Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

boas!

então "alexjp4"
como vai o teu equipamento? corresponde às espectativas?

eu estou a concluir o meu processo de decisão e estou fortemente inclinado para a norquente (ts 200l), isto porque:
-boa relação qualidade/preço
-não me parece que a qualidade seja muito inferior à da concorrencia (havará aspectos nomeadamente os materiais empregues no ts que dão mais garantias de durabilidade).
-a menor eficiencia do colector é compensada por uma maior area de absorção ( este aspecto é importante para quem vive no norte e sofre os rigores do inverno nortanho)
-e, sobretudo, tem custo financeiro que não compromete e é recuperavel nos 6 anos de garantia ( se ao fim deste tempo não estiver contente.... mudo para a concorrencia!... com um custo financeiro neutro....


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

mamilcar Escreveu:boas!

então "alexjp4"
como vai o teu equipamento? corresponde às espectativas?

eu estou a concluir o meu processo de decisão e estou fortemente inclinado para a norquente (ts 200l), isto porque:
-boa relação qualidade/preço
-não me parece que a qualidade seja muito inferior à da concorrencia (havará aspectos nomeadamente os materiais empregues no ts que dão mais garantias de durabilidade).
-a menor eficiencia do colector é compensada por uma maior area de absorção ( este aspecto é importante para quem vive no norte e sofre os rigores do inverno nortanho)
-e, sobretudo, tem custo financeiro que não compromete e é recuperavel nos 6 anos de garantia ( se ao fim deste tempo não estiver contente.... mudo para a concorrencia!... com um custo financeiro neutro....
boas

por agora estou bastante satisfeito com o rendimento dos paineis.
não sei é se vou conseguir reduzir as despesas agua/electricidade rsrsrsrsrs é que antigamente gastava electricidade e gastava menos água, agora gasto mais água e nenhuma electricidade, é que o meu filho agora quando vem da escola toma banho de emersão em vez de duche, (lá se vai o que se poupa na electricidade para a água rsrsr) pode ser que seja só por agora.
tenho gasto água quente sem nenhuma restrição e ainda não fiquei sem água quente, mas tambem tem estado o céu limpo só hoje de manhã é que esteve encoberto, mas para a potencia energética que eles têm não deve haver qualquer dificuldade em ter água quente no inverno é que se vai ver.
deve-se ter que fazer uma pequena alteração ou seja acrescentar uma torneira porque eu desisti do modulo solar porque tenho termoacomulador e ficou já passado o cabo para alimentação da resistencia do painel, mas tinha-lhes pedido para este ficar á mesma ligado as águas e ser instalado 3 torneiras 2 nas entradas de agua fria e 1 na saida da água quente do termoacomulador só que o técnico disse-me que não era necessario porque ao ter a torneira da água fria do termoac. fechada já não saía agua do mesmo, isso é verdade mas o que eu acho é que a água quente dos paineis está a aquecer a agua do termoacom. estava ao fim de 3 dias com 30cº, não sei se ainda era água quente que estava no termoac. ou se está a aquecer, vou ter que ver daqui a dias, por agora não faz diferença mas no inverno se calhar faz.
quanto ao rendimento dos paineis é inferior mas tens mais poder calorifico que qualquer outro e ser um ou dois só se for por uma questão de estética mas tanto fica feio um painel no telhado como dois e tens muito mais rendimento que penso que é disso que necessitas, ou é para dizeres que tens paineis solares e depois no inverno usas o esquentador ou gastas electricidade para teres água quente.
está no programa outra marca com um preço parecido mas tem menos potencia energética é quase metade e em zonas em que há pouco sol deve ser mais dificil ter água quente com esses paineis e o depósito é duplo mas não sei de que são feitos e os paineis são uma grande confusão porque eles dizem num sitio que são da marca deles e depois noutro dizem que são da marca vicorem.
a nivel financeiro tambem pensava assim mas agora que os vi e que os tenho penso que vão durar muitos mais anos.
só se forem as torneiras ou as valvulas porque de resto os materiais são para durar: inox, cobre e vidro não são materiais para durar poucos anos a não ser que haja algum defeito de fabrico.

acho que o melhor é decidires o mais depressa possivel por este ou por outro porque só estás é a perder dinheiro.


Kami
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Kami »

boas

estou prestes a fazer a encomenda do termossifão 200l para a casa dos meus pais...

esclareçam-me uma dúvida... módulo solar = torneira termostática de 3 vias certo?

pode ser colocado na rua ao sol e à chuva junto do acumulador?

qual o desconto que se obtém e quanto custa nova uma torneira dessas?

cumps


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

olá kami
estás enganado. a torneira termostática é um dispositivo que mistura água fria e quente em função de uma temperatura pré-determinada e deve ser instalada na saída do acumulador, quer por motivos de segurança, quer de rendimento.
o módulo solar é um dispositivo que faz um bypass ao esquentador no caso de a temperatura da água ser suficiente.
os preços dependem do fabricante.
Porreiro, pá!


Kami
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Kami »

boas

olá manuel car...

eu sei disso... por isso é que eu referi "torneira termostática de 3 vias"

ou seja o objectivo é que esta torneira de 3 vias pudesse ficar à saída do acumulador... para ser mais eficiente... ou seja... a ser montada como está a ser... junto ao esquentador... este vai trabalhar sempre que se liga a água quente durante pelo menos uns 20-30 segundos. caso esta válvula estiver à saída do acumulador... se a temperatura estiver acima de 45º envia directamente para a rede... se estiver inferior é que vai para o esquentador... não necessitando de trabalhar sempre que se abre a água quente... com vantagens para o tempo de vida do esquentador como para o caudal de água.

a minha dúvida é a seguinte... confirmar que o módulo solar é a tal valvula termostática de 3 vias... que pela tua descrição de modulo solar é isso mesmo... e saber se pode estar ao sol e à chuva... uma vez que o sistema é de termossifão. se não puder... não vou optar pelo módulo. simplesmente ligo o esquentador quando for necessário.

cumps


Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Ninja »

boas pessoal
kami o modulo solar que bem com o equipamento, pelo menos o da rigsun que é da marca baxiroca, funciona da seguinte forma, se a agua quente do acumulador vier a - 45º tem uma válvula mecanica que envia a agua para a caldeira ou esquentador é aquecida entra no módulo solar e pode vir a mais de 60º (porque pode vir do acumulador a 35º e o esquentador acrescenta o normal porque não lê a temperatura da agua de entrada) depois passa na misturadora do módulo solar que coloca essa agua na temperatura escolhida normalmente os 40 a 45º. se vier do acumulador a mais de 45º é desviada para a válvula misturadora do módulo solar para a colocar na temperatura escolhida.

bom, é o kit de regulação da callefi chamado solarnocal, porque separa os sistemas, eu explico:
caldeiras murais não modulante e esquentadores:
são caldeiras que produzem água quente sanitária com potências térmicas prefixadas e funcionam correctamente apenas caso entre água fria na caldeira. se, por seu lado, a temperatura da água que entra na caldeira for superior a 20÷25°c, podem ocorrer sobreaquecimentos: situações estas que podem causar a desactivação da caldeira, danos nos
seus componentes e queimaduras. deste modo, caso sejam ligadas a um termoacumulador solar, é necessário montar nestas caldeiras um kit de regulação para prevenir a entrada da água solar directamente na caldeira. este kit, a que chamaremos de solarnocal (”solar externo à caldeira”), pode ser de embutir ou exterior
a válvula desviadora do kit está ligada a um termóstato no acumulador regulado com a temperatura de utilização da água quente, p.ex. 45 °c, e com base nesta temperatura, a válvula decide se deve ser utilizada a água contida no termoacumulador solar ou a produzida pela caldeira.

funcionamento com
t termoacumulador solar ? 45°c
a válvula desviadora canaliza a água do
termoacumulador cuja temperatura é regulada pela misturadora

funcionamento com
t termoacumulador solar < 45°c
a válvula desviadora corta a água do
termoacumulador, alimentando a caldeira com agua fria.
esta solução penso eu que é das melhores, porque separa os dois sistemas, solar e caldeira ou esquentador.
não tem lógica a caldeira estar a aquecer a agua muito acima do escolhido e depois estamos a misturar agua fria.

e têm mais soluções só consultando o site da caleffi.

espero ter esclarecido a duvida.
ninjaportuga


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

e pronto....
finalmente decidi e dei a ordem de encomenda no banco...

optei pela norquente pelas razões já anteriormente descritas. agora... é esperar pacientemente....talvez lá para outubro(??) tenha o sistema instalado....

quero agradecer a todo o forum a partilha de experiencias e informações que muito me ajudaram neste processo de escolha/decisão...... afinal quando aqui cheguei não percebia nada da "poda"!... agora já tenho umas "luzinhas"!....


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

mamilcar Escreveu:e pronto....
finalmente decidi e dei a ordem de encomenda no banco...

optei pela norquente pelas razões já anteriormente descritas. agora... é esperar pacientemente....talvez lá para outubro(??) tenha o sistema instalado....

quero agradecer a todo o forum a partilha de experiencias e informações que muito me ajudaram neste processo de escolha/decisão...... afinal quando aqui cheguei não percebia nada da "poda"!... agora já tenho umas "luzinhas"!....
boas

parabens por finalmente te decidires.

agora deves ter que esperar e o melhor é ser sentado rsrsrsrs porque me disseram que eles tinham pedido para suspender as encomendas porque tinham a volta de 100 por dia e que não conseguiam dar vazão a todas mas como estiveram 1 mês sem receberem encomendas e reduziram os distritos de montagem pode ser que seja mais rapido eu estive 2 meses e meio a espera.
vai dizendo alguma coisa.


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

alexjp4 Escreveu:
mamilcar Escreveu:e pronto....
finalmente decidi e dei a ordem de encomenda no banco...

optei pela norquente pelas razões já anteriormente descritas. agora... é esperar pacientemente....talvez lá para outubro(??) tenha o sistema instalado....

quero agradecer a todo o forum a partilha de experiencias e informações que muito me ajudaram neste processo de escolha/decisão...... afinal quando aqui cheguei não percebia nada da "poda"!... agora já tenho umas "luzinhas"!....
boas

parabens por finalmente te decidires.

agora deves ter que esperar e o melhor é ser sentado rsrsrsrs porque me disseram que eles tinham pedido para suspender as encomendas porque tinham a volta de 100 por dia e que não conseguiam dar vazão a todas mas como estiveram 1 mês sem receberem encomendas e reduziram os distritos de montagem pode ser que seja mais rapido eu estive 2 meses e meio a espera.
vai dizendo alguma coisa.


boas

o tempo de espera da instalação é um problema com que eu já estou a contar (graças ás informações obtidas aqui no forum), pelo que a minha decisão foi um risco calculado... agora resta esperar a confirmação de encomenda e a data de instalção... mas se for lá para o outono não me espanta!.........
felizmente não estou a tomar banho de agua fria!........


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

mamilcar Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
mamilcar Escreveu:e pronto....
finalmente decidi e dei a ordem de encomenda no banco...

optei pela norquente pelas razões já anteriormente descritas. agora... é esperar pacientemente....talvez lá para outubro(??) tenha o sistema instalado....

quero agradecer a todo o forum a partilha de experiencias e informações que muito me ajudaram neste processo de escolha/decisão...... afinal quando aqui cheguei não percebia nada da "poda"!... agora já tenho umas "luzinhas"!....
boas

parabens por finalmente te decidires.

agora deves ter que esperar e o melhor é ser sentado rsrsrsrs porque me disseram que eles tinham pedido para suspender as encomendas porque tinham a volta de 100 por dia e que não conseguiam dar vazão a todas mas como estiveram 1 mês sem receberem encomendas e reduziram os distritos de montagem pode ser que seja mais rapido eu estive 2 meses e meio a espera.
vai dizendo alguma coisa.


boas

o tempo de espera da instalação é um problema com que eu já estou a contar (graças ás informações obtidas aqui no forum), pelo que a minha decisão foi um risco calculado... agora resta esperar a confirmação de encomenda e a data de instalção... mas se for lá para o outono não me espanta!.........
felizmente não estou a tomar banho de agua fria!........
boas

acho que mesmo que tenhas que esperar mais algum tempo o que gastas em electricidade ou gas a diferença de preço dos paineis ainda justifica largamente o tempo que possas ter que esperar, até pode ser que eles agora estejam a ser mais rápidos porque estiveram uns tempos sem receber encomendas.

boa sorte!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Master »

hoje contactei o pmelink do bes para me informar do painel norquente.
da carrada de painéis, esta é a única marca que não vende para lisboa.
è pena, pois das características que pretendo é a melhor, têm o maior rendimento e o menor preço.
vou analisar outros.
só um aparte, eles disseram que o prazo de entrega é no máximo de 6 semanas, disseram que é uma obrigação do acordo com o estado, será?????
Dos Fracos Não Reza a História...


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

master Escreveu:hoje contactei o pmelink do bes para me informar do painel norquente.
da carrada de painéis, esta é a única marca que não vende para lisboa.
è pena, pois das características que pretendo é a melhor, têm o maior rendimento e o menor preço.
vou analisar outros.
só um aparte, eles disseram que o prazo de entrega é no máximo de 6 semanas, disseram que é uma obrigação do acordo com o estado, será?????

boas,

tenta entrar em contacto com a empresa/marca e questiona se é intenção deles voltar a aceitar encomendas a nivel nacional...
sinceramente não acredito face ao elevado nº de encomendas que têm mas... ....nunca se sabe!... e no site oficial da campanha (http://www.paineissolares.gov.pt/) há sempre novidades a cada inicio de mês.

de qualquer forma, e face ao elevado nº de encomendas, as marcas mais procuradas (e comentadas aqui no forum) estão a dilatar prazos... pelo que 6 semanas já é pouco!...

boa sorte e boa escolha!



boa sorte e boa escolha....


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

master Escreveu:hoje contactei o pmelink do bes para me informar do painel norquente.
da carrada de painéis, esta é a única marca que não vende para lisboa.
è pena, pois das características que pretendo é a melhor, têm o maior rendimento e o menor preço.
vou analisar outros.
só um aparte, eles disseram que o prazo de entrega é no máximo de 6 semanas, disseram que é uma obrigação do acordo com o estado, será?????
boas!

agora não sei, mas a algum tempo atrás, havia mais marcas que não cobriam o país todo incluindo lisboa, se tivesses aderido á mais tempo a norquente intalava em lisboa, as 6 semanas até pode ser verdade mas se eles não poderem tu é que ficas a espera. eu esperei 12 semanas mas não fiquei arrependido.

boa sorte

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Master »

o quadro comparativo do estado faz-me ver que existe outras marcas também interessantes no campo de vista da energia anual fornecida e do preço.
se a norquente não têm capacidade para produção/instalação dentro do prazo das 6 semanas, deveria sair do programa até ter.
no entanto há outras marcas também interessantes, tais como a falke , baxiroca, calpak, junkers, rigsun, sanitech, openplusvulcano e wikora.
todas estas com energia anual superior a 1.600 kwh e menos de 1.100,00 €
na falta de hipóteses de ser a norquente, estou inclinado para a rigsum ser o meu 2º painel.
è pena não haver a marca que quero no apoio do estado a solco.
Dos Fracos Não Reza a História...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

master Escreveu:o quadro comparativo do estado faz-me ver que existe outras marcas também interessantes no campo de vista da energia anual fornecida e do preço.
se a norquente não têm capacidade para produção/instalação dentro do prazo das 6 semanas, deveria sair do programa até ter.
no entanto há outras marcas também interessantes, tais como a falke , baxiroca, calpak, junkers, rigsun, sanitech, openplusvulcano e wikora.
todas estas com energia anual superior a 1.600 kwh e menos de 1.100,00 €
na falta de hipóteses de ser a norquente, estou inclinado para a rigsum ser o meu 2º painel.
è pena não haver a marca que quero no apoio do estado a solco.
boas

foi o que aconteceu á 2 meses eles deixaram de aceitar pedidos pois estavam a receber 100 pedidos por dia e não tinham capacidade para fazer todas essas instalações, é o que faz ter um produto bom e barato!!
para alem dessas marcas que referes tens tambem a openplus, solargos, solarinox e a vulcano, que são fabricadas em portugal, e estão dentro desses padrões e sempre ajudas a industria portuguesa, que indirectamente se calhar tambem te ajudam a sair da crise.
havia tambem a fogão sol mas parece que tambem já saiu do programa??


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

alexjp4 Escreveu:
master Escreveu:o quadro comparativo do estado faz-me ver que existe outras marcas também interessantes no campo de vista da energia anual fornecida e do preço.
se a norquente não têm capacidade para produção/instalação dentro do prazo das 6 semanas, deveria sair do programa até ter.
no entanto há outras marcas também interessantes, tais como a falke , baxiroca, calpak, junkers, rigsun, sanitech, openplusvulcano e wikora.
todas estas com energia anual superior a 1.600 kwh e menos de 1.100,00 €
na falta de hipóteses de ser a norquente, estou inclinado para a rigsum ser o meu 2º painel.
è pena não haver a marca que quero no apoio do estado a solco.
boas

foi o que aconteceu á 2 meses eles deixaram de aceitar pedidos pois estavam a receber 100 pedidos por dia e não tinham capacidade para fazer todas essas instalações, é o que faz ter um produto bom e barato!!
para alem dessas marcas que referes tens tambem a openplus, solargos, solarinox e a vulcano, que são fabricadas em portugal, e estão dentro desses padrões e sempre ajudas a industria portuguesa, que indirectamente se calhar tambem te ajudam a sair da crise.
havia tambem a fogão sol mas parece que tambem já saiu do programa??
boas!

a fogão sol mantem-se no programa (http://www.paineissolares.gov.pt/).

concordo com o "alexjp4" quando diz que se deve priviligiar a industria e tecnologia portuguesa. foi um dos meus critérios de escolha.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

mamilcar Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
master Escreveu:o quadro comparativo do estado faz-me ver que existe outras marcas também interessantes no campo de vista da energia anual fornecida e do preço.
se a norquente não têm capacidade para produção/instalação dentro do prazo das 6 semanas, deveria sair do programa até ter.
no entanto há outras marcas também interessantes, tais como a falke , baxiroca, calpak, junkers, rigsun, sanitech, openplusvulcano e wikora.
todas estas com energia anual superior a 1.600 kwh e menos de 1.100,00 €
na falta de hipóteses de ser a norquente, estou inclinado para a rigsum ser o meu 2º painel.
è pena não haver a marca que quero no apoio do estado a solco.
boas

foi o que aconteceu á 2 meses eles deixaram de aceitar pedidos pois estavam a receber 100 pedidos por dia e não tinham capacidade para fazer todas essas instalações, é o que faz ter um produto bom e barato!!
para alem dessas marcas que referes tens tambem a openplus, solargos, solarinox e a vulcano, que são fabricadas em portugal, e estão dentro desses padrões e sempre ajudas a industria portuguesa, que indirectamente se calhar tambem te ajudam a sair da crise.
havia tambem a fogão sol mas parece que tambem já saiu do programa??
boas!

a fogão sol mantem-se no programa (http://www.paineissolares.gov.pt/).

concordo com o "alexjp4" quando diz que se deve priviligiar a industria e tecnologia portuguesa. foi um dos meus critérios de escolha.
boas!

em www.paineissolares.gov.pt, aparece lá a marca fogão sol mas no "quadro comparativo do produto por marca" não aparece.
se calhar aconteceu o mesmo que á norquente teve que pedir para suspender as encomendas, porque lembro-me que o preço era dos mais baixos, a potência é que não me lembro mas penso que não era má!?.
se calhar o pessoal do sul começou a encomendar fogão sol porque a norquente já não instala cá em baixo.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

boas

foi o que aconteceu á 2 meses eles deixaram de aceitar pedidos pois estavam a receber 100 pedidos por dia e não tinham capacidade para fazer todas essas instalações, é o que faz ter um produto bom e barato!!
para alem dessas marcas que referes tens tambem a openplus, solargos, solarinox e a vulcano, que são fabricadas em portugal, e estão dentro desses padrões e sempre ajudas a industria portuguesa, que indirectamente se calhar tambem te ajudam a sair da crise.
havia tambem a fogão sol mas parece que tambem já saiu do programa??[/quote]

boas!

a fogão sol mantem-se no programa (http://www.paineissolares.gov.pt/).

concordo com o "alexjp4" quando diz que se deve priviligiar a industria e tecnologia portuguesa. foi um dos meus critérios de escolha.[/quote]

boas!

em www.paineissolares.gov.pt, aparece lá a marca fogão sol mas no "quadro comparativo do produto por marca" não aparece.
se calhar aconteceu o mesmo que á norquente teve que pedir para suspender as encomendas, porque lembro-me que o preço era dos mais baixos, a potência é que não me lembro mas penso que não era má!?.
se calhar o pessoal do sul começou a encomendar fogão sol porque a norquente já não instala cá em baixo.[/quote]

boas!

fui ver no site da fogão sol, afinal eles só têm sf e a potência é das mais baixas.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Master »

também acho que em igualdade de circunstancias deve-se dar a preferencia aos produtos portugueses.
o problema é que as circunstancias não são iguais, as marcas estrangeiras na sua maioria têm mais energia anual produzida e são mais baratas.
tirando uma ou outra marca portuguesa, as outras são caras e fornecem pouca energia (segundo as comparações do quadro da campanha)
a melhorzita é mesmo a norquente, mas não têm capacidade de produção / entrega / assistencia etc... para além de servir só meia dúzia de distritos.
vou tratar da papelada para 2 paineis, 1 para mim 200lts e de reserva (já tenho 1 painel) e o outro para o meu pai de 300 lts
estou neste momento indeciso entre a rigsun e a openplus, nos 200 ltrs a rigsun é melhor, nos 300 trs é o inverso.
Dos Fracos Não Reza a História...


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

master Escreveu:também acho que em igualdade de circunstancias deve-se dar a preferencia aos produtos portugueses.
o problema é que as circunstancias não são iguais, as marcas estrangeiras na sua maioria têm mais energia anual produzida e são mais baratas.
tirando uma ou outra marca portuguesa, as outras são caras e fornecem pouca energia (segundo as comparações do quadro da campanha)
a melhorzita é mesmo a norquente, mas não têm capacidade de produção / entrega / assistencia etc... para além de servir só meia dúzia de distritos.
vou tratar da papelada para 2 paineis, 1 para mim 200lts e de reserva (já tenho 1 painel) e o outro para o meu pai de 300 lts
estou neste momento indeciso entre a rigsun e a openplus, nos 200 ltrs a rigsun é melhor, nos 300 trs é o inverso.
boas,

é uma boa solução!... garantes "potencia" e "acarinhas" a produção nacional com a openlpus (que realmente tem boa capacidade energética no tf300l).

não sei se reparaste na "fake" que, no caso dos tf200l, é a marca com maior capacidade energetica (superior à norquente)... só que mais cara!...

no meu caso eu optei pelo tf200l da norquente (pelas razões que já expus aqui no forum). fiz a encomenda no dia 04/08 e sei que a marca já a aceitou faltando mesmo a marcação!.....mas sei que vou ter de esperar!....

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”