Recuperar metanol

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Rui de Carvalho »

como eu disse na minha última intervenção, isto é um assunto de muito debate. mas permitam-me apresentar alguns pontos de vista:

em primeiro lugar, muito antes de questionar-mos como vamos tirar o metanol, temos de ver que escolhas fizemos na produção de biodiesel, e em que aspectos isso interfere com a remoção do metanol:

assim temos de pensar nos seguintes parâmetros:

pressão de reacção: a pressão não tem grande influencia, contudo é necessário manter todos os elementos reaccionais no reactor no estado liquido. alguma pesquisa mais aprofundada revela que a reacção é facilitada com pressões mais elevadas, mas por factor muito inferior a temperatura.

tipo/qualidade de óleo - neste parametro todos queremos óleo limpinho e bonito , mas como isso é impossivel ele é sujo, freio e mau .
- para a destilação, quanto maior a presença de água, pior vai ser a qualidade do destilado, podendo impossibilitar o seu aproveitamento. solução simples destilar o óleo para remover a água. e além de melhorar a destilação, melhora em muito a reacção.

tipo de catalisador - aqui o debate é grande, mas o principio é simples quanto melhor o catalisador, melhor a reacção. ver o tópico "quem compra metoxido de sódio já feito?" onde se fala sobre este assunto.

temperatura de reacção - o biodiesel pode ser feito entre 50-300ºc

- quanto maior a temperatura mais rápida e completa é a reacção.
- óleo/biodiesel começa a degradar-se a elevadas temperaturas, na presença de ar apartir dos 100ºc (depende da estabilidade oxidativa deste) sem ar temos a polimerização do óleo/biodiesel, a temperaturas normalmente do 150ºc.
- quanto maior a temperatura maior a pressão necessária para manter o metanol liquido
- em pesquisa de reacções de altas temperaturas verificou-se que a transterificação de ácidos gordos ocorre muito bem, quando o óleo entra em contacto com metanol supercrítico (temperatura de 240ºc e pressões de 78,5bar) mesmo sem a presença de catalisador (nota que ninguém aqui, tenha a ideia de tentar, em casa, testar estes dados, nesta condições tem uma bomba para destruir a casinha toda)



se a reacção foi a temperaturas inferiores a uns 50ºc o reactor pode ser aberto e não deverá ter perdas de metanol grande, se a abertura for pequena. lembro que o metanol evapora mesmo a temperatura ambiente principalmente se esta a ser agitado.

a medida que a temperatura vai aumentando 50-70ºc as perdas vão aumentado no caso de estar aberto, assim começa a ser aconselhável ele estar fechado (e antes que a moderação me mate , se o reactor estiver fechado ele tem de ser capaz de libertar a pressão em caso de sobre aquecimento, logo umas boas válvulas de sobre pressão são requeridas)

para cima disso é requerido a utilização de pressão que pode chegar a 1-1,5 bar em caso de 90ºc. a minha temperatura preferida.

agora que temos biodiesel dentro do reactor temos também o metanol em excesso, glicerina, sabões, água (principalmente se foi usado soda caustica), e algum lixo das matérias primas e do processo de polimerização do óleo.

no caso de baixas temperaturas: fechamos o reactor e abrimos só agora a destilação, aquecemos até 90ºc ou mais e vamos tirar o metanol e a água do meio reaccional, como a glicerina fica mais pobre em metanol ela vai começar a ficar mais viscosa mas como estamos em altas temperaturas isso não é um problema.

no caso de altas temperaturas é apenas necessário abrir o reactor para a destilação e manter a temperatura alta, logo o metanol vai começara a correr e bem.

observa-se que fazer as destilações conjuntamente é energeticamente mais fácil que separadamente, popa-se tempo, e trabalho. e sem metanol é mais facil separar a glicerina do biodiesel, visto esta dissolver-se pior no biodiesel.
por outro lado temos de separar a glicerina do biodiesel fora do reactor, pois existe o real perigo de solidificação ou entupimentos dos tubos do reactor. apesar de ser raro, mesmo a temperatura ambiente de 20ºc, isto pode acontecer. o que normalmente acontece em alguns caso devido a presença de outros agentes provenientes do óleo, ou a redução do teor de metanol abaixo dos 5% o que é extremamente difícil fazer na glicerina, normalmente fica entre os 5 e 10% de metanol na glicerina.

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: Recuperar metanol

Mensagem por paulosga »

há um pormenor a salientar em toda esta explicação, muito bem elaborada e esclarecedora, que é:

- não devemos fazer a pré-lavagem com 5% água, certo?
no caso de pretendermos fazer destilação, obviamente...
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Luciano Kaefer »

touché !
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

boas
sem duvida muito esclarecedor principalmente para um principiante, como eu.
só mais uma questão, pode ser?
quanto maior a temperatura mais rápida e completa é a reacção.
para uma temperatura entre 65º e 75º ( reator fechado, mas com uma valvula de escape para qualquer eventualidade) quanto tempo demorará a reacção?
existe alguma maneira de visualmente saber se a reacção já foi concluida?
comprimentos e obrigada desde já pela v/ ajuda

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Rui de Carvalho »

a minha experiência com baixas temperaturas é limitada, mas os testes em lab. que eu fiz permitiu-me concluir que pelo menos estes tempos davam bons resultados (é possível que com menos tempo seja possível ter resultados muito semelhantes, tais combinações não foram extensamente testadas por mim.


abaixo de 50ºc - pessoalmente não sei, a minha paciência tem limites e pareceu-me que a relva crescia mais depressa que esta reacção se desenvolvia.

entre os 50-60 estava a ter alguns resultados na casa da 3 horas de reacção, mas mais uma vez estes dados foram pouco testados por mim

entre os 60-75, testei intensamente com um reactor a pressão ambiente e refluxo de condensado, e estava a ter óptimos resultados dado apenas 2 horas de reacção.

entre os 75 -85, nunca testei, visto que se tendo condições para ir a estas temperaturas então vou logo para os 90ºc que chego a ter óptimos resultados com apenas 20min mas de uma forma geral tenho vindo a dar 30min. nada como uma margem de segurança.


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

ok
obrigado, na minha modesta opinião e pelas 3 ou 4 vezes que fiz o biodiesel, tenho ficado pela 1h 30m de reacção e parece-me que a reacção ocorreu na totalidade.
entre os 60-75, testei intensamente com um reactor a pressão ambiente e refluxo de condensado, e estava a ter óptimos resultados dado apenas 2 horas de reacção.
aqui quando fala em "refluxo de condensado" quer dizer "torneira aberta durante a reacção, para a serpentina onde vai reaproveitar o metanol".
é isto ?????????
cumprimentos

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Rui de Carvalho »

não, o que acontece é que nesta condições de 60-70ºc é possível executar-se a pressão atmosférica com reactor aberto. contudo se tal for feito o metanol vai-se libertar todo ficando a reacção sem metanol muito depressa. assim para evitar tal facto, o que eu tinha montado no lab era um reactor simples aberto com agitador magnetico onde os gases que se libertavam eram condensados e realimentados ao reactor tudo em continuo, de forma a não perder o metanol e manter o metanol dentro do reactor.


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

ok
já percebi, o que é necessário é arranjar um processo de maneira que o metanol não saia do reactor durante o processo de reacção.
obrigado

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recuperar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

olá a todos

hoje foi um dia bom para mim consegui recuperar cerca de 6 litros de metanol em cerca de 40 litros de glicerina.

não ultrapassei os 90ºc

a cuba é fechada

e a serpentina está mergulhada num balde com tampa de 20 litros (tenho que aumentar para dois baldes) porque o sistema é de recirculação e aqueceu um pouco.

já decantei quase toda a glicerina

e amahã depois de arrefecer penso recuperar também algum bio.

carlos

(agradeço ao red barom e ao rui de carvalho as dicas relatadas)
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas carlos:

se puderes, poste umas fotos mostrando teu processo.

mesmo não tendo novidade, sempre podemos ver as coisas por um outro prisma.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recuperar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

carlospoças Escreveu:olá a todos

hoje foi um dia bom para mim consegui recuperar cerca de 6 litros de metanol em cerca de 40 litros de glicerina.

não ultrapassei os 90ºc

a cuba é fechada

e a serpentina está mergulhada num balde com tampa de 20 litros (tenho que aumentar para dois baldes) porque o sistema é de recirculação e aqueceu um pouco.

já decantei quase toda a glicerina

e amahã depois de arrefecer penso recuperar também algum bio.

carlos

(agradeço ao red barom e ao rui de carvalho as dicas relatadas)
------------------------------
olá

afinal não restou mais nada . só a glicerina linda de morrer, parece musse de chocolate
mas de côr caramelo.

fotos se chegaram ao brasil o luciano vai colocá.las

abraço carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recuperar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

reactor novo
Anexos
Reactor NOVO.jpg
Reactor NOVO.jpg (34.76 KiB) Visto 4257 vezes
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

boas carlospoças
podias explicar passo a passo como recuperas o metanol?
pela foto do reactor é basicamente igual ao meu, só com pequenas diferenças de pormenor e portanto, possivelmente tambem eu, com alguma ajuda vou tambem conseguir recuperar algum metanol.
é que eu já fiz uma tentativa para recuperar metanol, aquecendo o glicerol e o resultado foi que ao aquecer aumentou tanto de volume ( tal quando se ferve o leite, este aumenta muito de volume e sai do recipiente) que deitou por fora do reactor e eu tive de parar com a tentativa.
obrigado e bom domingo

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recuperar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

como complemento não podia desprezar o meu primeiro reactor concebido e idealizado com tudo o que aprendi com novaenergia.
e que envio.

assim como o 2º reactor depois de muito, (muito ,muito )ler e aprender e ainda não saber tudo lá o montei e ainda estou a aprender a trabalhar com ele.

quero também agradecer ao luciano a pachorra que teve comigo ontem ao ensinar-me a colocar as fotos no forum.

do carlos
Anexos
O Meu primeiro Reactor
O Meu primeiro Reactor
O Meu Primeiro(AMOR) reactor.jpg (37.72 KiB) Visto 4224 vezes
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por RED BARON »

que pelintra que eu me sinto depois de contemplar o reactor do mestre carlos poças!

desculpem, mas depois de apagar para aí umas cinco vezes o início desta resposta, foi a mais justa que encontrei e que estivesse de acordo com o que me vai na alma.

em primeiro lugar parabéns pelo belo reactor que agora nos permite comtemplar.

depois gostaria de recordar que o sr. carlos poças já nos presenteou com um protocolo de elevado gabarito que trata justamente de obter um bom bio com uma poupança considerável de metanol e ainda com um método de pré-limpeza do bio para ser depois lavado que poupa agua e chatices comemulsões.

se há quem apregoe que descobre mundos e barafundos e não quer partilhar por está à espera que outros investiguem por eles para depois colher os resultados aqui no forum, por outro lado há quem experimente e partilhe experiência de forma tão sublime que quase passa despercebida, por isso, não posso deixar de expressar a minha admiração pelo mestre carlos poças.

o metanol é um produto indispensável na produção de biodiesel.

o seu preço está sempre a subir devido à elevada procura dos ultimos tempos.

existe dificuldade em arranjar este produto em alguns locais.

por isso a poupança toma uma importância relevante.

o metanol contido na glicerina depende em grande parte de vários factores como seja:

-a percentagem de metanol que entra na reacção.
-a conversão obtida, quanto maior a conversão menos metanol livre no final.
-o metanol que evapora durante a reacção, cuba fechada com recirculação de oleo/bio por bomba é o melhor não havendo qualquer perca se o reactor estiver equipado com um condensador de vapores.

obter 6 litros de metanol a partir de 40 litros de glicerina parece-me razoável tendo em conta que utiliza percentagens baixas de metanol à partida e a temperatura não ultrapassou os 90ºc durante a destiulação, a partir desta temperatura o alcool que ainda separa já é pouco e é o que fica com a maior percentagem de agua.

se não usou agua de paragem, esse metanol deverá estar acima de 98% se o oleo usado tambem estava bem seco.

já obtive o dobro disso mas usando 25% de metanol na reacção e com a temperatura da destilação indo muito alem disso.
depois de a glicerina arrefecer fica feita numa especie de sabonete e não separa mais bio.

refiro tambem que o bio, depois de separada a glicerina, tambem dá algum metanol se for aquecido até 90ºc, mas em menor quandidade por litro do que a glicerina.

um forte abraço.

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recuperar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

egasegas Escreveu:boas carlospoças
podias explicar passo a passo como recuperas o metanol?
pela foto do reactor é basicamente igual ao meu, só com pequenas diferenças de pormenor e portanto, possivelmente tambem eu, com alguma ajuda vou tambem conseguir recuperar algum metanol.
é que eu já fiz uma tentativa para recuperar metanol, aquecendo o glicerol e o resultado foi que ao aquecer aumentou tanto de volume ( tal quando se ferve o leite, este aumenta muito de volume e sai do recipiente) que deitou por fora do reactor e eu tive de parar com a tentativa.
obrigado e bom domingo
-
olá
amanhã envio foto do meu 2º reactor já na ultima versão (vestido com roupa de inverno) lã de vidro revestido a aluminio.

a minha primeira tentativa de destilar o biodiesel deixou-me bastante desiludido.
porque consegui apenas umas gotas de metanol(tipo copo pequenino de bagaço) na altura consultei na nete varios formatos de alambiques e reparei que a ligação do corpo(reactor) ao destilador(no meu caso serpentina-envio foto)era tipo cachimbo,começa largo e acaba fino.será que é ai que está o problema? não-após consulta ao destilador do rede baron reparei na foto e na roupa exterior que o mesmo ostentava-e uma dica que a parte de cima do reactor ,teria que ficar a descoberto para facilitar a condensação e assim o fiz.
o teste seguite foi feito com glicerina e não biodiesel e que resultou em pleno.

1º passo :como a glicerina já tinha cerca de um ano em garrafões de 5 litros
rasguei os ditos e verti para uma vasilha de lata com o fim de os passar a liquido com a ajuda de uma serpentina eléctrica.

desta maneira não danifico a resistência que se encontra dentro do reactor.
-o reactor é fechado e de bica aberta pressão nula
aqueço a 70ºc e nada
a partir dos 75ºc commeça a pingar
desligo a resistência
começa a abrandar
e volto a ligar a resistência
volta a não pingar e sim a correr um fio continuo de metanol
ouço talvez ferver e desligo a resistência
quando começa a abrandar o fio de metanol
volto a ligar
isto até aos 92ºc.
li que podemos ir até aos 120ºc

também estou a aprender espero ter ajudado-se não fui bem explicito pergunta novamente e dá noticias.

cuidado pôe mascara e vê se o sítio e bem arejado.

a certa altura senti cheiro a metanol no ar e liguei uma ventuinha direccionada para a bica e funcionou.

não facilites nunca não ligues interruptores -não fumes
proteje_te ~há muitos meses ao fazer o metoxido originei uma explosão seguida de incêndio - foi complicado

vai em frente.
carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recuperar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

olá
como prometido envio foto da serpentina

carlos
Anexos
Serpentina.jpg
Serpentina.jpg (39.45 KiB) Visto 4216 vezes
Serpentina.jpg
Serpentina.jpg (39.45 KiB) Visto 4218 vezes
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

afinal não restou mais nada . só a glicerina linda de morrer, parece musse de chocolate
mas de côr caramelo.
boas carlospoças
li agora mesmo a explicação que deste e que agradeço.
só mais uma duvida: o meu glicerol é preto, será que depois de evaporar o metanol fica tambem côr de chocolate?
obrigado

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Luciano Kaefer »

a cor do glicerol, assim como a cor do bio, resulta exclusivamente do material usado.
óleos muito usados, irão gerar glicerina e bio mais escuros.
banha de porco, por exemplo, gera um bio e glicerol bem clarinhos.
para saber se não há metanol na glicerina, basta somar: se colocou 10 litros de metanol em 50 litros de óleo (20%), na reação, será usado 7 litros ( 3 deverá sair no glicerol, posteriormente destilado ).
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recuperar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

[quote="red baron"]que pelintra que eu me sinto depois de contemplar o reactor do mestre carlos poças!

desculpem, mas depois de apagar para aí umas cinco vezes o início desta resposta, foi a mais justa que encontrei e que estivesse de acordo com o que me vai na alma.

em primeiro lugar parabéns pelo belo reactor que agora nos permite comtemplar.

-------------------------

olá red

ès um brincalhão então fui promovido a mestre !

fazes-me lembrar no tempo de escola os meus professores de oficinas (curso de montador electricista não concluido) e esses sim eram os nossos mestres e era assim que os tratavamos.

de qualquer maneira agradeço a tua distinção de que muito me orgulho. e quero que aceites da minha parte o título professor.

do amigo carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”