Óleo de Palma

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

tinha horas que esse bio de sebo, dava vontade de colocar tudo fora!

mas quando lembrava da dificuldade em conseguir ovu e o frigorifico ligando-me para ir buscar o sebo por 2 cents de euro o kg, parava de ser radical e voltava as pesquisas.

sorte mesmo foi ter encontrado o red baron, que dava preciosas informações.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

"a necessidade aguça o engenho"

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

reator sempre aberto.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

mas mnunespt, a mim não me choca nada colocares o teu bio a 0ºc no depósito.. se dizes que está isento de água, se a viscosidade é a mesma do que a 30ºc, não estou a ver qual o problema..

luciano, se fazes reacção aberta a 70ºc, com reactor aberto, depois não existe qualquer recuperação do metanol, certo?

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

em grandes quantidades aquele bio a baixas temperaturas começa a formar, farrapos de "gordura" que se depositam no fundo, penso que o luciano tem razão em usar um processamento diferente para aquele oleo, uma vez que esses farrapos, poderam indicar um processamento incompeto ou incorrecto.
esses farapos depois ficam retidos na filtragem o que acaba por diminuir o tempo de vida dos filtros do processador.


a temperatura parece que mascara o problema, pois aquecido o bio até transparente fica e passa bem por todas as filtragens a que é submetido.
o problema parece ser mesmo a nível molecular, uma vez que a temperaturas diferentes o bio tem comportamentos deferentes.

só experimentando é que se conseguem saber ao certo se com outro tipo de processamento este oleo tem um melhor comportamento.

vou ver se arranjo maneira de experimentar.

abraço,


marco.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas escalavardo:

esse assunto foi tema de muita conversa entre eu e o red baron.
até onde a literatura nos permite chegar, sabemos que o metnol evapora em 65ºc.
já o red baron, diz que o metanol evapora em 65ºc desde que seja o metanol aquecido puro. e que o metanol, na verdade, começa a evaporar à partir de 65ºc de acordo com o meio que ele está disperso.
no caso da gordura animal, diz ele que recuperou boa parte do metanol, mesmo com a reação à 70ºc. isso significa que, com a gordura animal, o bio à 70ºc não evaporou, pois o mesmo foi recuperado depois.

corrija-me o red baron se coloquei algum excesso nessa informação, mas creio que estou certo, se não me engano.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas marco:

foi exatamente esses farrapos, o alvo da nossa investigação: queríamos saber porque, executando a reação do modo habitual, formavam-se esses farrapos.

o red baron foi o primeiro a levantar a bandeira sobre o processamento à 70ºc. de início eu duvidei e argumentei que o metanol se perderia durante a reação.
mas não resisti à insistencia do red baron para testar. e fui para o teste, que para surpresa minha, apresentou excelentes resultados.

aqui o site da fera:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 4bc580b081

para efeitos de organização do forum, pediria que se o assunto a ser tratado fosse sobre óleo de palma, continuamos a postar por aqui.
se o assunto derivar para o processamento à 70ºc, poste comentários lá no tópico, pois dessa forma, colocamos todos os comentários nos lugares certos, de forma que daqui à um tempo, quando alguém quiser saber algo sobre processamento à 70ºc, vai encontrar tudo no mesmo lugar.

quando ao óleo de palma, acho que pela sua insistência em formar esses farrapos, ele poderia se enquadrar como se fosse um bio de transformação especial, talvez tal como o bio de gordura animal.

e para ter certeza, só testando.

vale um vidro de 3 litros, em banho-maria, com um agitador e um termômetro de vidro para manter a temperatura à 70ºc. foi assim que eu fiz os primeiros testes.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Mensagem por lobão »

marco se seu reator tiver condensador deixe aberto quando fizer a reação a 70ºc e aí veremos se vai condensar o metanol, caso positivo veja a quantidade que condensou, aí teremos um protocolo, minha aposta é que não vai condensar coisa significativa!!!!!


um abraço!!!!

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas marco:

antes de experimentar o processamento a uma temperatura superior sugiro que faças o teste de conversão 3/27.

esse farrapos poderão indicar duas coisas: :

1-conversão incompleta com monoglicéridos e diglicéridos que começam a coagular antes do biodiesel. já me aconteceu num lote em que só usei 3,5g de naoh por litro de oleo. só se nota com temperaturas abaixo dos 20ºc para bio de oleo normal.

2-o bio de oleo de palma, como tem uma molecula mais saturada aproxima-se mais do bio de banha de porco e começa a soldificar a temperaturas mais elevadas que o bio normal.também deve ser um oleo mais resistente à oxidação e por isso dura mais tempo na frigideira.
no entanto a sua conversão pode ser mais dificil que o oleo normal, por isso era importante saber qual a conversão atingida com o teste 3/27.
se for esse o caso há concerteza uma solução.

pena esse oleo não estar aqui perto de mim.

se puderes faz o teste e diz alguma coisa.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva red baron!

tenho a certeza que o luciano acertou e este oleo de palma é tipo a banha de porco. o que vai de encontro também ao que dizes.
aliás, eu tenho a certeza que o problema é mesmo o facto de o oleo não estar processado correctamente, havendo oleo por processar, que irá aparecer no teste 3/27.
o interesse agora era saber qual a temperatura correcta a utilizar e os valores de soda e metanol a utilizar.
quanto ao oleo, quanto precisas para fazer testes? um litro ou dois chega? (se sim, posso mandar-te por correio para fazeres umas experiencias).
de qualquer das formas vou fazer o teste 3/27 e indicar aqui os resultados, se possivel com fotos.

não tenho a certeza de como se faz o teste 3/27 correctamente, mas penso que seja colocar 3 ml de bio e 27 ml de metanol e agitar certo?
tenho aqui uma amostra daquele bio, mas não tenho aqui o metanol em casa. assim que tiver faço a experiencia. se der para fazer com alcool isopropilico em vez do metanol, acho que tenho aqui em casa.

de momento estou sem processador, uma vez que o meu já foi embora
(já tenho saudades dele)
estou a pensar no novo, mas preciso de ajuda. mandei-te uma pm sobre este assunto.

um abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas marco:

fico com inveja de não morar em portugal. tu irias ter que mandar uns 3 litros para mim também...

vi que o red baron não está conectado no forum nesse momento, porisso te passo as informações que posso.

a maior surpresa que tivemos, foi detectar que o bio de gordura animal tolera fortes doses de naoh e reage melhor com essas doses fortes.
por várias vezes, fazíamos nossas experiências, sempre usando o padrão. 5g/l + titulação.

alguns meses atrás, quando contratei um novo funcionário, vindo de uma fazenda que produzia bio de sebo, contou-me a formula que usavam:

3000 litros de sebo
40 kg de koh
20% metanol.

isso dá 16 g/l de koh. transformando para naoh, reduziu para 11g/l, aí é que a coisa andou.

talvez com o oleo de palma pudesse testar essa quantia e uma intermediária.
isso é a ciência.
sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

pensavam que este assunto do oleo de palma já estava esquecido???

desenganem-se! vejam bem o avatar do red baron. sabem o que está naquela proveta? nem mais, é uma amostra de oleo de palma que lhe fiz chegar.

não vêm o ar de concentração com que ele faz aqueles testes?

abaço red, e obrigado desde já.


marco.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas marco:

finalmente chegou, quando vejo o avatar do red, já sinto cheiro de óleo de palma... arrrrrgggg!!

agora, é esperar pelos testes no nosso aliquimico...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas:

como todos já sabem, já tenho uma garrafa com 1,5l de oleo de palma.

logo que possa vou postar fotos de todas as experiências que vou fazendo e discutindo aqui o assunto.

as saudades que já tenho de abrir o tópicos das experiências e protocolos e ver a "novela" do bio de sebo de boi e banha de porco. aposto que todos os dias havia milhares de consultas ao tópico.
antes das fotos vou descrever o pouco que já fiz... .

o oleo de palma que recebi do marco tem um aspecto de quase uma gordura hidrogenada semi-liquida onde se notam pequenas particulas de gordura sólida.

peguei numa pequena amostra e meti 50ml num frasco de erlenmeyer que foi colocado numa placa de aquecimento até atingir a temperatura de 130ºc.

depois da fusão das particulas sólidas, o oleo ganhou uma aparência normal para qualquer oleo vegetal com uma cor de mel um pouco mais escuro e práticamente sem particulas em suspensão.

notei tambem que, para uma temperatura de 40ºc o oleo de palma é mais viscoso (espesso) que os oleos vegetais normalmente usados para fritura.

depois começaram a sair umas pequenas bolhas de vapor a partir do fundo que condensaram no gargalo do frasco indicando vestigios de humidade, não me parece no entanto que a quantidade de agua presente afecte o processamento para a transformação em bio, devido a ser apenas vestigios.

outro aspecto curioso é que agora tenho duas amostras do mesmo oleo e à mesma temperatura (15ºc) a parte que não foi aquecida continua como estava, enquanto a amostra que foi aquecida permanece completamente liquida e limpida, nem parece que são filhos da mesma mãe.

explicação para isto, existe uma faixa de temperaturas em que um composto (gordura, biodiesel) pode existir em dois estados distintos, liquido ou solido dependendo do estado anterior.

assim um oleo está no estado liquido e poderá ter que ser arrefecido até 3 ºc para que se comecem a formar solidos que conrrespondem às gorduras mais saturadas, depois, se a temperatura comecar a aumentar, estes sólidos mantêm-se até cerca dos 10ºc altura em que começam a fundir.

no entanto se arrefecer-mos o mesmo oleo só até 6ºc ele permanece no estado liquido e absolutamente limpido sem qualquer soldificação.
assim sendo, entre as temperaturas 6 e 9ºc o mesmo oleo pode estar absolutamente liquido ou pastoso.

quando puser aqui as fotos vão ver bem a diferença.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

isso significa que a malta do interior estão tramados, com as temperaturas negativas á noite...

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

não necessariamente. no bio de sebo, cujo problema deva ser semelhante ao de palma, basta uma mistura adequada com petrodiesel.
estou a aguardar o inverno para fazer misturas desde b10 até b100, com bio de sebo ( ou de palma ) e observar quais deles não modificam sua estrutura a ponto de criar problema na bi.
no caso do bio de sebo, fiz um b50 e nunca houve alteração da viscosidade.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

isto são boas noticias.

de acordo com esta primeira análise do red baron, poderá em principio ser feito um pré-aquecimento do oleo a 100ºc ou 130ºc que permitirá não só liberta-lo de alguns vestigios de agua, bem como prepara-lo para um processamento "normal".

red, não sei como estás a pensar fazer os processamentos desse oleo, mas tenho na ideia que poderias dividir a amostra em duas partes iguais, e processar uma da maneira normal (55ºc) e outra a (70ºc)

abraço

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

estou a estabelecer um plano para as experiências.

usarei várias temperaturas e várias percentagens de soda caustica.

estou à espera que chegue o material de vidro, da labset, e tenho que dar um jeito no meu "agitador magnético".

também estou com dificuldade em obter uma barra magnética revestida, mas isso não é problema, uso uma normal.
de vez em quando os frascos queixam-se..

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por RED BARON »

hoje fotografei o óleo de palma que o mnunes me enviou.
quando recebi o óleo, este estava semi-liquido dentro da garrafa de plástico de 1,5l mas dava para vazar, a temperatura ambiente rondava os 16 graus.
hoje fui para retirar uma pequena amostra para fotografar mas o óleo está totalmente coagulado de tal modo que não saía nada pela boca da garrafa, tive que a cortar.
na foto,à direita está o óleo que foi aquecido até evaporar a água e à esquerda umas colheradas da papa retirada directamente da garrafa.
como se pode ver à mesma temperatura, um parece manteiga mole e o outro está quase totalmente liquido, no entanto já começaram a solidificar as gorduras mais saturadas.


Imagem

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re:

Mensagem por crazyscientist »

red baron Escreveu: também estou com dificuldade em obter uma barra magnética revestida, mas isso não é problema, uso uma normal.
de vez em quando os frascos queixam-se..
eu comprei as minhas barras revestidas no ebay, tenta procurar por lá

eu comprei nesta loja entre outras coisas e foi sempre 100% http://stores.ebay.fr/laboratory-stuff- ... idz2qqtzkm
Imagem

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”