Guewer ZWD 406
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Re: Guewer ZWD 406
Boas
Eu como sou pobre lol comprei um carregador/balenciador daqueles do modelismo.
Fiz uma por uma . E depois da primeira utilização carreguei com o carregador da scooter até ao fim.
Depois fiz novamente o balenciamento cada uma por si.
Depois fiz umas medições periódicas nas cargas e descargas.
Como estava tudo ok . Depois só fazia o balenciamento de 500 em 500 km.
Mas isto é um amador a falar .
Eu como sou pobre lol comprei um carregador/balenciador daqueles do modelismo.
Fiz uma por uma . E depois da primeira utilização carreguei com o carregador da scooter até ao fim.
Depois fiz novamente o balenciamento cada uma por si.
Depois fiz umas medições periódicas nas cargas e descargas.
Como estava tudo ok . Depois só fazia o balenciamento de 500 em 500 km.
Mas isto é um amador a falar .
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Re: Guewer ZWD 406
Como verifico a que tensão o meu carregador deixa de carregar?
Cumprimentos
Ricardo Miguel
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Re: Guewer ZWD 406
Com um multímetro!rmiguel Escreveu:Como verifico a que tensão o meu carregador deixa de carregar?
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Re: Guewer ZWD 406
Deixas carregar a mota toda até ao fim.
Ligas o multimetro ao pack e deixas estar tudo ligado (incluindo o carregador).
Dás umas acelaradelas de forma a baixar um pouco a tensão e o carregador ligar novamente - até podes aqui anotar também esse valor da tensão a partir do qual ele liga - pode vir a ser necessário no futuro.
De seguida aguarda um pouco pois o carregador irá novamente alcançar o valor máximo em poucos minutos - anota o valor do multimetro no momento antes de o carregador desligar.
Tá feito!
Ligas o multimetro ao pack e deixas estar tudo ligado (incluindo o carregador).
Dás umas acelaradelas de forma a baixar um pouco a tensão e o carregador ligar novamente - até podes aqui anotar também esse valor da tensão a partir do qual ele liga - pode vir a ser necessário no futuro.
De seguida aguarda um pouco pois o carregador irá novamente alcançar o valor máximo em poucos minutos - anota o valor do multimetro no momento antes de o carregador desligar.
Tá feito!
Pedro Lopes
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Re: Guewer ZWD 406
Obrigadão era isso mesmo que queria confirmarlopes Escreveu:Deixas carregar a mota toda até ao fim.
Ligas o multimetro ao pack e deixas estar tudo ligado (incluindo o carregador).
Dás umas acelaradelas de forma a baixar um pouco a tensão e o carregador ligar novamente - até podes aqui anotar também esse valor da tensão a partir do qual ele liga - pode vir a ser necessário no futuro.
De seguida aguarda um pouco pois o carregador irá novamente alcançar o valor máximo em poucos minutos - anota o valor do multimetro no momento antes de o carregador desligar.
Tá feito!
Obrigado mesmo
Cumprimentos
Ricardo Miguel
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Re: Guewer ZWD 406
Conforme já referi anteriormente, as células que estão lá dentro são exactamente iguais, e já trazem os ligadores! Qual a parte do "exactamente iguais", não se entende?rmiguel Escreveu:Não sei se vou comprar as de 12V, porque não sei o tamanho das células interiores, visto que o bloco de 12V não iria caber no interior da mota. Assim tava a pensar em comprar as de 3,2V.
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Re: Guewer ZWD 406
Na pagina anterior:
Isto deve-se ao facto que no entre tanto estive a aplicar um BMS desse fabricante, mas o de 15 a 30A, e com apenas 8A já estava a aquecer um pouco (mais do que o esperado para meu ver), e fazer-me duvidar que aguentasse os 15A contínuos. Da mesma forma um de 60A, ficaria muito quente com uma descarga continua de 50A, que numa subida a mota dará com facilidade (ou deveria). Claro que isto tudo são suposições, não tendo feito os testes ao conjunto especifico (mota com BMS). Poderá aguentar na perfeição, e eu estar para aqui a especular...
Estive a reler mensagens anteriores e verifiquei que tinha-te indicado um possível BMS, e alguns posts depois começo a dizer que poderá aquecer um pouco...Jorge Rocha Escreveu:...Em relação às células e aos ligadores, se comprares 4 conjuntos de 12V (pack´s já formados por 4 células com 3 ligadores incluídos) pouparás muito dinheiro e os materiais são exactamente os mesmos. Ficaria a faltar apenas 3 ligadores (no máximo)....
Isto deve-se ao facto que no entre tanto estive a aplicar um BMS desse fabricante, mas o de 15 a 30A, e com apenas 8A já estava a aquecer um pouco (mais do que o esperado para meu ver), e fazer-me duvidar que aguentasse os 15A contínuos. Da mesma forma um de 60A, ficaria muito quente com uma descarga continua de 50A, que numa subida a mota dará com facilidade (ou deveria). Claro que isto tudo são suposições, não tendo feito os testes ao conjunto especifico (mota com BMS). Poderá aguentar na perfeição, e eu estar para aqui a especular...
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Re: Guewer ZWD 406
Exacto...os bms's que se vendem por aí não estão preparados para ser usados em veículos eléctricos!Jorge Rocha Escreveu:Na pagina anterior:Estive a reler mensagens anteriores e verifiquei que tinha-te indicado um possível BMS, e alguns posts depois começo a dizer que poderá aquecer um pouco...Jorge Rocha Escreveu:...Em relação às células e aos ligadores, se comprares 4 conjuntos de 12V (pack´s já formados por 4 células com 3 ligadores incluídos) pouparás muito dinheiro e os materiais são exactamente os mesmos. Ficaria a faltar apenas 3 ligadores (no máximo)....
Isto deve-se ao facto que no entre tanto estive a aplicar um BMS desse fabricante, mas o de 15 a 30A, e com apenas 8A já estava a aquecer um pouco (mais do que o esperado para meu ver), e fazer-me duvidar que aguentasse os 15A contínuos. Da mesma forma um de 60A, ficaria muito quente com uma descarga continua de 50A, que numa subida a mota dará com facilidade (ou deveria). Claro que isto tudo são suposições, não tendo feito os testes ao conjunto especifico (mota com BMS). Poderá aguentar na perfeição, e eu estar para aqui a especular...
Daí que surjam as complicações com esses bms's chineses e se coloquem outras dúvidas qd algo acontece que nunca existiriam com BMS's devidamente preparados para veículos eléctricos...
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Re: Guewer ZWD 406
Os ditos bons BMS, mesmo feitos especificamente para os VE´s também avariam! Conheço alguns casos...RuFuS Escreveu: Exacto...os bms's que se vendem por aí não estão preparados para ser usados em veículos eléctricos!
Daí que surjam as complicações com esses bms's chineses e se coloquem outras dúvidas qd algo acontece que nunca existiriam com BMS's devidamente preparados para veículos eléctricos...
Já agora qual era a tua sugestão???
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Re: Guewer ZWD 406
´Jorge Rocha Escreveu:Os ditBMS, mesmo feitos especificamente para os VE´s também avariam! Conheço alguns casos...RuFuS Escreveu: Exacto...os bms's que se vendem por aí não estão preparados para ser usados em veículos eléctricos!
Daí que surjam as complicações com esses bms's chineses e se coloquem outras dúvidas qd algo acontece que nunca existiriam com BMS's devidamente preparados para veículos eléctricos...
Já agora qual era a tua sugestão???
Sim, tudo avaria...a diferença é que uns muito mais e outros muito menos...nos BMS's não há meio-termo!
A diferença é que pelo menos os bons BMS's que conheço ainda que possam avariar têm uma taxa de avaria significativamente (para ñ dizer brutalmente) menor que os chineses...nem queiras comparar!
Quantos BMS's chineses foram vendidos e instalados em motas neste forum e passados uns meses transformaram-se em lixo?
Até nisso os bons BMS's são melhores, pois não se transformam em lixo...são reparados caso haja algum problema!
É tudo uma questão de qualidade...e a qualidade paga-se! Em termos de alternativas, elas estão por aí...é uma questão de procurar...o problema é que geralmente as pessoas preferem o barato e depois a coisa corre mal...
Quais foram os bons BMS que apanhaste avariados?
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Re: Guewer ZWD 406
Quais os limites de tensão das celulas Lifepo4 de 3,2V em vazio e em carga?
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Re: Guewer ZWD 406
2,75-2,8v em vazio e 3,65-3,70v em cheio...rmiguel Escreveu:Quais os limites de tensão das celulas Lifepo4 de 3,2V em vazio e em carga?
Só com um BMS vais ter garantias que estes parâmetros são respeitados durante a utilização da scooter...sem eles comprometes a durabilidade das baterias e arriscaste a fazer um investimento a fundo perdido...qualquer outro método de "acertar à mão" ou "passar relés" ou o que quer que seja nunca te vai assegurar tal situação...
Tive uma mota com um bom BMS e vendi-a com 23.000km...ainda hoje rola com a mesma autonomia e a mota estava alterada para ter mais potência...desenvolvia melhor que uma vectrix até 40-50km/h...era a BOMBA podes consultar aqui o DB:
viewtopic.php?f=62&t=12228
Depois há outros factores nos bms a ter em consideração...os tais que estão realmente preparados para VE's cumprem as funções e especificações dos fabricantes...os restantes desenrascam até darem o berro e surgirem problemas...depois a culpa é do material quando na realidade o material aplicado não está é preparado para ser usado num VE.
Se fores ver muitos desses bms chineses cortam a 2v ou 2,5v e aí já a célula sofre, para não falar de outros factores...
Cumps
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Re: Guewer ZWD 406
Sim, seria bom para a toda a comunidade saber todos os seus parametros e possibilidades, exemplos de provas dadas, assim como garantias e preços.
Penso que como "Patrocinador Master" estarás no direito de o fazer.
Antes isso que dizer mal deste ou daquele produto ou até dos métodos utilizados por outros, quando todos deverão ter o mesmo objectivo, que será promover a mobilidade eléctrica, retirando os mitos que os que lucram com as petrolíferas (ou outros) colocaram.
Penso que como "Patrocinador Master" estarás no direito de o fazer.
Antes isso que dizer mal deste ou daquele produto ou até dos métodos utilizados por outros, quando todos deverão ter o mesmo objectivo, que será promover a mobilidade eléctrica, retirando os mitos que os que lucram com as petrolíferas (ou outros) colocaram.
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Re: Guewer ZWD 406
rmiguel Escreveu:Consegues me arranjar um DataSheet desse teu BMS ???
Claro...sem problema!Jorge Rocha Escreveu:Sim, seria bom para a toda a comunidade saber todos os seus parametros e possibilidades, exemplos de provas dadas, assim como garantias e preços.
Penso que como "Patrocinador Master" estarás no direito de o fazer.
Antes isso que dizer mal deste ou daquele produto ou até dos métodos utilizados por outros, quando todos deverão ter o mesmo objectivo, que será promover a mobilidade eléctrica, retirando os mitos que os que lucram com as petrolíferas (ou outros) colocaram.
Visitem a secção "BMS" no site da FuelFree Motos que têm lá a informação toda...não coloco o link pois aqui não é o local para fazer publicidade e tal ñ é permitido...se tiverem dúvidas passem na secção das páginas amarelas VE's...
Este bms já foi integrado em scooter's eléctricas de várias marcas: berecos, batlight's, SW Predator, Vectrix e até num Citroen Saxo Eléctrico...se dúvidas há quanto à sua fiabilidade e provas dadas penso que possam ficar mais esclarecidos deste modo...
Cumps
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Re: Guewer ZWD 406
Sei que a publicidade não é permitida, mas havendo alguma moderação acharia aceitavel, principalmente porque estarias a responder ao que te era pedido e a enriquecer o forum e esta mobilidade! Mas tudo bem, siga!
Estive a ver no vosso site RuFuS, e gostei muito da parte de ser dividido por modulos individuais (que assim evita alguns erros de leitura) e de ter uma descarga de 2A para o balanceamento. Como é que consegue ter um dissipador de 7,2W nesses módulos, deve aquecer muito, não? E se o carregador ainda estiver a bombar mais do que esses 2A nessa fase do carregamento, existe protecção de corte por tensão alta?
Desculpa as perguntas rmiguel, neste teu topico, o objectivo é enriquece-lo.
Estive a ver no vosso site RuFuS, e gostei muito da parte de ser dividido por modulos individuais (que assim evita alguns erros de leitura) e de ter uma descarga de 2A para o balanceamento. Como é que consegue ter um dissipador de 7,2W nesses módulos, deve aquecer muito, não? E se o carregador ainda estiver a bombar mais do que esses 2A nessa fase do carregamento, existe protecção de corte por tensão alta?
Desculpa as perguntas rmiguel, neste teu topico, o objectivo é enriquece-lo.
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Re: Guewer ZWD 406
Não coloquei link, mas indiquei como chegar à informação pretendida...penso que não haja problema.Jorge Rocha Escreveu:Sei que a publicidade não é permitida, mas havendo alguma moderação acharia aceitavel, principalmente porque estarias a responder ao que te era pedido e a enriquecer o forum e esta mobilidade! Mas tudo bem, siga!
Estive a ver no vosso site RuFuS, e gostei muito da parte de ser dividido por modulos individuais (que assim evita alguns erros de leitura) e de ter uma descarga de 2A para o balanceamento. Como é que consegue ter um dissipador de 7,2W nesses módulos, deve aquecer muito, não? E se o carregador ainda estiver a bombar mais do que esses 2A nessa fase do carregamento, existe protecção de corte por tensão alta?
Desculpa as perguntas rmiguel, neste teu topico, o objectivo é enriquece-lo.
Cada modulo está dimensionado para as necessidades descritas em termos de dissipação...
E sim, tb tem corte do carregador para evitar a sobrecarga.
Há por aqui vários DB's com este BMS e poderás ler feedback dos proprietários...
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