Página 2 de 3

Enviado: quinta mai 31, 2007 11:27 pm
por DINIS
gostaria de saaber o que é um deporador?
pois eu estou a estudar o mercado para poder comprar um aparelho para medir a acidez e ph do oleo para poder comparar o oleo novo e usado.

Enviado: sexta jun 01, 2007 9:34 am
por manuelcar
depurador?

Enviado: sexta jun 01, 2007 7:58 pm
por DINIS
manuelcar Escreveu:depurador?
sim o que è um depurador? para que serve.
não alterou a sua bomba injetora, para ela ter mais pressão visto que o liquido que lá corre é mais grosso.

Enviado: sexta jun 01, 2007 8:21 pm
por sabelo
desculpem se meti os pés pelas mãos , mas penso que é o nome que se dá a uma, digamos peças que separa a água de outros líquidos.
correcção necessita-se.

Enviado: sexta jun 01, 2007 11:08 pm
por Fry
sempre ouvi chamar centrifugadores

Enviado: sábado jun 02, 2007 10:19 am
por DINIS
sabelo Escreveu:desculpem se meti os pés pelas mãos , mas penso que é o nome que se dá a uma, digamos peças que separa a água de outros líquidos.
correcção necessita-se.
não tém que pedir desculpas, pois é que todos nos muitas das vezes sabemos as coisas mas não sabemos os nomes tecnicos das mesmas.

como faz a centrifugação? e com o que?

Enviado: sábado jun 02, 2007 10:34 am
por Fry
Imagem

é um equipamento para separar a água do oleo.

Enviado: domingo jun 03, 2007 12:22 am
por manuelcar
e a cera do mel!

Enviado: quinta jun 07, 2007 10:48 pm
por a.jorge
parabéns.
eu só tenho usado mm ov novinho. qt a usado aind não experimentei pq aí precisamos de espaço, coisa q p\ ja não tenho.
deixem-me lá ter a garagem pronta..... ´lá iniciarei um novo passo no ov :p

so estou a espera dos filtros

Enviado: segunda jun 11, 2007 12:28 pm
por joaojero
mandei vir os filtros do eu, é o q me falta para fazer o resto da indstalação. até lá aceitam-se recomendações.

a filosofia por detras deste sistema é:
entra o ovu, fecha-se a valvula de entrada. inverte-se a botija e ligo o compressor à botija com o oleo lá dentro. este fica pressurizado e é obrigado a passar pelos filtros.

muito provalvelmente vou ter de passar a saida para a parte de baixo da bilha, mas ate lá experimento assim.
Imagem

como podem ver tenho um filtro para o qual ainda tenho de fazer o copo. se alguem tiver um tubo, em ferro de preferência, com um diametro minimo de 12cm, pf digam!

Enviado: segunda jun 11, 2007 12:55 pm
por manuelcar
atenção à pressão. a botija resiste, mas o copo do filtro tem que ser capaz também. e se isso explode....
se calhar devias prever um bypass para o caso de o filtro ficar colmatado

Excelente

Enviado: terça jun 12, 2007 2:41 pm
por joaojero
excelente! não me lembrava desse pormenor!
existem uns q se utilizam para as caldeiras. abrem a 8bar!

o sistema vai trabalhar a 6 bar, acho mais q suficiente e para alem disso, passo a utilizar material de canalização, sempre sai mais barato!

Enviado: terça jun 12, 2007 3:08 pm
por manuelcar
válvula de segurança. é uma pequena mas útil invenção.

Dúvidas

Enviado: quinta nov 22, 2007 2:54 am
por Camaleo
caros amigos

sou iniciado nisto, tenho fácil acesso a ovu, e gostaria de me iniciar neste processo.

surgiu-me algumas dúvidas na gingajoga (como lhe chamam) que vi montada.
1º a bomba é uma bomba normal de água? ou é mesmo apropriada para oleo?
2º li algures que tinha que se filtrar até 1 micron..... nesta demonstração fala em 50 micras....
descukpem a ignorância, mas isto faz diferença?....
3ºjá vi que todos usam um filtro de gasóleo usado.... este é colocado no final do circuito?

obrigado, e desculpem se as perguntas são de alguma forma ridículas.

camaleo

Re: Dúvidas

Enviado: quinta nov 22, 2007 11:09 pm
por sabelo
camaleo Escreveu:caros amigos

sou iniciado nisto, tenho fácil acesso a ovu, e gostaria de me iniciar neste processo.

surgiu-me algumas dúvidas na gingajoga (como lhe chamam) que vi montada.
1º a bomba é uma bomba normal de água? ou é mesmo apropriada para oleo?
a que eu tenho é uma simples bomba de puxar água com 1/2 cv e um débito de 40 l/hora. a torneira é para controlar o caudal. menos caudal=melhor filtragem.
2º li algures que tinha que se filtrar até 1 micron..... nesta demonstração fala em 50 micras....
descukpem a ignorância, mas isto faz diferença?....
claro que faz a diferença. 50 micras é muito , digamos lixo para os injectores que estão calibrados para (penso eu) 1 micron. o filtro que tenho de 50 é para "agarrar" algum sólido que tenha passado pelos panos, deixando assim os filtros de gasóleo mais "limpos".
3ºjá vi que todos usam um filtro de gasóleo usado.... este é colocado no final do circuito?
yeap. e de preferência, colocar depois um filtro de gasolina. eu neste momento já tenho 2 filtros de gasóleo (novos) e vou adicionar 1 de gasolina.
obrigado, e desculpem se as perguntas são de alguma forma ridículas.
nada de obrigados, estamos aqui para ajudar com os nossos conhecimentos e experiências positivas. ridiculo é o nosso p.m. e o seu séquito...

Re: Dúvidas

Enviado: terça nov 27, 2007 12:30 am
por Flamingo
camaleo Escreveu:caros amigos
surgiu-me algumas dúvidas na gingajoga (como lhe chamam) que vi montada.
1º a bomba é uma bomba normal de água? ou é mesmo apropriada para oleo?
2º li algures que tinha que se filtrar até 1 micron..... nesta demonstração fala em 50 micras....
descukpem a ignorância, mas isto faz diferença?....
3ºjá vi que todos usam um filtro de gasóleo usado.... este é colocado no final do circuito?
camaleo
nem todos usam filtro de gasoleo no final do sistema de filtragem... aproveito para dizer que segundo as minhas pesquisas são poucos os filtros de gasoleo que tem capacidade de filtrar a esse ponto, 1 micron. bem, mas excuindo isso, consulta este link, é sempre mais uma ideia...

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... c&start=60

lá podes ver a eletrobomba, do mais pequeno que consegui arranjar, e o percurso do oleo. primeiro um filtro de 70 micron, depois 25, depois de 5 e por fim de 1. depois é para o jerrican.
um abraço

Enviado: terça nov 27, 2007 3:12 pm
por Camaleo
amigos, obrigado pela explicação... acho que percebi...


mas agora ficqeui muito desiludido

fui ver a bomba injectora do meu peugeot 306 xad que estava convencidíssimo que era uma bosch, mas afinal é uma lucas....

parece que não se recomenda a utilização de ovd nesta bomba...

estou desanimado... mas mesmo assim vou procurar uma solução...

aceito sugestões


Enviado: terça nov 27, 2007 6:29 pm
por orbis
podes sempre usar ovd como aditivo e com eventuais vantagens na redução de consumo. até 10% ov novo e 5% ovu.

Enviado: quarta nov 28, 2007 12:55 pm
por Rogi
parabéns pelo trabalho e boa continuação, um abraço.

Enviado: quarta nov 28, 2007 3:48 pm
por Camaleo
amigos,

tive a ler mais um pouco e continuo com muitas dúvidas....

pelo que vi no tópico das bombas injectoras, com um kit de combustível posso ir até aos 80%, mesmo com um bi lucas......

se for assim ganho novo ânimo.....

talvez valha a pena investir no kit. só não sei se aquelas percentagens são para oleo novo ou usado...

a mim interessava-me o óleo usado na medida em que tenho com fartura.... e dar-lhe-ia o tratamento que recomendam aqui no fórum...

mesmo assim insisto... nesta pergunta.

posso colocar ovd novo até 10% ou ovu até 5%, sem adicionar qualquer outro aditivo nem mesmo a % de gasolina, e sem qualquer prejuizo para o motor... não posso?


agradeço toda a ajuda