Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Tudo que seja relacionado com Projectos

joao7tubal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mai 15, 2012 5:24 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por joao7tubal »

boa tarde
tenho uma MP c/ 18 paineis LG 235W e tenho tido uma produção media de 366kw/h mensal, tenho estrutura fixa ao telhado com inclinação -+35ª será normal esta produção??

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por mauri »

joao7tubal Escreveu:boa tarde
tenho uma MP c/ 18 paineis LG 235W e tenho tido uma produção media de 366kw/h mensal, tenho estrutura fixa ao telhado com inclinação -+35ª será normal esta produção??
Para melhor resposta abre um tópico em Projetos com a tua MP e coloca lá as tuas dúvidas.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por Volt »

mauri Escreveu:
joao7tubal Escreveu:boa tarde
tenho uma MP c/ 18 paineis LG 235W e tenho tido uma produção media de 366kw/h mensal, tenho estrutura fixa ao telhado com inclinação -+35ª será normal esta produção??
Para melhor resposta abre um tópico em Projetos com a tua MP e coloca lá as tuas dúvidas.
E também pode passar nas apresentações, além de poder consultar a listagem de produções que o pessoal vai actualizando, onde pode tirar as suas próprias conclusões:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... JoK#gid=15

PS: O tempo tem estado mau, mas veja nesse link e compare. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

Dia9 - 24,5
Dia10 - 23,5
Dia11 - 12
Dia12 - 20,5
Dia13 - 15
Dia14 - 25
Dia15 - 25
Dia16 - 23,5
Dia17 - 21 (pico 3600)
Dia18 - 22

Não estou insatisfeito com as produções mas confesso que esperava mais 1 ou 2 kw por dia, desconfio que seja devido às sombras que tenho, na primeira hora da manhã e na última hora do dia. Num dia de sol com tempo analiso melhor a situação.


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

Alguém sabe porque é que o meu SB 3800v não passa de 3690w (21ºc, céu limpo, ângulo perfeito e painéis limpos) de potência de saída?
Está limitado isso eu sei, mas sempre pensei que tivesse uma tolerância por volta dos 4000w.


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por cupMH »

xandecool Escreveu:Alguém sabe porque é que o meu SB 3800v não passa de 3690w (21ºc, céu limpo, ângulo perfeito e painéis limpos) de potência de saída?
Está limitado isso eu sei, mas sempre pensei que tivesse uma tolerância por volta dos 4000w.
Olha pelo que estive a ver o teu inversor está limitado a 3680W,pois é a potencia máxima.....
Podes ver aqui!!!!
http://www.wtsolar.be/pdf/SB33_38_38V-DEN084226.pdf


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por JDuarte »

xandecool Escreveu:Alguém sabe porque é que o meu SB 3800v não passa de 3690w (21ºc, céu limpo, ângulo perfeito e painéis limpos) de potência de saída?
Está limitado isso eu sei, mas sempre pensei que tivesse uma tolerância por volta dos 4000w.
... Sem palavras... porquê instalar o SB3800V (antiga geração), quando se tem o 4000TL/V (nova geração)?...
Para além das diferenças na potência de pico e do melhor rendimento, existe um novo algoritmo de gestão de MPPT (óptimo para quem tem sombras).
Fica o link http://www.ibc-solar.pt/fileadmin/conte ... %29_PT.pdf
Cmps,


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

Inexperiência, quando fui avisado já era tarde.


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

Imagem

Produção dos primeiros 17 dias de funcionamento, a média prevista pelo PVgis para Maio é de 21.8 e a média verificada está apenas uma décima a baixo do previsto 21.7.

Hoje fiz uma tentativa de limpar os painéis, como só lhes consigo aceder pela parte do beirado foi uma mangueirada e pronto, ficaram melhores embora não saia aquela sujidade entranhada.

O AQS também levou uma mangueirada, no caso do AQS tive que lhe dar uma vasourada com um bocado de detergente, em 4 anos nunca foi limpo.

Valerá a pena investir num cabo extensível com 7 metros para limpar mais a fundo ou a mangueirada basta?


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por mcarneiro »

xandecool Escreveu:Imagem

Produção dos primeiros 17 dias de funcionamento, a média prevista pelo PVgis para Maio é de 21.8 e a média verificada está apenas uma décima a baixo do previsto 21.7.

Hoje fiz uma tentativa de limpar os painéis, como só lhes consigo aceder pela parte do beirado foi uma mangueirada e pronto, ficaram melhores embora não saia aquela sujidade entranhada.

O AQS também levou uma mangueirada, no caso do AQS tive que lhe dar uma vasourada com um bocado de detergente, em 4 anos nunca foi limpo.

Valerá a pena investir num cabo extensível com 7 metros para limpar mais a fundo ou a mangueirada basta?
É por isso que os SMA são um mau investimento , teem boa qualidade de contrução , mas a produção é fraca, Nem com um 4000TL conseguias apanhar um Xantex , Solarmax ou um kaco , com os mesmos paineis.



Quanto ao cabo extensivel , se calhar é boa ideia porque a manqueira nao tira tudo, Já vi aqui no forum uma foto de uma coisa parecida com um rolo de pintar com um cabo , que me pareceu boa ideia, já nao me lembro onde estava a foto .

Mario


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por cupMH »

A foto está neste tópico e fui eu que publiquei... :)
Mas aqui fica uma coisa melhor..... :D
http://www.youtube.com/watch?v=yiQap3t5 ... r_embedded#" onclick="window.open(this.href);return false;!


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:A foto está neste tópico e fui eu que publiquei... :)
Mas aqui fica uma coisa melhor..... :D
http://www.youtube.com/watch?v=yiQap3t5 ... r_embedded#" onclick="window.open(this.href);return false;!

Brincalhão :lol:

Eu sei onde há varias dessas, é na central da Amareleja, mas não é dessas que eu estava a falar , é um bocadinho exagerado , eu vi uma foto aqui no forum, de uma coisa do genero mas manual cabo de aluminio com rolo na ponta e um despositivo que mandava agua para o rolo ...


Mario


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

Mas onde é que eu arranjo um cabo de alumínio com 7 metros?!?!?
Em relação ao SMA, embora não esteja insatisfeito com as produções, confesso que espera um pouco mais, ainda assim consigo lidar bem com o assunto.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por mcarneiro »

xandecool Escreveu:Mas onde é que eu arranjo um cabo de alumínio com 7 metros?!?!?
Em relação ao SMA, embora não esteja insatisfeito com as produções, confesso que espera um pouco mais, ainda assim consigo lidar bem com o assunto.
Eu encontrei no Ebay do UK , a solução mas com os portes fica em cerca de 200 libras, o que vi tinha cerca de 7.5m com alimentação de agua ate á escova, para mim é muito dinheiro , vou tentar improvisar quaquer coisa com um daques tubos extensiveis para pintar, vou ver o maior que consigo arranjar e por um rolo de esponja , a mangueira ata-se com cintas de plastico , desenrascanço tuga :mrgreen:


Mario


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:
cupMH Escreveu:A foto está neste tópico e fui eu que publiquei... :)
Mas aqui fica uma coisa melhor..... :D
http://www.youtube.com/watch?v=yiQap3t5 ... r_embedded#" onclick="window.open(this.href);return false;!

Brincalhão :lol:

Eu sei onde há varias dessas, é na central da Amareleja, mas não é dessas que eu estava a falar , é um bocadinho exagerado , eu vi uma foto aqui no forum, de uma coisa do genero mas manual cabo de aluminio com rolo na ponta e um despositivo que mandava agua para o rolo ...


Mario

Hehehe :lol:
Eu sei, eu estava a falar da que publiquei neste tópico e depois quis expor aqui essa maquina, vê se é a isto que te estas a referir "http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=100"

Cmpts


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
cupMH Escreveu:A foto está neste tópico e fui eu que publiquei... :)
Mas aqui fica uma coisa melhor..... :D
http://www.youtube.com/watch?v=yiQap3t5 ... r_embedded#" onclick="window.open(this.href);return false;!

Brincalhão :lol:

Eu sei onde há varias dessas, é na central da Amareleja, mas não é dessas que eu estava a falar , é um bocadinho exagerado , eu vi uma foto aqui no forum, de uma coisa do genero mas manual cabo de aluminio com rolo na ponta e um despositivo que mandava agua para o rolo ...


Mario

Hehehe :lol:
Eu sei, eu estava a falar da que publiquei neste tópico e depois quis expor aqui essa maquina, vê se é a isto que te estas a referir "http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=100"

Cmpts
Tens o bicho que esta na foto ? qual é o comprimento do cabo e o preço ?

Mario


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por cupMH »

Hehehe :lol:
Eu sei, eu estava a falar da que publiquei neste tópico e depois quis expor aqui essa maquina, vê se é a isto que te estas a referir "http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=100"

Cmpts[/quote]

Tens o bicho que esta na foto ? qual é o comprimento do cabo e o preço ?

Mario[/quote]

Não, mas quero ver se arranjo um parecido....
Esse encontrei na net, mas não se à iguais à venda!


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por mcarneiro »

Há uma coisa que também podera dar para adaptar , são os as varas de aluminio que são utilizadas para limpar as piscinas .

escovas de compra pelo que vi do ebay são muito caras, mas há de tudo ! ate há de fibra de carbono ! que fino ! :D

Quem tiver disposto a gastar muito dinheiro pode comprar esta :

http://www.ebay.co.uk/itm/Complete-XTEL ... 5adab01acc


mario


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por PaulOL »

Boas!

Nós portugas, temas uma tendencia a "cumpilicar" tudo... :mrgreen:

Aqui vai uma foto, como em tempos prometido, com umas "coisas" que servem na perfeição (pelo menos para mim) e de baixo custo, para lavar & limpar os paineis, até 9 metros, ou seja 5.5m de extenções + 1.5m (escadote em falta na foto)!... :o , inventado ao abrigo do "Simplex" sem truques! :mrgreen:
Simples, barato & eficiente
Simples, barato & eficiente
Acessórios da Lavagem Paineis.JPG (122.57 KiB) Visto 4462 vezes
E já agora, penso que não vale a pena entrar em loucuras, quando o chinocas estudarem a dimensão deste mercado, não vão faltar por aí cópias baratas dessas "coisas" caríssimas!

Cumpts.


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por cupMH »

Esse acessorio do ebay era porreiro, mas é como o Paulo diz não vale a pena complicar e a gastar tanto €.
Eu estava mesmo a pensar em arranjar uma cenas dessas das piscinas e que desse para adaptar-lhe um rodo ou uma vassoura de lavagem de carros e a mangueira já tenho.
O Paulo tem ai umas excelentes ideias e era como eu estava a pensar, e assim já pôde ver que funciona e vou avançar com o projecto ;)

Responder

Voltar para “Projectos”