net), parece-me ser uma valvula que até acaba por ser de certa forma prejudicial para o motor. faz recircular os gases de escape novamente pela admissão, só que estes vão carregados de impurezas que acabam por danificar o interior do motor, e a juntar a isso, os gases ao irem quentes para dentro do motor levam consigo menos quantidade de oxigénio, fazendo com que a combustão se torne mais fraca.
mas isto sou eu a falar... já vi por aí relatos de quem tenha desligado essa valvula e o resultado foi positivo.
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Re: Aquecimento do combustível
eu também desliguei a minha, pus uma junta cega.
tinha uma camada de carvão na admissão que só visto, incrível mesmo.
sei que assim polui mais um pouco mas a diferença não é muito significante, tanto que passa na inspecção sem problemas. e pelo menos o motor já respira ar limpo.e compenso isso noutras acções diárias.
lembrei-me disto porque estou a pensar em construir o meu aquecedor de combustível e estou a pensar nos caminhos possíveis.
cumps
tinha uma camada de carvão na admissão que só visto, incrível mesmo.
sei que assim polui mais um pouco mas a diferença não é muito significante, tanto que passa na inspecção sem problemas. e pelo menos o motor já respira ar limpo.e compenso isso noutras acções diárias.
lembrei-me disto porque estou a pensar em construir o meu aquecedor de combustível e estou a pensar nos caminhos possíveis.
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Re: Aquecimento do combustível
vivam ...
explico como fiz..novamente..(uma pesquisa pela secção tambem serviria) :
enchi um tubo (com 6mm de diametro interior e cerca de 1,50 metros de comprimento) com sal fino e fechei-o (através de dupla dobragem) nas pontas..este processo evita que o tubo deforme durante a moldagem..
retirei o primeiro tubo de escape apertei-o no torno e moldei o tubo (referido anteriormente) de forma a ficar o mais apertado possivel ao primeiro tubo de escape..depois de todo enrolado aproveitei e apliquei umas quantas soldaduras (com a mig) entre as espiras e o primeiro tubo de escape..deixei as pontas com cerca de 10 cm e formei-as por forma a ficarem algo afastadas do tubo de escape..voltei a abrir as pontas e recorrendo a água quente retirei todo o sal..ainda fiz circular alguma gasolina por via das duvidas..
esta parte do circuito fica entre o deposito e outro tubo que moldei (pelo mesmo processo) á cabeça do motor (parte posterior da mesma) tendo-o fixado recorrendo a umas abraçadeiras que fabriquei apertadas á cabeça e através de soldadura fria (metal-liquido da liqui-moly..
no final desta secção apliquei um "t" onde liguei o tubo de retorno..daqui segue para a entrada do filtro de combustivel (aquecido electricamente)..do filtro para a bi (tambem aquecida electricamente) e desta para os tubos de injectores (tambem aquecidos electricamente)..
de notar que os dispositivos de aquecimento electrico (com excepção dos aplicados aos tubos de injectores) apenas se manteem ligados até que os dinamicos proporcionem a temperatura preconizada estando assim controlados por termo-contactos..
as temperaturas que me garantiram os melhores resultados (ovd a 90%)..incluindo uma quase total ausencia de odor a fritos..foram :
cerca de 80º no filtro de combustivel
cerca de 75º na bi
cerca de 135º nos tubos de injectores
abraços
[***************]
explico como fiz..novamente..(uma pesquisa pela secção tambem serviria) :
enchi um tubo (com 6mm de diametro interior e cerca de 1,50 metros de comprimento) com sal fino e fechei-o (através de dupla dobragem) nas pontas..este processo evita que o tubo deforme durante a moldagem..
retirei o primeiro tubo de escape apertei-o no torno e moldei o tubo (referido anteriormente) de forma a ficar o mais apertado possivel ao primeiro tubo de escape..depois de todo enrolado aproveitei e apliquei umas quantas soldaduras (com a mig) entre as espiras e o primeiro tubo de escape..deixei as pontas com cerca de 10 cm e formei-as por forma a ficarem algo afastadas do tubo de escape..voltei a abrir as pontas e recorrendo a água quente retirei todo o sal..ainda fiz circular alguma gasolina por via das duvidas..
esta parte do circuito fica entre o deposito e outro tubo que moldei (pelo mesmo processo) á cabeça do motor (parte posterior da mesma) tendo-o fixado recorrendo a umas abraçadeiras que fabriquei apertadas á cabeça e através de soldadura fria (metal-liquido da liqui-moly..
no final desta secção apliquei um "t" onde liguei o tubo de retorno..daqui segue para a entrada do filtro de combustivel (aquecido electricamente)..do filtro para a bi (tambem aquecida electricamente) e desta para os tubos de injectores (tambem aquecidos electricamente)..
de notar que os dispositivos de aquecimento electrico (com excepção dos aplicados aos tubos de injectores) apenas se manteem ligados até que os dinamicos proporcionem a temperatura preconizada estando assim controlados por termo-contactos..
as temperaturas que me garantiram os melhores resultados (ovd a 90%)..incluindo uma quase total ausencia de odor a fritos..foram :
cerca de 80º no filtro de combustivel
cerca de 75º na bi
cerca de 135º nos tubos de injectores
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Re: Aquecimento do combustível
estou a gostar do esquema...
o tubo que enrolas no escape é em cobre ?
já agora gostava de ver umas fotos, se não for pedir muito
o tubo que enrolas no escape é em cobre ?
já agora gostava de ver umas fotos, se não for pedir muito
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
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Re: Aquecimento do combustível
vivam ...
cobre é de evitar a todo o custo já que o ov em contacto com o mesmo ganha umas propriedades esquisitas e maléficas para o sistema..recorro a tubo com a mesma liga que os tubos de injectores..existem de diversos diametros e são vendidos ao metro ou kilo..
não tenho fotos..e as que consigo nunca ficam bem em relação a detalhes (limitações das máquinas que possuo)..recorro sim a descrições o mais detalhadas possivel..e creio que não me saio nada mal com isso..
abraços
[***************]
já fiz esse esquema (procura o tópico "conclusão do projecto") fazem uns anos..tó miguel Escreveu:estou a gostar do esquema...
o tubo que enrolas no escape é em cobre ?
já agora gostava de ver umas fotos, se não for pedir muito
cobre é de evitar a todo o custo já que o ov em contacto com o mesmo ganha umas propriedades esquisitas e maléficas para o sistema..recorro a tubo com a mesma liga que os tubos de injectores..existem de diversos diametros e são vendidos ao metro ou kilo..
não tenho fotos..e as que consigo nunca ficam bem em relação a detalhes (limitações das máquinas que possuo)..recorro sim a descrições o mais detalhadas possivel..e creio que não me saio nada mal com isso..
abraços
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Re: Aquecimento do combustível
pois não encontrei nada na pesquisa, mas a dica do tubo a usar já ajuda.já fiz esse esquema (procura o tópico "conclusão do projecto") fazem uns anos..
no entanto acho um pouco perigoso e que possa com o tempo partir devido à vibração e pegar fogo (será que estou a exagerar)
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Re: Aquecimento do combustível
vivam ...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=358
nunca tive qualquer problema com vibrações..talvez por apertar bem ao tubo de escape e ainda reforçar com uns quantos pontos de soldadura..
quanto ao "dogma" das bi de outras marcas que não bosch ou equivalente..principalmente em relação ás lucas..é completamente falso que a utilização de ov (desde que atingidos os parametros que indiquei) contribua para um aceleramento da sua destruição..
num r5 td de um amigo meu coloquei o sistema como descrito no tal topico (excepto a bomba auxiliar que apenas considero necessaria para ambientes de frio extremo) há mais de 80.000 kms e até agora não apresentou problemas maiores que os normais (utilizando 100% gasoleo) dessas bi..pois são de facto menos fiaveis e menos "certinhas" que as bosch..
costuma ir á sierra nevada (muito frio) e a unica coisa que faz é aumentar a percentagem de gasolina para 10% e baixar a de ov para 50%..mais nada..
abraços
[***************]
encontrei em menos de um minuto (pela pesquisa em mensagens de utilizador)..tó miguel Escreveu:pois não encontrei nada na pesquisa, mas a dica do tubo a usar já ajuda.já fiz esse esquema (procura o tópico "conclusão do projecto") fazem uns anos..
no entanto acho um pouco perigoso e que possa com o tempo partir devido à vibração e pegar fogo (será que estou a exagerar)
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=358
nunca tive qualquer problema com vibrações..talvez por apertar bem ao tubo de escape e ainda reforçar com uns quantos pontos de soldadura..
quanto ao "dogma" das bi de outras marcas que não bosch ou equivalente..principalmente em relação ás lucas..é completamente falso que a utilização de ov (desde que atingidos os parametros que indiquei) contribua para um aceleramento da sua destruição..
num r5 td de um amigo meu coloquei o sistema como descrito no tal topico (excepto a bomba auxiliar que apenas considero necessaria para ambientes de frio extremo) há mais de 80.000 kms e até agora não apresentou problemas maiores que os normais (utilizando 100% gasoleo) dessas bi..pois são de facto menos fiaveis e menos "certinhas" que as bosch..
costuma ir á sierra nevada (muito frio) e a unica coisa que faz é aumentar a percentagem de gasolina para 10% e baixar a de ov para 50%..mais nada..
abraços
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Re: Aquecimento do combustível
o que eu queria dizer é que não estão lá fotos nenhumas, como podes confirmar.encontrei em menos de um minuto (pela pesquisa em mensagens de utilizador)..
aliás o manuelcar também faz o pedido
e esta é a tua respostaboa, mas tens que me dar alguns dias. tens fotos?
já agora gostava de saber porque é que indicaste este poste, era preferível dizer, que não tinhas…manuelcar...não tenho fotos não..mas também exceptuando as alterações nos tubos de injecção as demais são imperceptíveis..
mas obrigado na mesma.
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Re: Aquecimento do combustível
vivam ...
bom..indiquei o tópico por conter uma descrição detalhada e explicita do sistema..nunca referi conter quaisquer fotos..
tambem já tinha explicado aa razões pelas quais não coloco fotos..mas há sempre uma forma de as conseguir :
combinamos uma data..trazes o teu carro..eu preparo-o e tiras e publicas as fotos que entenderes..que tal ?
abraços
[***************]
bom..indiquei o tópico por conter uma descrição detalhada e explicita do sistema..nunca referi conter quaisquer fotos..
tambem já tinha explicado aa razões pelas quais não coloco fotos..mas há sempre uma forma de as conseguir :
combinamos uma data..trazes o teu carro..eu preparo-o e tiras e publicas as fotos que entenderes..que tal ?
abraços
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Re: Aquecimento do combustível
pois mas eu pedi fotos...[***************] Escreveu:vivam ...
bom..indiquei o tópico por conter uma descrição detalhada e explicita do sistema..nunca referi conter quaisquer fotos..
tambem já tinha explicado aa razões pelas quais não coloco fotos..mas há sempre uma forma de as conseguir :
combinamos uma data..trazes o teu carro..eu preparo-o e tiras e publicas as fotos que entenderes..que tal ?
abraços
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Re: Aquecimento do combustível
vivam ...
e adianto já outra coisa para ficarmos (tu....que eu estou) esclarecidos..quem não entender a descrição do sistema que implementei certamente que não será com fotos..filmes ou desenhos animados que o entenderá..
abraços
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bem podes dar cacetada no ceguinho pá..fotos do meu sistema não apanharás nenhuma..nem tu nem ninguém..pela simples razão de que não existem (pelos motivos já referidos)..tó miguel Escreveu:pois mas eu pedi fotos...[***************] Escreveu:vivam ...
bom..indiquei o tópico por conter uma descrição detalhada e explicita do sistema..nunca referi conter quaisquer fotos..
tambem já tinha explicado aa razões pelas quais não coloco fotos..mas há sempre uma forma de as conseguir :
combinamos uma data..trazes o teu carro..eu preparo-o e tiras e publicas as fotos que entenderes..que tal ?
abraços
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e adianto já outra coisa para ficarmos (tu....que eu estou) esclarecidos..quem não entender a descrição do sistema que implementei certamente que não será com fotos..filmes ou desenhos animados que o entenderá..
abraços
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