Inversor de ligar à rede de 500/600w

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por JMLorenzo »

ICEM4N Escreveu:
dmachado Escreveu:Vou ver o que "diz" o meu, e depois ponho aqui o modelo.
o meu é marca JANZ todo laranja, tem pouco tempo cerca de 8 meses
O JANZ ou o ECOSTAR C240 no caso de produzires mais que o consumo fica com a contagem parada, tem o problema de assinalar a corrente inversa com um símbolo que só desaparece se desligar o inversor. Testei isto em casa com o ECOSTAR C240 e um inversor Soladin 600 que considero muito melhor que o stecagrid 500 pois este só aguenta 5A de entrada e o Saladin aguenta 8A.
http://leituradocontador.blogspot.pt/ vejam as situações anómalas para esses contadores.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por dmachado »

Tenho um Sagem CX1000 e tem impresso um sinal de entrada e saída.... Uma seta em cada sentido...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por CrOhN »

JMLorenzo Escreveu:
ICEM4N Escreveu:
dmachado Escreveu: Testei isto em casa com o ECOSTAR C240 e um inversor Soladin 600 que considero muito melhor que o stecagrid 500 pois este só aguenta 5A de entrada e o Saladin aguenta 8A.
E por causa de aguentar mais corrente é melhor? O que o steca aguenta menos em corrente, aguenta mais em tensão. Ao aguentar mais tensão, consegues fazer as ligações aos paineis com fio de menor secção, só aqui já vejo uma grande vantagem.

O unico inconveniente que vejo é que tens que ter paineis de menor potência para fazeres a tensão de trabalho, e não exceder a potência máxima, de resto.... No meu tenho 10 paineis de 12V 50W ligados em série. E poderei adicionar ainda outro, que não excede o máximo de tensão suportado.

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por JMLorenzo »

CrOhN Escreveu:
JMLorenzo Escreveu:
dmachado Escreveu: Testei isto em casa com o ECOSTAR C240 e um inversor Soladin 600 que considero muito melhor que o stecagrid 500 pois este só aguenta 5A de entrada e o Saladin aguenta 8A.
E por causa de aguentar mais corrente é melhor? O que o steca aguenta menos em corrente, aguenta mais em tensão. Ao aguentar mais tensão, consegues fazer as ligações aos paineis com fio de menor secção, só aqui já vejo uma grande vantagem.

O unico inconveniente que vejo é que tens que ter paineis de menor potência para fazeres a tensão de trabalho, e não exceder a potência máxima, de resto.... No meu tenho 10 paineis de 12V 50W ligados em série. E poderei adicionar ainda outro, que não excede o máximo de tensão suportado.
Tu proprio dás a resposta. Em relação ao cabo convém utilizar sempre de 4mm no minimo a não ser que queiras utilizar cabo rasca.
O Soladin precisa de no minimo 45V tensão MPPT o Stecagrid 500 precisa de 75V, só aqui dá para ver a vantagem. Com 3 paineis de 200W tinhas mais potencia e ocupavas menos espaço que com os teus 10 de 50W.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por dmachado »

Com 2 painéis de 190 ou 200w de 36V em série consegues tensão de entrada de 108V próxima do pico da eficiência do Steca... estou certo? É nessa opção que estou a pensar.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por MRider »

O meu medo é o contador de bi-horario que tenho....
Senão não produzir em excesso não devera haver problema, mas .....
Live long and prosper!


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por dmachado »

CrOhN Escreveu:
[color=#FF0000]dmachado Escreveu: Testei isto em casa com o ECOSTAR C240 e um inversor Soladin 600 que considero muito melhor que o stecagrid 500 pois este só aguenta 5A de entrada e o Saladin aguenta 8A.[/color]
E por causa de aguentar mais corrente é melhor? O que o steca aguenta menos em corrente, aguenta mais em tensão. Ao aguentar mais tensão, consegues fazer as ligações aos paineis com fio de menor secção, só aqui já vejo uma grande vantagem.

O unico inconveniente que vejo é que tens que ter paineis de menor potência para fazeres a tensão de trabalho, e não exceder a potência máxima, de resto.... No meu tenho 10 paineis de 12V 50W ligados em série. E poderei adicionar ainda outro, que não excede o máximo de tensão suportado.
CrOhN pela tua resposta parece que fui eu que fiz essa afirmação, edita o teu post por favor. Obrigado!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por CrOhN »

Peço desculpa dmachado, mas já não posso editar. É claro que a citação deveria ter sido referente ao JMLourenço.
JMLorenzo Escreveu: Tu proprio dás a resposta. Em relação ao cabo convém utilizar sempre de 4mm no minimo a não ser que queiras utilizar cabo rasca.
O Soladin precisa de no minimo 45V tensão MPPT o Stecagrid 500 precisa de 75V, só aqui dá para ver a vantagem. Com 3 paineis de 200W tinhas mais potencia e ocupavas menos espaço que com os teus 10 de 50W.
Não me perguntaste quanto me ficaram os paineis de 50W. Nem quanto me ficou o steca. :mrgreen: :mrgreen: O steca foi a escolha lógica, até porque não gosto de montagens de paineis em paralelo.

Resumindo, não é que o inversor seja melhor. Quem os compra é que tem que ver se servem para o que pretendem. Porque se fores analizar melhor, o steca até tem mais eficiência que o soladin, pelo menos pelo que está escrito nas especificações.
dmachado Escreveu: Com 2 painéis de 190 ou 200w de 36V em série consegues tensão de entrada de 108V próxima do pico da eficiência do Steca... estou certo? É nessa opção que estou a pensar.
Não, os paineis de 36V costumam ter tensão MPT de cerca de 30V, logo, 3x30=90V. Para o Steca 500, o ideal é mesmo, 4x150W, ou melhor ainda, 8x75W.


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por dmachado »

CrOhN Escreveu:
dmachado Escreveu: Com 2 painéis de 190 ou 200w de 36V em série consegues tensão de entrada de 108V próxima do pico da eficiência do Steca... estou certo? É nessa opção que estou a pensar.
Não, os paineis de 36V costumam ter tensão MPT de cerca de 30V, logo, 3x30=90V. Para o Steca 500, o ideal é mesmo, 4x150W, ou melhor ainda, 8x75W.
Estou a pensar nuns 195w MPP 37,3V, MPP 5,23A e circuito aberto 45,2V... acho que era tipo luva para o Steca...

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por JMLorenzo »

dmachado Escreveu: Estou a pensar nuns 195w MPP 37,3V, MPP 5,23A e circuito aberto 45,2V... acho que era tipo luva para o Steca...
Ai já está a passar os 5A do Steca. Os meus têm valores parecidos com esses.
Para que fique claro,não tenho nada contra o Stecagrid, eu antes de comprar o Soladin também estava inclinado para o Steca 500 até porque este tem a vantagem de se poder juntar (unir) vários até uma potencia de 3,5KW mas desisti por causa da corrente que obriga a ter painéis de pouca potencia. Por isso acho o Soladin melhor por causa da versatilidade, dá para funcionar com painéis até 230W.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por ICEM4N »

JMLorenzo Escreveu:
ICEM4N Escreveu:
dmachado Escreveu:Vou ver o que "diz" o meu, e depois ponho aqui o modelo.
o meu é marca JANZ todo laranja, tem pouco tempo cerca de 8 meses
O JANZ ou o ECOSTAR C240 no caso de produzires mais que o consumo fica com a contagem parada, tem o problema de assinalar a corrente inversa com um símbolo que só desaparece se desligar o inversor. Testei isto em casa com o ECOSTAR C240 e um inversor Soladin 600 que considero muito melhor que o stecagrid 500 pois este só aguenta 5A de entrada e o Saladin aguenta 8A.
http://leituradocontador.blogspot.pt/ vejam as situações anómalas para esses contadores.
O meu sendo o JANZ tem o problema de ao contar a luz o funcionario pode reparar nesse pormenor certo?
POis essa é a melhor forma a meu ver de produzir energia, ou melhor de reduzir a factura sem grandes custos
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por dmachado »

ICEM4N sabes se o CX 1000 pára a contagem, e se assinala a carga para a rede?

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por ICEM4N »

dmachado Escreveu:ICEM4N sabes se o CX 1000 pára a contagem, e se assinala a carga para a rede?
Nao faço ideia ..... nao sou muito entendido ainda na energia solar tambem!!!
Ha gente mais experiente que eu !
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


xilef
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado jun 16, 2012 1:37 am

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por xilef »

ICEM4N Escreveu:O meu sendo o JANZ tem o problema de ao contar a luz o funcionario pode reparar nesse pormenor certo?
Também andava à tempos à procura desta resposta, o meu também é um igual ao teu, reparei que tem um pequeno digito que assinala a direcção inversa.
A questão que coloco é se acende algum led além desse simbolo de inversão?

Obrigado pela partilha de informação.


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por dmachado »

...acho que para saber a resposta só comprando um inversor baratucho, desligando tudo na casa e ligando a bateria de carro ao inversor para ver o que acontece no contador...

O problema é que é pagar para ver e pode sair caro...

Alguém tem um grid tie encostado que queira alugar para testes??? :roll:

Obrigado.

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por JMLorenzo »

xilef Escreveu:
ICEM4N Escreveu:O meu sendo o JANZ tem o problema de ao contar a luz o funcionario pode reparar nesse pormenor certo?
Também andava à tempos à procura desta resposta, o meu também é um igual ao teu, reparei que tem um pequeno digito que assinala a direcção inversa.
A questão que coloco é se acende algum led além desse simbolo de inversão?

Obrigado pela partilha de informação.
Se o teu é igual a este http://leituradocontador.blogspot.pt/ o único led que acende é o da contagem dos impulsos.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por visitante1 »

Ainda vão arranjar forma dos novos acionistas da E** enviar para cá charters cheios de chineses para inspecionar cada contador instalado :lol:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


xilef
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado jun 16, 2012 1:37 am

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por xilef »

JMLorenzo Escreveu:
xilef Escreveu:
ICEM4N Escreveu:O meu sendo o JANZ tem o problema de ao contar a luz o funcionario pode reparar nesse pormenor certo?
Também andava à tempos à procura desta resposta, o meu também é um igual ao teu, reparei que tem um pequeno digito que assinala a direcção inversa.
A questão que coloco é se acende algum led além desse simbolo de inversão?

Obrigado pela partilha de informação.
Se o teu é igual a este http://leituradocontador.blogspot.pt/ o único led que acende é o da contagem dos impulsos.
O meu é Janz – C240R2 mas é muito parecido, penso que regista dados em EEPROM
"tipo regista dados e apaga os mais antigos" se assim for, após alguns meses estarão limpos os registos comprometedores...


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 439
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por pedrosilva »

O que é que a electricidade de portugal pode fazer com essa "informação"?


jpmv234
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mai 14, 2013 5:05 pm

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por jpmv234 »

Bom dia.
Pelo que vi aqui descrito ainda ninguem sabe se os contadores digitais andam para trás.
Felizmente eu tenho um analogico.
Tenho 7 paineis de 80W para um inversor da Steca 500w. Já vou no segundo sistema.
De momento produzo 954w/h de pico.
Altamente recomendado.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”