MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Tudo que seja relacionado com Projectos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por PaulOL »

Albator Escreveu:Boas!
Volt Escreveu:Vendo bem, concordo plenamente com o PaulOL. Se é só ao fim do dia, "que se lixe". :-). Quase nem darás por ela.

:-D.
Atenção pessoal, não é bem assim. A incidência das sombras varia muito entre o solstício de inverno e o de verão. Por isso esta situação é muito relativa e pode comprometer o a produção durante uns meses dependendo das sombras que até podem se deslocar uns metros, conforme a trajectória do sol nessas duas épocas.

Quanto ao inversor não me pronuncio visto que não tenho dados, nem conhecimentos que me permitam dizer se este ou aquele é melhor. Além do mais é pena não existir um teste comparativo efectuado de forma cientifica para os inversores homologados no nosso pais pois no meu caso fiz claramente uma aposta.

Cumps
Boas Albator!

Tem razão, não é bem assim... mas digamos que está lá perto :)

No solsticio do Verão, atrevo a dizer que a sombra do cume do telhado provavelmente nem se vai notar, isto porque quando a dita sombra deveria aparecer no final do dia, qundo o Sol já se encontra nas "costas" da MP e portanto já era... :lol: , ou seja, em sombra ficam todos os paineis!
No solsticio de Inverno, nos poucos dias de Sol :cry: no final do dia a sombra dissipa-se em pouco tempo!

Cumpts.


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Boas,
PaulOL Escreveu:Boas!

Este tema das SOMBRAS é importante, principalmente pelo efeito da diminuição da produção causada nesse momento!

Cada caso é um caso... :)
Neste concretamente do "spedy" a minha opinião é que se está a exagerar :o pois os painéis, conforme estão dispostos só vão ser afectados no final do dia, quando a produção efectiva da MP "já está a dar as ultimas" do dia, tanta preocupação por 0,0?? Kwh a menos... aliás esse problema (se é problema?) era resolvido à nascença, eliminando qualquer sombra, como já afirmei anteriormente!
Cumpts.
A preocupação é que pode haver dias em que à hora da sombra esteja a produzir 0.0??Kwh, mas pode haver dias em que à hora da sombra ainda esteja a produzir 0.??Kwh.
Tods os Wh produzidos contam, porque ao fim do ano vais fazer diferença.

Em relação à eliminação da sombra é impossivel, porque para isso teria que se colocar todos os paineis à mesma altura do cume, como o prédio é de canto e nao tem nada à frente, iria fazer muita força na estrutura, houve dias no inverso passado em que a parabolica que tenho na varanda sofreu deslocações de 20º na horizontal e 10º na vertical, ate a mesa chegou a cair 2x quando houve aqueles vendavais malucos...

Cumps.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por PaulOL »

spedy Escreveu:Boas,
PaulOL Escreveu:Boas!

Este tema das SOMBRAS é importante, principalmente pelo efeito da diminuição da produção causada nesse momento!

Cada caso é um caso... :)
Neste concretamente do "spedy" a minha opinião é que se está a exagerar :o pois os painéis, conforme estão dispostos só vão ser afectados no final do dia, quando a produção efectiva da MP "já está a dar as ultimas" do dia, tanta preocupação por 0,0?? Kwh a menos... aliás esse problema (se é problema?) era resolvido à nascença, eliminando qualquer sombra, como já afirmei anteriormente!
Cumpts.
A preocupação é que pode haver dias em que à hora da sombra esteja a produzir 0.0??Kwh, mas pode haver dias em que à hora da sombra ainda esteja a produzir 0.??Kwh.
Tods os Wh produzidos contam, porque ao fim do ano vais fazer diferença.

Em relação à eliminação da sombra é impossivel, porque para isso teria que se colocar todos os paineis à mesma altura do cume, como o prédio é de canto e nao tem nada à frente, iria fazer muita força na estrutura, houve dias no inverso passado em que a parabolica que tenho na varanda sofreu deslocações de 20º na horizontal e 10º na vertical, ate a mesa chegou a cair 2x quando houve aqueles vendavais malucos...

Cumps.
Boas!

Tem toda a razão, o ditado é velhinho "grão a grão enche a galinha o papão" todos os Wh contam, sem duvida... :mrgreen:
...mas também não devemos ser "mais papista que o papa", se queremos aproveitar tudo, tem-se que investir no mesmo sentido, não deixando "arestas de fora" que mais tarde nos venha-nos arrepender!
Não há impossíveis :shock: exemplo disso são MP que são uma autentica obra de arte, mas isso implica investimento e empenho dos instaladores, de momento recordo-me de http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=78&t=14445

Pessoalmente também optei por "abrir mão" de 1/2 hora de sombra no inicio do dia e 1 hora no final do dia :cry: , porque o investimento para eliminar essas "arestas" era arrasador para o proveito em causa :shock: , não se pode ter tudo! :)

Quanto aos "vendavais malucos", é precisamente para isso que existem os SEGUROS e olhe que ninguém pode dizer "desta água não beberei"...

Cumpts.


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Boas, de novo mais uma duvida antes de colocar o sistema a arrancar.
Visto o inversor Carlo Gavazzi não estar de momento disponível para venda porque não tem certificado valido, confirmado pelo instalador em conversa com o fornecedor, vou ter que optar por outro inversor.

A minha duvida agora é entre o Kaco Powador 3600xi DCS-PT-3.45 e o Xantrex GT 3.8-SP-QC-230.
Para o Kaco, tenho que colocar todos os painéis numa string senão o sistema não arranca porque 9 painéis dão 273.6v e o mínimo do Kaco é 350v.
Para o Xantrex, posso colocar de 2 maneiras:
1º - 18 painéis apenas numa string que da 547.2v, mas fico perto do limite dos 550v;
2º - colocar 2 strings de 9 painéis, cada string fica com 273.6v para um mínimo do inversor de 195v, neste caso os painéis têm obrigatoriamente estar a funcionar no mínimo a 70% senão a string vai abaixo.

Outra duvida, qual dos inversores injecta mais na rede?
Já vi que o Xantrex pode ir pelo menos ate aos 3970w, exemplo do JDuarte, o Kaco ainda não vi quem passasse a barreira dos 3900w.

Qual das opções acham melhor para a minha MP?
Preciso de escolher o inversor amanha sem falta.

Aguardo opiniões.
Cumps.
pedro.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por JDuarte »

Viva,

Caso opte pelo Xantrex, não coloque os paineis numa só string, pois nos dias frios vai ultrapassar os 550V.
As minhas strings são de 5 paineis (5x60,2Vpm) o que teria 301V em condições ditas normais... nos dias quentes vem até aos 270V em dias frios chega aos 340. Se por algum motivo (ex. corte Ac) o sistema desligar, a tensão em aberto vai até aos 380V... agora é só imaginar o que acontece com os seus 500 e muitos...
Tenho um familiar que tb tem Xantrex, a VPm é de 259V e o inversor não desliga por falta de tensão.

Terei de testar... mais mesmo que a tensão DC venha abaixo dos 195V o inversor não desliga, apenas regula o MPT para 195 perdendo efeciência por não estar dentro da janela óptima (195-550).

Quanto ao injectar mais na rede.... sob o Xantrex está tudo dito... quanto ao kaco o limite dos 3800 é só no visor... pois os logs mostram que deixa passar mais que isso.

Cmps,


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Boas, estive em conversa com uma pessoa da Schneider ao qual ele me explicou que se colocar em 2 strings de 9 painéis vou ter menos rendimento porque assim que a string de baixo apanhar sombra e baixar dos 195V, vou estar a ter 50% de rendimento porque apenas vai estar a trabalhar uma string, assim sugeriu-me que colocasse todos os painéis numa string porque estivemos a fazer contas e assim que os 2 painéis começarem a ganhar sombra apenas vou estar a perder cerca de 11% de rendimento.

Mas agora com a explicação que o JDuarte, também deu outro ponto de vista mais importante que o da Schneider porque se passar dos 600v (no Inverno), o inversor desliga-se.

Sendo assim, acho que vou ter de desistir do Xantrex e ir para o Kaco.
Ou acham que deva à mesma colocar o Xantrex com 2 strings e abrir de mão daquela hora em que o inversor vai estar a trabalhar apenas com 1 string?

Tive aqui a fazer umas estatísticas de produção em STC 1000W/m² e cheguei aos seguintes valores:
Para o Kaco, colocando os 18 painéis numa string, para o inversor desligar por causa de tensão (abaixo dos 350V), a string teria que baixar a produção para menos de 63.9%, ou seja a produzir menos de 2760W, estando cada painel a produzir menos de 153.3W.

Para o Xantrex, colocando 2 strings de 9 painéis, para qualquer das strings desligar por causa da tensão (abaixo dos 195V), cada string teria que baixar a produção para 71.3%, ou seja a produzir menos de 1540.5W, estando cada painel a produzir menos de 171.2W.

Olhando agora para os valores que escrevi acima, isto sem fazer conta com as sombras, penso que seja melhor escolher o Kaco porque consegue arrancar mais cedo e desligar mais tarde.
Como posso chegar a estes valores mas descontando as sombras?

Cumps.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por JDuarte »

Boas,

Não pode fazer as contas pela potência... a variação da tensão DC não é semelhante à variação da potência...
A tensão Dc tem alguma variação ao longo do dia, essencialmente pela questão da temperatura. A tensão que os seus paineis debitarem às nove da manhã será muito semelhante à que terá às 11 e às 13, o que vai variar é a intensidade de corrente...
A tensão só varia de forma significativa ao amanhecer e ao por do sol... ao longo do dia vai mantendo-se.... excepto nos dias com transição céu limpo / nublado. Tendo a noção que varia de forma inversa à temperatura.
Eu ainda não o fiz, mas vou fazer uma pequena experiência, quantificar a % de energia produzida na primeira hora da manhã e na última da tarde, mas inferior a 5% é com certeza, por isso o inversor arrancar 10 minutos mais tarde ou desligar 10 minutos mais cedo não é significante. Importante é fazer a distribuição das strings de forma a estar dentro da janela MPPT e sempre que possível manter as strings homogéneas nos inversores de um só MPPT
Estranho a explicação da Schneider... porque se ligar 2 strings no inversor, ele irá fazer o paralelo entre elas e determinar o MPPT ideal em função do valor do paralelo, pois o Xantrex, tal como o Kaco não é multistring.
O que a Schneider deveria ter dito é que os estudos de eficiência mostram que o Xantrex é mais eficiente abaixo dos 350V do que acima disso.
Cmps,


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Boas, já esta escolhido, vai o Kaco.

JDuarte, eu apenas fiz umas contas por alto com a potencia, mas a tensão e a intensidade da corrente, no meu caso são mais importantes devido às características dos equipamentos em analise, isto porque qualquer um dos inversores aguenta bem os 4320W de painéis.
Eu ainda fiz uma simulação com o PVSIST 5.52, mas devia estar-me a faltar acertar alguns parâmetros, não aprofundei muito.
Possivelmente terá sido isso que o Schneider deverá ter dito, mas como não sou nenhum expert, devo ter tirado outras conclusões.

Cumps.


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Boas, pedido de inspecção para 2/11/2011.

Nunca mais chega o dia...

Cumps.


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Mp aprovada no dia 2, venha de la contrato...

Sabem quanto tempo demora o envio do contrato+marcação de ligação do sistema pela edp?

Cumps.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por JDuarte »

spedy Escreveu:Mp aprovada no dia 2, venha de la contrato...
Sabem quanto tempo demora o envio do contrato+marcação de ligação do sistema pela edp?
Cumps.
Viva,
Pode variar um pouco, normalmente 6 a 8 dias úteis para o contrato, mais 5 a 6 dias para a marcação da ligação, o expectável é que seja ligada entre 2 a 3 semanas após inspecção.
Claro que agora o fluxo de instalações é menor, pode ser que o processo esteja mais célere.
Cmps,


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Boas, contrato recebido na sexta e enviado hoje, segunda.

Espero ainda esta semana receber novidades da EDP.
Cumps.

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Marco P G Silva »

viva
de facto esses dias de espera sao uma tortura. :D
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Amanha dia de ligação oficial...
Porque hoje já esta ligado, o técnico acabou agora de sair aqui de casa, com a greve de dia 24 a edp enviou-lhe o trabalho todo para dia 23 e hoje como estava aqui pela zona veio adiantar trabalho, mas pediu só para ligar amanha.

Quanto tempo demora a EDP a enviar a declaração de produtor ao Banco para desbloquear o restante credito?

Cumps.


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Boas, começou hoje as 11h a trabalhar a minha MP, assim que o liguei estava a debitar 3329W.

Vou precisar de ajuda para ligar o inversor ao pc, alguém tem o esquema do cabo?

Cumps.


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Primeiro dia de produção: 12864W com pico máximo de 3379W.

Como faço para ser adicionado ao ficheiro de produções que já aqui vi?

Cumps.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por JDuarte »

spedy Escreveu:Primeiro dia de produção: 12864W com pico máximo de 3379W.
Como faço para ser adicionado ao ficheiro de produções que já aqui vi?
Cumps.
Envia o teu email por MP ao Volt, que ele adiciona-te à folha.


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Produções ja actualizadas no ficheiro.
Cumps.


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Boas, ando com um ideia de comprar um tablet dakeles "made in china" pela dealextreme, mas akilo trabalha com sistema android.
Sabem se é possivel usar o software da Kako com sistema android ou ha alguma aplicação para emular o ambiente windows ou entao instalar o windows no tablet?

É que comsome menos k um portatil ou pc fixo e o investimento é mais barato, como já têm wireless, é so ligar o inversor com um cabo ubs->rs232 e meter la os progrmas para actualizar os dados online.

Aguardo ideies e comentarios.
Cumps.


QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 73
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm
Localização: Amares, Braga

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por QVF »

Viva, atendendo que já tem um ano de produção, pode dizer como correram?

Responder

Voltar para “Projectos”