Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Tudo que seja relacionado com Projectos

ciclone
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça jan 26, 2010 2:28 am

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por ciclone »

JDuarte Escreveu:
xandecool Escreveu:Boas,
Para quem tiver curiosidade em saber o desempenho do meu sistema aqui vão as produções:
Maio 566 (com inicio de produção a 9 de Maio)
Junho 785
Julho 911
Estão acima do previsto pelo PV Gis.
Parabéns,
Média de 29,38kWh/dia em Julho (extremamente quente) com 4140Wp é excelente.
Antes disto se alguém me perguntasse qual o máximo diário que irias conseguir eu não arriscava mais de 29kWh.
Assim não restam dúvidas que os LDK possuem um óptimo comportamento em relação à temperatura, mais parecem amorfos.
O SMA está a limitar aos 3800W Ac?
Cmps,
SIM SR: que media fabulosa . 4140w de paineis instalaçao fixa . local Evora (calor abrasador) muito calor nao é sinonimo de muita produçao (pelo contrario)entao vamos lá as contas 4140wp-0,4% de perda por cada grau de subida de temperatura a partir dos 25graus no minimo chegam aos 65graus sao 40x0,4%igual a 660w o que dá 4140wp menos 660w= 3480WP agora inversor eficiencia 94,7% 5,3%x4140wp=220w (3480wp-220w=3260WP perdas os cabos ate ao inversor no minimo 2% sao menos 80W=3260WP menos no minimo2% de perdas do inversor ao contador 2% sao menos 80W=3180wp. isto nao contando as sombras que o produtor refere que tem por causa da chaminé.hora que com 3180WP limpos(depois das perdas) ter uma produçao com media de quase 30KW por dia, para ter media de quase 30 por dia tinha que haver dias muito acima dos 33 ou 34kw isto quer dizer que tinha de pelo menos 10h a produzir no maximo a 3180w/h.(só se a casa deste nosso amigo acompanhar a rotaçao do sol) quando a produçao deste produtor no mes de Maio com ceu limpo como ele refere aqui no seu poste nao ulrapassou os 25kw diario (isto no mes de Maio mes de se bater recores de produçao (diaria)devido á temperatura ainda ser amena nesta altura do ano como é que este SR. neste mes de julho apresenta produçoes acima dos 30KW, eu digo acima dos 30 porque para fazer media de quase 30k tem de haver dias de produzir mais .
agora queria que o SR.Jduarte e o Sr. Estevão explicassem a este engº burro que nao percebe nada disto e que como outro forense disse que possivelmente saiu do Julio de Matos, esta fabulosa produçao. será que este SR tambem está na corrida para o campeonato nacional de produçao de energia solar?só pode.Ha esqueci-me de outra coisa já sei que agora vao dizer que estes paineis suportam grandes temperaturas ( mas na ficha tecnica dos mesmos diz que perdem cerca de 0,4% por cada grau acima dos 25graus. meus SRs. cuidem-se que andam a ver muitos filmes.
até o JDuarte ficou impressionado que nao arricava mais de 29kw por dia , MAS PARA NAO FICAR MAL NA FOTOGRAFIA REMENDOU(pois têm um otimo comportamentoem relaçao á temperatura mais parecem amorfos. sinceramente!!!!!isto nem parece vosso.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por JDuarte »

ciclone Escreveu: ... até o JDuarte ficou impressionado que nao arricava mais de 29kw por dia , MAS PARA NAO FICAR MAL NA FOTOGRAFIA REMENDOU(pois têm um otimo comportamentoem relaçao á temperatura mais parecem amorfos. sinceramente!!!!!isto nem parece vosso.
Amigo Ciclone,
Parece que mais uma vez não entendeu o meu post, porque se o ler com atenção, percebe que eu estou a colocar em causa o valor de 911kWh.
Coloco em causa por várias razões, a temperatura elevada, potência de pico, tipo de paineis, inversor, etc. Tenho acesso a vários sistemas semelhantes a poucos kms dessa localização e as produções são bastante diferentes.
Mas aqui fica uma grande diferença entre nós, eu sei ser cordial e questionar as pessoas sem as ofender ou sem as acusar de ilegalidades.
Não me espanto se o colega vier a corrigir a informação e dizer que não são 911kWh mas sim 811kWh e que se enganou a digitar, pois caso não tenha reparado o dono do tópico ainda não colocou mais nenhum post desde essa informação, pode até ainda não ter acedido ao forum desde aí. Não esqueça que errar é humano!
Cmps,

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por Volt »

Bom, ofender gratuitamente (e sem motivo aparente) é uma das coisas que não é permitida neste fórum. As regras são para cumprir.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por Neutrao »

Boas Pessoal

Acho que estou a quebrar a regra descrita pelo colega Volt mas não resisto e......Quem e este membro?? :roll:
Mais me parece um típico "troll" dos forums e chats que escreve só para criar confusão.


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por Neutrao »

Eu fiz 821 kws no mes de Julho com 4140w e tive alguns problemas de limitação de potencia no próprio inversor devido a calor (mais tarde resolvido com uma ventoinha). Também tinha os painéis carregados de pó.
Como estou também perto de Évora acho possível o colega ter tido perto de 900 kws (embora também fique espantado).
Vejamos:
Eu tive 3 factores que me limitaram o ganho (pó, temperatura nos painéis e temperatura no inversor) mas mesmo assim passei os 800.
O colega talvez só tenha um factor negativo (temperatura dos painéis), e estes podem dar-se melhor que os meus com o calor.


PS-Não fui a tempo de editar.


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por Neutrao »

Neutrao Escreveu:Eu fiz 821 kws no mes de Julho com 4140w
Edit 2: 821 kws em dados de inversor, porque os reais (contador) foram mais ...Ou seja acima dos 830kws :)


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por cupMH »

Eu sou da mesma opinião que o Jduarte, pois o xandecool deve ter-se enganado e colocado 911 em vez de 811 mas caso não seja isso ainda bem para ele!
Mas na minha opinião com 4,14 Kw é um pouco dificil atingir essa cota, mas se assim for até me dá mais animo pois também tenho LDK mas com 4.6Kw de campo gerador, boa exposição solar, sem sombras e melhor inversor, logo deverei produzir bem mais....
Espero que não leves a mal a malta estar a comentar esta tua produção! :)
Cmpts,


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por mcarneiro »

Viva,


Quem é este ciclone ???!!! , um tipo que tem conta desde 2010 com 21 mensagens, deve ter a conta só para dizer disparates :evil:


Mario


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

Volt Escreveu:Bem bom. Temos os mesmos 4,14 kWh de painéis, mas eu fiz 2043 nesses três meses. Menos 10% que tu. Tiveste melhor tempo por aí, além de teres melhor inclinação e orientação na tua MP do que eu.

:-).

Calor! Aqui há muito calor!


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

JDuarte Escreveu:
xandecool Escreveu:Boas,
Para quem tiver curiosidade em saber o desempenho do meu sistema aqui vão as produções:
Maio 566 (com inicio de produção a 9 de Maio)
Junho 785
Julho 911
Estão acima do previsto pelo PV Gis.
Parabéns,
Média de 29,38kWh/dia em Julho (extremamente quente) com 4140Wp é excelente.
Antes disto se alguém me perguntasse qual o máximo diário que irias conseguir eu não arriscava mais de 29kWh.
Assim não restam dúvidas que os LDK possuem um óptimo comportamento em relação à temperatura, mais parecem amorfos.
O SMA está a limitar aos 3800W Ac?
Cmps,

O Inversor está a limitar à saída, é pena, soubesse eu como o alterar e aposto que fazia mais.


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

Boas,

Agora é que eu vi o que aqui vai!!! Uma pessoa já não pode ir de férias.
Confesso que também fiquei espantado com a produção, mas quando tiver tempo ponho aqui a factura para acabar com as dúvidas.


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

Aqui está a prova! :D
Tenho todo o interesse em discutir e analisar esta produção, até para perceber o porquê de ter uma produção superior ao esperado, o que é facto é que todos os meses tenho estado acima do previsto pelo PVGis. :!:
Agora acho é que não era preciso tanta tempestade, ou melhor, neste caso, ciclone. :lol:


Imagem


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por cupMH »

Dou a mão à palmatoria e fico contente por ti, mas confesso que estou surpreendido.
Eu bem disse que os LDK ainda iam dar muito que falar e isso já está acontecer...
Parabéns e desculpa lá qualquer coisa :)
Ah e prepara-te que deve vir ai um tipo :ugeek: dizer que isso é photoshops, etc!


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

Não querendo desviar do que é importante, a análise da produção, quero apenas dizer que não estou aqui para enganar ninguém, estou aqui para partilhar experiências ideias e conhecimento, para aprender e ensinar, para ajudar e ser ajudado, e para promover a energia renovável, aliás como penso que sejam este os princípios que norteiam a generalidade os utilizadores deste forum.

Bem no que refere à produção confesso que apenas nas primeiras semanas acompanhei o sistema diariamente e recolhi os valores de produção, a partir do fim de Junho comei a fazer algumas verificações semanais pelo que apenas tenho a referência do valor que consta no totalizador do inversor e no totalizador do contador. Desta forma não tenho meio de comprovar o máximo de produção diária.

Os valores que coloquei, Maio, Junho e Julho são, por uma questão de coerência são da mesma fonte, factura da EDP (posso postar as outras)

Mais a fundo:
Penso ter vantagem e desvantagens que influencia a produção, começo pelas desvantagens:
- Sombras no inicio e fim do dia;
- Orientação
- Limitação do inversor;
- Calor
- Pó

Vantagens:
- Equipamento novo!, penso que esta possa ser uma explicação razoável para a produção de Julho (instalado no inicio do ano)
- Lavagens, em Julho lavei os painéis 2 ou 3 vezes, também deve ter ajudado
- Região com pouca nebulosidade e com pouco nevoeiro matinal.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por JDuarte »

xandecool Escreveu: O Inversor está a limitar à saída, é pena, soubesse eu como o alterar e aposto que fazia mais.
Boas xandecool,
Eu acho que não se pode pedir mais... em julho cada watt instalado produziu mais de 7,1W dia.
É excelente e suficiente para fazer corar alguns sistemas com paineis topo de gama.
Eu era daqueles que coloquei dúvidas nos teus valores... mas só tenho que te dar os parabéns.
Cmps,


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

JDuarte Escreveu:
xandecool Escreveu: O Inversor está a limitar à saída, é pena, soubesse eu como o alterar e aposto que fazia mais.
Boas xandecool,
Eu acho que não se pode pedir mais... em julho cada watt instalado produziu mais de 7,1W dia.
É excelente e suficiente para fazer corar alguns sistemas com paineis topo de gama.
Eu era daqueles que coloquei dúvidas nos teus valores... mas só tenho que te dar os parabéns.
Cmps,
Até eu próprio duvidei, tanto que fui perguntar ao meu vizinho (mesma orientação, mesma inclinação, mesmo local, sistema 4.23Kw) e ele fez 800 e pouco kw no mês de Julho.

Ora bem quadro com produção vs previsão
Mês PV Gis Verificado Diferença
Junho 686 785 +14,43%
Julho 721 911 +26,35%


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por JDuarte »

Boas xandecool,
Era interessante ter um log desse bicho... porque esses LDK devem possuir uma tolerância positiva muito grande.
Vou tentar encontrar um tópico que li num forum australiano em que uns paineis Yingly de 250W vinham com etiquetas de 230W. Foi uma peripécia descobrir o porquê dos excelentes resultados.
Mas no teu caso o importante é que estão a render o que custaram!
Cmps,
JDuarte


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

JDuarte Escreveu:Boas xandecool,
Era interessante ter um log desse bicho... porque esses LDK devem possuir uma tolerância positiva muito grande.
Vou tentar encontrar um tópico que li num forum australiano em que uns paineis Yingly de 250W vinham com etiquetas de 230W. Foi uma peripécia descobrir o porquê dos excelentes resultados.
Mas no teu caso o importante é que estão a render o que custaram!
Cmps,
JDuarte
Pois, o meu instalador disse que me oferecia um interface de comunicação Bluetooth mas até hoje ainda estou à espera...


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por PaulOL »

xandecool Escreveu:
JDuarte Escreveu:Boas xandecool,
Era interessante ter um log desse bicho... porque esses LDK devem possuir uma tolerância positiva muito grande.
Vou tentar encontrar um tópico que li num forum australiano em que uns paineis Yingly de 250W vinham com etiquetas de 230W. Foi uma peripécia descobrir o porquê dos excelentes resultados.
Mas no teu caso o importante é que estão a render o que custaram!
Cmps,
JDuarte
Pois, o meu instalador disse que me oferecia um interface de comunicação Bluetooth mas até hoje ainda estou à espera...

Pois...a melhor forma de lidar com esse tipo de instalador é NUNCA pagar tudo, só assim ficamos seguros para qualquer tipo de "descarrilamento" do instalador!!! :lol: :lol:


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Diário MP - Zona de Évora - Potência 3.68/4.14Kw

Mensagem por xandecool »

Agosto 817Kw

Responder

Voltar para “Projectos”